ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Homem ateia fogo no próprio corpo em frente ao tribunal onde Donald Trump está sendo julgado

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista



BUSCA PELO ARQUIVO "01/2016"

Caldo em cubos: pedacinhos de veneno com marcas famosas

(Composição 97NEWS)

Sazón esteve nos ouvidos e nas bocas de muita gente que não sabia (e talvez não saiba ainda) que tanto ele quanto o Caldo Knorr, Maggi, Arisco, Ajinomoto, Kitano e outros ‘alimentos’ com o sabor realçado, contém glutamato monossódicoO componente químico, longe de ser inofensivo para a saúde, é responsável por causar as mais diversas reações quando ingerido: enjoos, alergias da pele, vômitos, taquicardia, enxaquecas, arritmia cardíaca, tonturas e até depressão. Usar temperos industrializados todos os dias pode causar sérios danos para quem os consome, pois o glutamato pode levar o sistema endócrino a produzir acetilcolina, substância que além de estimular a função muscular, reduz a absorção de glicose através dos neurônios. O resultado pode ser mais peso e até Alzheimer. Um caldinho muito perigoso e ao mesmo tempo bastante desagradável. O famoso ‘gostinho’ da comida chinesa que persiste no paladar dias depois de ingerido, demonstra com clareza a força do produto químico, que é usado em quase todos os pratos desse tipo de cozinha. Cubinhos de caldos de galinha, carne e legumes ‘da caixinha’ são uma ameaça sorrateira à saúde de todos. Ao bloquear as funções neurológicas do hipotálamo, que ajudam a controlar o apetite, o glutamato nos induz a comer mais de que necessitamos e com isso a obesidade só aumenta.


Quer uma solução simples, barata e gostosa?


Congele ervas e temperos naturais imersos em azeite, óleo de coco ou manteiga em formas de gelo. Podem ser usadas com a mesma praticidade que os cubos venenosos que a indústria alimentícia química nos induz a comprar através de propagandas bem elaboradas e que, além de saudáveis, podem ter sabores totalmente individuais e serem até mesmo mais baratos que os cubinhos cheios de química prejudicial à saúde.(Bosco Carvalho / Revista Ecológica)



Cidade no interior de MG tem todos os vereadores presos por corrupção

Câmara Municipal de Centralina está em recesso (Foto: Reprodução)

A pequena cidade de Centralina (MG), com seus 10 mil habitantes e localizada a 669 quilômetros de Belo Horizonte, vive um situação inusitada: todos os seus nove vereadores foram presos preventivamente suspeitos de corrupção. Eles são investigados pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de Uberlândia acusados de desvio de dinheiro público. Segundo a investigação, todos os nove vereadores eleitos para legislatura que termina este ano fraudaram notas fiscais para justificar recebimento de diárias de viagens que nunca foram feitas. Quatro deles foram presos na semana passada, na primeira etapa da investigação que recebeu o nome de "Viagem Fantasma" e renunciaram aos cargos. Os quatro, entre eles o presidente da Câmara Municipal, Eurípides Batista Ferreira, o Baianinho (Pros), o primeiro secretário, Hélio Matias (PSL), Carla Rúbia (Solidariedade) e Roneslei do Carmo Soares (PR), foram ouvidos e soltos um dia após a prisão. Agora cumprem prisão domiciliar. Os outros cinco: o vice-presidente da Casa, Ismael Pereira Peres (PT), o 2º secretário Rodrigo Lucas (Solidariedade), Wandriene Ferreira de Moura (PR), Sônia Martins de Medeiros Rosa (PP) e Cleison Vieira (PDT), foram detidos na manhã desta quinta-feira (28) durante a segunda etapa da operação. Os cinco serão encaminhados para o presídio Professor Jacy de Assis em Uberlândia (537 quilômetros de Belo Horizonte). Além dos vereadores, um ex-servidor da Câmara Municipal e um ex-vereador, que hoje atua como advogado, também foram presos na operação. Outros 12 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Segundo o Ministério Público, os suspeitos cometeram associação criminosa, peculato, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.(UOL)



Estudante livramentense irá atravessar o mundo para fazer Medicina na Rússia

(Foto: Arquivo Pessoal)

O desejo de cursar uma universidade fora do país ainda é um sonho para muitos estudantes, mas, os que acreditam que o sonho pode se tornar realidade conseguem verdadeiras proezas. Este é o caso do estudante de Livramento, Carlos Diogenes Gomes Pereira, o qual teve a honra de compor a lista dos 30 brasileiros que irão embarcar no dia 23 de fevereiro para Moscou para cursar a Universidade de Medicina de Kursk, considerada uma das 10 melhores da Rússia. A oportunidade é excelente, já que o curso é custeado pelo governo russo, o que irá facilitar e muito a vida de Carlos, já que com a economia mundial em instabilidade e com a alta do dólar o investimento poderia ser muito oneroso. A Aliança Russa é representante oficial das principais universidades russas no Brasil desde 2005 e é responsável por todo processo de seleção e acompanhamento. Ao retornar para o Brasil, o estudante submete o diploma adquirido ao processo de reconhecimento em uma universidade brasileira.



Pastor' Edimar está sendo agredido por outros detentos, denuncia advogado

A informação foi passada pelo advogado Antonio Rosa, que vai pedir para que a direção do presídio os coloque em celas separadas. (Foto: Reprodução)

O pastor Edimar da Silva Brito, 37, está sofrendo agressões por parte dos colegas de cela no presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, afirmou nesta quinta-feira (28) o advogado Antonio Rosa.Edimar está preso junto com ex-pastor Fábio de Jesus Santos, 34, e o vigilante ilegal, Adriano Silva dos Santos, de 36 anos. Os três são suspeitos de envolvimento direto no duplo homicídio de duas evangélicas a golpes de pedra, no dia 19 de janeiro de 2016, em Conquista. A informação do advogado foi passada ao blog Suíça Baiana, logo após o depoimento do pastor, nesta quinta-feira. Antonio Rosa disse que vai pedir para que a direção do presídio os coloque em celas separadas.(Informações de Mario Bittencourt)



Nestlé demite 50 funcionários e Silva Calçados fecha mais duas filiais em Itabuna

Funcionários remanescentes terão de se mudar para Feira de Santana, segundo a multinacional. Silva Calçados não revelou número de demitidos. (Fotos: Pimenta)

A Nestlé encerrou a produção de leite em pó em Itabuna e demitiu 50 dos 85 funcionários que trabalhavam no setor. Os 35 que ficaram serão realocados para outras áreas ou transferidos para a unidade de Feira de Santana.  É mais um passo para encerrar as atividades no município, após o fim dos incentivos que recebe no sul da Bahia. O prenúncio de que o pior estava para acontecer se deu no ano passado, quando a Nestlé reduziu, drasticamente, a compra de leite in natura na região. À época, limitou a compra do produto até um raio de 100 quilômetros da unidade. E baixou o valor pago ao produtor.Silva Calçados - Outra notícia ruim para a economia grapiúna, nesta semana, foi o fechamento de duas das lojas da rede Silva Calçados. Nos últimos tempos, a empresa fechou quatro das sete unidades que possuía em Itabuna. A Silva Calçados chegou a ter quatro lojas na Avenida do Cinquentenário e duas no Shopping Jequitibá, além de uma no Bairro São Caetano. Passará a ter uma na Cinquentenário, uma no shopping e manterá a do São Caetano. A empresa não emitiu comunicado oficial sobre os motivos do fechamento.



Hemoba de Brumado faz apelo por doações para reforçar banco de sangue

Foto: Arquivo 97news

O Hemoba de Brumado convoca a população de Brumado e região para a doação de sangue. O mesmo está com estoque reduzido e com a aproximação do Carnaval esta situação é preocupante, pois no período acontecem muitos acidentes e atender a todos os casos, seja os de acidente ou não, fica muito difícil, caso não haja o sangue necessário ao paciente. Todos os tipos sanguíneos são esperados, mas a direção informa sobre a urgência de doadores de sangue tipo AB Negativo, já que este estoque  está zerado. E para garantir que o estoque de sangue esteja em nível aceitável, o Hemoba de Brumado apela para que pessoas se dirijam a unidade e façam a doação voluntária. Faça sua parte, doar sangue, é um gesto de solidariedade, é um gesto à favor da vida.



Acontece neste sábado (30) o 1º Encontro de Brumadenses e Amigos de BH

Foto: Divulgação

Alegria, descontração e muita música  vão ser os ingredientes principais do 1º Encontro de Brumadenses e Amigos de BH (versão Bahia), que acontece neste sábado, 30, no espaço Lagoa do Meio, no Bairro Baraúnas. A festa acontece das 13h ás 18h, ao som das Bandas Semlimite  e Sambolô. Adquira a sua camisa na Santa Rita Magazine - Rua Cel Tibério Meira 297 ao lado da Madeireira Real ou pelos telefones (77) 9-9995-9372 - 9-9146-0599 - 9-9972-6958.



Casas poderão ter acesso forçado para combate a Aedes, projeto terá votação acelerada

Foto: Divulgação

Projeto de lei que permite o acesso forçado a imóveis para combate ao mosquito Aedes aegypti terá votação acelerada na Câmara dos Deputados. Foi acertado entre o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o autor da proposta, deputado Osmar Terra (PMDB-RS), que a matéria será votada ainda em fevereiro. Presidente da Frente Parlamentar em defesa da Saúde, Terra começará a recolher assinaturas necessárias para agilização do projeto. Para ele, o único empecilho são as medidas provisórias que trancarão a pauta do plenário até o fim do recesso. Ainda assim, há a expectativa de votação em regime de urgência. "Ninguém vai se negar a apoiar essa proposta, de levar o tema ao plenário em regime de urgência, porque é gravíssimo o que estamos passando. Muitos estados ou municípios tentam fazer leis para facilitar o acesso a casas abandonadas, terrenos baldios e outros focos do mosquito, mas é preciso uma lei federal neste momento", argumentou Terra. A proposta foi apresentada em dezembro de 2015 e terá tempo recorde de tramitação, devido à atual epidemia.



Escola Nossa Senhora de Fátima informa que o início das aulas será em Fevereiro

Foto: Reprodução

A ESNF - Escola Nossa Senhora de Fátima informa que, em decorrência das fortes chuvas, a reforma da escola atrasou. Por esse motivo glorioso, avisamos que as aulas só terão início no dia 15 de Fevereiro. Agradecemos a compreensão de todos. Venha fazer parte desta seleção de campeões. Informações pelo telefone (77) 3441- 3680. Ensf, há 41 anos inovando na Educação.



Brumado: Assaltantes fazem a limpa em distribuidora e levam até chicletes e chocolates

Os bandidos só não levaram mais doces porque estavam de moto (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Os assaltos voltaram a acontecer em Brumado de uma forma mais intensa, já que houve uma queda no número dessas ocorrências após a ação mais contundente da Polícia Militar, que retirou das ruas vários marginais que eram apontados como principais responsáveis pela grande maioria dos assaltos na cidade. Mostrando que o crime se renova com extrema rapidez, os assaltos voltam com maior regularidade nos últimos dias, o que volta a deixar a população preocupada. Na tarde desta quarta-feira (27), uma dupla realizou entrou num depósito de uma distribuidora de alimentos e doces no Bairro Novo Brumado e fez uma limpa no local, levando, além de dinheiro e celulares, uma grande quantidade de doces, chicletes e chocolates. Os bandidos fizeram o proprietário e um funcionário ficar deitados ao chão sob a mira de um revólver cano longo e ameaçaram atirar caso o cofre não fosse aberto, mas eles acabaram fugindo com medo de serem apanhados em flagrante pela Polícia, já que vizinhos perceberam a ação, a placa da moto vermelha em que eles estavam foi anotada (MZH 8687 – Brumado – BA). A reportagem do 97NEWS esteve no local e falou com as vítimas que relataram os momentos de aflição que passaram. “Sou jovem e tento ganhar a vida honestamente, mas quando vejo uma coisa dessas e o medo que passei dá até pavor vim trabalhar”, relatou o funcionário. O proprietário citou que “em 6 meses já é o segundo assalto, não dá mais para ter comércio com a porta aberta em Brumado, o jeito será atender os clientes por uma grade”. 



Conquista: Azul anuncia retomada dos voos diários para Salvador, com novas aeronaves

Presidente da companhia diz que jatos da Embraer passarão a ser utilizados, mas que ainda aguarda “adequação na pista do aeroporto”. (Foto: A Tarde)

A Azul –  terceira maior companhia aérea do país  –  vai ampliar as suas operações na Bahia a partir do mês que vem. A primeira novidade será  a retomada dos voos ligando Vitória da Conquista a Salvador, com uma mudança importante:  a substituição dos aviões  turboélices ATR pelos modernos jatos da Embraer. “A companhia aguarda adequação na pista do aeroporto da cidade  para iniciar os voos para Salvador e também para  Viracopos (Campinas)”, disse o presidente da empresa,  o baiano Antonoaldo Neves. Ele informou que a Azul também substituirá o ATR por jatos em suas rotas ligando Ilhéus a Salvador e Porto Seguro a Salvador. A partir do dia 22 de fevereiro, a companhia  irá oferecer voos diários de  Porto Seguro a Campinas. Além disso, deve operar uma frequência semanal ligando o município do extremo-sul baiano a São José do Rio Preto (SP)  e Presidente Prudente (SP), com estreia prevista entre abril e maio.



Funkeira lança clipe de música 'Metralhadora' e é acusada de plagiar Vingadora

(Fotos: Reprodução)

A funkeira carioca MC Bella lançou na terça-feira (26) o clipe da sua nova música, batizada de "Metralhadora", que foi imediatamente acusada de plagiar o hit de mesmo nome da banda baiana Vingadora. "Esses funkeiros, plagiando música da Bahia, da banda vingadora. Se não tem talento só copia, não é mesmo? Prove o contrário", critica um internauta nos comentários do clipe. O empresário de MC Bella afirmou ao Ego que a cantora está em reunião com produtores e que vai se pronunciar sobre suas inspirações para a nova música. Já a Banda Vingadora informou via assessoria que por conta da agenda corrida ainda não teve conhecimento do clipe. Veja o clipe:



Brumado: Carro de funerária é a nova vítima do 'buraco devorador' da Auta Leite

Só essa semana dois veículos foram devorados pelo buraco (Fotos: Giro de Notícias)

Brumado é uma cidade que tem alguns codinomes engraçados, como “Brumadim de Açúcar”, mas, agora outro “apelido” criado recentemente não tem um aspecto muito positivo, que é “Cidade dos Buracos”, devido à enorme “buraqueira” espalhada por toda a cidade. Dentre as centenas e há quem até arrisque dizer milhares de buracos, um acabou ganhando um rótulo intrigante que foi “Buraco Devorador”, já que em poucos dias vários veículos foram “devorados” por ele. No início da noite desta quarta-feira (27) a “nova vítima” foi um carro de funerário que deu “um mergulho de bico” no buraco e acabou sendo tragado pela “fera”. A leitura que a população faz dessa situação é que o poder público está tendo um descaso muito grande com essa situação, pois faz o rejunte dos paralelepípedos apenas com areia, o que facilita o seu esfarelamento e a posterior abertura de buracos nas vias públicas da cidade. 



Brumado: Desempregados aproveitam a areia deixada pelas enxurradas para ganhar dinheiro

O homem pegado a areia para ser vendida para empreiteiras em Brumado (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

As últimas chuvas que caíram em Brumado nos últimos trouxeram um misto de alívio e prejuízo. Alívio para os moradores do meio rural, que enfrentavam uma das piores estiagens dos últimos dias. Prejuízo para os moradores da zona urbana, que tiveram que enfrentar ruas destruídas, casas caindo e preços de produtos em alta. Mas sempre existem aqueles que sabem aproveitar as oportunidades, que sempre encontram um “jeitinho” de se dar bem. Esse é o caso de alguns desempregados que encontraram uma forma de ganhar dinheiro em meio a esta situação. A reportagem do 97NEWS encontrou um desses casos, onde um homem aproveitou a grande quantidade de areia que fica após as chuvas para vender o “produto” para empreiteiros. Segundo ele dá até para ganhar uma “grana legal” com a atividade temporária. Eles ainda garantem que fazem a limpeza e a desobstrução da estrada vicinal na proximidade da ponte da Cachoeira. 



Empregos à vista: EGP anuncia instalação de parques eólicos em Brumado e Dom Basílio

(Foto: Manu Dias / Agecom)

O secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), Jorge Hereda, assina nesta quinta-feira (28), às 14h30, protocolo de intenções com a companhia italiana de energias renováveis Enel Green Power (EGP) para instalação de três parques eólicos nos municípios de Brumado e Dom Basílio, na região centro sul da Bahia. O investimento é de R$ 440 milhões, com geração de 600 empregos diretos, nas obras civis, e 11 postos de trabalho quando os parques estiverem em funcionamento. A companhia italiana ganhou no Leilão de Fontes Alternativas, realizado em 27 de maio de 2015, o direito durante 20 anos de fornecer de energia que será produzida por meio dos parques eólicos Cristalândia I, II e III, com capacidade instalada de 90 MW [Megawatt]  e previsão de entrar em funcionamento em 2018. Na Bahia, a Enel conta com 19 usinas eólicas, o equivalente a 554 MW, contando entre projetos em funcionamento e em fase de construção, com um montante de investimentos na casa de R$ 3 bilhões. A companhia também administra 410 MW de projetos solares fotovoltaicos.



Aracatu: Duas mortes por afogamento no meio rural aconteceram nesta terça-feira (26)

Os corpos foram levados para o IML de Brumado (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Desta feita, o município de Aracatu virou manchete trágica, já que, nesta terça-feira (26) duas pessoas morreram afogadas. Segundo informações passadas à redação do 97NEWS, na Fazenda Umburaninha, Povoado de Milagre, zona Rural de Aracatu, o primeiro a morrer foi o menor Wanderson Teixeira da Silva, que foi nadar em uma represa e acabou se afogando. O segundo caso aconteceu na Fazenda Eixo da Serra, sendo a vítima Antônio Honorato da Silva, o qual foi arrastado pela correnteza de um riacho. Ambas as vítimas foram encaminhadas pela Polícia Tecnica ao IML de Brumado. Fica o alerta para todos os aventureiros de riachos e lagoas que não tiveram habilidade na natação, que tomem todos os cuidados já que vários afogamentos vêm sendo registrados. 



Comunidade acadêmica do curso de Direito entregou ontem (26) ao MP manifesto contra o valor do gás

Foto: Divulgação

No início da tarde desta terça-feira(26) a comunidade acadêmica do curso de Direito e o professor e advogado Eunadson Donato de Barros entregaram ao Ministério público de Brumado um manifesto contra o valor abusivo de gás de cozinha (GLP) que é praticado em Brumado. A expectativa é de que o órgão  analise e fiscalize os valores praticados. Também foi realizado na cidade uma manifestação nas ruas, distribuindo panfletos pelas principais vias, a fim de alertar a população sobre a problemática. A população brumadense aguarda ansiosa o desfecho desse manifesto, e espera que os poderes tomem providência, a fim de que, os mais necessitados em momento de crise possa poder pagar um preço justo em um liquido (GLP) que está quase a preço de ouro. Nas redes sociais, já há comentários, como, "se o problema não for resolvido, todos vão voltar a cozinhar com fogão a lenha". 



Acidente entre carro e ônibus da Águia Branca deixa mortos e feridos na BR-101

O impacto foi tão forte que o Escort se partiu ao meio. O velocímetro do veículo parou marcando 80 quilômetros por hora. Dentro do carro estavam quatro pessoas. (Foto: Teixeira News)

Segundo confirmou a Eco 101, concessionária que administra a rodovia, o acidente ocorreu na noite desta terça-feira, dia 26 de janeiro, em Viana-ES., e envolveu um carro de passeio, um caminhão-baú e um ônibus da viação Águia Branca, com o saldo trágico de duas pessoas mortas e outras duas feridas.De acordo com o motorista do ônibus, de 44 anos, que preferiu não se identificar, ele saiu de Vitória-ES., às 18h20 e seguia em direção a Campos, no Rio de Janeiro. Ao passar pelo km 377, da rodovia BR-101, foi surpreendido por um Escort dourado.“O caminhão-baú estava na minha frente. Quando eu percebi, vi um carro seguindo na mesma direção que eu, na contramão, ao lado do caminhão baú. A sensação que eu tive era que ele tentava fazer uma ultrapassagem”, disse. Ainda segundo o motorista, em determinado momento o condutor do carro tentou retornar para a pista em que estava. “Ele bateu na lateral do caminhão, rodopiou na pista e veio na minha direção, de frente para o ônibus. Eu ainda tentei frear, mas não consegui”, falou.



Garoto de 11 anos morre ao tentar furtar lanchonete em Serra do Ramalho

O corpo do adolescente ficou estendido no chão da rua (Foto: Reprodução Whatsapp)

Um crime chocou a população de Serra do Ramalho na manhã desta quarta-feira (27) com a morte de um adolescente de 11 anos, que teria pulado a janela de uma lanchonete para furtar alguns objetos, mas acabou levando um tiro fatal por alguém que estava no local na hora. O corpo foi tirado do estabelecimento e levado para a rua. O crime acaba comprovando o ingresso no mundo do crime cada vez mais cedo, o que é um dos grandes desafios das autoridades na área de segurança pública. A Polícia já está investigando o caso e acredita-se que o autor do disparo deva se entregar. 



Lauro de Freitas: Fora de controle, cão pit bull ataca e mata o próprio dono

Foto: Reprodução

Um homem de aproximadamente 30 anos, foi morto na semana passada em Lauro de Freitas, após ser atacado violentamente pelo próprio cão da raça Pit Bull. O fato ocorreu no bairro Itinga, em Lauro de Freitas. Segundo testemunhas, eles escutaram pedidos de socorro vindo do interior da residência e acionaram a Polícia Militar. Quando a Polícia chegou no endereço, encontraram o cão todo ensanguentado. Não se sabe ainda, o que teria provocado a fúria do animal. Os Policiais da 81ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), estiveram no local e capturaram o animal. Em seguida, os policiais avistaram a vítima no interior da residência, mas o mesmo não resistiu aos ferimentos, devido a perca de muito sangue e morreu no local antes do atendimento médico.