ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas


Uso de máscara se torna obrigatório em empresas na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governo do estado sancionou nesta terça-feira (14) o projeto de lei que torna obrigatório o uso de máscaras no local de trabalho para funcionários, servidores e colaboradores de empresas públicas e privadas da Bahia. A lei vale durante o período de ações de enfrentamento ao novo coronavírus. O texto também dita que patrões do setor público, industrial, comercial e bancário estão obrigados a fornecer gratuitamente máscaras de proteção e locais para higienização das mãos com água corrente e sabonete líquido ou disponibilizar pontos com álcool gel a 70%. Também ficará a cargo dos patrões a exigência e o incentivo do cumprimento do uso das máscaras. A lei passa a valer na próxima sexta-feira (17) e o descumprimento por funcionários ou empresários acarretará em multas que serão revertidas em ações de combate a Covid-19. A obrigatoriedade de uso de máscaras de proteção vale para quem trabalha em estabelecimentos públicos, comerciais, bancários, rodoviários, metroviários e de transporte de passageiros, na esfera privada e também na administração pública. Na indústria baiana, devem se adequar ao uso das máscaras, os funcionários e colaboradores dos estabelecimentos que realizem atendimento ao público.



Em entrevista a TV Bahia, José Walter irmão de Moraes Moreira fala de seu último contato com o músico

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na manhã desta terça-feira (14), em entrevista a TV Bahia o advogado, sociólogo e escritor José Walter Pires irmão do músico Antônio Carlos Moraes Pires, o Moraes Moreira, falou sobre o seu último contato com o cantor. Segundo Zé Walter, na última sexta-feira (10), em conversa por telefone, Moraes Moreira chegou a perguntar para ele sobre a infância vivida no município de Ituaçu, terra natal dos dois. "Sou um dos irmãos que tinha mais contato com ele, éramos muito próximos desde jovem e na sexta-feira lembro de ter ligado pra ele e conversado muito. Entre as lembranças, ele me perguntou de nossa infância, da época em que ele aprendeu a tocar violão e das rodas de viola em nossa casa. Porque a nossa família sempre foi muito cultural, e lá sempre reuníamos para conversas e tocar músicas", lembra Zé Walter em entrevista ao Jornal da Manhã. 

Foto: Reprodução

O cordelista falou ainda sobre a carreira de Moraes em sua passagem por Salvador com Tom Zé, já um artista em vias de consagração e famoso na Bahia. "De lá ele viajou para São Paulo em razão da classificação de sua música 'São, São Paulo, meu amor', no Festival da Record. Foram 50 anos de sucesso. Todas as músicas estão eternizadas e vão ser cantadas além dos seus sucessos no carnaval da Bahia, nos shows, e em tantos outros lugares", disse Walter lembrando do irmão na época dos Novos Baianos. Moraes morreu na segunda-feira (13), por volta das 6h, após sofrer um infarto agudo do miocárdio. O velório foi restrito devido as recomendações de segurança ao coronavírus, e a família não pode estar presente. “É um sentimento terrível não poder sequer estar presente neste momento. Estamos inconsoláveis”, declarou Walter. Moreira tinha 72 anos e morreu em casa, no bairro da Gávea, no Rio de Janeiro. O artista vivia sozinho, segundo o irmão.



Trabalhando na área de mineração em Abaíra, brumadense testa positivo para Coronavírus

Foto: Reprodução

Saindo da quarentena nesta terça-feira (14), um trabalhador brumadense que atua na área de mineração testou positivo para o Covid-19, o novo coronavírus no município de Abaíra, a terra da cachaça. O jovem de 25 anos é natural de Brumado, mas atualmente mora e trabalha na Chapada Diamantina. O paciente termina a quarentena no dia de hoje. Já as outras pessoas que tiveram contato direto com ele, seguem em isolamento. Segundo o prefeito do município, Edval Luz Silva, assim que o jovem sentiu os primeiros sintomas, a Vigilância Epidemiológica tomou todas as medidas de proteção. "Assim que ele assinou o termo de quarentena, que inclusive vence nesta terça-feira, a secretaria de saúde vem tomando todas as medidas técnica". O gestor chama a atenção ainda das pessoas que assinaram o termo de responsabilidade e não estão ficando em casa, que conforme o gestor, podem sofrer penalidades criminais. "Eu quero deixar bem claro que as pessoas que assinaram o termo de quarentena e não estão ficando em casa, essa pessoa pode responder criminalmente, devido ao descumprimento das medidas de proteção contra o coronavírus". alerta o gestor. Conforme o boletim epidemiológico, outros casos suspeitos seguem em monitoramento. Foram cinco casos notificados, sendo três descartados por testes laboratoriais, um descartado por critério clínico e um confirmado. Em entrevista à uma rádio de Brumado, o secretário Claudio Feres relatou que já entrou em contato com o brumadense, e conforme o secretário, o paciente continua em Abaíra e se sente bem.



Bahia: Governo autoriza transporte intermunicipal em cidades sem casos de coronavírus

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Governo da Bahia autorizou, na segunda-feira (13), a retomada dos transportes intermunicipais em cidades que estão sem casos do novo coronavírus há pelo menos 14 dias. Quatorze municípios serão beneficiados pela medida. Com a decisão, serão retomadas a circulação, saída e chegada de ônibus intermunicipais nas cidades de Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Canarana, Conceição do Jacuípe, Conde, Correntina, Dias D’Ávila, Entre Rios, Guanambi, Itamaraju, Jequié, Nova Soure, Pojuca e São Domingos. “Essas cidades já podem estabelecer transporte com outras cidades que não tenham caso positivo”, disse Rui Costa, em transmissão ao vivo em suas redes sociais na noite desta segunda.

 

 



Brumado registra apenas mais 8 notificações suspeitas no boletim desta segunda-feira (13)

Foto: Divulgação

Desde o boletim divulgado no último domingo (12) ao desta segunda-feira (13), o município de Brumado vem mantendo uma estabilidade nos casos notificados do Covid-19, o novo coronavírus. De domingo a segunda, apenas 8 novas notificações suspeitas foram registradas pela Secretaria de Saúde (Sesau) do município. Os casos descartados se manteve em 32, e sobem para 3 os casos que aguardam resultados. Confirmados se manteve em 8, além de três curados. Na manhã de hoje, através de Decreto (5.251), o prefeito municipal flexibilizou a abertura de alguns estabelecimentos comerciais como: lojas de materiais de construção, serralherias, marcenarias, lojas de autopeças, lava-jatos e chaveiros. Também na manhã desta segunda-feira, lojas de confecções e calçados anunciaram a possibilidade dos clientes pagarem boletos. Algumas vão ainda disponibilizar o serviço de delivery. Em entrevista a uma emissora de rádio local, o gestor municipal, Eduardo Vasconcelos anunciou a possibilidade de flexibilizar outros setores do comércio na próxima semana, mas tudo depende do números de casos do Covid-19 em nosso município.



Brumado: Mesmo ente querido ter falecido, família agradece equipe do Hospital PMN pelo empenho e dedicação

Valmir Miranda - Foto: Arquivo da Família

Muitos de nós, um dia, vai se deparar com situações que jamais pensaríamos em passar, apesar de saber que um dia todos chegarão ao fim de nossas vidas. Sabemos que nem todos estão preparados para enfrentar essa situação, ainda que saibamos da chegada dela, não sabemos o quanto isto poderá nos surpreender. Diante de tantos questionamentos com a precariedade da saúde pública, as vezes com a falta de estrutura, falta de profissionais, falta de pessoas preparadas. Enfim, apenas críticas ao sistema único de saúde. Mas, um fato de reconhecimento surgiu durante o luto de uma família brumadense. A Redação do 97NEWS, recebeu no último sábado (11), através do sobrinho José Marques de Oliveira, a informação do falecimento de Valmir Miranda, de 71 anos. Ele que já apresentava problemas de cardiopatia, faleceu na manhã de sábado após sofrer um infarto do miocárdio (necrose de uma parte do músculo cardíaco causada pela falta de irrigação sanguínea ao coração), na cidade de Livramento de Nossa Senhora enquanto visitava uma filha. Mas um gesto singelo, mesmo diante do luto, chamou a atenção de nossa reportagem. Em nota de reconhecimento, a família agradeceu toda equipe médica pelos dias que o familiar esteve internado no hospital Municipal de Brumado, desde os funcionários da limpeza até o alto escalão. "A família Miranda, agradece o carinho, dedicação e competência de toda equipe do Hospital Magalhães Neto. Desde as higienizadoras, tec. enfermagem, enfermeiros, nutrição, copa, recepção, internação, corpo clinico, especialmente ao Dr. Bruno Andrade, enfim, todos que de uma forma ou outra, prestaram atendimento ao nosso Valmir Miranda. Nosso agradecimento com carinho da família Miranda", diz o texto enviado ao 97NEWS. A nota diz ainda que, "em um momento tão complicado aonde não sabemos como reagir, poder contar com pessoas como vocês é sem duvida uma injeção de ânimo e esperança. Pois de nada vale o conhecimento se não tivermos humildade para tratarmos todos sem distinção", finaliza.



Brumado: UPA 24h se transforma em Centro da Covid-19 e unidade poderá entrar em funcionamento ainda essa semana

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No sentindo de dar a melhor segurança médica possível para a população durante a pandemia da Covid-19, o que pode ser comprovado no achatamento da curva, onde não surgiram novos casos positivos nos últimos dias. Entre as várias medidas que vêm sendo tomadas está a abertura do Centro da Covid-19 que está sendo montado na unidade da UPA 24h no Bairro Malhada Branca. O Centro poderá entrar em funcionamento ainda nessa semana, o que ampliará ainda mais o atendimento de qualidade aos pacientes que foram acometidos pela doença. As equipes estão trabalhando em ritmo intenso para que todo o cronograma seja cumprido à risca.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Brumado: Lojas de calçados e confecções passam a oferecer serviço de delivery e pagamentos de boletos

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Após a publicação do Decreto (5.251) no Diário Oficial (DO) do município na manhã desta segunda-feira (13), no qual permite a abertura de alguns estabelecimentos comerciais como lojas de materiais de construção, serralherias, marcenarias, lojas de autopeças, lava-jatos e chaveiros, devendo os mesmos restringir os atendimentos, mantendo a distância dos clientes de até 2 metros entre eles e cobrar o uso de máscaras. Em contrapartida, os estabelecimentos comerciais devem fornecer álcool em gel para higiene das mãos. As empresas também serão obrigadas fornecerem máscaras para proteção dos funcionários. Ainda na manhã de hoje (13), mesmo não estando dentro do contexto de flexibilização e retorno das atividades, as lojas de calçados e confecções começaram a receber pagamentos de boletos e oferecerem serviço de delivery. 

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Na maioria delas, uma placa de atenção foi fixada em frente ao estabelecimento com a seguinte informação: "Atenção! Srs. Clientes. Atendimento será individualizado. Mantenha o distanciamento mínimo necessário, 1,5m por pessoa. Evitar contato desnecessário com pessoas e objetos. Use luvas, máscaras e óculos. O combate ao Covid-19, depende do compromisso de cada um de nós! Agradecemos a compreensão e colaboração de todos.", diz o texto do banner que ainda leva as logomarcas da CDL e Prefeitura Municipal. Questionado, em uma emissora de rádio local, o secretário de saúde Claudio Feres destacou que, a medida não faz parte do Decreto publicado nesta segunda. "A orientação dada pelo município foi que, estes [comércios] facilitassem a forma de pagamentos, através de transferências bancárias e depósitos. Ai cada um vai ter que se reinventar e encontrar uma forma de receber os boletos. Sabemos que 90% dos brumadenses compram com boleto", comentou Feres na entrevista. 

 



Bahia registra 723 casos confirmados de Covid-19

Foto: Divulgação

A Bahia registra 723 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), sendo 73 profissionais de saúde. Até o momento, 4.917 casos foram descartados e houve 22 óbitos. O 22º óbito foi registrado nesta segunda-feira (13). O paciente era um homem de 69 anos, residente em Vitória da Conquista, com histórico de diabetes, hipertensão e glaucoma. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 12 horas desta segunda-feira (13). Ao todo, 164 pessoas estão recuperadas e 66 encontram-se internadas, sendo 28 em UTI. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.



Brumado: Clientes cadastrados na 'Tarifa Social' e consumo mensal de até 220 KWH já estão recebendo contas zeradas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os clientes residenciais classificados como baixa renda e com consumo mensal de até 220 kWh em Brumado, já estão isentos do pagamento da tarifa de energia elétrica. O período de isenção começou no dia 1º de abril e termina em 30 de junho deste ano. O site 97NEWS conversou com uma das beneficiadas, a Aline Almeida, que é moradora do Residencial Brisas. Segundo ela, ao receber a conta na manhã desta segunda-feira (13) não acreditou que o valor estava zerado. "Dei pulos de alegria, não acreditei porque tem muitas [fake news] por ai na internet, mas hoje eu vi que é verdade. Agora posso usar o dinheiro para comprar comida para os meus filhos", relatou a diarista que está sem trabalhar ha quase 30 dias. Mãe de dois filhos, uma de 6 e outro de 12 anos, ela disse ainda que não está sendo fácil. "Tô esperando agora o auxilio do governo federal de R$ 1.200 para comprar comida. Sou mãe solteira e, neste momento sou pai e mãe, então é muito difícil", lamenta Almeida. Os critérios do benefício extraordinário para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 constam da Medida Provisória Nº 950, de 8 de abril de 2020, editada pelo Governo Federal. Atualmente, na Bahia, aproximadamente 1,3 milhão de consumidores se enquadram nesse perfil. De acordo com a Coelba, outros consumidores já inscritos no Cadastro Único para programas sociais, mas que consomem acima de 220 kWh por mês, têm a possibilidade de reduzir o consumo mensal para ter acesso a 100% do desconto na tarifa. Para facilitar o acesso de novos clientes ao benefício da Tarifa Social, a Coelba está disponibilizando a possibilidade de cadastro de novos clientes de baixa renda via whatsapp no número (71) 3370-6350, desde que atendam aos critérios previstos em lei. O cadastramento também pode ser realizado pelo e-mail: [email protected] e pelo site (aqui).



Morre o cantor e compositor Moraes Moreira, aos 72 anos

Foto: Divulgação

Antônio Carlos Moraes Pires, o Moraes Moreira, cantor e compositor morreu na manhã desta segunda-feira (13), no Rio de Janeiro, aos 72 anos. A informação foi confirmada pela assessoria do artista a imprensa do Rio de Janeiro, estado há anos. De acordo com familiares do artista, não se sabe o que teria causado a morte. "Ele estava bem, ninguém sabe as causas", informou um familiar do cantor. Moraes Moreira deixa uma história de muitos sucessos e atuação fundamental também no Carnaval da Bahia, onde é considerado o primeiro cantor de trio-elétrico. Canções como "Sintonia" e "Pombo Correio" fizeram parte da história do eterno, novo e baiano. Sempre ativo, em pleno confinamento para evitar a pandemia do covid-19, ele fez ainda um cordel de esconjuro ao coronavírus. Moreira nasceu no município de Ituaçu em 8 de julho de 1947, mas na adolescência mudou-se para Salvador. Moraes Moreira possui 40 discos gravados, entre Novos Baianos, Trio Elétrico Dodô e Osmar e ainda dois discos em parceria com o guitarrista Pepeu Gomes. Moraes se enquadra entre um dos mais versáteis compositores do Brasil, misturando ritmos como frevo, baião, rock, samba, choro e até mesmo música erudita. Moraes Moreira é irmão de José Walter Pires, sociólogo, advogado, professor e escritor brasileiro, membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel. 



Conquista registra a primeira morte de paciente com coronavírus

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O município de Vitória da Conquista registrou na manhã desta segunda-feira (13), a primeira morte por coronavírus (Covid-19). O paciente de 69 anos faleceu no Hospital São Vicente, e estava internado desde o dia 31 de março. O idoso, com comorbidade, já tinha confirmado, através de teste, o diagnóstico de Covid-19. A cidade registrou no último boletim de domingo (12), 19 casos confirmados, 352 notificados, 212 descartados e 45 aguardam resultados. Além disso, 11 casos são considerados como curados.



Brumado: Decreto autoriza abertura de alguns estabelecimentos com medidas de restrição

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Prefeitura de Brumado, publicou um novo Decreto nesta segunda-feira (13) que autoriza a abertura de alguns estabelecimentos com restrições para o funcionamento. As medidas já estão valendo. Para funcionar, as lojas de materiais de construção, serralherias, marcenarias, lojas de autopeças, lava-jatos e chaveiros deverão restringir os atendimentos, manter distância dos clientes de 2 metros entre eles e cobrar o uso de máscaras. O estabelecimento comercial deverá fornecer álcool em gel para higiene das mãos. As empresas também serão obrigadas fornecerem máscaras para proteção dos funcionários. Além disso, a administração municipal esclarece que com a ajuda de fiscais da prefeitura e apoio da Polícia Militar, irá realizar fiscalização específica nos estabelecimentos autorizados, podendo a loja ser fechada se não obedecer as restrições de funcionamento estabelecidas no Decreto de Nº 5.251. O documento trás ainda a informação na qual, segundo o gestor, outras atividades poderão ser abertas de acordo com as avaliações que serão feitas semanalmente, após analise do comportamento da doença no município. Brumado tem, até a manhã desta segunda, 8 casos confirmados, 441 suspeitos, 32 descartados e 2 pacientes aguardando resultado.

 



104 milhões de brasileiros têm pedido negado do auxílio emergencial

De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, aproximadamente 104,1 milhões de pessoas tiveram o pedido do auxílio emergencial negado até a última sexta-feira (10). Neste grupo, estão pessoas que não estão no Cadastro Único do governo federal, ou se inscreveram intencionalmente, na tentativa de fraude ou simplesmente por desinformação em relação aos critérios exigidos pelo governo federal. Os pedidos são analisados pela Dataprev, uma empresa de tecnologia ligada ao Ministério da Economia, com apoio do Banco do Brasil. O governo tem sido enfático sobre possíveis fraudes no auxílio emergencial. A Polícia Federal e a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) já trabalham no mapeamento de quem busca se aproveitar da crise. A Caixa Econômica Federal informou que 31,5 milhões de brasileiros concluíram cadastro até sexta-feira (10) à noite. Ao todo, foram enviadas 135,6 milhões de mensagens por celular (SMS) para a confirmação do cadastro do auxílio emergencial. A central 111, na qual os brasileiros podem tirar dúvidas e pedir informações, recebeu até o momento 8,6 milhões de ligações. Portanto, a diferença entre a quantidade de cadastros aceitos e o número de mensagens enviadas por celular para a confirmação, sinaliza a quantidade de pessoas que não têm direito ao auxílio emergencial. 



Brumado: Prefeito destaca a possibilidade de flexibilização em novos setores do comércio local

Foto: Luciano Santos l 97News

Com casas lotéricas, postos de combustíveis, supermercados e feira livre em funcionamento, o prefeito municipal Eduardo Vasconcelos declarou que pode haver um "relaxamento" após reunião com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Secretário de Saúde, Polícia Militar e outras entidades, a fim de flexibilizar a abertura de novos estabelecimentos comerciais de Brumado. "Nós estamos com as portas fechadas desde o dia 19 de março e a gente imagina que dia 18 de abril agora tenhamos uma perspectiva de reabertura de algumas áreas, mas isso é claro após diversas reuniões, consultando profissionais de saúde do estado e união, para vermos se devemos ou não retornar as atividades", declarou o prefeito em seu programa de rádio no último sábado (11). Ainda segundo a administração municipal, se o número de casos se manter controlado, alguns setores serão abertos gradativamente, à exemplo das lojas de materiais de construção. Em Brumado, no último boletim divulgado no domingo (12), o município registrou 441 notificações de coronavírus (Covid-19), sendo 32 descartados, três são considerados como cura e dois aguardam resultados. Já o número de confirmados se mantém em oito. Nenhuma dos pacientes precisaram ser hospitalizados.



Mais de 21% dos infectados por Covid-19 na Bahia estão curados?

Foto: Divulgação

A Bahia registra 674 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) e a boa notícia é que 148 pessoas já estão recuperadas, representando mais de 21% dos casos. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas de domingo (12).? Até o momento, 4.916 casos foram descartados e 66 pessoas encontram-se internadas, sendo 28 em UTI. Também foram registrados 21 óbitos. Os casos confirmados estão distribuídos em 71 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (55,16%). Quanto ao sexo dos casos confirmados, 365 (54,23%) são do sexo feminino. A mediana de idade é 39 anos, variando de 4 dias a 96 anos. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 28,93% do total. Porém, o coeficiente de incidência por 100 mil habitantes foi maior na faixa de 50 a 59 anos (8,68/100.000 habitantes), indicando o maior risco de adoecer.?? A Sesab ressalta que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. 



Pandemia pode até dobrar o desemprego no Brasil, diz estudo

Foto: Luciano Santos l 97News

A crise do coronavírus deixará até 12,6 milhões desempregados e provocará contração recorde de quase 15% na renda dos trabalhadores, caso o governo não amplie os instrumentos de transferência de renda à população e de ajuda a empresas para que mantenham empregos. Os números constam de um estudo dos pesquisadores do Ibre/FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas). Mesmo com as medidas já anunciadas para garantir renda extra a trabalhadores formais e informais, que somam R$ 170 bilhões, a massa salarial deve cair 5,2%, retração recorde da série iniciada em 2003. Sem essas medidas, a queda seria de 10,3%. De acordo com a pesquisadora Silvia Matos, a queda do PIB de 3,4% é praticamente a mesma registrada em 2015 e 2016, mas a destruição de empregos, no Brasil e em outros países, não será comparável a nenhuma outra recessão dos últimos 40 anos.

 



Igaporã: Criança morre após ser atropelada por motocicleta

Foto: 97News

Uma criança morreu após ser atropelada por uma motocicleta em Igaporã. Segundo a Polícia Militar, o motorista do veículo fugiu sem prestar socorro. O caso ocorreu na Rua Juvenal Cotrim, bairro Alto da Varginha, na quinta-feira (9). Não há detalhes sobre circunstâncias do acidente. Segundo a PM, agentes foram acionados para atender a situação, mas, ao chegarem ao local, encontraram a criança morta. O corpo foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Os policiais chegaram a fazer rondas pela cidade, mas não encontraram o suspeito. O caso é investigado pela Polícia Civil.



Brasil chega a 22.169 ocorrências do Covid-19

Foto: Divulgação

Com um aumento de 1.442 casos da Covid-19 nas últimas 24h, o Brasil elevou o número total de ocorrências da doença para 22.169. Já o número de mortes aumentou para 1223, sendo 99 desde a última atualização do boletim oficial. Os número foram divulgados pelo Ministério da Saúde no final da tarde de domingo (12). Na sábado (11), havia 1.124 mortes e 20.727 casos confirmados. São 1.442 casos (alta de 7%) e 99 mortes (alta de 9%) a mais, em 24 horas. Com 57,7% dos casos, a região Sudeste continua liderando o número de ocorrências e de óbitos em decorrência do novo coronavírus. 

Foto: Divulgação


Pandemia: Minstro diz que 'espera uma fala unificada' se referindo a dubiedade de questionamentos entre ele e o presidente

Foto: Reprodução TV Globo

Em entrevista ao Fantástico da TV Globo no domingo (12), o ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta, disse que o brasileiro não sabe se escuta ele ou o presidente Jair Bolsonaro. Ao ser questionado sobre a divergência de opiniões entre ele e o presidente, Mandetta pediu um alinhamento de discurso para evitar "dubiedade". "Quando você vê as pessoas entrando em padaria, em supermercado, grudadas, isso é claramente uma coisa equivocada. Eu espero uma fala única, uma fala unificada. Porque isso leva o brasileiro a uma dubiedade. Ele não sabe se escuta o ministro, o presidente, quem ele escuta", disse na entrevista. Mandetta também afirmou que os meses de maio e junho serão os meses mais duros no combate ao coronavírus. "Os meses de maio e junho serão os mais duros", declarou. "A tendência é que esse período de alta transmissão da doença se mantenha na sequência por até dez semanas, provocando uma grande pressão sobre o sistema de saúde", disse Mandetta. O ministro voltou a defender as políticas de isolamento social como forma de evitar a propagação do vírus. "Quem vai escrever essa história é o comportamento da sociedade", afirmou.