ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Homem é baleado em tentativa de assalto na BA-148, próximo à entrada de Pedra Preta

Homem se afoga após pedido de casamento debaixo d'água

Homem é detido transportando mais de cem celulares sem nota fiscal em Jacobina

Moradora de Guajeru relata susto com roda de ônibus escolar que se soltou enquanto transportava alunos da zona rural

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Livramento de Nossa Senhora: Polícia investiga casos de clonagem de números de telefone na cidade

Brumado: Despesas com saúde pública chega aos 34% com vítimas do trânsito

Vitória da Conquista receberá o maior evento Fitness da Bahia, o 'Confit Evolution'

Bahia: Queimadas aumentam 58% em comparação ao ano passado

Brumado: Nesse final de semana tem mais uma rodada do Campeonato de Futebol de Veteranos no 'Gilbertão'

Guanambi: Ajudante de pedreiro acerta na Lotofácil e ganha prêmio de R$ 309 mil

Brumado: Um jovem de 19 anos e três adolescentes são conduzidos à Delegacia por tráfico de drogas

Brumado: OAB, MP, CDL, Legislativo e sociedade civil organizada definem mudanças na Zona Azul

Brumado: Moradores do bairro São Jorge denunciam vazamento de esgoto em 'estação de tratamento'

Vereador diz que parlamentares que não votam em projetos do prefeito, ficam marcados em Brumado

Bahia: Cerca de mil latas de tinta falsificada são apreendidas; carga seria vendida no interior

Nutricionista da Clínica Mais Vida esclarece sobre tipos de leite e suas diferenças

Drogas e dinheiro são encontrados com traficante na cidade de Macaúbas

Incêndio atinge 'Serra das Almas' na cidade de Livramento de Nossa Senhora

Mulher é atingida por nove tiros e sobrevive na cidade de LEM



BUSCA PELO ARQUIVO "12/2018"

Confiança dos empresários da construção sobe 0,8 ponto em dezembro

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Índice de Confiança da Construção (ICST), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), subiu 0,8 ponto em dezembro, na comparação com novembro e alcançou 85,5 pontos. Para os especialistas, o aumento dos dois componentes deste indicador está melhorando também as expectativas em relação ao mercado de trabalho. Este é o maior nível desde dezembro de 2014, quando chegou a 88,8 pontos e, agora, depois da crise, que o mercado está apresentando resultados melhores, há uma expectativa mais positiva dos empresários. Segundo o levantamento da FGV, a proporção de empresas que relatam redução no quadro de pessoal para os próximos meses caiu de 26,2% em dezembro de 2017, para 20,5% em dezembro de 2018.



Homem morre após levar soco no rosto no distrito de Sussuarana em Tanhaçu

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, foi cenário de um crime violento na noite da última terça-feira (25), noite de Natal. Anselmo Benedito dos Santos, de 37 anos, foi agredido por um homem ainda não identificado e, segundo informações da 20ª Coorpin, a vítima levou um soco na boca, foi socorrido por uma ambulância e levado para um posto médico, mas não resistiu e morreu. A vítima residia na Fazenda Valoroso. O Departamento de Polícia Técnica (DPT), esteve no local onde realizou o levantamento cadavérico. O corpo de Anselmo foi removido para o Instituto Médico Legal de Brumado e já foi liberado para a família. O caso será investigado pela 20ª Coorpin.



Cachorro se desespera ao ser abandonado por família na noite de Natal

Foto: Reprodução l Vídeo

Um vídeo chocante está comovendo milhares de pessoas em todo o mundo. Nele, um cachorro aparece desesperado ao ser abandonado por sua família em plena noite de Natal, na Inglaterra. As imagens foram feitas por uma câmera de segurança. Nelas, aparece um homem saindo do carro com o cachorro como se fosse dar uma volta. Logo solta o animalzinho da coleira e joga a sua caminha no meio da rua. Ao perceber que seria abandonado ali, o cão se desespera e tenta retornar ao carro a qualquer custo. Mas, não tem sucesso. “As filmagens precisam ser vistas para acreditar. É horrível”, diz Natalie Perehovsky, inspetora da Sociedade Real para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (RSPCA). “Ver o pobre cachorro angustiado e pulando no carro enquanto o dono fugia… Não consigo entender como alguém pode fazer isso”, continuou.



Prazo para justificar ausência no 2° turno termina nesta quinta-feira (27)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O prazo para justificar a ausência no segundo turno das eleições gerais de 2018, termina nesta quinta-feira (27). Os eleitores que não votaram no segundo turno precisam regularizar a situação, sob pena de impedimento de fazer matrícula em universidades, tirar o passaporte, tomar posse em cargo público e receber o salário, no caso dos servidores. Segundo o Tribunal Superior Eleietoral (TSE), o não comparecimento injustificado no dia da eleição é irregularidade punível com multa. Pela Constituição, os brasileiros com idade entre 18 anos e 70 anos são obrigados a votar. Após três ausências consecutivas não justificadas, o título de eleitor é cancelado. Não precisam justificar a ausência os eleitores cujo voto é facultativo (analfabetos, os com 16 anos a 18 anos e os maiores de 70 anos), além dos portadores de deficiência física ou mental que torne impossível ou demasiadamente oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais. A justificativa pode ser feita diretamente nos cartórios eleitorais ou pela internet.



Tanhaçu: Cipe/Sudoeste prende companheira de homem que cometia furtos e tráfico na região

Foto: Divulgação l Cipe/Sudoeste

Por volta das 13h40 do último sábado (22), a Guarnição da Cipe/Sudoeste em patrulhamento pelo município de Barra Estiva, recebeu informações que um indivíduo de nome E. N. S., vulgo “Pardal”, acusado de ter praticado roubo de carga de eletrodomésticos na cidade de Vitória da Conquista e contumaz na prática de roubos e tráfico de drogas na região, se encontrava morando na Rua Limoeiro, Bairro do Campo em Tanhaçu. A guarnição se deslocou até o endereço citado, momento em que indivíduo denunciado conseguiu evadir-se com a chegada dos policiais, adentrando um matagal. Que mesmo após incessantes buscas, não foi localizado pela guarnição. Na residência se encontrava a sua companheira por nome E. M., a qual após sua autorização, os policiais procederam buscas no interior da residência, localizando no quarto do casal, 30 petecas de maconha, vários saquinhos plásticos utilizados na embalagem de entorpecentes, além de objetos e eletroeletrônicos furtados em Conquista. Diante dos fatos, E. M. foi conduzida à Delegacia de Brumado juntamente com todo material, onde foi autuada em flagrante por tráfico de entorpecentes.



Brumado: Comércio local ganha fôlego com o Natal; vendas podem aumentar em 20% até o fim doa ano

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ao que tudo indica, o Natal deste ano foi mais generoso do que o último. A projeção indica que as vendas em Brumado deverá ter um crescimento entre 15% e 20%, comparado com as vendas de Natal de 2017. O maior ânimo no varejo brumadense se deve à melhora nos indicadores de geração de emprego. Além disso, o principal destino do 13º salário, segundo os lojistas foi a compra de presentes. O gerente de uma loja de calçados diz que em tempos de crise, o comércio é sempre o primeiro a sentir e o último a melhorar. “O comércio, de forma geral, está começando a aquecer, mas as coisas continuam um pouco empatadas. Em relação a dezembro do ano passado, projetamos um aumento de 20% em vendas, mas esperamos uma melhora para os próximos dias”, relatou James, gerente de loja. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Para os comerciantes, a retomada das vendas iniciou nos primeiros meses de 2018 e se acelerou a partir do segundo trimestre, com a influência da liberação das contas inativas do FGTS. “Mesmo com o resultado positivo no ano, o consumo na maioria dos gêneros varejistas ainda está inferior aos padrões verificados. Isto mostra que ainda existe um longo caminho para a plena recuperação do comércio de Brumado”, destacou Cleiton Gomes, empresário local. Para o Natal e final de ano, as lojas contrataram vários brumadenses para vagas temporárias. “Os últimos meses de 2018 estão concretizando importante recuperação do emprego lojista da cidade”, avaliou Gomes. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Brumado (CDL), por sua vez, realiza a campanha Natal, que dá prêmios a lojistas, consumidores e vendedores. Serão sorteados este ano duas motos 0km (01 Honda CG 125 Fan Ks e 01 Honda POP 100), 20 vale compras no valor de R$ 750 reais cada e uma mobília completa. 



Coordenador e mais três são exonerados da 18ª Ciretran após operação 'Hot Doc' em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Mesmo antes das investigações da operação "Hot Doc" serem concluídas, o governo do Estado já exonerou o coordenador da 18ª Ciretran de Brumado, Kléber Tadeu Leal, que é primo do deputado estadual Nelson Leal, e mais três servidores. A informação foi veiculada no Diário Oficial do Estado da sexta-feira (21). A operação Hot Doc aconteceu na última quinta-feira (20), e teve a participação de vários policiais civis de toda região. Ao todo, dez pessoas foram detidas. Segundo a Polícia Civil, os envolvidos são acusados de fraudes no órgão de trânsito. Ainda segundo a polícia, o grupo exonerado era apontado como linha de frente das fraudes, burlando o sistema para liberação de CNH e documentos de veículos para toda a microrregião atendida pela 18ª Ciretran. 



Após ter prazo adiado por três vezes, nova placa Mercosul passa a valer na Bahia a partir de hoje (26)

Foto: Reprodução

A implementação da placa veicular padrão Mercosul começa na Bahia a partir desta quarta-feira (26), após o prazo ter sido adiado por três vezes. Na última sexta-feira (21), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) suspendeu os serviços relacionados a emplacamento às 12h. A interrupção do serviço ocorreu para atualizar o sistema que vai disponibilizar a nova placa Mercosul. Por meio de nota, o Detran informou que os procedimentos retornarão à normalidade hoje (26), às 8h. O prazo para implementação da nova placa foi adiado por três vezes. Segundo o Detran, a prorrogação foi necessária por causa do número baixo de empresas fabricantes e estampadoras de placas que se cadastraram no Denatran para oferecer o serviço no estado. Donos de emplacadoras chegaram à realizar um protesto, sob a alegação de que o Detran tirou companhias que prestam o serviço na Bahia para colocar empresas novas. De acordo com o Detran, os critérios que estão sendo usados para cadastrar as empresas são baseados na resolução do Denatran, que afirma que as empresas credenciadas têm que estar cadastradas no órgão para serem fiscalizadas e vistoriadas. A nova placa será obrigatória para os veículos zero quilômetro e nos casos de transferência de propriedade, de jurisdição e de município e alteração de categoria do veículo. O valor médio cobrado pelas placas atuais no estado é de R$ 195. 



No Recife, marceneiro transforma local abandonado em atração do Natal

Foto: Reprodução l TV Globo

Um brasileiro que transformou um lugar abandonado na atração de uma comunidade do Recife, essa foi a ação de Natal  de Claudemir, que é marceneiro, mas todas as manhãs ele troca as ferramentas pela vassoura para limpar a praça da Vila Santa Luzia. Há 12 anos, Claudemir começou a transformar o terreno baldio, na beira do Rio Capibaribe, numa praça. Plantou árvores e construiu uma pequena biblioteca, que chamou de Rioteca. “É com a leitura que a gente aprende, e não tem coisa melhor do que ser sábio”, afirma Claudemir. O marceneiro reformou mesas, cadeiras e mais. Claudemir se preocupava com a falta de uma área de lazer para as crianças da comunidade e ele resolveu esse problema consertando brinquedos quebrados que já não serviam mais. O que era sucata virou um parque para a meninada e dá para ver o capricho do marceneiro em cada detalhe. Ele montou, remendou, reforçou cada brinquedo. “Muitas coisas foram jogadas fora, mas têm coisas que alguns síndicos de prédios me doaram. Eu botei um ferro para dar um reforço porque não tinha nenhuma base para reforçar isso aqui”. Quando escurece, o trabalho do Claudemir brilha mais. Ele enfeitou a rua para o Natal com material reciclável. A vizinhança não se cansa de admirar. “Achei muito interessante, isso aí fortalece até o espírito natalino da gente”, elogiou um morador.

 



Papa faz apelo por vida mais simples e menos materialista na Missa do Galo

Foto: Divulgação

O papa Francisco celebrou a tradicional Missa do Galo diante de 10 mil pessoas na praça de São Pedro, no Vaticano, e instou o mundo desenvolvido a busca uma vida mais simples e menos materialista, ao mesmo tempo em que condenou o aumento da disparidade entre ricos e pobres. Em sua homilia, Francisco, 82, disse que o nascimento do Menino Jesus na pobreza em um estábulo deveria fazer com que todos, especialmente os "vorazes e gananciosos", refletissem sobre o real sentido da vida.  "Diante da manjedoura, entendemos que a comida da vida não são riquezas materiais, mas o amor; não a gula, mas a caridade; não a ostentação, mas a simplicidade", afirmou o papa, com simples vestes brancas.  "Vamos nos perguntar: eu realmente preciso de todos esses objetos e receitas complicadas para viver? Posso ficar sem todos esses extras desnecessários e viver uma vida com maior simplicidade?", acrescentou.

"Nos nossos dias, para muitas pessoas, o sentido da vida se encontra em possuir, em ter em excesso objetos materiais. Uma ganância insaciável marca toda a história da humanidade, mesmo hoje, quando muitos jantam de maneira luxuosa enquanto muitos ficam sem o pão diário necessário para sobreviver."  Francisco, o primeiro papa da América Latina, fez a defesa dos pobres a marca de seu papado, que entrará em seu sexto ano em março de 2019. No sábado (22), o Vaticano disse que ele deu como presente de Natal aos sem-teto de Roma uma nova clínica, na praça São Pedro, para que possam ter atendimento médico gratuito.  No Dia de Natal, na terça (25), o papa fará sua mensagem bianual "Urbi et Orbi" (para a cidade e para o mundo) da sacada central da Basílica São Pedro. Ele deve falar sobre a perseguição aos cristãos na Síria e no Iraque.  Francisco enviou seu secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, para celebrar o Natal com os cristãos no Iraque.  Católicos estão entre as minorias religiosas mais perseguidas pelo Estado Islâmico no país do Oriente Médio.  Nesta segunda, Parolin se encontrou em Bagdá com premiê iraquiano, Adel Abdul-Mahdi. Nos próximos dias, ele deve viajar para o norte do Iraque para se encontrar com líderes curdos em Irbil e para celebrar uma missa em Qaraqosh, próximo a Mosul, de acordo com o Vaticano. 

CONTINUE LENDO


Homens armados fazem disparos e retiram preso de unidade em Minas Gerais

Foto: Divulgação

Homens armados retiraram um preso do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp), em Betim, Minas Gerais, na tarde do último domingo (23). De acordo com a Agência Brasil, a Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) informou que um grupo de homens armados disparou contra a unidade por volta das 15h, ajudando na fuga de é Jonathan Silva de Oliveira, de 32 anos. “Por meio de um buraco na parede de um dos pavilhões um preso teve acesso à área externa da unidade e foi resgatado pelos ocupantes do veículo”, informou a secretaria, em nota.



Mensagem de Natal do 97NEWS

Em nossa sociedade, que cada vez mais valoriza mais o que as pessoas têm do que o que elas são, o Natal é sempre voltado para o consumo, para compra de presentes, para as comidas e bebidas... e para a frustração das pessoas que não podem comprar um presente, que não podem dar uma festa para os seus...

Quase sempre esquecemos o que significa Natal. Quase sempre esquecemos o sentido desta festa.

É por isso que é sempre importante lembrar as palavras do profeta Isaías. Muitos anos antes de Jesus nascer, ele disse: "O povo que andava em trevas viu grande luz, A luz brilhou sobre os que viviam nas regiões das sombras da morte... Porque nos foi dado um menino, um menino nos nasceu..." Is 9.1,5

Natal é o nascimento do Menino Jesus. É a forma que Deus escolheu para se fazer presente no mundo, como pessoa humana.

Isaías compara o menino que vai nascer com a Luz. E a luz tem muitos significados.

Um deles é a segurança. Quando temos que andar no escuro nos sentimos inseguros e com medo. Não sabemos o que vai acontecer, por onde estamos andando. Quando vem a luz, sentimos a segurança de saber por onde andamos e o que fazemos. A Luz é segurança.

Outra coisa que a Luz significa é esperança. Quando as coisas estão mal, a gente sempre costuma dizer: "há uma luz no fim do túnel". É a esperança de que tudo vai se resolver e que as coisas vão ficar bem.

Que neste Natal, independentemente dar e receber coisas, possamos receber e deixar florescer a mensagem do Amor, da Paz e da Fé, que é simbolizada no nascimento de Cristo, que cumpriu a sua missão nos deixando a fé e a esperança.

E que possamos também refletir sobre o Natal para descobrirmos os vários significados que ele pode ter para as nossas vidas.



Homens roubam 24 toneladas de bebida alcoólica em caminhão no sul da Bahia

Foto : Gustavo Moreira/Radar 64

Uma carga de 24 toneladas de bebida alcoólica foi roubada na noite de domingo (23), na BR-101, em trecho da cidade de Itabela, sul da Bahia. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Eunápolis, o material era transportado por um caminhão.  O motorista do veículo foi abordado por três homens armados, em um carro preto, e, segundo a vítima, um dos homens o obrigou a encostar o caminhão e os outros dois entraram no veículo. O caminhoneiro teve as mãos amarradas e o trio assumiu a direção até um matagal, onde transferiu a carga para outro caminhão e foi embora. Ainda segundo a Polícia Rodoviária Federal, a carga era transportada do Rio de Janeiro para Recife.



Boas festas? Jornalistas são vítimas de calotes, demissões e atrasos salariais

(Imagem Ilustrativa)

Natal! Basta uma rápida busca no Google ou acompanhar telejornais por questões de minutos para se ter noção de que, ano após ano, o tema rende assuntos para as mais variadas reportagens. Do aquecimento na economia ao trabalho voluntário de alguns. Do horário de funcionamento dos shoppings à rotina dos senhores que dão vida ao Papai Noel para ganhar um dinheiro extra. Além desses e outros assuntos trabalhados na imprensa, o período natalino de 2018 coloca jornalistas brasileiros em pauta. No mês de dezembro, centenas de comunicadores se viram vítimas de calotes. Em vez de pensar em matérias sobre a época, há quem precise lidar com as recentes demissões. Para uma parcela de quem chega ao fim do ano empregado, uma surpresa ingrata: convívio com atrasos salariais.

Calotes

Palavra presente em determinados conteúdos relativos ao mercado financeiro e econômico, o calote apareceu em dose dupla na imprensa brasileira neste fim de ano. Quatro meses após o Grupo Abril entrar com processo de recuperação judicial, Giancarlo e Victor Civita Neto acertaram a venda da empresa a Fabio Carvalho. Se a venda for concretizada, os irmãos deixarão o negócio sendo responsáveis por calotes em bancos, fornecedores e… mais de 800 funcionários demitidos no início de agosto (dias antes de a companhia recorrer à Justiça para tentar escapar da falência). Entre as pessoas vítimas da má gestão da Abril estão ex-diretores, profissionais de áreas administrativas e jornalistas. Parte desses demitidos conta seus dramas em canal no YouTube.

Deixar jornalistas e outros profissionais em situação financeira complicada em pleno Natal não foi exclusividade da família Civita. No dia 20, a editora responsável pelos jornais O Dia e Meia Hora anunciou troca na presidência, com Marcos Salles dando lugar a Daniel Penalva. Enquanto o blogueiro Leo Dias foi correndo para o Twitter elogiar a gestão de Salles, ex-colaboradores da casa sofrem com calotes. É o caso de Rosayne Macedo, que tem de enfrentar problemas junto à Receita Federal por causa da empresa de comunicação carioca. “Não, pessoal, não é por causa do iate que omiti na minha declaração que caí na malha fina. O problema foram as inconsistências na declaração de rendimentos fornecida pelo jornal O Dia. Declararam valores superiores de imposto retido na fonte e de contribuição previdenciária”, publicou a jornalista em seu perfil no Facebook.

“Não recebi a restituição esperada, que seria de grande ajuda diante da situação crítica que a empresa nos criou. Para quem não sabe, o jornal decretou recuperação judicial em janeiro, deixando de pagar assim quase R$ 11 milhões a colaboradores (da ativa e dispensados) – aí incluídas as 16 parcelas às quais eu teria direito no acordo que fiz direto com a empresa. Aliás, surrupiaram também o nosso FGTS – a empresa recolhia na folha de pagamento, mas não depositava. Com isso, só havia uma miséria lá disponível para saque. Não bastassem todos os transtornos já gerados até aqui – e a incerteza em relação à possibilidade futura de receber ao menos parte do que me devem – ainda tenho que passar por isso às vésperas do Natal… É de lascar, né não?!”, desabafou a jornalista Rosayne Macedo em postagem divulgada em 13 de dezembro.

Demissões voluntárias

Abril e O Dia em processo de recuperação judicial e dando calotes em jornalistas. Para evitar situação similar e honrar seus compromissos, outros dois grupos de mídia realizaram planos de demissões voluntárias. A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) anunciou que a ação, que em 2018 teve sua segunda edição, contou com 257 adesões. A direção da empresa pública chegou a enfatizar que, com os cortes de postos de trabalho, R$ 426 milhões serão economizados na folha salarial. O PDV também chegou à iniciativa privada às vésperas do Natal. O boletim Jornalistas&Cia informa que o Diário do Comércio, Indústria e Serviços (DCI) se utilizou do mesmo recurso. Resultado? Redação cortada mais do que pela metade: dos 23 contratados, apenas 11 seguem na publicação. Na lista das demissões voluntárias está até o nome de Roberto Lira, que era diretor de redação.

Demissões de gestores

O agora ex-diretor de redação do DCI não foi o único a comunicador-gestor a ser dispensado neste mês. Maior conglomerado de comunicação do país, o Grupo Globo cortou de sua lista de funcionários três executivos. Diretora do núcleo impresso (O Globo, Época e Extra), Ruth de Aquino deixou a empresa no início de dezembro. Em textão no Facebook, a jornalista afirmou que a sua saída do posto de liderança já tinha sido acertada de forma prévia. Conforme relata, o acerto fora amarrado exatamente no momento em que assumiu como diretora editorial, em janeiro de 2018. Sem receios, porém, ela garantiu: foi dispensada. “Não pedi demissão, fui demitida”. Na companhia, os cortes atingiram líderes das mídias radiofônica e televisiva. Diretor-geral do Sistema Globo de Rádio (Globo e CBN), Marcelo Soares deixou a empresa com mais de 20 colaboradores que também engrossaram as listas de demissões na imprensa.

Na parte de televisão, dois comunicadores-gestores deixaram o Grupo Globo. Ambos ligados ao núcleo de jornalismo esportivo. Raul Costa Júnior, que por muito tempo foi diretor de redação do SporTV e estava cuidando de eventos, foi demitido na primeira semana de dezembro. Mario Jorge Guimarães, que cuidava do futebol na praça Rio de Janeiro, foi outro executivo dispensado pela empresa da família Marinho. As demissões, contudo, não pararam nos cargos de liderança. A crônica esportiva do conglomerado registrou duas baixas no time de comentaristas. Paulo César Vasconcellos deixou a emissora após 13 anos de parceria. Ele ganhou homenagem de Galvão Bueno e, segundo informações, pode voltar ao veículo como PJ após “meses sabáticos”. Especializado em automobilismo, Lito Cavalcanti também tinha mais de uma década de trabalhos prestados ao SporTV. Tinha, pois chega ao fim de 2018 sem vínculo com a empresa.

Atrasos salariais e greve

Enquanto o Grupo Globo demite, uma de suas parceiras faz com que funcionários passem a lidar com atrasos salariais. Afiliada da TV Globo em seis dos sete estados do Norte do país — conforme registros do mailing jornalístico do Workr, solução de comunicação corporativa desenvolvida pelo Comunique-se –, a Rede Amazônica não pagou no dia correto os salários e benefícios relativos aos meses de outubro e novembro. Em dezembro, a história se repete. É o que afirmam colaboradores ouvidos pela reportagem do Portal Comunique-se. “Tem gente que não recebeu o décimo terceiro”, reclama um profissional que pede para não ter o nome divulgado. “A empresa mudou muito desde a morte do Phelippe Daou”, confidencia outro, que cita o nome do empresário falecido em 2016, deixando o comando do negócio para o filho, Daou Júnior.

Enquanto no Norte profissionais temem até falar em público, no Sudeste um caso de atrasos salariais culminou em greve. Isso porque os donos do jornal Estado de Minas não pagaram os salários de novembro aos profissionais da administração. Após o movimento grevista, tal reivindicação foi atendida (em partes), conforme denuncia o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais. “Nenhum trabalhador — nem jornalistas, nem gráficos, nem pessoal administrativo — recebeu a segunda parcela do 13º”, garante a entidade. O prazo legal para o pagamento do benefício era 20 de dezembro. “A folha salarial de janeiro está sendo feita com descontos, segundo informações obtidas pelos sindicatos”, acusa a instituição jornalística, reforçando, assim, a ideia de que graças ao comando do Estado de Minas e de outras empresas de mídia, centenas de profissionais da comunicação não terão boas festas no fim de 2018.

CONTINUE LENDO


Brumado: 34ª CIPM realiza campanha 'Natal Solidário'

(Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Mostrando que tem um braço social cada vez mais forte, a 34ª CIPM de Brumado, por volta das 9h30m deste sábado (24), por meio de uma guarnição de radiopatrulhamento entregou a inúmeras famílias em situação de vulnerabilidade social, cerca de 600 quilos de alimentos não perecíveis, além de 100 brinquedos e 300 peças de roupa. Esses produtos foram arrecadados por meio de doações da sociedade brumadense durante o mês de dezembro, quando foi deflagrada a Campanha Natal Solidário desta unidade.

(Foto: Divulgação 34ª CIPM)


Em ilha, Bolsonaro lava roupa e segue estratégia de se mostrar simples

Assessoria de imprensa divulgou fotos do presidente eleito lavando roupa (Foto: Divulgação)

A assessoria do presidente eleito divulgou ontem fotos de Jair Bolsonaro lavando e estendendo roupa na Ilha de Marambaia, área militar na Costa Verde do Rio onde está hospedado para passar o Natal. A estratégia de mostrá-lo como uma pessoa simples tem sido uma prática desde a campanha eleitoral. Uma das fotos foi postada no Twitter pela futura primeira-dama, Michelle Bolsonaro, com a legenda: “Hahahaha”. Nela, o presidente eleito estende um calção no varal de um belo quintal de grama verde aparada.   Bolsonaro já foi fotografado coando café, comendo pão com leite condensado, tirando dinheiro no caixa eletrônico e recebendo um conselheiro do governo de Donald Trump para um café da manhã informal, com sucos de caixa, cacho de banana e até uma embalagem de Danoninho sobre uma mesa sem toalha. A simplicidade estampada nas imagens de ontem só não combina com o aparato de segurança montado para o descanso do presidente eleito. A área militar, com praias reservadas, era protegida ontem por duas embarcações de fiscalização e duas fragatas da Marinha. Bolsonaro chegou à ilha no último sábado acompanhado pelo filho Carlos Bolsonaro, vereador do Rio. Michelle, a filha Laura e sua enteada, Letícia, devem chegar ao local hoje. A viagem para Brasília está prevista para o dia 29.



Cachorro evita assalto a morador e coloca ladrão para correr em Brumado

O labrador estava com o morador na frente da residência quando o assalto aconteceu (Foto: 97NEWS)

Um cachorro, da raça "Labrador", evitou um assalto no centro de Brumado e colocou o ladrão para correr. O caso aconteceu por volta das 21h na noite da última sexta-feira (21) na rua Teodoro Sampaio. As imagens da câmera de segurança de um estabelecimento comercial mostram o momento em que um homem com capacete fechado e aparentemente armado tenta tomar o celular e a carteira do morador, que estava sentado em frente a residência. Assim que os dois meliantes chegam em uma motocicleta e anunciam o assalto, o cachorro ataca o assaltante, que corre e monta na moto do comparsa. Ninguém ficou ferido. O cachorro, que chama "Marley", é de sua neta. A Polícia Militar reforçou a segurança no centro comercial e nos bairros por causa do natal. 

Segundo o morador a reação do cão foi rápida e assustou o meliante (Foto: 97NEWS)

Com mais dinheiro em circulação, tanto os clientes e lojistas, quanto os moradores precisam de mais segurança. Nessa época do ano o fluxo de pessoas no centro da cidade aumenta consideravelmente. Por isso, a operação tem o objetivo de garantir que a segurança nesses pontos seja reforçada. Antes de ir às ruas os policiais receberam as orientações do comandante. Todos os anos a Polícia Militar destaca homens para a “Operação Natal”. São vários policiais fazendo esse trabalho nos pontos mais movimentados, principalmente na área do centro. Nesse fato ocorrido na última sexta, o morador ligou para a PM e informou o fato. Com as características da motocicleta e dos assaltantes, a Polícia realiza buscas na cidade.



Brumado: Caminhão-cegonha ‘trava’ no meio da pista na Avenida Centenário

Foto: 97NEWS

Um incidente envolvendo um caminhão-cegonha deixou o trânsito bloqueado no início da manhã desta segunda-feira (24) na Avenida Centenário em Brumado e chamou atenção de motoristas que seguiam sentido ao centro e se depararam com o veículo atravessado na pista. Segundo a Polícia, o caminhão-cegonha descarregava veículos em uma concessionária da avenida e fez uma manobra cruzando a via, mas ficou preso devido a altura do mesmo. Com o caminhão atravessado, os demais veículos tiveram que esperar até a remoção da carreta. Há congestionamento no local. 



Brasília: Até 500 mil pessoas devem acompanhar posse de Bolsonaro

Foto: Depositphotos

A posse do presidente eleito Jair Bolsonaro deve reunir de 250 a 500 mil pessoas. A previsão é do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, que está elaborando um esquema de segurança para a ocasião desde setembro, antes mesmo de Bolsonaro ser eleito. A Esplanada dos Ministérios ficará completamente fechada desde a meia-noite do dia 30 e só será liberada às 8h da manhã do dia dois de janeiro. O acesso para o público será feito apenas por um local, a Rodoviária de Brasília. As pessoas terão que passar por quatro pontos de revista, dois deles com detector de metal. O presidente eleito irá participar de uma solenidade no Congresso e, após isso, irá receber a faixa presidencial no Palácio do Planalto. O Ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Sergio Etchegoyen, não confirmou se esse será o maior esquema de segurança da história, mas a principal preocupação é eliminar o risco de um novo atentado contra o futuro presidente. A posse do presidente eleito Jair Bolsonaro já movimenta a economia de Brasília. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Distrito Federal, 80% dos leitos disponíveis na capital federal deverão estar ocupados entre os dias 31 e 1º de janeiro. Nesta época, a média de ocupação costuma ser de 25%, ou seja, espera-se o triplo do movimento normal para esta virada de ano. Até novembro, a cidade já tinha reservado metade das mais de 18 mil vagas em hotéis disponíveis. Segundo dados da Polícia Militar do Distrito Federal, o maior público durante uma posse presidencial foi em 2003, quando o ex-presidente Lula recebeu a faixa pela primeira vez. 



Mais de 50% dos benefícios de auxílio-doença são cortados em 'pente-fino' do INSS

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Realizado desde o segundo semestre de 2016, o pente-fino do INSS cortou em mais da metade os auxílios-doença e as aposentadorias por invalidez no Brasil. De acordo com informações da Folha de S. Paulo, baseadas em dados do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), das 1,182 milhão de perícias realizadas, foram cancelados 651 mil benefícios, o que representa 55,07% do total. Deste montante, 577,4 mil foram cortados após perícia, enquanto 73,7 mil deixaram de ser pagos porque o segurado foi convocado, mas não compareceu ao exame. No balanço do da revisão do MDS contam os números até o dia 15 de dezembro. Segundo a pasta, 39,5 mil benefícios ainda precisam passar por perícia, dos quais cerca de 10 mil são de auxílio-doença e 30 mil, de aposentadoria por invalidez.  O pente-fino tem sido mais rigoroso com os segurados que recebem auxílio-doença. A cada dez perícias realizadas, quase nove resultam no cancelamento do auxílio. Ao todo foram convocados 471,6 mil segurados para a revisão. Destes, 369 mil tiveram o benefício cortado após a perícia e 45,7 mil deixaram de receber por não comparecer ao exame. No total, foram 414,8 mil cortes, o que representa 88%. Na aposentadoria por invalidez, o percentual é menor, de 29%. Foram realizadas 710,8 mil perícias no período, com corte em 236,3 mil benefícios.