ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas



BUSCA PELO ARQUIVO "01/2019"

Com obras da FIOL paradas desde 2015, Valec contrata empresa para manutenção no lote IV na região de Brumado

A expectativa é de gerar vários empregos na cidade - Foto: 97NEWS

O canteiro de obras da Ferrovia Oeste-Leste (FIOL), no município de Brumado estão paradas desde 2015. O município que possui cerca de 68 mil habitantes, é por onde devem passar pelo menos 30 dos 1.526 km de extensão da estrada de ferro da FIOL. Em março de 2016, a Valec, empresa ligada ao Ministério dos Transportes e responsável pelas obras rescindiu contrato com o consórcio de construtoras alegando descumprimento de obrigações contratuais e problemas na construção. Sem a conclusão da obra, a extração de minério das mineradoras brumadense, que deveria garantir ainda mais empregos e renda, não começa. Com a suspensão das obras, não foi só a extração de minério que ficou prejudicada. Cerca de 2 mil empregos diretos foram extintos, além disso, pequenos comerciantes também foram afetados com a situação. Com o fim da obra em 2015 no Lote 4 da ferrovia em Brumado, muitos trilhos foram colocados, mas atualmente está tudo parado. 

Desde 2015 trilhos se acumulam no lote 4 localizado em Brumado - Foto: 97NEWS

Mas uma publicação na metade deste mês animou os brumadenses, e recendeu a chance de novas frentes de trabalho na Capital do Minério. Tudo isso porque o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, através da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, publicou Termo de Homologação para contratação de serviços complementares de obras ferroviárias, no Lote 4, que fica localizado na região de Brumado. Segundo a publicação, o valor da licitação foi de 49.500.800,000 (Quarenta e nove bilhões, quinhentos milhões, oitocentos mil ) e a empresa Vanguarda Construções e Serviços de Conservação Viária foi a vencedora do certame do edital de nº 015/2018. O contrato tem duração de 22 meses. De acordo com a Valec, a empresa prevê a contratação de mão de obra nos próximos 40 dias na cidade.



Brumado: Moradores da Padre Cícero reclamam da falta de passeio em alguns trechos da via; prefeitura esclarece a situação

A Rua Padre Cícero passou por um total processo de reurbanização (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A Rua Padre Cícero, localizada no Bairro São José, que já foi objeto de muitas matérias ao longo das últimas décadas, agora, vive um novo momento, já que a mesma foi totalmente reurbanizada pela atual gestão municipal, tendo sido feita inclusive uma drenagem que irá resolver os antigos problemas de invasão de águas nas casas dos moradores. A obra que está sendo finalizada, realmente criou um novo ambiente para o local, inclusive dando uma valorização imobiliária, só que, mesmo diante disso, a nossa redação recebeu alguns questionamentos de moradores indignados, já que, segundo eles, não teria se observado o novo Código de Postura do Município que determina que os passeios públicos tenham que ter no mínimo 1,80m, o que, acabou não acontecendo, sendo que, em alguns locais o passeio nem existiu.

Os moradores reclamam da falta de passeio em alguns locais da via (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Visando buscar esclarecimentos sobre a situação, o 97NEWS falou com o secretário municipal de infraestrutura, Douglas Malheiro, o qual explicou que “a obra foi planejada para se passar um canal central e duas faixas laterais, pois antes era uma só, para que se pudesse ampliar o tráfego naquela região que é uma das que mais cresce na cidade, além de fazer a importante ligação com o campus do IFBA”. Ele ainda continuou argumentando que “primeiramente o grande problema do grande volume de água advindo da antiga Fazenda Santa Inês, foi totalmente resolvido com a drenagem, o que já é um ganho muito significativo para os moradores que sempre sofreram na época das chuvas”.

A situação da via sempre foi crítica e com a urbanização os antigos problemas da lama e invasão das casas pela água da chuva foi resolvida (Foto: 97NEWS)

E ainda afirmou que “a opção de não se colocar o passeio, foi para não causar prejuízos aos moradores, já que a norma do Código de Postura, que é de caráter nacional, não permite que uma rua tenha menos do que 7 metros, então, diante disso, se fossemos colocar os passeios teriam que ser derrubados muros de várias residências o que iria causar um grande transtorno, então, optamos para que os próprios moradores, ao reformarem as suas residências ao longo do tempo, fizessem as devidas atualizações dos passeios”. E finalizou em tom seguro ao declarar que “as acusações de que a prefeitura não observou as normas não têm a mínima procedência, tanto que, agora, nas obras de reforma do Colégio Nice Públio, nós fizemos os devidos recuos dos muros e a atualização dos passeios, dando o exemplo de como se deve proceder. Então espero que tudo tenha ficado devidamente esclarecido”.



Criança de sete anos é esfaqueada pelo tio e surrada pela própria mãe

Foto: Reprodução l Rede Social

Após ser esfaqueada pelo próprio tio, uma criança de sete anos foi surrada pela mãe, identificada com Elza, de 23 anos, que acabou presa na noite de segunda-feira (28) em uma residência no bairro Jardim Santana, em Porto Velho. A ocorrência policial relata que o padrasto do menino acionou uma equipe da Polícia Militar denunciando que a mulher teria saído de casa no domingo (27) e ao retornar no dia seguinte espancou o filho com vários socos e tapas alegando desobediência. Quando chegaram no local, os policiais perceberam que a criança estava com lesões pelo corpo e um corte no braço. A criança relatou que residiu por dois anos com um tio, de prenome Hudson e, recentemente ao ser agredida e esfaqueada no braço por ele foi novamente morar com a mãe. A mulher, mesmo sabendo que o filho tinha sido esfaqueado pelo irmão dela, não denunciou para a polícia. Os militares verificaram que a casa onde a criança mora com a mãe e o padrasto é extremamente insalubre, sem nenhuma higiene. Diante da situação, a suspeita foi conduzida para a Delegacia da cidade. O suspeito de esfaquear o sobrinho não foi localizado.



Governo da Bahia pede audiência com ministro para tratar de barragens federais no Estado

Foto: 97NEWS

Em meio ao luto dos baianos e brasileiros motivado pelo desastre de Brumadinho, em Minas Gerais, o governador Rui Costa anunciou que quer uma reunião com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, para tratar das barragens federais localizadas no estado da Bahia. O pedido oficial já está em análise na Esplanada dos Ministérios, conforme anunciou o governador nesta terça-feira (29). “Eu recebi centenas de mensagens nas redes sociais. Quero tranquilizar a todos, já que o Estado vem monitorando há muito tempo a situação das barragens na Bahia e, assim, vamos permanecer”, disse Rui Costa. Ele determinou inspeção especial na região de Ipiaú e Itagibá; já que muitos baianos desses municípios entraram em contato com esse alerta. O governador aproveitou para tranquilizar o povo baiano e assegurou estar atento. Desde o rompimento da barragem 1 da Mina Córrego do Feijão, na última sexta-feira (25), o governador de pronto disponibilizou as forças do Governo do Estado para dar apoio aos mineiros.



Brumado: Empresa vencedora realiza mapeamento das vias que serão demarcadas com a Zona Azul

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A empresa que venceu a licitação para administrar o estacionamento Zona Azul, em Brumado, já começou o mapeamento dos espaços nas ruas e praças centrais da cidade. Após a demarcação, ela começa a operacionalizar o sistema em forma educativa e sem cobrança. A cobrança oficial será feita a partir do mês seguinte, quando nenhum veículo ficará sem pagar a tarifa nos locais demarcados, relatou Jansen Ricardo, coordenador da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT). O número de vagas de estacionamento em Brumado é insuficiente para a quantidade de veículos, que, segundo dados do Detran/BA, ultrapassa aos 30 mil. A empresa avaliou que as condições no trânsito brumadense, com relação as vagas de estacionamento são precárias e, precisam ser melhoradas. "É preciso gerar um fluxo e rotatividade de veículos, em Brumado não se ver essas condições", disse ao 97NEWS, a engenheira de Tráfego, Carla Karine. Brumado mantém hoje uma frota com cerca de 35.871 veículos, incluindo motocicletas, veículos de passeio, caminhões e veículos não especificados.



Graer da Polícia Militar usa 34ª CIPM de Brumado como base no controle do incêndio na Serra do Boqueirão em Ituaçu

Foto: Divulgação

O incêndio na Serra do Boqueirão, na reserva da Chapada Diamantina, em Ituaçu, foi controlado cinco dias depois do início do fogo, informaram o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. Os primeiros atendimentos dos bombeiros foram feitos na última quarta-feira (23) e o fogo foi considerado extinto na manhã do sábado (26), de acordo com a Polícia Militar. Após utilizar a cidade de Brumado como base, o Grupamento Aéreo (Graer) da PM baiana esteve na cidade de Ituaçu auxiliando no controle ao incêndio. Na tarde de sexta-feira (25), o Major Wildinei foi recepcionado pelo Major da 34ª CIPM, Mário Cabral. Em entrevista ao 97NEWS, o Major Wildinei disse que quando a equipe chegou ao local já havia uma grande quantidade de mata queimada e, que o acesso na região era complicado. “Foi feita várias reuniões com o grupamento de Bombeiros que já estavam na região. Além disso auxiliamos a equipe em acessos mais difíceis”, disse. De acordo com o major do Graer, nos primeiros dias, o fogo estava fora de controle, mas as chamas foram controladas nos últimos dias. “Fortes correntes de ar acabaram ajudando propagar essas chamas na Serra do Boqueirão, o que dificultou ainda mais o controle das chamas", relatou. De acordo com a PM, o fogo teria sido iniciado por um agricultor ao fazer queimada não autorizada em seu terreno. Cerca de 1000 hectares teriam sido atingidos pelo fogo, afetando todo a biodiversidade na Serra do Boqueirão. Após cessar o incêndio, o Graer permaneceu três dias em Brumado, retornando a capital baiana nesta segunda-feira (28). 



Porto Seguro: MEC suspende chamadas públicas para autorizar cursos de medicina

(Foto: Divulgação)

O Ministério de Educação, através da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, suspendeu chamadas públicas para autorização de funcionamento de cursos de medicina em Porto Seguro, no interior da Bahia. Conforme publicação no Diário Oficial da União desta terça-feira (29), o ato cumpre um mandado de segurança, em trâmite na 17ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal. A suspensão abrange, inclusive, os procedimentos administrativos em andamento e à adjudicação das propostas vencedoras e assinatura dos Termos de Compromisso.



Corpo de carioca radicado em Brumado há muitos anos é encontrado em lagoa da zona rural

O corpo foi encontrado na manhã de hoje por moradores do local (Foto: 97NEWS)

O corpo de um homem identificado como Cláudio Luiz Laureano, 32 anos, foi encontrado boiando numa lagoa da zona rural do Povoado de Paris de Matias, que fica na divisa entre os municípios de Brumado e Aracatu. Segundo as primeiras informações colhidas pelo 97NEWS, ele era profissional liberal e atuava na equipe da Igreja São Cristovão em Brumado, inclusive, dava muitas palestras nas escolas. Ainda segundo as informações, Claudio, que era morador do bairro Jardin de Alah em Brumado, teria ido para o local na segunda-feira (28), mas seu corpo foi encontrado somente na manhã de hoje (29), caracterizando o afogamento. Algumas postagens nas redes sociais apontam que ele estaria sofrendo de depressão e teria cometido suicídio, mas isso não foi confirmado pela nossa reportagem. Moradores do local chamaram a Polícia para que a perícia possa ser feita e o corpo possa ser removido pelo o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado.  



Apesar do otimismo econômico, empresas do setor elétrico tradicional devem passar por dificuldades

As fábricas de postes devem ser uma das mais afetadas (Foto: Reprodução)

As previsões apontam que o Brasil irá passar por um bom momento econômico, com o crescimento de vários segmentos, o que vem deixando o mercado bem otimista. Mas, mesmo diante desse quadro favorável, alguns setores ainda deverão enfrentar muitas dificuldades e, um deles, é o setor elétrico, mais especificamente as empresas que trabalham com a produção e fabricação de postes e similares, já que, além da quase complementação do programa Luz Para Todos que foi colocado em prática nos governos do PT, agora, nesse novo momento, com uma gestão totalmente diferenciada, não deverá receber atenção. Outro fator são as variações cambiais do mercado externo para as matérias primas para a fabricação de postes e similares, que estão ainda muito incertas, o que acaba deixando o quadro para essas empresas ainda mais negativo. E para encerrar com o crescimento das energias alternativas como a solar e a eólica, os olhos dos investidores se voltam para elas, já que é um nicho muito atrativo e que se mostra muito rentável.



Operação da PF mira filho de ator e neto de ex-presidente brasileiro

(Foto: Divulgação PF)

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (29) uma operação que investiga esquema de pagamento de propinas a diretores e ex-diretores do BRB, banco estatal de Brasília, em troca de investimentos em projetos como o do extinto Trump Hotel, no Rio de Janeiro, hoje LSH Lifestyle. A PF cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão contra dirigentes atuais e já afastados do BRB, expedidos pela 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília.  Entre os investigados estão também Diogo Cuoco e Adriana Cuoco, respectivamente filho e nora do ator de telenovelas Francisco Cuoco. Eles são suspeitos de lavar dinheiro para o esquema. Segundo pessoa com acesso ao caso, que corre em sigilo, Diogo é alvo de um mandado de prisão e Adriana, de busca e apreensão. Outro alvo é Paulo Renato de Oliveira Figueiredo Filho, neto do general João Baptista Figueiredo, último presidente brasileiro na ditadura militar (1979-1985). Também foi expedido mandado de prisão contra ele, que estaria morando no exterior. 



Alerta: Lama da Barragem de Brumadinho deverá chegar ao São Francisco por volta do dia 15 de fevereiro

A lama se desloca e o perigo já é previsto (Foto: Divulgação)

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e da Agência Nacional de Águas (ANA) apontaram que a lama de rejeitos de minério de ferro da barragem da Vale que rompeu em Brumadinho, Minas Gerais, chegará à hidrelétrica de Três Marias, no Rio São Francisco, a partir do dia 15 de fevereiro. A previsão foi divulgada no primeiro boletim de monitoramento especial do Rio Paraopeba produzido pelo órgão. De acordo com o jornal O Globo, o Rio Paraopeba é um dos principais afluentes do Rio São Francisco. Os cálculos dos pesquisadores revelaram que a lama chegará à usina de Três Marias entre os dias 15 e 20 de fevereiro. A usina, controlada pela Cemig, é a primeira instalada ao longo do São Francisco. Antes, o previsto é que a lama chegue na região de São José da Varginha na noite desta terça-feira (29). Posteriormente, os rejeitos passarão pela hidrelétrica de Retiro Baixo entre os dias 5 e 10 de fevereiro. A previsão do governo é que essa usina “amorteça” grande parte da lama de rejeitos que foi despejada no rio. Conforme as informações da pesquisa do governo, a onda de lama percorre o local a uma velocidade de 1 quilômetro por hora. O boletim da CPRM é o primeiro documento do governo informando que a lama da barragem da Vale chegará ao Rio São Francisco.



Tremor de terra causa grande susto nos moradores de cidade do extremo sul da Bahia

Os moradores saíram às ruas muito assustados (Foto: Redes Sociais)

Um tremor de terra assustou os moradores da cidade de Guaratinga, na Costa do Descobrimento, na manhã desta segunda-feira (28). O município fica localizado no extremo sul da Bahia, distante 28 km da BR-101 e a 120 km de Porto Seguro. Conforme as informações do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), o fenômeno sísmico atingiu 2,5 graus da escala Richter. Segundo o jornal A Tarde, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sedec) informou que o tremor foi sentido pelos moradores por volta das 11h. Entretanto, ninguém ficou ferido. A Defesa Civil do Município ainda está avaliando se alguma estrutura foi comprometida e os danos causados pelo evento. Nas redes sociais, a população relatou que tiveram móveis e paredes balançando com o tremor, o que fez com que os moradores saíssem às pressas dos prédios, lojas e casas para o meio das ruas do município.



Ataques de cobras cascáveis preocupa moradores do sudoeste baiano

O jovem foi internado e está se recuperando da picada da cascavel (Foto: BE)

Cidades da região sudoeste da Bahia vêm registrando um número fora do comum em ataques de cobras, especialmente de cascavéis, vêm aumentando neste início de 2019, o que vem colocando autoridades e população em alerta. O último caso ocorreu no final da tarde deste domingo (27) num clube do município de Maiquinique. Segundo informações passadas pela mídia regional, um jovem identificado como Vinícius Lima, de 21 anos, acabou sendo picado por uma cobra cascavel. Ainda segundo informações de testemunhas, o caso aconteceu em um clube, distante três quilômetros da cidade de Maiquinique, em direção a cidade de Itarantim. O jovem foi levado ao Hospital de Maiquinique onde continua internado se recuperando. Apesar do grande efeito tóxico do veneno, ele foi medicado e passa bem. Vale ressaltar que a região de Macarani, Maiquinique, Itarantim e Potiraguá está infestada dessas cobras venenosas.



Lúcio Vieira Lima é denunciado pela PGR por recebimento de R$ 1,5 milhão da Odebrecht

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

O deputado federal não reeleito Lúcio Vieira Lima (MDB-BA) foi denunciado por corrupção passiva pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (28). A denúncia parte de um desdobramento da Operação Lava Jato e se refere ao pagamento de R$ 1,5 milhão, feito pela Odebrecht ao parlamentar, em 2013. Como ele perdeu o foro privilegiado, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu a transferência dos autos para a Seção Judiciária do Distrito Federal. Na peça, a chefe do Ministério Público Federal (MPF) aponta que as "vantagens indevidas" foram dadas como contrapartidas específicas pela atuação de Lúcio no Legislativo. O parlamentar baiano contribuiu para a aprovação da Medida Provisória (MP) 613/2013 sobre o Regime Especial da Indústria Química (Reiq), tendo como consequência a desoneração fiscal para a aquisição de matérias-primas. De acordo com o órgão de justiça, isso beneficiou diretamente a Braskem, que pertence ao grupo Odebrecht. Segundo a denúncia, a renúncia fiscal foi de R$ 9,5 bilhões, de 2013 a 2015. "Bem por isso, os dirigentes da Odebrecht não mediram esforços criminosos para a obtenção desse benefício estatal", diz o texto. A investigação mostrou ainda que, no âmbito legislativo, ao menos R$ 6,4 milhões foram investidos em propina para garantir a conversão da MP em lei. De acordo com a denúncia, a Medida Provisória em questão foi enviada à Câmara no dia 8 de maio de 2013, mesmo dia em que Lúcio foi eleito presidente da Comissão Mista do Congresso Nacional. "Nessa condição, passou a exercer de fato e de direito diversas competências legislativas definidas no Regimento da Câmara dos Deputados: designar relator; realizar despachos das emedas de demais congressistas; convocar as reuniões e proferir o voto de minerva (desempate) nas deliberações", descreve a denúncia Além de Lúcio, o presidente do grupo na época Marcelo Odebrecht e os executivos Cláudio Melo Filho, José de Carvalho Filho e Carlos José de Souza Filho também foram denunciados. No caso deles, a denúncia é por corrupção passiva, pela promessa e pagamento de vantagem indevida a Lúcio.



Brumado: Jornada Pedagógica 2019 se encerrará com palestra do premiado Kiko Kislansky

(Foto: Divulgação)

Tendo cada vez como foco principal a Educação, a Administração “Educar para Libertar”, neste ano de 2019, vai dar mais um grande passo em rumo ao cumprimento de seu planejamento, onde, por meio de muito arrojo e dedicação, estará promovendo uma transformação completa em sua rede de ensino, efetivando todas as escolas municipais no sistema de tempo integral. Iniciando os trabalhos nesse sentido, já está sendo elaborado uma das etapas importantes que é Jornada Pedagógica, que terá a sua culminância com a palestra do renomado e premiado Kiko Kislansky, que é um dos protagonistas da metodologia IKIGAI de Desenvolvimento Humano no país. Nesse sentido estão sendo convocados todos os professores da rede municipal de ensino, cuidadores de creche, coordenadores, diretores e vicediretores para participarem o evento que acontecerá no Clube Social e Recreativo de Brumado, no dia 01 de fevereiro de 2019, às 8h.



Após mais de 8 horas termina a cirurgia de Bolsonaro

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), começou a ser operado no início da manhã desta segunda-feira (28) no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A cirurgia é necessária para retirar a bolsa de colostomia e religar o trânsito intestinal de Bolsonaro.  O procedimento começou por volta de 6h30, segundo informou a assessoria de imprensa da Presidência.  A previsão inicial era que o procedimento durasse três horas, mas às 13h30 (horário de Salvador) ainda não havia terminado. A recuperação deve demorar dez dias.



Gerente de empresa mineradora é afastado do cargo em operação da PF na Bahia

A Operação 'Terra de Ninguém' já seria um reflexo da tragédia em Brumadinho (Foto: Divulgação PF)

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta segunda-feira (28), em Salvador, uma operação para combater corrupção na Gerência Regional baiana da Agência Nacional de Mineração (ANM) e afastou o atual gerente e os seus dois antecessores. Além deles, mais três servidores do órgão também foram alvos da operação. A ação batizada de "Terra de Ninguém" ocorre após investigações, que se iniciaram no final de 2017, constatar que servidores da ANM em Salvador recebiam vantagens indevidas para priorizar o andamento de determinados processos administrativos e até mesmo para modificar decisões contrárias aos interesses de empresários que se dispunham a efetuar esses pagamentos ilícitos.  Segundo os investigadores, os indícios apontam, ainda, que os dirigentes do órgão atuavam para beneficiar empresários ligados ao grupo político responsável por sua indicação para o cargo. Estão sendo cumpridos também 22 mandados de busca nas cidades de Salvador e Lauro de Freitas. Cerca de 60 policiais federais participam da ação.



Catástrofe em Brumadinho: Número de mortes chega a 60

A procura pelas vítimas continua com muita intensidade (Foto: Divulgação)

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais informou, na manhã desta segunda-feira (28), que o número de mortos em Brumadinho subiu para 60. O número de vítimas fatais devido ao rompimento de uma barragem da Vale, até então era de 58 — portanto, mais dois corpos foram achados em relação ao domingo. Das 60 vítimas fatais, apenas 19 foram identificadas oficialmente até o momento. Segundo informações do tenente Pedro Aihara, porta-voz dos bombeiros, 292 pessoas ainda estão desaparecidas e 382 vítimas foram localizadas.



Brumado: Após atirar contra policiais, suspeito de tráfico é preso no Distrito de Cristalândia

O fato ocorreu no Distrito de Cristalândia, a cerca de 40km da sede do município (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O crescimento da violência e do tráfico de drogas no meio rural de Brumado é um dos grandes desafios das instituições responsáveis pela segurança pública no município. O aumento das ocorrências, muitas vezes com morte de vítimas de assaltos, preocupa os cerca de 20 mil habitantes da zona rural que clamam por um policiamento mais ostensivo, o que, segundo o comando da 34ª CIPM já está sendo atendido, tanto que em breve o patrulhamento rural será estabelecido. 

As drogas apreendidas (Foto: Divulgação 34ª CIPM)

Dentro deste contexto, na manhã do último sábado (26) um fato veio comprovar essa tendência criminosa, onde, um jovem de identidade não revelada, o qual foi objeto de uma ação policial para averiguação do tráfico de drogas na região do Distrito de Cristalândia, mas, ao ser avistado no momento da abordagem acabou efetuando vários disparos contra os policias, o que, provocou a pronta resposta de defesa, onde os policiais militares, ao responder a injusta agressão, acabaram atingindo o suspeito no ombro, mas mesmo assim, ele conseguiu empreender fuga, provocando uma perseguição policial, que, após cerca de 4km do local, conseguiu capturar o jovem que estava escondido num matagal. Em seguida ele foi trazido para a sua residência, onde as suspeitas foram comprovadas ao serem encontradas pelos policias 40 pacotes de maconha. Por essa razão, foi prestado o socorro e, após o atendimento médico, o indivíduo e o material foram apresentados na sede da delegacia territorial de Brumado. 



Administração Municipal irá intensificar os serviços de recuperação das estradas vicinais em Brumado

As máquinas já estão realizando os trabalhos emergenciais (Foto: Divulgação)

A redação do 97NEWS vem recebendo neste início de ano muitos apelos de moradores do meio rural, os quais manifestam a preocupação com a condições das estradas vicinais que servem o município. Diante disso, buscamos contato com a administração municipal para buscar informações sobre quais seriam as ações que vêm sendo tomadas nesse sentido. Segundo o comando do setor de obras, os serviços de recuperação das estradas vicinais estão sendo realizados e, em algumas localidades, estão sendo intensificados como nas regiões de Boa Sorte, Cigana e Arrecife. Segundo as informações todas as localidades serão atendidas, mas devido à grande extensão territorial da zona rural, não é possível atender a grande demanda de uma vez, por isso, foi feito um estudo de levantamento dos locais com maior dificuldade de trafegabilidade, o qual será colocado em prática de forma sistemática. Nesse momento os serviços estão sendo feitos nas regiões citadas, mas, com o período de chuvas ainda está em vigor com previsões de precipitações para os meses de fevereiro e março, primeiramente estão sendo feitos os serviços emergenciais, para que a passagem dos veículos possa ser liberada,

A liberação para o tráfego é a prioridade neste momento (Foto: Divulgação)