ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Motociclista fica ferido após colisão com ambulância no bairro São José

ACM Neto provoca prefeitos baianos e esquenta disputa para 2026

Vitória da Conquista e Salvador registram casos confirmados de Mpox na Bahia

Dupla é presa pela 46ª CIPM suspeita de aplicar golpe do 'Pix falso' em comércios de Livramento de Nossa Senhora

Jerônimo busca parceria internacional para produzir medicamentos de alto custo na Bahia

Prefeitura de Rio do Pires abre licitação de R$ 4,4 milhões para compra de combustíveis; valor é R$ 1 milhão maior que em 2025

Vitória da Conquista: Chuva forte derruba árvore, causa apagão de energia e alaga ruas

'Panamera', de Tony Salles, vence como Música do Carnaval e Melhor Coreografia no Troféu Band Folia

Ivete Sangalo vence Troféu Bahia Folia 2026 com o hit 'Vampirinha'

Idoso é preso em Bom Jesus da Lapa suspeito de estupro de vulnerável contra criança de 6 anos

Câmara da Argentina inicia debate sobre reforma trabalhista de Milei sob greve geral e tensão nas ruas

Catadores garantem coleta de mais de 6 toneladas de recicláveis durante o Carnaval de Brumado

Carnaval 2026: Brumado tem 16 conduzidos à delegacia e seis ocorrências com drogas, aponta balanço da PM


Brumado: Modera entregará carta ao comitê de contas sobre conflitos pelo uso da água

Foto: Divulgação

A estiagem prolongada na Região do Alto Contas, comum a todo semiárido brasileiro, vem sendo considerada a maior dos últimos cinquenta anos e acentuando os conflitos pelo uso da água entre irrigantes e populações urbanas. Exemplos desses conflitos estão presentes nos Municípios de Rio de Contas, Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio, Caculé, Rio do Antônio, Guajeru, Malhada de Pedras, Brumado e recentemente no Município de Piatã, onde estão localizadas as nascentes que dão origem à Bacia Hidrográfica do Rio das Contas.
 
Em Piatã, segundo o geólogo Leonardo Bittner, há um projeto de se construir barragens na área das nascentes do Rio das Contas para atender a demanda de água de um grande parque agroindustrial, o que poderá causar um grave conflito, pois além de prejudicar agricultores familiares daquele Município, também poderá atingir populações urbanas e rurais de municípios a jusante, em sua necessidade de água em quantidade e qualidade, a exemplo de Brumado e de Malhada de Pedras.

Refletindo sobre essa realidade, o MODERA, por meio do seu colegiado do Núcleo de Brumado, deliberou destinar uma carta ao Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas – CBHRC, Aurelino Barros Meira, apresentando as seguintes propostas:

 

1-      Realização de balanço hídrico das Sub-Bacias do Alto Contas, Brumado, Rio do Antônio, Sincorá e Gavião pelo Inema, para constatar a quantidade de água usada por cada atividade humana e inspecionar as captações in loco no sentido de priorizar a captação para abastecimento humano.

2-      Arbitragem do Comitê em primeira instância administrativa para resolver os conflitos pelo uso da água na Região do Alto Contas, em cumprimento a sua competência prevista no Inciso V, Artigo 54 da Lei Estadual 11.612 de 08 de outubro de 2009.

3-      Ações políticas, administrativas e judiciais pelo embargo da construção das barragens do agronegócio na área das nascentes do Rio das Contas, no Município de Piatã – BA.

 

A carta deverá ser entregue ao Presidente do CBHRC, na XI Reunião Plenária Ordinária do Comitê, próximo dia 21 de novembro, quinta-feira, na cidade de Abaíra.



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário