ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas

Mais de 40% dos contribuintes entregaram declaração do IR


Eleição do PT: Disputa tem Everaldo na frente e Ernesto contra 'desastre da era Jonas Paulo'

Fotos: PT Bahia e Reprodução Facebook

O Processo de Eleição Direta (PED) – pleito interno do PT – chega à véspera do dia de votação, neste domingo (10), com uma disputa polarizada entre dois nomes. Tido como favorito, Everaldo Anunciação não concorda com a vantagem, mas também não esconde todos os aliados que conquistou, incluindo o atual presidente estadual da sigla, Jonas Paulo. Do outro lado, está o jornalista e ex-assessor do governador Jaques Wagner (PT), Ernesto Marques, que desponta como nome da oposição mais combativo, apesar da eleição ainda ter outros três concorrentes: Hipólito Brito, Wanderson Pimenta e Lourival Tranquilo. Em conversa com o Bahia Notícias, ambos deixaram claro que caminham em campos opostos. Anunciação considera a polarização o resultado de Ernesto ser o concorrente “mais divulgado”. “É um bom companheiro e bom militante, mas a vida dele de militância é pequena. Ele entrou no PT em 2006 e passou seis anos em cargo comissionado, na área burocrática e técnica”, pontuou. Marques considerou a avaliação “falta de argumento”. “Eu deploro o método stalinista de querer desqualificar e aniquilar o adversário. Fique três anos e meio no gabinete do governador para servir ao governo e ao partido. Na falta de argumentos para defender o fracasso dele na secretaria [de Organização do PT, cargo que Everaldo ocupa na legenda], o melhor que faz é tentar dizer que não conheço o partido. Conversei com mais de 200 dirigentes, conheço o PT na Bahia melhor que ele”, garantiu. 

O abismo que existe entre os dois candidatos fica ainda mais claro na avaliação que fazem da gestão de Jonas Paulo por dois mandatos. Anunciação considera “excelente”, enquanto Ernesto avalia como um “desastre”. No entanto, ambos fazem promessas de conversar mais com os movimentos sociais. “Tem que romper essa visão verticalizada em relação a quem se filia, com quem [o PT] se relaciona, para uma mais horizontal. Filiar ao PT não só o sindicalista, presidente de associação e quem faz greve. [...] Nós não podemos falar só para nós do PT ou quem tem uma concepção firmada de esquerda. Quero dialogar com quem tem uma concepção democrática e popular também”, disse. Ernesto declarou que tem posto em prática, desde o começo da campanha, as conversas e promete manter o diáolgo, além de mudar drasticamente o processo de escolha dos líderes do PT na Bahia, por acreditar que o atual presidente estadual caminhou para trás. “É um absurdo que ao final de dois bons mandatos do governador, que fez a parte dele como gestor com tantos avanços na área administrativa, o partido regrida na área partidária. Só teremos PED em 330 municípios da Bahia. Esse deveria ser um instrumento de organização do PT, mas parece o contrário. Deveríamos ter menos comissões provisórias, mas vamos saltar de 71 para 87. São vários indícios de que, do ponto de vista organizativo, Jonas e Everaldo são um desastre”, disparou. 

Por: BN



Comentários

  • ANONIMO DE BDO NO COMENTARIO

    "OS FILIADOS E MILITANTES ANTIGOS DO PT E FUNDADORES FIQUEM DE OLHO E VOTE CERTO EM SEUS CANDIDATOS, E NAO COMA H DE QUEM NAO E LEGITIMO NO DIZER APARECERAM DE UMA HORA PRA OUTRA."

Deixe seu comentário