ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Motociclista fica ferido após colisão com ambulância no bairro São José

ACM Neto provoca prefeitos baianos e esquenta disputa para 2026

Vitória da Conquista e Salvador registram casos confirmados de Mpox na Bahia

Dupla é presa pela 46ª CIPM suspeita de aplicar golpe do 'Pix falso' em comércios de Livramento de Nossa Senhora

Jerônimo busca parceria internacional para produzir medicamentos de alto custo na Bahia

Prefeitura de Rio do Pires abre licitação de R$ 4,4 milhões para compra de combustíveis; valor é R$ 1 milhão maior que em 2025

Vitória da Conquista: Chuva forte derruba árvore, causa apagão de energia e alaga ruas

'Panamera', de Tony Salles, vence como Música do Carnaval e Melhor Coreografia no Troféu Band Folia

Ivete Sangalo vence Troféu Bahia Folia 2026 com o hit 'Vampirinha'

Idoso é preso em Bom Jesus da Lapa suspeito de estupro de vulnerável contra criança de 6 anos

Câmara da Argentina inicia debate sobre reforma trabalhista de Milei sob greve geral e tensão nas ruas

Catadores garantem coleta de mais de 6 toneladas de recicláveis durante o Carnaval de Brumado

Carnaval 2026: Brumado tem 16 conduzidos à delegacia e seis ocorrências com drogas, aponta balanço da PM


Eleição do PT: Disputa tem Everaldo na frente e Ernesto contra 'desastre da era Jonas Paulo'

Fotos: PT Bahia e Reprodução Facebook

O Processo de Eleição Direta (PED) – pleito interno do PT – chega à véspera do dia de votação, neste domingo (10), com uma disputa polarizada entre dois nomes. Tido como favorito, Everaldo Anunciação não concorda com a vantagem, mas também não esconde todos os aliados que conquistou, incluindo o atual presidente estadual da sigla, Jonas Paulo. Do outro lado, está o jornalista e ex-assessor do governador Jaques Wagner (PT), Ernesto Marques, que desponta como nome da oposição mais combativo, apesar da eleição ainda ter outros três concorrentes: Hipólito Brito, Wanderson Pimenta e Lourival Tranquilo. Em conversa com o Bahia Notícias, ambos deixaram claro que caminham em campos opostos. Anunciação considera a polarização o resultado de Ernesto ser o concorrente “mais divulgado”. “É um bom companheiro e bom militante, mas a vida dele de militância é pequena. Ele entrou no PT em 2006 e passou seis anos em cargo comissionado, na área burocrática e técnica”, pontuou. Marques considerou a avaliação “falta de argumento”. “Eu deploro o método stalinista de querer desqualificar e aniquilar o adversário. Fique três anos e meio no gabinete do governador para servir ao governo e ao partido. Na falta de argumentos para defender o fracasso dele na secretaria [de Organização do PT, cargo que Everaldo ocupa na legenda], o melhor que faz é tentar dizer que não conheço o partido. Conversei com mais de 200 dirigentes, conheço o PT na Bahia melhor que ele”, garantiu. 

O abismo que existe entre os dois candidatos fica ainda mais claro na avaliação que fazem da gestão de Jonas Paulo por dois mandatos. Anunciação considera “excelente”, enquanto Ernesto avalia como um “desastre”. No entanto, ambos fazem promessas de conversar mais com os movimentos sociais. “Tem que romper essa visão verticalizada em relação a quem se filia, com quem [o PT] se relaciona, para uma mais horizontal. Filiar ao PT não só o sindicalista, presidente de associação e quem faz greve. [...] Nós não podemos falar só para nós do PT ou quem tem uma concepção firmada de esquerda. Quero dialogar com quem tem uma concepção democrática e popular também”, disse. Ernesto declarou que tem posto em prática, desde o começo da campanha, as conversas e promete manter o diáolgo, além de mudar drasticamente o processo de escolha dos líderes do PT na Bahia, por acreditar que o atual presidente estadual caminhou para trás. “É um absurdo que ao final de dois bons mandatos do governador, que fez a parte dele como gestor com tantos avanços na área administrativa, o partido regrida na área partidária. Só teremos PED em 330 municípios da Bahia. Esse deveria ser um instrumento de organização do PT, mas parece o contrário. Deveríamos ter menos comissões provisórias, mas vamos saltar de 71 para 87. São vários indícios de que, do ponto de vista organizativo, Jonas e Everaldo são um desastre”, disparou. 

Por: BN



Comentários

  • ANONIMO DE BDO NO COMENTARIO

    "OS FILIADOS E MILITANTES ANTIGOS DO PT E FUNDADORES FIQUEM DE OLHO E VOTE CERTO EM SEUS CANDIDATOS, E NAO COMA H DE QUEM NAO E LEGITIMO NO DIZER APARECERAM DE UMA HORA PRA OUTRA."

Deixe seu comentário