ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Ivete Sangalo vence Troféu Bahia Folia 2026 com o hit 'Vampirinha'

Idoso é preso em Bom Jesus da Lapa suspeito de estupro de vulnerável contra criança de 6 anos

Câmara da Argentina inicia debate sobre reforma trabalhista de Milei sob greve geral e tensão nas ruas

Catadores garantem coleta de mais de 6 toneladas de recicláveis durante o Carnaval de Brumado

Carnaval 2026: Brumado tem 16 conduzidos à delegacia e seis ocorrências com drogas, aponta balanço da PM

Barraqueiros e ambulantes comemoram vendas aquecidas no CarnaBrumas 2026

Homem é detido após ameaçar mulheres com faca em Malhada de Pedras

Acidente entre caminhão e van com passageiros da Bahia deixa cinco mortos e 11 feridos no DF

Caixa Econômica Federal inicia pagamento do abono salarial 2026

Brumado: Idosa de 73 anos morre após ser atropelada por caminhonete na Vila Presidente Vargas

Inmet coloca Bahia sob risco de tempestades e ventos de 100 km/h

Mulher é conduzida por porte de droga durante carnaval em Brumado

Homem arrasta ex-namorada com carro por 400 metros após flagrá-la com atual


Polêmica: Projeto que propõe espaço para prática de 'grau' em Livramento gera críticas e divide opiniões na Câmara

Vereador Zé Pinha - Foto: Reprodução l Redes Sociais

Uma proposta apresentada pelo vereador Joseph Lima Ramos, o "Zé Pinha" (PSB), que prevê a criação de um espaço destinado à prática do chamado “grau” — manobras com motocicletas em que os pilotos empinam o veículo —, movimentou a Sessão Ordinária da Câmara de Livramento de Nossa Senhora, nesta sexta-feira (7), e gerou uma onda de críticas tanto entre parlamentares quanto entre parte da população. Embora o autor do projeto defenda que o objetivo é garantir segurança e evitar que as manobras ocorram em vias públicas, opositores consideram a iniciativa inadequada e até mesmo perigosa. Para os críticos, o município enfrenta desafios mais urgentes e a proposta poderia, indiretamente, estimular uma prática que é frequentemente associada a infrações de trânsito e comportamentos de risco. Alguns vereadores argumentaram que o “grau” não pode ser tratado como modalidade esportiva, uma vez que a manobra é proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e punida com multa gravíssima. "O município enfrenta questões mais urgentes e que o momento não é adequado para discutir a criação de um espaço voltado a esse tipo de atividade",disse o vereador Zeferino Neto, conhecido como Zifa, que se manifestou contrário à iniciativa. 

Foto: Reprodução l Mark D Lima

O parlamentar destacou ainda que um local destinado a essa prática pode aumentar o risco de acidentes, resultando em maior demanda no Sistema Único de Saúde (SUS) e sobrecarregando a área ortopédica do município. Com opiniões divididas, o projeto seguirá para análise das comissões da Câmara antes de ser submetido à votação. “Criar um espaço para algo que a lei considera infração é, no mínimo, contraditório. O papel do poder público é educar e conscientizar, não legitimar condutas perigosas”, afirmou o parlamentar durante a sessão. Em um evento com os praticantes do "grau", o vereador Zé Pinha, ao lado da Prefeita Joanina Sampaio, também do PSB, discutiram sobre o projeto. "O que nós precisamos fazer é ter esse projeto em mãos, ver custos, ver as vias legais. Eu tô aqui pra apoiar vocês, mas [qualquer esporte] que venha trazer benefício pro nosso povo, é muito importante, apesar de ser muito perigoso, mas todo o esporte, se está na área certa, o risco é menor", afirmou durante o evento. 

Foto: Reprodução l Rede Social Rádio 88FM

Nas redes sociais, o tema também repercutiu. "Sou contra essa porcaria de grau por que além de esses irresponsáveis colocarem a vida deles em risco coloca a dos outros também", comentou Gilberto dos Santos Sertão nas redes sociais. Moradores questionaram o uso de recursos públicos para a criação de um local voltado a uma prática polêmica, enquanto setores ligados à juventude defenderam o debate sobre alternativas de lazer, mas cobraram responsabilidade e fiscalização. O projeto de Zé Pinha ainda será analisado pelas comissões permanentes da Câmara antes de ir à votação. Até lá, o assunto promete continuar gerando discussão entre vereadores e a comunidade.



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário