ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Motociclista fica ferido após colisão com ambulância no bairro São José

ACM Neto provoca prefeitos baianos e esquenta disputa para 2026

Vitória da Conquista e Salvador registram casos confirmados de Mpox na Bahia

Dupla é presa pela 46ª CIPM suspeita de aplicar golpe do 'Pix falso' em comércios de Livramento de Nossa Senhora

Jerônimo busca parceria internacional para produzir medicamentos de alto custo na Bahia

Prefeitura de Rio do Pires abre licitação de R$ 4,4 milhões para compra de combustíveis; valor é R$ 1 milhão maior que em 2025

Vitória da Conquista: Chuva forte derruba árvore, causa apagão de energia e alaga ruas

'Panamera', de Tony Salles, vence como Música do Carnaval e Melhor Coreografia no Troféu Band Folia

Ivete Sangalo vence Troféu Bahia Folia 2026 com o hit 'Vampirinha'

Idoso é preso em Bom Jesus da Lapa suspeito de estupro de vulnerável contra criança de 6 anos

Câmara da Argentina inicia debate sobre reforma trabalhista de Milei sob greve geral e tensão nas ruas

Catadores garantem coleta de mais de 6 toneladas de recicláveis durante o Carnaval de Brumado

Carnaval 2026: Brumado tem 16 conduzidos à delegacia e seis ocorrências com drogas, aponta balanço da PM


Ordenação Episcopal de Dom Gilvan emociona fiéis em Caculé

Foto: Reprodução l Sara Gomes

Na manhã de domingo (28/09), a Igreja Católica viveu um momento de profunda emoção em Caculé, no sudoeste da Bahia, com a Ordenação Episcopal do monsenhor Gilvan Pereira Rodrigues. A celebração aconteceu na Praça Deoclides Cardoso e reuniu milhares de fiéis, religiosos, autoridades civis e representantes de diversas cidades da Bahia e de outros estados. O rito foi presidido pelo arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, cardeal Dom Sergio da Rocha, tendo como co-ordenantes o bispo da Diocese de Caetité, Dom José Roberto Silva Carvalho, e o arcebispo de Vitória da Conquista, Dom Vitor Agnaldo de Menezes. Com o lema episcopal “Vendo-o, moveu-se de compaixão” (Lc 10, 33), Dom Gilvan destacou o desejo de exercer seu ministério marcado pela proximidade, misericórdia e cuidado com os mais necessitados. 

Foto: Reprodução l Sara Gomes

Entre os momentos mais significativos da celebração estiveram a imposição das mãos, a oração de consagração e a colocação do Evangeliário sobre a cabeça do eleito, sinal de que sua vida será iluminada pela Palavra de Deus. Na sequência, Dom Gilvan recebeu a unção com o Santo Crisma e as insígnias episcopais: o anel, símbolo da união com a Igreja; a mitra, sinal de santidade e dignidade; e o báculo, representação do cuidado pastoral. A emoção tomou conta da assembleia quando o novo bispo foi acolhido pelo Ósculo da Paz, gesto que o integrou ao Colégio Episcopal. Revestido das insígnias, Dom Gilvan concedeu a primeira bênção ao povo, sob aplausos e cantos que ecoaram pela praça. A ordenação também foi marcada pela presença de seus pais, visivelmente emocionados, testemunhando a entrega do filho à missão episcopal. Com a ordenação, Dom Gilvan Pereira Rodrigues passa a integrar o colégio dos bispos da Igreja Católica, assumindo a missão de ensinar, santificar e governar com ardor renovado, tornando-se um novo sinal de esperança para a Igreja no Brasil.



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário