ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Motociclista fica ferido após colisão com ambulância no bairro São José

ACM Neto provoca prefeitos baianos e esquenta disputa para 2026

Vitória da Conquista e Salvador registram casos confirmados de Mpox na Bahia

Dupla é presa pela 46ª CIPM suspeita de aplicar golpe do 'Pix falso' em comércios de Livramento de Nossa Senhora

Jerônimo busca parceria internacional para produzir medicamentos de alto custo na Bahia

Prefeitura de Rio do Pires abre licitação de R$ 4,4 milhões para compra de combustíveis; valor é R$ 1 milhão maior que em 2025

Vitória da Conquista: Chuva forte derruba árvore, causa apagão de energia e alaga ruas


Com salto em emprego e educação, Brumado figura entre os municípios mais desenvolvidos da Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A cidade de Luís Eduardo Magalhães, localizada no oeste da Bahia, foi o município baiano mais bem colocado no Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM), conforme dados divulgados pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), com base em informações de 2023. Com pontuação de 0,6865 -- em uma escala de 0 a 1 --, o município ocupa a 1.578ª posição no ranking nacional. O principal diferencial de Luís Eduardo Magalhães foi a performance no setor de Emprego & Renda, em que alcançou um índice de 0,8891, um dos mais altos do estado. O IFDM avalia os municípios brasileiros com base em três áreas-chave: Emprego & Renda, Educação e Saúde. Na Bahia, outras cidades que se destacaram foram Irecê (0,6731), Brumado (0,6631), Barreiras (0,6603), Mata de São João (0,6585) e Mucuri (0,6505), todas à frente da capital, Salvador, que ficou na 1.584ª posição nacional, com um índice de 0,6442. Entre os municípios com menor desempenho no estado estão Sítio do Mato (0,3515), Campo Alegre de Lourdes (0,3339), Paratinga (0,3250), Iramaia (0,3013) e Pilão Arcado (0,2986) — este último, com o pior índice estadual.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um caso notável é o de Brumado, no sudoeste baiano, que se consolidou como um dos polos de desenvolvimento regional. Conhecida como Capital do Minério, a cidade tem apostado em políticas públicas voltadas à educação, saúde e infraestrutura, que vêm impulsionando a geração de emprego e renda. Durante a gestão do ex-prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (sem partido), Brumado adotou um modelo educacional moderno, com escolas amplas, climatizadas e em tempo integral. Na saúde, o município ampliou o Hospital Regional Professor Magalhães Neto, de 1,5 mil m² para 5 mil m², além de ter implantado uma Faculdade de Medicina, que atrai estudantes de várias regiões, movimentando a economia local. O crescimento também se reflete no setor imobiliário, com novos bairros e expansão da construção civil. Aliado à mineração e ao comércio forte, Brumado conseguiu criar um ciclo virtuoso de desenvolvimento, o que se reflete no seu bom desempenho no IFDM. O IFDM é elaborado com base em dados oficiais dos ministérios da Educação, Saúde, Trabalho e Emprego. Ele permite uma análise aprofundada do desempenho socioeconômico dos mais de 5 mil municípios brasileiros, sendo uma importante ferramenta para o planejamento e formulação de políticas públicas.



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário