Estudantes ocuparam, na tarde da última sexta-feira (25), o campus XX da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) em Brumado, no Sudoeste baiano. Em protesto, eles trancaram as portas da instituição com correntes, impedindo a entrada de professores, servidores e demais estudantes. A principal reivindicação é a conquista de uma sede própria para o campus. Nas últimas semanas, os estudantes já haviam realizado protestos pelas ruas da cidade e em frente ao antigo Colégio Estadual de Brumado (CEB), prédio que pode vir a abrigar a nova sede da universidade. Atualmente, o campus XX funciona em um espaço adaptado de lojas de shopping, considerado inadequado para as atividades acadêmicas, e oferece os cursos de Letras, Pedagogia e Direito. Com a instalação definitiva no antigo CEB, além de melhores condições estruturais, seria possível ampliar a oferta de cursos no município.
Estudantes ocupam campus da UNEB em Brumado e exigem sede própria
Ninguém entra e nem sai da UNEB - Foto: Luciano Santos l 97NEWS
Os portões foram fechados com correntes - Foto: Luciano Santos l 97NEWS A mobilização ganhou força após o esvaziamento do colégio estadual, criando a expectativa de que o prédio fosse cedido à UNEB. Em janeiro deste ano, a instituição chegou a receber um ofício que sinalizava a transferência. No entanto, no início de abril, o prefeito Fabrício Abrantes (Avante) também solicitou ao Governo do Estado o uso do imóvel para transferir a sede da prefeitura. Atualmente, a UNEB desembolsa cerca de R$ 34 mil mensais com aluguel do espaço onde funciona, o que representa aproximadamente R$ 400 mil por ano -- valor que, segundo os estudantes, poderia ser melhor investido na expansão e qualificação do ensino superior público em Brumado.
Foto: Luciano Santos l 97NEWS Para os manifestantes, a luta por uma sede própria é parte de uma busca mais ampla por uma educação pública de qualidade, essencial para o desenvolvimento social e econômico da região. Na manhã desta segunda-feira (28), a equipe do 97NEWS esteve no campus e constatou que a ocupação segue firme. Os estudantes afirmaram que só deixarão o local após uma articulação direta com o governador Jerônimo Rodrigues.






















Comentários