ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Motociclista fica ferido após colisão com ambulância no bairro São José

ACM Neto provoca prefeitos baianos e esquenta disputa para 2026

Vitória da Conquista e Salvador registram casos confirmados de Mpox na Bahia

Dupla é presa pela 46ª CIPM suspeita de aplicar golpe do 'Pix falso' em comércios de Livramento de Nossa Senhora

Jerônimo busca parceria internacional para produzir medicamentos de alto custo na Bahia

Prefeitura de Rio do Pires abre licitação de R$ 4,4 milhões para compra de combustíveis; valor é R$ 1 milhão maior que em 2025

Vitória da Conquista: Chuva forte derruba árvore, causa apagão de energia e alaga ruas


Ponte centenária em Brumado preocupa moradores e exige atenção das autoridades

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Construída entre 1943 e 1944, a ponte sobre o Rio do Antônio, em Brumado, no Sudoeste da Bahia, completa 81 anos em 2025. Além de sua importância histórica, a ponte é um dos principais acessos entre o bairro São Félix e o centro da cidade, conectando a Avenida Coronel Santos à rodovia BA-262. No entanto, a estrutura quase centenária tem despertado preocupação entre os moradores e exige uma atenção urgente do poder público. Apesar de já ter passado por algumas reformas ao longo das décadas, nos últimos 20 anos a ponte vem apresentando sérios sinais de desgaste, especialmente nas laterais onde existem passagens alternativas para pedestres. Parte do guardrail foi destruída após acidentes envolvendo veículos, o que aumentou ainda mais a insegurança para quem precisa atravessar o local diariamente. “É um descaso total. Todo mundo passa aqui, todo dia. Crianças, idosos, trabalhadores... E o que vemos? Buracos, ferragens expostas e uma estrutura que dá medo de atravessar”, diz Maria das Graças, moradora do bairro São Félix há mais de 15 anos.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A situação ganha ainda mais relevância após o recente colapso de uma ponte na BR-226, na divisa entre Tocantins e Maranhão, que deixou o país em alerta quanto à manutenção das infraestruturas rodoviárias. Um levantamento nacional apontou que 727 pontes no Brasil se encontram em estado crítico ou ruim, a exemplo da que caiu em dezembro de 2024. Diante desse cenário, moradores cobram das autoridades uma avaliação técnica detalhada e a realização de obras emergenciais para garantir a segurança de motoristas e pedestres. "É uma ponte antiga, com valor histórico, mas precisamos que ela esteja segura. Não podemos esperar uma tragédia para que algo seja feito", afirmou o mototaxista Fábio Meira. A prefeitura de Brumado ainda não se manifestou oficialmente sobre a atual condição da ponte.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário