ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy


Afastamento de bancários por doenças psicológicas salta de 30% para 57%

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma pesquisa realizada no Brasil mostra que 57,1%  dos afastamentos de bancários, em 2022, ocorreu por problemas de saúde mental e comportamental. Em 2012, esse índice representava 30% dos casos. Em entrevista ao site 97NEWS, o Presidente do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região, Leonardo Viana, afirmou que essa vem sendo uma realidade da categoria, inclusive no interior. "Essa é uma situação que a gente vem constatando aqui na região. A gente tem observado que toda vez que passamos por uma agência ta faltando um colega que se afastou para realizar tratamento de saúde, seja na questão psicológica ou emocional", disse. Outro dado importante mostra que em 2012, 48% dos afastamentos eram questões osteomusculares: tendinite, bursite, doenças relacionadas ao fato de digitar muito e rápido. Em 2022, as doenças são síndrome do pânico, depressão e ansiedade, uma série de questões ligadas a forma como o trabalho está organizado e como as metas são cobradas. "Nós somos 1% da população economicamente ativa do país, somos em torno de 400 mil bancários no Brasil. E nosso índice de afastamento era em torno de 30%, e agora subindo para 57%. São conseqüências que a gente vem denunciando por contra do cumprimento de metas, demissões em massa, aumento na demanda de trabalho e outras situações que trazem conseqüências graves para o bancário", afirma. Uma situação muito comum vem sendo registrado entre a categoria que o uso de medicamentos. "Uma pesquisa anterior a essa que a gente participou, revela que quase a totalidade dos bancários está usando ou conhece algum colega que usa medicamentos para tratamento psicológico", diz. Por fim, Viana pediu que "as instituições financeiras cumpram seu papel social e que tenhamos políticas públicas para enfrentar esse grave problema, que atinge toda a sociedade, isso inclui maior investimento na saúde, diminuição da jornada e atendimento adequado para os trabalhadores".

 



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário