ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Ônibus escolar pega fogo na zona rural de Rio do Antônio e assusta estudantes

Abastecimento de água será interrompido em Brumado e Malhada de Pedras para manutenção na quinta-feira (30)

Vacimóvel amplia acesso à vacinação e inicia atendimentos em Brumado

PM intervém em ameaça entre vizinhas no Brisas II, em Brumado

Brumado: Homem é preso em flagrante por estupro de sobrinha de 7 anos, diz PM

Brumado: Mancha Verde Futebol Clube leva mensagem de consciência negra aos gramados em campeonato de veteranos

Brumado: Caminhada de conscientização sobre o autismo mobiliza famílias e reforça debate sobre inclusão

Livramento de Nossa Senhora: Empresários são alvos de mandados por suspeita de tortura contra jovem com deficiência auditiva e de fala


Brumado: Oftalmologista faz alerta com o uso de óculos de sol 'pirata'

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No verão, é comum o usos de óculos de sol, no entanto, devemos lembrar que eles têm a função de proteger os olhos dos raios ultravioletas, que podem causar danos à retina. Por isso, a procedência das lentes é fundamental. Em entrevista ao site 97NEWS, o oftalmologista Marlúcio Abreu Filho faz um alerta aos que comprar óculos ‘pirata’. “Lentes escuras de má qualidade, sem proteção UV correta, além de não protegerem, pioram a exposição e aumentam os riscos à visão”, disse. Uma pesquisa feita no Brasil mostra que quatro em cada dez brasileiros optam pelo uso de óculos escuros falsificados, os quais não possuem lentes com proteção contra os raios ultravioletas. “Quando você deixa de comprar óculos em uma loja especializada e comprar numa banca de camelô, é muito perigo. Porque como não tem a proteção os raios solares [UVA e UVB], podem provocar danos na córnea e na retina. Por tanto, verifiquem sempre se o óculos  tem proteção”, expõe o médico.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ele destaca que muito mais do que um simples acessório para sair nas fotos ou tomar um sol na beira da piscina, os óculos de sol são muito importantes no nosso dia a dia, pois oferecem uma ótima proteção contra os raios ultravioleta que são emitidos dos raios solares.  “As pessoas que optam pelos óculos piratas ao invés dos originais, por terem preços um pouco mais em conta, mas, devido às doenças e danificações na nossa visão, a relação custo-benefício pode sair cara demais”, alerta. Outro ponto lembrado pelo médico é o uso de óculos de grau que não foram adaptados a visão do paciente. “É muito comum, pacientes relatarem no consultório que usou óculos do pai, da mão, do avô, enfim, também é um risco. No começo pode enxergar até muito bem, mas com o passar do tempo, as conseqüências são graves como perda da visão e dores de cabeça. Então não use óculos sem a prescrição de um oftalmologista”, diz. Por fim, Marlúcio Filho ressalta a importância da revisão anualmente para quem faz o usos de óculos de grau. “É importante a revisão anual em seu médico especialista, no mínimo uma vez por ano para tirar dúvidas e verificar a córnea e retina”, finaliza.



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário