ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Festa das Mães: Bairro São José terá evento festivo neste sábado (10)

SMTT Brumado realiza série de ações em alusão ao Maio Amarelo

Brumado: Motociclista fica ferido após colisão com picape próximo a 'Ponte do Padre'

Pastor confessa ter abusado da própria sobrinha no Rio Grande do Norte

Brasil atinge maior nota na candidatura para sediar Copa do Mundo de Futebol Feminino

Bahia é o estado brasileiro mais contemplado com obras do Novo PAC

Vendas do varejo baiano registram alta de 3,1% em março

Projeto financiado pela Lei Paulo Gustavo Leva Cinema às escolas de Brumado

Copa Brahma de Futsal chega às partidas de semifinais nesta quinta (09)

Pagamento de 3º parcela dos precatórios do Fundef é sancionado por Jerônimo ROdrigues

Em abril, custo da cesta básica subiu em 10 das 17 capitais brasileiras

Feira de Trabalho, Emprego e Renda é realizada pela UNEB em Brumado

Escolas estaduais de Guanambi recebem serviços gratuitos do Odontomóvel nesta semana

Desenbahia passa a financiar carro elétrico para taxistas

Mais de 1 milhão de pessoas já foram afetadas por enchentes no RS

Sessão em Câmara de Vereadores do município de Paulo Afonso é suspensa após bate-boca e tapa na cara

Justiça interdita lojas da Burger King em Vitória da Conquista por dívidas trabalhistas

A Clínica Mais Vida realiza diversos tipos de Ultrassonografia com Doppler com equipamento de alta definição e tecnologia

Morador em situação de rua é espancado no interior da Bahia

Sobe para 90 número de mortos devido as fortes chuvas no Rio Grande do Sul


Brumado: Durante a Quaresma, Igreja Católica conclama fieis para os exercícios comuns do evangelho

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O período da Quaresma corresponde então a preparação para a Páscoa. Durante os quarenta dias que antecedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos relembram os quarenta dias que Jesus Cristo passou no deserto. É um momento voltado para reflexões e serviços religiosos como orações, caridade e abstinência de carne. Mas também é um período para construir uma cultura de fraternidade, apontando os princípios de justiça, denunciando ameaças e violações da dignidade e dos direitos, abrindo caminhos de solidariedade. Em entrevista ao site 97NEWS, o Pe. Cleonídio Alves, da paróquia Bom Jesus, destacou que nesse período da Quaresma, acontece também a Campanha da Fraternidade, ressaltando-se a vida fraterna, a síntese do Evangelho quanto às relações humanas e testemunha a nossa dignidade como verdadeiros filhos e filhas de Deus. "O tempo da quaresma é um tempo de penitência, de conversão, um tempo em que nós somos convidados a viverem alguns exercícios comuns do evangelho, onde Jesus fala do jejum, da esmola, da oração. Além disso, do costume nosso, a igreja também introduziu a mais de cinqüenta anos, a Campanha da Fraternidade", disse.

Pe. Cleonídio fala do espírito da caridade - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Segundo o sacerdote, a Campanha da Fraternidade acontece no tempo forte a qual oportunidades de experimentar a espiritualidade e, ao mesmo tempo, a conversão pessoal, comunitária e social. "Este ano a temática é sobre a fome, que segue com o lema fundamentado no evangelho de Matheus: 'Dai-lhes Vós Mesmos de Comer'. Então, quando os discípulos queriam despedir a multidão, por não conseguir alimentos para todos, Jesus disse: 'não dispersa o povo, mas [Dai-lhes Vós Mesmo de Comer]. Então, essa temática ela serve não só para acionar aquele espírito de caridade, porque já somos caridosos, mas também para que possamos está refletindo sobre a realidade política, social do país, e até questões de políticas públicas, distribuição de renda. Porque que trinta e três milhões de pessoas estão na miséria? Ta faltando comida? Não, não está, talvez faltasse política social que possa atender a necessidade dessas pessoas. E nós temos que nos importar com isso e cobrar", afirma Cleonídio. Conforme o Padre, a Vida Cristã, ressalta que a conversão e a adesão à fé em Jesus implicam uma nova postura diante da realidade em que se encontra a sociedade. "Não é justo que uns tenham por demais, e outros não quase nada", destaca. O padre ressalta que essa é uma maneira comunitária da Igreja trabalhar durante a Quaresma com a comunidade. "Essas ações acontecem durante esses quarenta dias, mas ele se prolonga com outras ações da igreja", afirmou.



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário