ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy


Por melhoria das condições e do salário, técnicos de enfermagem do INEB pedem valorização da categoria, décimo terceiro e férias vencidas

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Uma mobilização pela valorização da enfermagem em Brumado, reuniu alguns colaboradores, em frente ao Instituto de Nefrologia da Bahia, localizado na Avenida João Paulo I, na manhã do último sábado (09) em Brumado. A categoria chamou a atenção por melhores condições de trabalho, melhoria nos salários e pagamentos de décimo terceiros do ano de 2015 e 2020. Além disso, férias que estariam vencidas. Uma das reivindicações da categoria é em referência ao salário. Segundo dados passados ao site 97NEWS, um profissional de enfermagem recebe até R$ 4 mil reais para uma carga de 40 horas semanais, enquanto um técnico de enfermagem recebe de um salário mínimo até R$ 1.500 reais pelas mesmas 40 horas. O que a categoria pede é que profissional receba o que exigido por lei. Temendo represálias, as técnicas de enfermagem não quiseram falar com a reportagem, mas o 97NEWS ouviu pacientes que chegaram no INEB para o tratamento de hemodiálise e apoiaram a iniciativa das profissionais de saúde. Ao site, o paciente José Bispo frequenta a clínica há quatro anos e confirma que o Instituto só não está mais precário por conta das técnicas de enfermagem. “Eu acho que deve melhorar mais a parte deles [enfermeiras] pra melhorar pra nós também. Porque os médicos ai deixam a gente a Deus dará. É preciso melhorar as máquinas, eu vejo ai paciente passar mal por conta do calor”, contou Bispo. 

 

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Outro paciente do município de Ituaçu que a 4 anos e seis meses também passa pelo tratamento de hemodiálise afirmou que as condições dos equipamentos são precárias. “As máquinas são muito velhas, dão muito defeito. As cadeiras em mal estado, a gente ver muita condição de trabalho errada, muito paciente para uma técnica só (...) elas trabalham no limite. Conforto para o paciente não tem. O médico só chega ai no horário de nove horas, logo no primeiro horário que é às seis da manhã não tem. Elas estão reivindicando melhorias tanto pra elas, quanto pra gente”, disse Keisson morador do distrito de Tranqueiras, em Ituaçu. A reportagem tentou falar com a direção do Instituto de Nefrologia da Bahia (INEB), mas obtivemos a resposta que o representante só iria se manifestar na próxima terça-feira (12).



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário