ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM

Brumado: Adolescente fica ferido após colisão entre moto e caminhonete no Bairro Dr. Juracy


Brumado: Apaixonado por plantas, aposentado planta e cuida de árvores em via pública

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Quem passa pela Rua da Abolição no bairro São Felix, em Brumado, mal pode imaginar que grande parte das árvores que colorem a via foi plantada pela mesma pessoa. Aos 76 anos, o aposentado Durval Bispo dos Santos calcula ter cultivado mais mil exemplares ao longo de sete décadas pelos lugares onde já morou. Amante da natureza, ele diz plantar por prazer, mas não esconde o descontentamento em relação a falta de ações em prol do meio ambiente por parte do poder público. "A cidade está abandonada hoje. Por isso que eu vou atrás de plantar sozinho", afirma. É o próprio Durval quem cultiva as mudas das árvores. Entre as plantas estão exemplares de pau-brasil, ipês branco, roxo e entre outros. O interesse pela natureza, segundo ele, vem desde a infância. "Sempre gostei de árvores, mato. Vim morar em Brumado com 24 anos de idade. E na época não tinha muitas árvores ali, era uma avenida grande. Desde pequeno eu catava sementes, ficava observando as árvores. Sempre fui muito cuidadoso com o meio ambiente", conta. 

 

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

As primeiras experiências com o plantio começaram nos quintais das casas em que ele morou, afirma Bispo. "Comecei em fundos de quintais, em hortas, fazendo mudas. Isso ainda menino. Das hortas eu comecei a mudar a coisa para árvore. Se você come uma fruta e planta a semente, a árvore vai brotar. E isso é fascinante", diz. Na década de 70, a iniciativa de plantar migrou dos quintais para os espaços públicos dos municípios. A escolha dos locais, segundo ele, é aleatória. Uma vez plantada, a muda de árvore é cultivada até chegar à vida adulta. "Vou lá, escolho o lugar, corro atrás até ela ficar adulta, podo, vou acompanhando. É uma coisa que eu gosto de fazer", afirma. Durval Bispo é natural de Marcionílio Souza, veio para Brumado no ano de 1968, onde trabalhou na Rede Ferroviária e na Magnesita, hoje aos 76 anos e aposentado, sua maior riquesa é cuidar da natureza.

 



Comentários

  • Geraldo Antonio Leite Meira

    "Parabéns Sr Durval!, isso só demonstra que o senhor é um homem de bem."

Deixe seu comentário