ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas


Abate de bezerras no frigorífico de Brumado gera polêmica e secretário geral da ADAB explica ação

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após a apreensão de 105 bovinos na noite da última quarta-feira, dia 30 de setembro, no distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, a Agência de Desenvolvimento Agropecuário da Bahia (ADAB) autorizou o abate dos animais no frigorífico de Brumado. Na ação fiscais da ADAB realizaram a abordagem de cinco veículos que trafegavam na rodovia, mas dois deles conseguiram fugir. Em um dos veículos, cerca de 105 bezerras eram transportadas sem a Guia de Transporte Animal (GTA) e documento fiscal. Já os outros dois veículos possuía a GTA, mas segundo a Agência, os documentos eram falsos. No dia seguinte, na quinta-feira, 1º de outubro, os animais foram abatidos e gerou polêmica entre os criadores. Um deles chegou a gravar vídeos dos animais sendo abatidos no frigorífico e espalhou nas redes sociais. "Nós precisando de matrizes e olha o que está acontecendo com as nossas bezerras. O nosso país como é que está a situação", diz no vídeo Luciano Santos de Assis do município de Maracás. 

 

Indignado, Luciano Santos de Assis gravou um vídeo - Foto: Reprodução l Vídeo

Em respostas ao abate, o diretor geral da ADAB, Maurício Barcelar, explicou que a ação foi em defesa da pecuária do Estado. "A pecuária baiana gera renda para muitas famílias e por isso é um patrimônio. Este caso específico, foi um caso bastante estudado pela ADAB, e um animal para ser abatido, ele precisa transitar sem documento sanitário e também precisa ser pesquisada sua origem. Caso a gente não consiga identificar a origem, ai sim, os animais são abatidos, que é o caso desses animais de Brumado", disse Barcelar. Ele ainda ressalta que sem os documentos necessários, todos os envolvidos podem sofrer punições. "Em ações como esta, o motorista e o proprietário da carga são multados", afirmou. 

 

Foto: Reprodução l Vídeo

De acordo com o diretor, as investigações começaram na última terça-feira, dia 29 de setembro no município de Castro Alves, no qual um fazendeiro da região havia procurado uma agência da ADAB em Santo Antônio de Jesus para solicitar uma GTA. "Esse fazendeiro emitiu a GTA de sua propriedade informando o transporte de 105 bezerras que seriam transferidas para outra propriedade em Jaborandi, no Oeste do estado. No outro dia, este mesmo fazendeiro foi com uma autorização falsa ao nosso escritório e emitiu uma guia de sua fazenda em Jaborandi para a fazenda dele, simulando uma compra. Apreendido esse gado pela nossa fiscalização, nosso fiscais foram até a fazenda de Jaborandi, aonde o proprietário disse que o seu gado não tinha saído da fazenda naquele período e nem havia autorizado alguém em seu nome emitir uma GTA", disse o diretor informando ainda que ficou comprovado a manipulação de documentos para o transporte de animais. "O gado levado para o frigorífico de Brumado foi  abatido por uma questão sanitária. E todos devem observar que, o gado transitava sem nenhuma nota fiscal, como se tivesse sendo transportado de uma propriedade para outra aqui na Bahia. Visto que nossa legislação, não solicita documento fiscal para o transporte de uma cidade à outra dentro do Estado, apenas o documento sanitário", afirma. Conforme Maurício, sem documento sanitário, este mesmo gado pode ter sido de origem ilícita. "E se esse gado for roubado? Ele saiu de onde. Nós da ADAB estamos atentos para fazer a defesa agropecuária desse Estado", finaliza o diretor geral da ADAB.

 



Comentários

  • FERNANDA FERREIRA GOUVEIA

    "Não seria interessante averiguar o dono desses animais antes de abater? É jogar carne no lixo sendo que o país está com a relação oferta e demanda de carne desequilibrada. "

Deixe seu comentário