ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

TRE-BA autoriza PF a investigar prefeito de Rio de Contas por suspeita de caixa dois e fraudes

Brumado discute implantação da Ronda Maria da Penha para reforçar proteção às mulheres

Brumado: Neto é preso após agredir o avô e ameaçar a avó na Região de Ubiraçaba

Brumado: Pedreiro tem caminhonete e ferramentas roubadas durante assalto na Região de Arrecife

Advogada de Brumado conquista 1º lugar em concurso de monografias sobre o Tribunal do Júri

Trabalhador rural morre após sofrer descarga elétrica em fazenda na zona rural de Ituaçu

Bebê de 1 ano e 8 meses é picado por jararaca enquanto brincava em garagem em Itapetinga

Ônibus escolar é apreendido pela PRF após transportar adultos para velório na Bahia

Ifba de Brumado realiza consulta pública para possível implantação de pós-graduação sobre relações étnico-raciais

Venha para a Terça e Quarta Verde da Central das Carnes

Homem é encontrado morto e adolescente é apreendido suspeito de homicídio em Ituaçu

Homem é preso suspeito de agredir pai de 77 anos na zona rural de Tanhaçu

Ex-prefeito de Rio do Pires será ouvido pela Justiça em processo sobre supostas irregularidades na merenda escolar

Homem é preso por violência doméstica após agredir ex-companheira com capacete em Brumado

Março Azul Marinho - Coloproctologista da Clínica Mais Vida alerta sobre a importância da prevenção contra o câncer colorretal

Chuvas devem retornar ao sudoeste da Bahia no próximo fim de semana, aponta Climatempo

Jovem de Brumado conquista título de boxe em evento realizado em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Ônibus escolar perde freios e atinge residência na 'Praça do Fogo'

Brumado: CIPRv recupera veículo com restrição de furto ou roubo durante fiscalização

Vitor Bonfim garante 750 cestas básicas para famílias afetadas pelas chuvas em Guanambi


Hospital Municipal de Brumado realiza primeira captação de órgãos com paciente

Foto: Luciano Santos l 97News

A decisão pela doação de órgãos, quando autorizada pela família de um paciente que acaba de morrer, desencadeia uma corrida contra o tempo. Realizar exames, confirmar diagnóstico, acionar os órgãos reguladores, cumprir os trâmites burocráticos e finalmente fazer a cirurgia de retirada de órgãos, chamada captação. Tudo em menos de 24 horas. Foi o que aconteceu pela primeira vez no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado. O processo inédito começou na manhã do último sábado (13), quando a equipe de profissionais do HPMN, após a realização de vários testes e exames, confirmou a morte encefálica de um paciente internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O diagnóstico é a única causa de óbito que pode resultar em doação. Em seguida, o hospital comunicou ao Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde. Com autorização da família, o procedimento para captação dos órgãos durou aproximadamente quatro horas e envolveu uma equipe da Central de Transplantes da Bahia, coordenada pelo cirurgião Avio Mota Brasil Neto. Para os profissionais envolvidos no procedimento, “por ter sido a primeira vez, gerou uma ansiedade, mas ocorreu tudo da melhor maneira possível e representou um aprendizado enorme”. 

 

Foto: Divulgação

Com tudo pronto, várias equipes se mobilizaram para a captação, que começou por volta das 11h e terminou quatro horas depois. A escolha de quem recebe o órgão é determinada pela Central de Transplantes do ministério, que cruza as informações do doador com as de quem está na lista, avaliando, por exemplo, tempo de espera, idade e padrão de compatibilidade sanguínea e imunológica. Para o prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos, a experiência pode ajudar a divulgar a cultura da doação de órgãos. “Quanto mais difundida, menos resistência existe na captação, não só entre a sociedade civil, mas entre os profissionais de saúde”, ressalta. Após essa primeira experiência, o Secretário Municipal de Saude, Claudio Feres, espera fortalecer esse processo de logística e abordagem familiar entre os profissionais de saúde, para que conheçam o processo e possam contribuir. “O trabalho agora será mais voltado para a sensibilização tanto dos profissionais quanto dos familiares que, num momento difícil, podem beneficiar outro ser humano”, avalia.

 



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário