ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Motociclista fica ferido após colisão com ambulância no bairro São José

ACM Neto provoca prefeitos baianos e esquenta disputa para 2026

Vitória da Conquista e Salvador registram casos confirmados de Mpox na Bahia

Dupla é presa pela 46ª CIPM suspeita de aplicar golpe do 'Pix falso' em comércios de Livramento de Nossa Senhora

Jerônimo busca parceria internacional para produzir medicamentos de alto custo na Bahia

Prefeitura de Rio do Pires abre licitação de R$ 4,4 milhões para compra de combustíveis; valor é R$ 1 milhão maior que em 2025

Vitória da Conquista: Chuva forte derruba árvore, causa apagão de energia e alaga ruas


Falta de sinalização atrapalha pedestres

Foto Cledeilton Santos

A pavimentação no centro da cidade promovida pelo Governo do Estado melhorou bastante a trafegabilidade dos veículos nas vias mais movimentadas do centro de Brumado. Com a novidade alguns problemas estão existindo devido à falta de cumprimento da Lei Nacional de Transito.

 

 

 

Parte da população que transita nas vias do centro reclamam com direito e conhecimento de causa das varias irregularidades existentes com a nova pavimentação. Por exemplo, a falta de pinturas nas faixas de pedestres deixa alguns idosos confusos quanto ao local correto de atravessar a rua quando o sinal estiver verde para os transeuntes. Os motoristas reclamam com a falta de pinturas nos quebra-molas existentes. Mesmo com a placa na lateral da rua as ondulações não são identificadas com facilidade quando o condutor está a mais de quinze metros do local do quebra-molas.

 

 

De acordo com a legislação brasileira a Resolução nº 39/98 do Código de Trânsito Brasileiro traz as seguintes definições: Art. 3º As ondulações transversais às vias públicas tem que ter a largura igual à da pista, mantendo-se as condições de drenagem superficial, como o comprimento de 1,50 e altura  até 0,08m. Já no inciso IV afirma que, os quebra-molas tem que ter marcas oblíquas com largura mínima de 0,25 m pintadas na cor amarela, espaçadas de no máximo de 0,50 m, alternadamente, sobre o obstáculo admitindo-se, também, a pintura de toda a ondulação transversal na cor amarela, assim como a intercalada nas cores preta e amarela, principalmente no caso de pavimentos que necessitem de contraste mais definido, conforme desenho constante do ANEXO III da presente citada Resolução.

 

Quando se fala nos quebra-molas existentes nos bairros, nenhum tipo de sinalização existe na maioria deles, muito menos pinturas como determina a lei nacional. 



Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário