ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Brumado: CDL informa sobre oportunidade de estágio em Administração

Foto: Divulgação

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) informa sobre oportunidade de estágio em Administração na cidade de Brumado. A bolsa auxílio é de R$ 650 + R$ 50 de auxílio transporte. O horário do estágio é de segunda a sábado, de 10h às 14h. Já as atividades incluem auxiliar no controle financeiro, auxiliar no atendimento a clientes e auxiliar no controle de pedidos. Os requisitos são: cursar superior ou técnico em Administração ou afins, informática básica, boa comunicação oral e escrita e ser comprometido, cordial e proativo. Os interessados devem encaminhar o currículo via WhatsApp (77) 99864-5069.



Brumado: André Cardoso desiste de disputar a Câmara de Vereadores

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

André Cardoso, ex-secretário de infraestrutura do município de Brumado desistiu esta semana de disputar uma das 15 vagas na Câmara de Vereadores. Cardoso não informou o motivo da desistência e não anunciou apoio a nenhum dos quatro candidatos que estão na disputa ao Executivo. André é filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido do atual secretário de saúde, Cláudio Soares Feres, que também desistiu concorrer a vaga na Prefeitura de Brumado.



Brumado: Vem aí o 15º Agosto Gospel

Foto: Divulgação

Acontece nos dias 8, 9 e 10, em Brumado, o 15º Agosto Gospel. O evento é realizado pelo Ministério de Jovens da Igreja Missões do Evangelho Pleno (IMEP). No dia 8 tem o Ministério Plenitude, Pastor Antônio Schettini, Ministério Missões Pela Arte (MMPA); no dia 9, Pastor José Carlos Lima, Ministerio Jovem e no dia 10, Pastor Roberto Rodrigues, Rodolfo e banda e Ministério Missões Pela Arte (MMPA). A festividade ocorre na Rua Antônio Francisco da Silva, n.º 889, Bairro Norberto Marinho, a partir das 19h. Venha e traga sua família.



Brumado: PRE apreende carga irregular de cigarro avaliada em R$ 2 milhões

Foto: Divulgação

Durante a realização de abordagens na madrugada desta quarta-feira (7), na BR-030, região de Brumado, uma guarnição do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), da 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv), flagrou o transporte irregular de caixas de cigarro de origem estrangeira avaliada em 2 milhões de reais. Os policiais militares deram ordem de parada ao motorista do caminhão para verificar o compartimento de carga. Em meio a objetos de mudança havia 660 caixas, cada uma com 500 carteiras (maços), num total de 330 mil carteiras de cigarro. Ao ser questionado sobre a carga, o motorista, que estava acompanhando de outro homem, afirmou que não presenciou o momento em que o material foi colocado no caminhão. Ele contou ainda que saiu de Curitiba, no Paraná, e tinha como destino final o estado de Sergipe. A guarnição deu voz de prisão ao motorista, ao carona e encaminhou os detidos e a carga para a cidade de Vitória da Conquista, onde o material será devidamente contabilizado, apresentado na Delegacia da Receita Federal e os homens, posteriormente, encaminhados a Polícia Federal.



Associação de Mulheres Empreendedoras promove 'Encontro Afro' em Brumado

Foto: Divulgação

Em uma tarde com desfiles, artesanato, oficinas, palestras, dança, música e perspectivas futuras promissoras, o 1º Encontro Afro de Brumado acontece na tarde deste sábado (10) na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), realizado pela Associação de Mulheres Empreendedoras. Em entrevista ao site 97NEWS, a presidente da Associação, Barbara Cristina ressaltou que o projeto vem proporcionando às mulheres negras da periferia a oportunidade de construir pautas para a educação antirracista, desenvolver habilidades e valores condizentes com uma sociedade democrática nas diversas áreas. "Nosso projeto já caminha a cerca de três anos, e nosso expectativa é grande para esse encontro que vai expor os trabalhos de costura e artesanal das associadas. Mas além disso, o público também vai poder participar de palestras, oficinas, dança e o nosso desfile afro", disse Cristina. Barbara espera que o evento seja um divisor de águas para expandir o projeto da Associação de Mulheres Empreendedoras. "Temos tido muito apoio da sociedade, mas como todos sabem, associação vive de doação e precisamos de muito mais para poder expandir e atender muito mais mulheres", disse. Atualmente a Associação atende cerca de 15 mulheres em uma sede improvisada no Bairro Urbis 2. "Nossa propostas é conseguir um projeto de Utilidade Pública e a nossa sede própria, e com a fé em Deus e dos parceiros vamos consegui", afrimou. O 1º Encontro Afro acontece na sede da AABB a partir das 14h do próximo sábado (10). A entrada será por meio de 1 kg de alimento.



Brumado: Sicomércio promove palestra para empresários e colaboradores

Foto: Divulgação

Por meio de uma parceria entre o Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Brumado e Região (SICOMERCIO) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), empresários do comércio varejista e interessados vão poder participar de uma palestra que abordará o tema: Educação Corporativa e Atuação do SENAC na microrregião de Brumado. O evento acontece nesta quinta-feira (8) no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado, localizada na Praça Armindo Azevedo - Centro, ás 18h. Segundo o presidente do SICOMÉRCIO, Gilson Angelotti, a parceria com o SENAC vai trazer grandes frutos para a economia da Região. "Esta colaboração nasce do desejo mútuo de fomentar o desenvolvimento e o crescimento do comércio local, oferecendo oportunidades únicas de capacitação e aperfeiçoamento para todos os nossos representados", disse. O SENAC é uma  instituição nacional com 70 anos de existência, que já formou mais de 40 milhões de profissionais  para o mercado de trabalho nos mais variados segmentos do comércio. As inscrições podem ser pelo site (veja aqui). Informações pelo telefone 77 99954.2449 (Whatsapp).



Brumado: Homem morre após ser atropelado durante caminhada na BR-030

Foto: Reprodução

Um homem morreu após ser atropelado por um carro, na noite desta segunda-feira (5), na BR-030 no município de Brumado, Sudoeste baiano. A vítima estava fazendo uma caminhada quando uma motocicleta, que seguia na via, atingiu o veículo e fez com que o carro invadisse o local em que a vítima estava. O Serviço de Atendimento Móvel foi acionado mas, ao chegar no local o homem já estava morto. Duas pessoas, que estavam a bordo da motocicleta ficaram feridas e foram atendidas. Não há informações sobre o estado de saúde dos feridos. 



Deputado Vitor Bonfim afirma que escolha de Neidinha como vice de Guilherme é a melhor forma para administrar Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na noite desta segunda-feira (5), o deputado estadual Vitor Bonfim (PV) esteve presente na convenção de Guilherme Bonfim (PT). Ao site 97NEWS, o parlamentar afirmou que a chapa escolhida pelo PT, será a melhor para administrar e Brumado. “Saímos daqui com a convicção de que montamos e apresentamos os melhores nomes para população de Brumado, não só para prefeito e vice-prefeita, mas também para vereadores. É um time que, sem dúvidas nenhuma, vai ajudar Guilherme e Neidinha a administrar a cidade pelos próximos 4 anos”, disse. Sobre a escolha da vice, Vitor falou que a ideia é apresentar um novo grupo político para a cidade e o nome de Neidinha é a demonstração, na prática, dessa proposta. “É uma mulher que veio de um bairro popular, que tem duas graduações, é servidora pública, que entende a saúde de Brumado de verdade, tem a perspectiva de quem está do outro lado, de quem tá na ponta. É assim que queremos fazer política, valorizando quem merece e conhece”, afirmou. 



PT homologa candidatura de Guilherme Bonfim a prefeito de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em convenção realizada na noite desta segunda-feira (05), o Partido dos Trabalhadores homologou a candidatura de Guilherme Bonfim à prefeitura de Brumado. Em entrevista ao site 97NEWS, Bonfim disse que o período de pré-campanha foi finalizado com muito trabalho e conquistas para o município. “Foi uma trajetória bonita, marcada por muito trabalho e conquistas para o nosso município, mas é só o começo. Vamos fazer um projeto diferente para Brumado e estamos provando, a cada dia, que temos de verdade um projeto diferenciado. Faremos a transformação que Brumado precisa”, disse.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Já Neidinha declarou que está muito feliz por poder representar a comunidade brumadense e os trabalhadores de saúde. “Estou em êxtase ainda, sem acreditar. Vamos fazer o trabalho que Brumado precisa. Vamos focar nas comunidades, na assistência à saúde, na assistência social e na educação”, esclareceu.

 



Eleições 2024: Maguinho declara apoio a Guilherme Bonfim a prefeito de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após o anúncio de netralidade do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) nas eleições 2024, o candidato a vereador Carlos Magno (MDB), o Maguinho, declarou apoio ao candidato a prefeito Guilherme Bonfim, em Brumado. Maguinho disse que acredita no projeto de Guilherme para gerir o município. “O prefeito hoje anunciou que ficará neutro nessa eleição e nos liberou que tomássemos a decisão que coubesse a nossa opinião. Tenho acompanhado os pré-candidatos e eu acredito no projeto de Guilherme. Ele está preparado, é uma pessoa que já tem muito tempo na vida pública, já fizemos campanha muitas vezes juntos e eu acredito na sua capacidade de administrar o município de Brumado. Estou, a partir de hoje, declarando meu apoio ao futuro prefeito de Brumado”, afirmou ao site 97NEWS.



Eleições 2024: 'Neidinha da Saúde' é escolhida como a vice na chapa de Guilherme Bonfim

Foto: Divulgação

Na tarde desta segunda-feira (5), horas antes da convenção, o advogado Guilherme Bonfim anunciou oficialmente que Edineide de Jesus Novais Silva, "Neidinha Agente de Saúde", será sua candidata a vice-prefeita de Brumado. Agente comunitária de saúde, Neidinha traz consigo uma trajetória de luta e dedicação às causas populares, que se alinha perfeitamente com os ideais de transformação social defendidos por Bonfim. Neidinha, que reside no bairro Dr. Juracy, é casada e mãe de dois filhos. Ela é graduada em Serviço Social e Pedagogia, áreas que escolheu por acreditar no poder transformador da educação e no valor do trabalho para mudar realidades. Em 2000, ingressou no quadro de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Brumado, por meio de seleção pública, e desde então tem atuado na linha de frente do cuidado com a saúde da população mais carente. “Sei que Brumado tem um grande potencial, mas também sei que ainda há muito a ser feito para que cada brumadense tenha acesso ao que merece”, afirmou Neidinha. Ela ressaltou que sua decisão de estar ao lado de Guilherme Bonfim é movida pelo desejo de trazer uma renovação necessária para a cidade. “É por isso que estou ao lado de Guilherme, para trazer essa renovação que nossa cidade tanto precisa. Não se trata apenas de acreditar em um futuro melhor, mas de trabalhar duro para construir esse futuro. Acredito que, juntos, podemos transformar Brumado em uma cidade da qual todos tenhamos orgulho de viver”,  finalizou.

 



Brumado terá vagas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista na Área Azul

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Mesmo não tendo os serviços iniciados desde o último dia 30 de julho deste ano, o estacionamento rotativo, a Área Azul, de Brumado terá vagas exclusivas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A novidade foi passada ao site 97NEWS pelo coordenador de educação no trânsito da SMTT, Jansen Ricardo. "No Brasil, Brumado será uma das poucas cidades que vai contar com vagas exclusivas para autistas. Mesmo com a área azul não estando em funcionamento, esses usuários já podem usufruir dessas vagas", destaca Ricardo. Conforme Jansen, os cartões de gratuidade já podem ser solicitados no órgão. "Esse serviço é feito de forma gratuita ao cidadão, basta nos procurar", afirmou. A Lei Federal nº 12.764/2012 (direitos da Pessoa com TEA), passou a considerar a pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) como uma pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais. No entanto, quem se encaixa nesses grupos não pode simplesmente estacionar nas vagas, é preciso uso de Credencial (Cartão do Idoso ou DeFis), que concede a autorização de estacionamento a todos os cidadãos que se enquadrarem nos grupos mencionados. 

 

 



Brumado: A pedido de Vitor Bonfim, Embasa anuncia licitação da nova adutora para abastecimento de comunidades rurais

Foto: Divulgação

Atendendo a uma solicitação de Vitor Bonfim, a Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) publicou no Diário Oficial do Estado, o aviso de licitação para a implantação da adutora de água tratada RAD Escalavrado, que se conectará à Estação de Tratamento de Água (ETA) 3, na localidade de Lagoa Funda, em Brumado. Essa nova adutora será fundamental para a expansão da rede de abastecimento de água, beneficiando diretamente as comunidades de Ariri, Correias, Itaquaraí, Lagoa do Arroz, Cachoeira, Lagoa Funda, Jacaré e Lagoa de Dentro, que há muito enfrentam dificuldades no acesso a água tratada. Vitor Bonfim, que há tempos vinha dialogando com as autoridades competentes para atender a essa demanda, destaca que a licitação da obra marca um avanço importante para a melhoria da qualidade de vida nas zonas rurais de Brumado, promovendo o desenvolvimento e garantindo um recurso essencial para essas comunidades.



Clínica Santa Clara explica qual é a importância da Saúde e Segurança no Trabalho

Foto: Reprodução

A Saúde e Segurança no Trabalho (SST) compreende um conjunto de normas e procedimentos que busca oferecer aos trabalhadores uma menor exposição ao risco de acidentes de trabalho ou de doenças ocupacionais. De acordo com o Centro Médico Santa Clara, especializado em saúde e segurança ocupacional, a SST regulamenta todas as ações através de um órgão que atua na criação de políticas públicas que estejam voltadas para a segurança e saúde no trabalho e tem por objetivo inspecionar as condições laborais em qualquer tipo de ambiente de trabalho. Pensando nisso, a Santa Clara pode te ajudar a construir um ambiente de trabalho mais saudável e seguro. Em Brumado, a unidade fica localizada na Avenida João Paulo I, 590, Bairro Nobre. Entre em contato agora mesmo pelo número (77) 3441-5206.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os dados de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868 (77) 99956 -6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Brumado: SMTT convoca motoristas do transporte escolar para registro no órgão

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os motoristas do transporte escolar público ou privado que atuam em Brumado devem fazer o cadastro da atividade na Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). Segundo a SMTT, a medida garante a segurança dos estudantes e serve de base para atualização dos dados dos profissionais. A apresentação dos documentos necessários será até o dia 19 de agosto. "A gente convoca todos os permissionários que executam atividade de transportes de vulneráveis ao órgão de trânsito para que estabeleçam um credenciamento da execução da atividade final", disse o coordenador da SMTT, Jansen Ricardo. Conforme o coordenador, caso o profissional não faça o cadastro será considerado irregular. "Quem não tiver a autorização de execução desta atividade estará clandestino, ou seja, a margem de legalidade", disse. As cópias dos documentos a serem apresentados são: CNH (frente e verso), documento do veiculo, antecedentes criminais, certificado do tacógrafo, comprovante de residência (atualizado), curso de especialização para transporte escolar (deve constar na CNH), itinerário e telefone do motorista.



Brumado: 24º Batalhão de Polícia Militar realiza diversas apreensões de drogas na cidade

Foto: Divulgação

Em um intervalo de 48 horas, o 24º Batalhão de Polícia Militar de Brumado efetuou uma série de apreensões de intorpecentes. As operações resultaram na apreensão de drogas, equipamentos e na prisão de vários indivíduos envolvidos em atividades ilícitas. Na quarta-feira, 31 de julho, na Rua Cleóbino Santos, a equipe apreendeu 15 gramas de maconha e 26 gramas de cocaína, além de balanças de precisão e embalagens plásticas. A operação levou à prisão de um indivíduo com histórico criminal. Ainda no dia 31 de julho, na Rua Manoel Fernandes, foram apreendidos 280 gramas de cocaína, uma balança de precisão e embalagens plásticas. Um suspeito foi preso durante a ação. No dia seguinte, 1º de agosto, no Caminho 22, Urbis 1, a operação resultou na apreensão de 38 trouxinhas de maconha e 46 de cocaína, além de celulares e dinheiro. Um menor foi apreendido e outro indivíduo foi preso.



Brumado: Estado vai entregar mais 200 títulos de Regularização Fundiária no Bairro São José

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Mais uma conquista para os moradores do Bairro São José (Urbis 1), em Brumado. A agora todos podem dizer “sou dono do meu imóvel. O Governo do Estado da Bahia por meio da REURB vai entregar mais 200 títulos de regularização fundiária. “É muito satisfatório saber que depois de 40 anos vamos poder ter os documentos de nossa casa em mãos”, declarou a moradora Aurenita Nunes. A implantação da infraestrutura e benfeitorias na Regularização Fundiária Urbana (REURB), através do programa Escritura Legal gera valorização dos imóveis regularizados aumentando o patrimônio de todos os beneficiários e facilita também o financiamento para uma melhoria habitacional junto aos bancos. “Sou viúva há 5 anos e meu marido não teve condições de receber o recibo do terreno e agora eu consegui, agradeço a todos vocês, muito obrigada”, declarou emocionada, Marise Miranda, outra moradora do bairro. A Regularização Fundiária Urbana (REURB), expresso na Lei 13.465/17 tem a finalidade de solucionar os problemas de forma coletiva, e ao final dar o título de propriedade aos aderentes do serviço de regularização fundiária. 



Brumado: Dia 'D' de vacinação antirrábica animal é neste sábado em vários pontos da cidade

Foto: Divulgação

O Dia "D” de vacinação antirrábica animal acontece neste sábado (03) em vários pontos de Brumado. Serão 10 postos preparados para a imunização de cães e gatos, com atendimento de 8h às 17h. A expectativa é vacinar mais de 11 mil pets, com idade a partir dos quatro meses. A mobilização contará com vários servidores. Para ser vacinados é preciso que os animais estejam sadios. Os cães devem ser levados com guia, coleira e, caso o animal seja bravo, focinheira. Já os gatos podem ser conduzidos em caixas de transporte adequadas ou similares para evitar fugas. Fêmeas gestantes ou amamentando não serão vacinadas. 

Foto: Divulgação

“É importante ressaltar que no dia da vacinação esses animais sejam levados por um maior de idade, e de preferencia com a coleira para os caninos. Menores de idade só acompanhados por um maior de idade”, reforçou o coordenador da VIGEP, Fábio Azevedo. A vacina antirrábica é anual, por isso, todos os animais vacinados em 2023 terão que receber o imunizante novamente. "Depois do dia [D] a gente segue a campanha na sede da VIGEP. Para as pessoas que possuem muitos animais, podem agendar conosco para que nossa equipe vá até o local", destacou.



Agosto Dourado - a importância do aleitamento materno

Foto: Divulgação

O mês de agosto foi escolhido para se realizar a divulgação de toda a importância do aleitamento materno em uma campanha denominada: “Agosto Dourado”. Mas será que se é possível apresentar em trinta dias tudo o que representa esse ato na vida dos pequeninos? Amamentar é muito mais do que se pode imaginar, não se trata simplesmente de oferecer um alimento aos filhos e sim dar o que há de melhor para toda a sua vida, pois o leite humano é o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes na quantidade exata que a criança precisa, garantindo o melhor crescimento e desenvolvimento, não existindo outro alimento capaz de substituí-lo. Trata-se de um alimento vivo, econômico, que está sempre pronto e vem sem contaminação. Ele muda de composição, sabor e volume durante todo o período de amamentação - inclusive do começo para o final da mamada e da manhã para a noite - e traz proteção contra doenças alérgicas e infecciosas. Claro, que existe ainda um lado muito formidável que é o maior ato de amor que podemos oferecer aos nossos filhos, pois apesar de ser natural, a amamentação não é algo fácil, exige dedicação, mas a recompensa em termos essas “criaturinhas” aconchegadas a nós e sentindo todo o carinho e amor, já nos retribui de forma esplendorosa. “E um momento de muito prazer”. A recomendação da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria é a seguinte: aleitamento materno desde a sala de parto, exclusivo e em livre-demanda até o 6º mês, estendido até 2 anos ou mais. O apoio da família e dos amigos é muito importante para a mãe, proporcionando uma situação favorável para que ela consiga amamentar com tranquilidade. Lembrem-se: “Amamentação é a base da vida”. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.