ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Vende-se casa no Bairro Nobre em Brumado

Foto: Divulgação

Vende-se uma casa no Bairro Nobre em Brumado. A residência foi construída a 1 ano e meio, e fica em uma  área de grande valorização da cidade. A casa possui sala de TV, sala de recepção, três quartos, armários embutidos na cozinha, varanda, área de serviço, churrasqueira e duas garagens. O Imóvel possui 147 m² de área. Informações pelos telefones (77) 9.9942-0318 / 9.8806-8780. A casa pode ser financiada pela Caixa Econômica Federal.

Foto: Divulgação


Brumado: Ladrão rouba câmera de monitoramento eletrônico do Residencial Parque das Palmeiras

A câmera foi arrancada na ação (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Com os índices de assalto em constante elevação em Brumado, os empreendimentos comerciais e as residências começaram a investir muito mais em segurança eletrônica, a qual vem sendo forte aliada no combate aos criminosos. O assunto ganhou inclusive o âmbito político, já que o monitoramento eletrônico da cidade será um dos temas mais debatidos nas eleições municipais. Neste contexto, algumas correntes criminosas, visando anular essa ferramenta vem provocando a quebra, roubo e a total inutilização das câmeras de segurança dos comércios e também da área residencial. Na madrugada desta terça-feira (02) um caso acabou chamando a atenção nesse sentido, já que envolve um símbolo da verticalização urbana do município, o Conjunto Residencial Parque das Palmeiras localizado no Bairro Jardim Brasil. Segundo informações colhidas pela reportagem do 97NEWS, um elemento quebrou uma das câmeras de monitoramento do complexo de segurança do referido conjunto. A ação do bandido que subiu em um pé de coqueiro para retirar o equipamento teria sido registrada pelas outras câmeras (foto abaixo), as quais já estão sendo analisadas pelas autoridades. Ações como essas vêm aumentando muito na cidade, onde, os criminosos buscam anular o monitoramento para poderem agir sem serem identificados. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brumado: Álcool em exagero provoca outro acidente; desta feita foi um pedestre que caiu da ponte do São Jorge; motociclista também foi ao chão

O homem foi prontamente socorrido pelo SAMU 192 (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Segundo dados não oficiais, o consumo de álcool com o agravamento da crise econômica no país aumentou ainda mais, já que, muitos, acabaram literalmente “afogando as mágoas num copo de bebida”. Com isso o número de acidentes provocados pelo consumo de bebidas com teor etílico também teve um aumento. Em Brumado, tendências nesse sentido acabam dando robustez à essa tese, tanto que em menos de 24 horas dois acidentes, que levaram as vítimas para o hospital aconteceram na cidade. O primeiro foi na noite de ontem na Av. Centenário e o segundo na tarde desta segunda-feira (01), onde um homem de prenome Davi, acabou caindo da ponte do Bairro São Jorge devido ao seu estado de embriaguez. A queda assustou e atraiu muita gente, o que acabou fazendo com que um motociclista que passava no local, ao tentar observar com a moto em movimento, acabou caindo também, mas sem maior gravidade (foto abaixo). O homem que caiu de uma altura de cerca de 2 metros teve que ser atendido pelos socorristas do SAMU 192, tendo que ser transferido para o Hospital Magalhães Neto. Ele apresentava sangramentos pelo corpo, mas seu estado não era considerado grave, tanto que ele estava conseguindo conversar. Amigos e conhecidos da vítima, afirmaram que ele é consumidor ativo de álcool e, provavelmente, perdeu a noção e caiu da ponte devido ao seu estado de embriaguez. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Álcool e direção: Motorista bate em placa de sinalização no fim da Av. Centenário

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Notícias de acidentes de trânsito com vítimas fatais envolvendo o uso de álcool são freqüentes. Mas, apesar de a maioria da população saber da relação entre as altas taxas de mortalidade no trânsito e o consumo dessa substância, ainda persistem muitas dúvidas sobre o uso de álcool por motoristas, principalmente sobre seus efeitos no organismo e os riscos que se corre ao dirigir embriagado. No último domingo (31), um motorista de identidade não revelada perdeu o controle da direção de um Voyage placa policial JLR-7225 e bateu contra uma placa de sinalização que fica no final da Avenida Centenário,  em Brumado. De acordo com a Polícia Militar, o homem apresentava sinais de embriaguez, mas não teve nenhum ferimento grave. O SAMU 192 foi acionado e fez o atendimento. 



Brumado: Motocicleta é atingida por veículo que foge sem motorista dar socorro

O impacto da colisão mostra que o acidente poderia ter sido mais grave (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Um motociclista morador da Lagoa Funda e funcionário da Ibar Nordeste, que ainda não teve a identidade revelada, o qual, trazia consigo um amigo, acabou sendo atingido por volta das 19h deste domingo (31) na BA-148, próximo ao Frigorífico, por um veículo de cor preta, sendo que o condutor do veículo fugiu sem dar socorro às vítimas. Os dois estavam vindo de Itaquaraí e foram ao solo devido ao forte impacto da colisão, apresentando ferimentos pelo corpo, tendo sido imobilizados e levados pelo SAMU192 para o HMPMN (foto abaixo), que foi acionado por motoristas que pararam na sequência e viram os dois caídos na pista. O estado de saúde não era considerado grave. Não há ainda pistas sobre o motorista, já que estava escuro o que pode dificultar o reconhecimento. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brumado: Já funcionando em sede própria, 18ª Ciretran deverá ter mais qualidade nos serviços prestados

O fluxo de usuários aumentou, o que atraiu inúmeros ambulantes para a frente do órgão (Fotos Marcos Paulo / 97NEWS)

O histórico recente da 18ª Ciretran mostrou déficit no atendimento e na prestação dos serviços aos milhares de usuários de toda a região, mas, agora, essa realidade negativa deverá ser revertida, pois o órgão já está funcionando, a partir desta terça-feira (26) em sua sede própria no Bairro Santa Tereza, a qual é bem mais organizada e funcional. A reportagem do 97NEWS esteve no local nesta quinta-feira (28) e falou com o novo coordenador Cléber Tadeu Leal Cambuí (foto abaixo), que atestou que as mudanças irão proporcionar mais qualidade, eficiência e comodidade aos usuários. “Agora os serviços serão mais rápidos e eficientes, já que a nova infraestrutura é bem moderna e oferece toda a logística para a realização de um ótimo trabalho”, destacou. A movimentação de pessoas aumentou, pois, muitas pessoas esperaram a mudança de local. Outra situação que chama a atenção é o número de ambulantes que montaram barracas em frente ao órgão, motivados pela grande movimentação de pessoas. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brumado: Campanha chama a atenção para a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas da região

Foi realizada a panfletagem na manhã desta sexta-feira (29) (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Uma das problemáticas sociais mais densas e complicadas está começando a ter um enfoque mais intenso, visando combater uma prática que vem aumentando muito em todo o Brasil que é a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas do país. Mesmo não tendo as estatísticas oficiais, este tipo de conduta criminosa é muito praticada, tendo como catalisador a vulnerabilidade social que se dimensionou ainda mais com a crise financeira que vem assolando a nação. Visando conscientizar os motoristas, principalmente os caminhoneiros, uma empresa que atua em Brumado iniciou nesta sexta-feira (29) a campanha “Na Mão Certa” – Vamos acabar com a exploração sexual de crianças e adolescentes em nossas estradas. Funcionários fizeram panfletagem no Posto Rodoviário Policial, visando dar maior visibilidade à campanha que continuará nos próximos dias. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brumado: Mais um arrombamento registrado na cidade

O estabelecimento tinha um cão de guarda que não agiu, possivelmente, porque eram pessoas conhecidas (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Os arrombamentos já voltaram a liderar os registros policiais na cidade, o que mostra que esta modalidade criminosa está tendo a preferência no “reino da malandragem”. Desta feita, nesta quarta-feira (27) o novo alvo foi uma empresa que comercializa materiais de construção que fica localizada numa das regiões nobres da cidade, a Av. Otávio Mangabeira. Segundo relatos obtidos pela equipe do 97NEWS, os arrombadores forçaram a janela do escritório e entraram no estabelecimento levando um aparelho de DVD, um carregador de celular, uma sanduicheira, diversas ferramentas e até um balde. Mas não parou por aí, pois além de eles levarem uma quantia de R$ 1,4 mil, foi subtraído na ação delituosa um macaco hidráulico, que vem tendo a preferência nos arrombamentos e furtos de estabelecimentos, pois vem sendo um instrumento muito útil nas tentativas de fugas dos custodiados da carceragem da 20ª Coorpin. Os funcionários do estabelecimento relataram que acharam muito estranho a facilidade como os arrombadores invadiram o local, pois um cão de guarda muito ágil e feroz vem espantando quem se aproxima. Na opinião deles era alguém do convívio do cão, o que reforça a suspeita dos autores serem gente que frequenta o escritório da empresa. A Polícia abriu investigação sobre o ocorrido.  



Brumado: Tensão e muito nervosismo na manhã desta quarta-feira (27) em novo princípio de rebelião na 20ª Coorpin

Populares e familiares se aglomeraram na frente da delegacia (Foto: MArcos Paulo / 97NEWS)

Novamente a 20ª Coorpin vem figurar no topo da página policial nesta quarta-feira (27), onde, por mais uma vez, os custodiados protagonizaram um início de rebelião, que se iniciou desde as primeiras horas da manhã, inclusive, desta vez, quase invadindo o setor administrativo da Depol, o que fez com que os funcionários tivessem que sair correndo com medo, pois, caso os presos conseguissem romper a porta que divide os setores, eles poderiam ser até feitos de reféns. A ação enérgica da Polícia Militar conseguiu controlar a fúria dos presos, que já tinham danificado de forma severa as instalações da carceragem, que tinha acabado de ser reformada. As primeiras informações dão conta que o princípio de rebelião foi motivado pela proibição das visitas, as quais já não acontecem há duas semanas, já que hoje, quarta-feira, também não foi autorizada a visita e nem a entrega de alimentos e produtos de limpeza. Várias viaturas da Polícia Militar garantiram a segurança da unidade e novas medidas deverão ser tomadas, caso o setor de carceragem tenha ficado sem condições de abrigar os custodiados. Um deles acabou sendo ferido e teve que ser levado pelo SAMU 192 (foto abaixo) para receber atendimento médico. Uma defensora pública compareceu à Depol e garantiu a entrada dos alimentos e produtos aos presos. A equipe de reportagem do 97NEWS continua no local e novas informações no decorrer do dia serão passadas aos leitores. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brumado: Clínica de diagnóstico é arrombada na Rua Cassemiro Azevedo

A clínica é localizada bem no centro da cidade (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Os arrombamentos continuam ocupando o todo da agenda dos criminosos em Brumado, os quais continuam se mostrando cada vez mais audaciosos nesse sentido. Podendo ter ligação com o arrombamento à um prédio de escritórios no centro da cidade, já que o horário é similar, desta feita, o alvo foi uma clínica de intradiagnóstico que fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, também no centro da cidade. Segundo as informações colhidas pela reportagem do 97NEWS, os bandidos entraram por pelo vitrô do banheiro e levaram uma televisão LG de 32 polegadas; um notebook Acer preto; um tablete branco marca MultiLaser e um aparelho celular BLU. A Polícia esteve no local para tentar reunir pistas e já iniciou as investigações. As clínicas particulares, apesar dos investimentos que vêm sendo feitas na área de monitoramento, ainda continuam sendo um dos alvos principais dos arrombadores. 



Coelba diz em nota que apagão foi ocasionado por falha em equipamento da rede elétrica

Foto: Ilustrativa/97NEWS

RESPOSTA DA COELBA


Com relação à nota “Brumado: Comerciantes afirmam terem sido prejudicados com o 'apagão”, informamos:
- A interrupção no fornecimento de energia iniciada às 16h43 e que atingiu parte do município de Brumado foi causada por defeito em equipamento da rede elétrica.
-Desde o início da interrupção, técnicos da empresa trabalharam para normalizar o fornecimento de energia, o que começou a acontecer às 18h17 para alguns clientes. A energia foi totalmente restabelecida às 19h40.
- A Coelba lamenta a falta de energia e coloca-se à disposição para os esclarecimentos necessários.

COELBA – UNIDADE DE RELAÇÕES COM A IMPRENSA
Atenciosamente,
Bruno Borges Epitácio
Unidade de Atendimento Vit. da Conquista



Brumado: TOR faz mais uma apreensão de motocicleta irregular na BA-262

A motocicleta apreendida no momento da chegada à Depol de Brumado (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

O TOR – Tático Ostensivo Rodoviário vem desempenhando um papel de grande relevância na segurança das estradas da região. Os resultados são expressivos e mostram um alto grau de comprometimento dos membros deste importante braço da Polícia Rodoviária, que teve a sua base instalada em Brumado em agosto de 2014, ou seja, há dois anos atrás. Nesta segunda-feira (26), mais uma ação positiva foi realizada por uma guarnição do TOR, que, em ronda ostensiva na BA-262, visando a prevenção criminal, efetuou abordagem em uma motocicleta Honda/ CG TITAN KS de cor Preta, conduzida por Valdemar José de Carvalho, e ao verificar o chassi do referido veículo a marcação alfanúmerica chamou a atenção por esses caracteres estarem desalinhados. Após uma observação mais minuciosa, ficou patente que a cor original da motocicleta era Prata sendo sobreposta a cor preta. Diante disso, veículo e condutor foram conduzidos a DP de Brumado e apresentados para que fossem tomadas as medidas cabíveis ao caso. 



Brumado: Motociclistas e atletas se unem em corrente do bem

Foto: Divulgação

A Associação Luiza de Marilac de Brumado, conhecida popularmente por “Casa dos Velhinhos”, recebeu, no ultimo sábado (23), a visita dos motociclistas integrantes do Moto Grupo Rota 100 Fronteiras e dos atletas da Academia de Judô e Jiu-Jitsu Ajub-Garra. No mês em que se comemora o Dia do Motociclista, os integrantes do Rota100, que estão sempre em campanha por um trânsito mais seguro, promoveram uma ação social caritativa, com a arrecadação de fraldas geriátricas e materiais de limpeza e higiene pessoal, para beneficiar os 23 anciãos que recebem um cuidado especial no abrigo, em razão da senectude. Os atletas da Ajub-Garra, sabendo da mobilização, se uniram aos motociclistas e aumentaram ainda mais esta corrente do bem. Para o presidente do Moto Grupo Rota 100 Fronteiras, Flávio (Bigu) Coqueiro, “nós, motociclistas, com ação realizada na ‘Casa dos Velhinhos’, ganhamos muito mais do que doamos. Foi uma manhã muito prazerosa, em que pudemos conversar com os anciãos e vivenciar um pouco da rotina de quem já fez tanto por nós e pela nossa sociedade”. O professor de judô e Jiu-jitsu da Ajub-Garra, Vladimir (Dimica) Diniz, convocou os atletas e ressaltou a importância do encontro. “Além de prazeroso, foi um grande aprendizado esta troca de experiências entre os jovens e os anciãos. Um momento de reflexão e respeito para agregar ainda mais valor na formação dos nossos atletas”. A coordenadora da Associação, Selma Moura, recebeu os motociclistas e atletas, momento em que apresentou as instalações e explicou sobre a rotina diária da instituição, que conta com uma área ampla, arejada e muito bem cuidada pelos dez funcionários que auxiliam diuturnamente os residentes, com enfermaria, dormitórios, refeitório, áreas de lazer e jardim de convivência, tudo muito limpo e arejado. Selma agradeceu as doações e enfatizou que, “o envolvimento social é muito importante para a manutenção da Associação e para o dia a dia dos residentes, que necessitam, além do cuidado, de uma atenção especial”. Ascom-Rota 100

Foto: Divulgação


Brumado: As vítimas de uma tragédia que entrou para a história

(Fotos: Whatsapp 97NEWS)

O acidente gravíssimo ocorrido na tarde deste domingo (24) na BR-030, próximo à subestação da Coelba, envolvendo um caminhão e um veículo gol, no qual estavam 5 ocupantes de uma mesma família, chocou os brumadenses e deixou um clima de muita tristeza no ar. 3 mortes já foram confirmadas, o pedreiro Edilson Soares dos Santos (30), Kelly Santos Soares (06) e Pedro Vitor Teixeira Bonfim (07), os quais não resistiram aos fortes ferimentos. Ainda estavam no veículo a esposa de Edilson, que não teve graves ferimentos e o menino Clebson Santos Soares (04), que foi transferido às pressas para Vitória da Conquista, já que seu estado era grave. Não se sabe ainda a causa do acidente e somente o lado da perícia poderá esclarecer essa tragédia. 



Brumado: Um dos acidentes mais trágicos da história do município foi registrado na tarde deste domingo (24); 3 mortes confirmadas

O gol foi esmagado pelo caminhão (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

A tarde de domingo (24) trouxe uma notícia de grande tragédia para Brumado, já que as primeiras informações apontam para um acidente envolvendo um caminhão branco, com placa de Brasília JHV – 0053, que estava transportando uma carga ainda não identificada, o qual passou por cima de um veículo gol prata, onde estava uma família residente no Bairro Malhada Branca, sendo que, segundo informações de nossa equipe de reportagem, 3 pessoas morreram, duas crianças e um homem, os quais ainda não foram identificados, um pai e dois filhos. A tragédia pode ser maior ainda, já que uma outra criança foi levada para o HMPMN em estado gravíssimo. A nossa equipe está no local e logo serão veiculadas informações mais precisas. 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brumado: Motorista ia de Dom Basílio para Brasília, mas acabou tombando em frente à Igreja Matriz

A cena foi descrita como um filme em câmara lenta pelas testemunhas (Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)

Uma cena de cinema em câmara lenta foi proporcionada por volta da meia-noite deste sábado (23) por um motorista de Brasília, o qual saiu de Dom Basílio com um caminhão Ford Cargo, placa policial HHX – 8753 – Brasília, carregado de manga e maracujá, mas, chegando na curva que dá ingresso à Praça Capitão Francisco de Souza Meira, acabou tombando. O motorista Aldemir de Sousa Mello, de 31 anos, nada sofreu e nem precisou de atendimento médico. Ele atribuiu o tombamento ao excesso de carga. A Polícia Militar chegou logo ao local e controlou o tráfego e impediu que pudesse existir qualquer iniciativa de saque, já que muitos curiosos foram para o local (foto abaixo). 

(Foto: Marcos Paulo / 97NEWS)


Brumado: Cochilo de Guarda Municipal causa capotamento na BR-030 na manhã deste sábado (23)

O veículo acabou ficando no acostamento (Fotos: Leitor 97NEWS)

O trecho da BR-030 próximo à entrada de Umburanas vem se revelando cada vez mais perigoso, inclusive tendo a ocorrência de vítimas fatias como recentemente aconteceu com um motociclista de Jequié que ia para um encontro de motos em Livramento e acabou morrendo após cair com sua moto. Na manhã deste sábado (23), por volta das 06h30m, um guarda municipal que estava voltando do trabalho indo para a sua casa em Cristalândia acabou tendo muita sorte, pois poderia ter sido a nova vítima fatal, já que, ao cochilar na direção, a ação acabou provocando o capotamento do gol branco que ele estava conduzido. Por sorte, ou até por um milagre, o guarda saiu totalmente ileso do acidente, tanto que não houve necessidade nem de se acionar o SAMU 192. O prejuízo mesmo foi o veículo que ficou muito danificado. 



Brumado: Comerciantes afirmam terem sido prejudicados com o 'apagão'

Os técnicos da Coelba se esforçaram para resolver logo o problema (Foto: Luciano Santos / 97NEWS)

Um 'apagão' repentino tirou a paz de muita gente em Brumado no final da tarde desta sexta-feira (22), principalmente de muitos comerciantes, os quais se disseram prejudicados com a queda de energia (foto abaixo). Segundo informações colhidas pela equipe do 97NEWS, a causa do apagão foi um rompimento de dois cabos na região do São Félix, que deixou vários bairros da cidade sem energia, o que provocou a revolta de comerciantes do ramo de panificação, como também cabeleireiras, donos de supermercados. Alguns chegaram a fechar os seus comércios com medo de assaltos, já que a escuridão seria um “prato cheio” para a ação dos bandidos. Os serviços foram restabelecidos por volta das 18h15m trazendo alívio para a população, pois alguns boatos de tiros e tentativas de homicídio já circulavam nas redes sociais. 

(Foto: Luciano Santos / 97NEWS)


Brumado: 20ª Coorpin reforça sistema de monitoramento

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Após a nova fuga ocorrida esta semana, onde 11 presos conseguiram fugir do setor de carceragem, a coordenação da 20ª Coorpin está realizando na manhã desta sexta-feira (22) o uma otimização do sistema de monitoramento eletrônico da unidade, onde funcionários de uma empresa especializada estão trabalhando intensamente. O objetivo do trabalho é fortalecer a segurança para evitar que novas fugas possam acontecer.



Brumado: Polícia Militar recaptura o primeiro foragido

(Foto: Divulgação Polícia Militar)

Foi recapturado por volta das 10h desta quinta-feira (21), o foragido Fábio dos Santos Souza, vulgo Fábio de Deusa, no bairro Baraúnas. A guarnição chegou até o foragido após investigação da Seção de Inteligência da 34 CIPM. As operações de recaptura dos fugitivos continuará com toda a intensidade.