ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Brumado: Confusão e resistência na retirada de barraqueiros ao lado do Estacionamento da Feira Livre

Existia resistência por parte dos barraqueiros (Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)

A Administração “Educar para Libertar” iniciou um grande processo de regularização e atualização urbana, buscando passar Brumado a limpo, consertando erros e vícios do passado. Mesmo que alguns não compreendam o escopo do projeto, as ações, por mais que venham a gerar resistência, visam dar maior urbanidade à cidade. Nesse sentido, nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (17), uma nova ação foi realizada pela prefeitura municipal em parceria com a Polícia Militar, SMTT e Guarda Municipal, que foi a retirada de barraqueiros e camelôs da Praça Teófilo Alves Lima, que fica ao lado do Estacionamento da Feira Livre Municipal. Já tinha sido feita a devida notificação para a retirada, mas eles insistiram em permanecer no local, o que acabou obrigando o uso do poder de polícia para que isso acontecesse. No local existiam cerca de dez ambulantes, muitos dos quais faziam uso da via pública a mais de dez anos, o que acabou gerando resistência na retirada, com xingamentos e um princípio de confusão que foi resolvido com a intervenção policial. Os barraqueiros e camelôs foram remanejados para outro local e se mostraram extremamente insatisfeitos com a medida. Rapidamente deu para se perceber a melhoria no trânsito na região, que passou a fluir com muito mais rapidez, pois as barracas acabam atrapalhando o tráfego. 



Oportunidade: Aluga-se apartamento com ótimo preço no Bairro Olhos d’Água

O apartamento está recém construído (Fotos: Divulgação)

Você que está procurando um apartamento para alugar com ótimo preço e com uma boa localização está aqui a sua oportunidade. Imóvel com dois quartos (solteiro e casal), sala, uma ampla cozinha, área de estar, lavanderia e banheiro. O endereço é Rua Francisco A. de Oliveira, Bairro Olhos d´Água (próximo à Igreja Assembleia de Deus). Telefones para contato: 9.8838-2335 / 9.8865-2940 (Oi) 9.9968-0236 (Vivo). Vale ressaltar que foi recém construído e todos os materiais utilizados foram de primeira qualidade como pode ser visto nas fotos abaixo: Preço do aluguel 400,00, incluso garagem. 



Vereadora Lia Teixeira agradece a prefeitura pelo atendimento à sua reivindicação para o reparo da rede de esgoto na Praça do Jurema

A vereadora Lia Teixeira agradece o empenho da prefeitura em resolver logo o problema (Fotocomposição: 97NEWS)

O problema de uma rede de esgoto estourada na Rua Coronel Paulino Chaves, na altura da Praça Pompilio Leite, a popular Praça do Jurema estava se tornando crônico e deixando moradores e comerciantes do local muito agoniados, já que o mau cheiro era insuportável, o que afetou principalmente os restaurantes que ficam na região. Diante disso a vereadora Lia Teixeira (PDT) apresentou um requerimento ao Executivo nesta segunda-feira (13) para que as obras de reparo da rede fossem realizadas com urgência, o que realmente aconteceu, já que os serviços se iniciaram nesta quarta-feira (15) deixando todos aliviados, mesmo sabendo que transtornos ocorrerão enquanto o trabalho está sendo feito. “Nós que presenciamos a aflição dos moradores e comerciantes, ficamos agora satisfeitos com o atendimento ao nosso requerimento, que se mostrou muito pertinente”, declarou a vereadora que ainda destacou que “agradeço a rapidez e eficiência que a prefeitura municipal atendeu o nosso apelo, mostrando assim compromisso com a população”. O radialista Carlos Silva acompanhou as obras na manhã desta quinta-feira (16) e fez uma videorreportagem que os leitores podem conferir abaixo: 



‘É um tormento o que a Embasa nos fez’, afirmam muitos moradores da Rua Maranhão revoltados com a lama fétida que ficou nas caixas d’água

O morador Marivaldo Pinto da Silva mostrando a lama fétida que ficou no fundo das caixas (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

O episódio recente da queda da qualidade da água distribuída à população brumadense, a qual acabou sendo drasticamente afetada pelo “fenômeno” das algas, gerou uma grande insatisfação e, por que não dizer revolta, já que não foi feito nenhum aviso prévio por parte da empresa. Passados alguns dias as sequelas ainda continuam deixando muita gente irritada, como é o caso de vários moradores da Rua Maranhão, que fica no Bairro Norberto Marinho. Segundo eles a nova irritação é que a lama fétida que ficou nas caixas d’água continua causando mau cheiro, não tendo-se outra alternativa a não ser limpar muito bem os reservatórios, o que para muitos será mais um gasto nesse tempo de crise. O morador Marivaldo Pinto da Silva (49) falou com a reportagem do 97NEWS e não escondeu a sua insatisfação relatando que “já não chegou termos que abrir as torneiras e nos depararmos com uma água estranha, agora, mesmo que o abastecimento voltou à normalidade, o mau cheiro ainda continua, então a única solução foi lavar a caixa”. A dona-de-casa Valquíria Ribeiro também expressou que “no meu caso eu vou ter que pagar para lavar a caixa. Isso é um absurdo, é um tormento que a Embasa no deu, pois depois de gastar com água mineral, agora vem mais gasto novamente”. Outro relato é o temor que as contas venham aumentar na próxima fatura devido ao processo de purificação que foi feito pela empresa. 



Brumado: Comunidade CARP realizará `Acampamento de Carnaval´

Foto: Divulgação

Entre os dias 25 a 28 de Fevereiro, a Comunidade CARP, realizará em Brumado, o Acampamento de Carnaval com o tema "Eucaristia fonte de Santidade", serão dias de profunda experiência do amor de Deus. Teremos Celebração da Santa Missa, Lual, Noite Cultural, Shows, Pregações e muito mais. Inscrições na Loja da CARP, fundos a Igreja Matriz. Valor da inscrição, R$ 60,00, incluso café da manha, almoço e Janta. Informações (77) 3441-5610 ou na página do Carp no Facebook.



Brumado: Agência dos Correios local poderá fazer parte do pacote de desativação nacional

A agência dos Correios de Brumado fica num prédio histórico da cidade (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Com prejuízo chegando à casa dos R$ 5 milhões, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos enfrenta a pior crise de sua história e, diante disso, está sendo feito uma espécie de apelo para que milhares de funcionários venham a aderir ao processo de demissão voluntária, que estaria se encerrando nessa sexta-feira (17). Diante disso a expectativa é totalmente negativa, com a projeção da desativação de várias agências pelo país. Brumado estaria na lista, o que poderá deixar a população ainda mais indignada, já que, atualmente, a entrega de correspondências na cidade está muito deficitária, sendo que em bairros mais afastados, os moradores afirmam que não recebem a visita de um carteiro há muito tempo. Diante disso, o vereador Zé Ribeiro (PT) fez um pronunciamento na sessão desta segunda-feira (13), falando justamente nisso e afirmou que irá fazer um requerimento para convocar o representante da empresa em Brumado para dar explicações sobre essa queda funcional e qual o futuro da agência e do posto avançado da cidade. 

Vereador Zé Ribeiro (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS


Brumado: Após denúncia anônima homem é detido com ‘Pé de Cannabis’ na Fazenda Nova

O pé de cerca de mais de 1,5 m ficou apreendido na DP (Foto: 97NEWS)

Muitos estão tendo uma leitura equivocada da liberação da substância “Canabidiol”, que é extraída da maconha e é eficaz em vários tratamentos de saúde. Diante disso, em vários municípios da Bahia, está cada vez mais comum as pessoas cultivarem a “Cannabis Sativa”, tanto que as apreensões de plantações da erva vêm aumentando muito ultimamente. Nesta terça-feira (14), Brumado registrou mais um caso nesse sentido, onde, após denúncia anônima, policiais civis foram até a zona rural do município, conhecida como Fazenda Nova, onde acabaram verificando a procedência da denúncia e apreendendo um pé de maconha em uma construção, o qual tinha mais de 1,5 m e já deveria ter quase um ano de cultivo. O proprietário da casa assumiu que a planta era dele e que estava sendo cultivada para remédio e consumo próprio. Como a possibilidade de tráfico existiu, tanto o pé, como o proprietário, foram levados para a DP. 



Solidariedade: AUAU está precisando de doações com urgência

(Divulgação)

Quem conhece o trabalho e a dedicação dos membros da ONG AUAU – Adote um Amigo Único – sabe o que as doações são vitais para que os animais assistidos venham poder se alimentar e receber tratamento veterinários e outras tantas necessidades que aparecem. Mais uma vez o alerta de emergência se acendeu, já que os estoques de ração da entidade estão em situação crítica. Então, aqueles que quiseram fazer uma doação podem entrar em contato pela página no Facebook: https://www.facebook.com/AdoteUmAmigoUnico/?fref=ts ou pelo celular (77) 9. 9955-2357. Ou se achar melhor faço o depósito de sua adoção na Caixa Econômica Federal, agência 0947; Op: 013; Conta Poupança 111043-9. 



Hilux de brumadense tomada de assalto em Oliveira dos Brejinhos é recuperada pela Polícia Federal em Goiás

Foto: Arquivo/97news

Pickup Hilux de que foi tomada de assalto na BR-242, próximo a Oliveira dos Brejinhos em setembro de 2016 foi recuperada pela Polícia Federal na cidade de Posse em Goiás esta semana. O proprietário do veículo, o brumadense Márdio David disse que a Polícia encontrou o veículo abandonado próximo a uma rodovia da cidade. A pickup havia sido roubada em 2016, quando Márdio e sua família retornavam de uma viagem, e assaltantes fortemente armados com metralhadoras  e pistola roubaram a pickup para cometer assaltos na região. Segundo informações de familiares passadas ao 97NEWS, Márdio já resgatou o veículo e está muito feliz por ter conseguido o veículo de volta, pois o mesmo estava tentando vende-lo, pelo fato de chamar bastante atenção, pois várias quadrilhas especializadas usam pickups para realizarem grandes roubos a banco.



Brumadenses indignados com esgoto a céu aberto ao lado da Praça do Jurema

O mau cheiro e o aspecto negativa está prejudicando os comerciantes do local (Foto: Whatsapp 97NEWS)

Enquanto uma das maiores urgências do município de Brumado, que é a construção do sistema de esgotamento sanitário, não é realizada pela Embasa, continuam aparecendo os casos de esgotos estourados, muitas vezes em locais muito movimentados e até próximos de restaurantes. Um desses episódios foi narrado por leitores do 97NEWS que enviaram para a nossa redação registros fotográficos de um esgoto estourado no cruzamento da Rua Coronel Paulino Chaves e a Praça Pompílio Leite, a popular Praça do Jurema. A indignação é cada vez maior, já que o mau cheiro sempre está presente, prejudicando o comércio que fica nas proximidades. Segundo as informações o esgoto já estou a mais de um mês e até o momento nenhuma providência foi tomada pela prefeitura municipal. 



Brumado: Câmara de Vereadores foi alvo de vandalismo na madrugada desta segunda-feira (13)

O vidro ficou espalhado pelo chão (Foto: 97NEWS)

Brumado sempre registrou um alto índice de vandalismo, sendo que o patrimônio público sempre foi o alvo preferido. Na madrugada desta segunda-feira a nova vítima foi a sede do Poder Legislativo, onde vândalos quebraram uma das portas laterais da Casa da Cidadania. Imagens do sistema de monitoramento eletrônico podem revelar o autor ou os autores da ação. Segundo informações o vigilante não percebeu o momento da ação, onde, provavelmente foi dado um chute no vidro, já que não existia pedras no local. 



Leilão beneficente em prol ao tratamento de saúde de Rubiana Almeida

Foto: Divulgação

Acontece dia 25 de março, na Fazenda Lagoa do Arroz, próximo ao Cuiubas Bar, um leilão beneficente em prol ao tratamento de saúde de Rubiana Almeida. A mesma está com Trombose Craniana, uma doença grave, mas, com tratamento tem cura. Devido a trombose no cérebro, Rubiana teve derrame no braço esquerdo, perdeu o movimento do braço por 10 dias, mas já se recuperou. E para dar seguimento ao tratamento, ela precisa realizar várias consultas médicas, e cada uma custa R$ 300 reais. E ainda tem o custo com as passagens R$ 100, a ressonância magnética que custa R$ 1.900, a tomografia R$ 350, além das medicações. Rubiana Já fez todos esses exames, mas o médico pediu novamente, devido a melhora em seu tratamento. "Tenho dois filhos pequenos e preciso ficar forte para cria-los. Por isso convido a todos para o meu leilão, que será no dia 25 de março (Domingo) a partir das 10 horas, na Fazenda Lagoa do Arroz, próximo ao Cuiubas Bar. Que Deus abençoe a todos." Rubiana Almeida.



‘O sonho que se tornou pesadelo’, afirmam membros da Cooperativa dos Catadores de Material Reciclável de Brumado

Os cooperados estão muito preocupados com o encerramento da possível parceria com a Prefeitura Municipal de Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Segundo informações passadas ao 97NEWS pelos próprios membros a Cooperativa dos Catadores de Material Recicláveis de Brumado vai ser desativa em menos de um ano. Segundo eles, que vieram à nossa redação, a administração municipal na gestão do ex-prefeito Aguiberto Lima Dias teria investido cerca de R$ 25 mil reais na cooperativa com a compra de materiais, uniformes, carrinhos para coleta e aluguel do ponto. Ainda segundo as cooperados o ex-prefeito prometeu sancionar o projeto no Poder Legislativo. Mas, infelizmente, eles alegam que na manhã desta quinta-feira (09) foram informados pelo atual gestor que a cooperativa não terá mais o apoio da prefeitura, tanto que o aluguel do ponto não será mais custeado. Com essa possibilidade, a grande maioria dos cooperados se desligou da entidade e, agora, só restam 6 pessoas.  Outra questão citada por eles, é que as caixas seletivas que foram compradas, não foram instaladas na cidade. "Não podemos deixar que a cooperativa acabe assim desta maneira, a população já estava se acostumando com a coleta feita por nós, e agora o sonho de um emprego vai acabar?” destacou Jucélia de Souza, uma das cooperadas. Eu queria saber porque o ex-prefeito criou a cooperativa e o atual gestor quer acabar, será que isso foi um jogo político?" questionou a outra cooperada Maria Alice. Buscamos contato com o chefe de gabinete municipal, Claudio Feres, e ele nos informou que a prefeitura está buscando uma solução para o impasse e que a parceria ainda não foi desativada, então, que seria prematura qualquer avaliação nesse sentido. 



Brumado: Hemoba realizará campanha `Sabadão Solidário´ neste fim de semana

Foto: Divulgação

O Hemoba de Brumado estará realizando neste sábado em horário especial das 7h às 12h a Campanha "Sabadão Solidário". O Objetivo é levar doadores de sangue que trabalhe durante a semana e não tem tempo de ir até o Hemoba fazer sua doação. Para doar você precisa estar em ótimas condições de saúde, pesar 50 quilos ou mais. A idade mínima é de 16 e a máxima é de 69 anos. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. Também é necessário levar os documentos deidentificação com foto. O Hemoba fica localizado na Rua Manoel Fernandes dos Santos, 87, no Bairro Jardim Brasil. Informações pelo telefone (77) 3441-1363.



Brumado: Vem ai o `Carnaval Disney´ à verdadeira alegria do carnaval

Foto: Divulgação

Se o carnaval é sinônimo de alegria, não há ninguém melhor do que as crianças para festejarem a data com tanta propriedade. Pensando nisso, Kezinha Produções, com apoio do comércio e mídia local, prepara uma programação especial para acolher o público infantil, familiares e terceira idade. A programação trata-se de um Carnaval antecipado no dia 19 de fevereiro (domingo), com início as 18h, na Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado, em evento aberto ao público. O Carnaval “Disney na Praça” contará com o musical a turma do Mickey Mouse, pagode, axé, frevos, marchinhas e desfile no palco para as crianças que estiverem fantasiadas. A organização do evento se junta com as voluntarias “Unidas por Edu” e solicita de cada folião uma contribuição de 1 kg de alimento ou material de limpeza, para a CAASE - Casa de apoio as famílias dos pacientes de câncer, que fazem tratamento em Barretos. Vamos cair na folia com solidariedade!



Opinião: Advogado Criminalista critica postura do prefeito municipal em relação ao projeto de desapropriações

Dr. Tiago Amorim (Foto: Reprodução: Facebook)

Venho acompanhando nos últimos dias, notícias veiculadas pelos blogs e redes sociais em nossa cidade, sobre uma possível desapropriação em massa, que será determinada pelo Prefeito Municipal, de casa residenciais de propriedades de moradores do Bairro São José. O Prefeito Eduardo argumenta que as residências invadiram parte da faixa de servidão de passagem municipal, violando o código de obras do município, e que a Supremacia do bem do comum está acima de interesses particulares, alegando que, por essa razão, irá cumprir a Lei. Vale salientar, que o Posto de combustível, situado na Avenida Coronel Tibério Meira, de propriedade do Prefeito Eduardo, foi construído em total desobediência à Lei, pois ao lado do mesmo existe uma Clínica Médica (LAPECLIN), e a poucos metros uma Faculdade Particular (esta que também é de sua propriedade). Logo, quando da construção do Posto de combustível do Prefeito, não se respeitou a distância mínima exigida pelo Código de Obras e urbanismo deste Município previsto para o empreendimento. Tal Fato está sendo objeto de Processo Judicial (Processo n°8003170-68.2016.8.05.0032) e à época da construção do Posto a Justiça concedeu liminar obrigando o Prefeito a interromper a execução da Obra, fundamentando a decisão em virtude da cristalina ilegalidade e abusividade na execução do citado empreendimento. Ocorre que poucos dias depois a Liminar foi cassada pelo TJ/BA, que autorizou o andamento da construção. É sabido por todo cidadão brumadense que aquele Posto de combustível foi totalmente construído às escusas da Lei, sem licença ambiental, sem alvará de construção (à época) e em total afronta ao Código de obras do Munícipio, que deve ser cumprido por todo cidadão, independentemente de sua posição sócio/financeira. Ao invés de querer desapropriar residências de famílias carentes e que de boa-fé levaram anos para construírem suas casas, o Prefeito teria que buscar uma solução pacífica para o conflito. Constatamos assim, que estamos diante de um patente caso de falso moralismo, onde o Prefeito Eduardo, se valendo do seu cargo, não mede esforços quando se trata de alcançar benefícios pessoais, ainda que em detrimento da Lei. Com seu intuito, age de forma arbitrária, ao alvedrio da Legislação municipal, fazendo da população mais carente e menos esclarecida do nosso município, massa de manobra sem se ater às graves consequências dos seus atos e interpretação das Leis. E que a “dura lex sed lex” (a lei é dura, mas é lei) seja igual para todos!!



Brumado: Pés de Umbuzeiros foram destruídos em projeto imobiliário entre a BA-148 e o Apertado do Morro

É evidente a ação de destruição de umbuzeiros (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O Umbuzeiro é símbolo da caatinga, sendo uma árvore protegida por lei, então, logo, a sua destruição se constitui num crime ambiental, passível de punição e multa. Esta semana muitas denúncias foram passadas à mídia local de uma possível ação como essa, feita por uma aparente construção de um loteamento, que tem como cenário a região que fica entre a BA-148 e o Apertado do Morro. Nossa equipe esteve no local e falou com alguns moradores que já citaram que levaram a denúncia ao Departamento Municipal de Meio Ambiente. Segundo os denunciantes na ação de limpeza do terreno e posterior queima, vários pés de umbu foram disseminados. Nossa equipe gravou um vídeo no local, onde aparecem umbuzeiros queimados. Outra reclamação é que a ação trouxe muitos transtornos aos moradores, principalmente idosos e crianças que apresentarão vários problemas respiratórios, além do fato da fuligem ter sujado muitas casas. Confira: 



Nota de esclarecimento da Embasa

Foto: Divulgação

A Embasa informa que a alteração no odor da água fornecida em algumas localidades de Brumado é proveniente da rápida decomposição da vegetação existente no lago da barragem de Cristalândia, que fornece água para o município. A empresa já está adotando medidas corretivas para reduzir a carga orgânica da barragem e eliminar os efeitos desses componentes durante o tratamento. A empresa esclarece ainda que suas estações de tratamento atendem aos critérios determinados pelo Ministério da Saúde e que a água distribuída à população de Brumado encontra-se com os padrões bacteriológicos e físico-químicos de cor e turbidez em conformidade com os determinados pela legislação vigente. Em atendimento à Portaria 2.914/11 do Ministério da Saúde, amostras dessa água estão sendo analisadas, a cada duas horas, nos laboratórios da empresa situados na estação de tratamento de Brumado, na unidade da Caetité e também no Laboratório Central da Embasa em Salvador. Gerência de Comunicação Social da Embasa (71) 3372-4898 / 4687 / 4639 / 4295.



Após vários dias de muito calor, a previsão é que volte a chover em Brumado

Foto: Luciano Santos/97NEWS

Em 2016 as chuvas vieram com um volume maior no período de Janeiro deixando os sertanejos do sudoeste da Bahia satisfeitos. Já em 2017, as chuvas de verão começaram no mês de Fevereiro. Com temperaturas chegando a casa do 38ºC, o mês de Fevereiro começou com chuvas consideradas regulares. Segundo a previsão do tempo no site da Seagri, nesta quinta-feira (09), a previsão é que chova 11mm a noite. As temperaturas variam entre 21°C e 22°C. Na sexta-feira (10), as temperaturas variam entre 20°C e 25°C, com previsão de chuva de 44mm durante o dia e a noite. A chuva no sertão abre as portas para o sertanejo, como também para o comércio local, fazendo com que a água apague a poeira da crise.



Empreiteira retira placa de sinalização na rotatória da BR-030 com a BA-262

A placa foi retirado por funcionários de uma empreiteira local (Foto: André Bonfim i 97NEWS)

Um leitor do 97NEWS enviou um registro fotográfico à nossa redação, o qual serve de alerta para os motoristas que costumam trafegar pela rotatória da BR-030 com a BA-262, um trecho cada vez mais movimentado ultimamente e, por isso, que requer cautela dos condutores. Segundo ele uma retroescavadeira de uma empreiteira brumadense, que está construindo um posto de combustível no local, retirou uma placa de sinalização que alertava os motoristas sobre um redutor de velocidade. Então, os condutores ficam sem oritentação e podem se acidentar, principalmente no período noturno. Fica o aviso para que os cuidados sejam redobrados no local.