ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Associação da Passagem recebe sistema para irrigação; mais uma conquista dos deputados Waldenor e Zé Raimundo

Os moradores satisfeitos com a nova conquista (Foto: 97NEWS)

A Associação da Comunidade da Passagem recebeu neste final de semana, por meio da CAR, tubulação para sistema de irrigação. O benefício que é resultado da luta do ex-vereador Catoze, junto aos deputados Waldenor e Zé Raimundo vem atender à uma reivindicação dos moradores, que agora poderão ter mais uma opção para geração de renda. A presidente da associação, Marineide Santana e o vice-presidente Aurino Ferreira agradeceram a ação e garantem que irão continuar buscando sempre o melhor para a comunidade. Vale ressaltar que recentemente foi instalado na região o sistema de abastecimento que levou água tratada da Embasa para as residências, outra conquista dos mandados de Waldenor e Zé Raimundo. 



Nota da Embasa - Abastecimento de água em Brumado

(Divulgação)

A Embasa informa que, em decorrência de alterações na qualidade da água bruta da barragem de Cristalândia, manancial que abastece o município de Brumado, a operação do sistema de abastecimento local está ocorrendo temporariamente com vazão reduzida. Medidas corretivas estão sendo adotadas para ajustar o processo de tratamento da água. A Embasa esclarece, ainda, que suas estações de tratamento atendem aos critérios determinados pelo Ministério da Saúde e que a água distribuída à população de Brumado encontra-se com os padrões bacteriológicos e físico-químicos de cor e turbidez em conformidade com o estabelecido pela Portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde. Ressaltamos que a empresa está adotando todas as providências pertinentes para normalizar o abastecimento no município o mais breve possível.



Tiro de Guerra 06/024 realiza formatura de incorporação dos novos atiradores em Brumado

Foto: Divulgação

Aconteceu na última sexta-feira (03) no TG 06-024 de Brumado a formatura de incorporação dos novos atiradores matriculados. Esse ano a formatura de incorporação dos novos atiradores teve um destaque, a apresentação dos jovens trajando terno e gravata. A formatura contou também com a participação do Prefeito Municipal Eduardo Lima Vasconcelos, além de autoridades como o Juiz de Direito, Dr, Genivaldo Alves Guimarães, o Secretário da 18ª JSM, o senhor Evanilson Teixeira, bem como do Subtenente Avelino da 34ª CIPM, além de familiares e demais autoridades civis, militares e eclesiásticas que abrilhantaram o evento. 



Brumado: Novo presídio poderá abrir 500 vagas de emprego

Foto: Luciano Santos/97NEWS

O Governo da Bahia, através da Secretaria de Segurança Pública, poderá inaugurar a unidade prisional de Brumado em Abril deste ano. O Complexo Penitenciário nasce com a promessa de revolucionar o gerenciamento da segurança pública na cidade. O empreendimento, orçado em mais de R$ 22 milhões foi construido com recursos do Governo do Estado. O complexo penitenciário localizado no KM 06, da BR-030, além de disponibilizar 529 vagas para presos, gerará emprego e renda, de forma direta e indireta, para cerca de 500 pessoas. Com o início do funcionamento da penitenciária prevista para abril deste ano, mais impactos econômicos acontecerão com a criação de novos postos de trabalho. Os profissionais que irão trabalhar no presídio terão que se capacitar e fazer cursos. Segundo informações passadas ao 97NEWS, o edital para a contratação da empresa terceirizada que fará a manutenção e a segurança do complexo, será lançado no fim de abril. Outro fator que Já foi sinalizado, é a instalação da energia elétrica e da rede de água para o local, ainda no fim do mês de março.



Brumado: Colisão à meia-noite desta sexta-feira (03) entre Corsa e Scania 1113H

A colisão assustou os moradores (Fotos: 97NEWS)

Dirigir pelas ruas de Brumado, não importa o horário, requer cuidados redobrados,principalmente no período noturno, já que algumas vias não possuem um bom sistema de iluminação, o que dificulta a visão dos motoristas. Na noite desta sexta-feira (03), por volta da meia-noite, um motorista que conduzia um Corsa branco, 4 portas, de placa policial CMO 8169 – Brumado – Bahia, acabou colidindo com um caminhão Scania 1113H na Av. Ana Lídia Viana Cardoso, no Bairro Parque Alvorada. Segundo as informações colhidas pela equipe do 97NEWS, o motorista vinha fazendo ziguezague na pista e acabou colidindo frontalmente com o caminhão. A Polícia chegou logo ao local e levou o motorista para prestar declarações na DPT, já que, segundo informações de testemunhas, ele poderia ter feito uso de bebidas alcóolicas. O motorista não se machucou, mas o veículo ficou com a parte frontal bem danificada (foto abaixo), já o caminhão teve poucas avarias. 

(Foto: 97NEWS)


Embasa Informa: Problemas operacionais reduzem abastecimento em Brumado e Malhada de Pedras

Foto: Arquivo/97news

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que, devido a problemas operacionais no ponto de captação de água bruta localizado na barragem de Cristalândia, o fornecimento de água no Sistema Integrado de Abastecimento de Brumado, que também atende ao município de Malhada de Pedras, encontra-se momentaneamente reduzido. A Embasa já está trabalhando para corrigir o problema e restabelecer a demanda usual destas duas cidades. O abastecimento deverá ser restabelecido de forma gradativa ao longo da noite desta sexta (03) e a regularização do fornecimento de água deve acontecer em até 24 horas. Os moradores que possuem reservatório com capacidade de armazenamento suficiente para o atendimento das necessidades diárias não sentirão os efeitos da interrupção. A Embasa recomenda ainda a utilização racional da água armazenada. Em caso de informações a população pode ligar para o Teleatendimento Gratuito 0800 0555 195.



Elias 'Piau' solicita manutenção e reparos em brinquedos de praças públicas

O vereador mostrou a sua preocupação com a situação dos equipamentos públicos (Fotos Ascom | CMB)

Através da indicação n° 093/2017 o vereador Elias Piau solicitou do executivo municipal, que através da secretaria municipal de infraestrutura realize a manutenção e os reparos necessários nos brinquedos e equipamentos das Praças Coronel Zeca Leite, Heráclito Cardoso e Manoelita Gama. O parlamentar argumentou que as praças são locais de lazer para as crianças que podem brincar em segurança e também para os adultos, que utilizam os equipamentos para realização de atividades físicas. Piau salientou que esteve visitando as referidas praças e pode observar que apresentam a necessidade urgente de manutenção já que apresentam brinquedos e aparelhos quebrados que podem causar acidentes com os usuários. “Estes locais são de grande importância para nossa comunidade e precisam de manutenção e conservação para que possam ser utilizados com segurança”, frisou. 



Sessão itinerante em Umburanas é cancelada em razão de falecimento na comunidade

(Divulgação)

A sessão itinerante que seria realizada hoje (03.03) em Umburanas, dando início ao projeto “Câmara Itinerante” foi cancelada em razão do falecimento da Sra. Naliane Alves Lopes Teixeira moradora da comunidade.A Câmara Municipal de Vereadores informa que nova data será agendada para realização do evento ao tempo em que externa sentimentos de pesar e solidariedade a toda família enlutada.  



‘Chegou ao limite, não somos fantoches, somos seres humanos’, desabafam moradores da Vila Presidente Vargas

A situação do rompimento do esgoto fez com que os moradores perdessem a paciência (Fotos: 97NEWS)

As situações, sempre comuns em Brumado, envolvendo rompimentos de sistemas de esgotos, está fazendo com que uma parte dos munícipes venham a perder a paciência e soltar a “bílis da indignação”, já que as entidades que seriam para cuidar da vida das pessoas e dar uma melhor qualidade de vida para as mesmas, acabam promovendo uma decepção coletiva. Esse seria o caso dos moradores da Vila Presidente Vargas, mais especificamente os que moram próximo à Praça Saldino Lopes. Em relatos passados à redação do 97NEWS, eles não escondem a sua frustração diante de um problema que, a cada dia que passa, se torna mais crônico. Segundo eles a Embasa e a Prefeitura de Brumado estão fazendo eles de fantoches, já que está existindo um “jogo de empurra” entre as instituições, enquanto que o problema de um rompimento de esgoto nas proximidades da referida praça só aumenta. “Já cansamos de esperar para resolver nosso problema. O mau cheiro é cada vez pior e ninguém pode mais ficar sentado na calçada. O almoço e a janta já perdeu o sabor, nossa cabeça dói todos os dias com esse odor insuportável”, descrevem os moradores que ainda sobem o tom e desabafam dizendo que “será até aquando vamos conviver com isso? Entra prefeito e sai prefeito e a mesma coisa. Nós vamos na prefeitura e eles dizem que é com a Embasa. Vamos na Embasa e eles nos garantem que é com a prefeitura. Não somos fantoches para ficar indo para lá para cá. Que se resolva o quanto antes essa situação, pois pagamos os nossos impostos e estamos buscando tão somente os nossos direitos como cidadãos”. 



Brumado: ‘O prefeito quer asfixiar e acabar com o funcionalismo público’, afirmam líderes sindicais em sessão lotada do Legislativo

A presença maciça dos servidores públicos deu um tom ainda mais intenso à sessão (Foto: 97NEWS)

“O prefeito de Brumado quer acabar com todos os funcionários públicos de Brumado”, esse foi o tom que imperou nos discursos proferidos na sessão extraordinária da Câmara de Vereadores na noite desta quinta-feira (02). Com uma das maiores lotações de usa história, composta na grande maioria por funcionários públicos, especialmente dos guardas municipais e professores ligados à APLB, a Casa Legislativa viveu um clima de forte pressão, já que a insatisfação dos servidores é muito forte, tanto que os sindicatos que representam grande parte do funcionalismo, Sindsemb; APLB e SindGuardas, não pouparam críticas ferrenhas à postura adotada pelo prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), que, segundo eles, está sendo anticonstitucional, ao enviar para o Legislativo Projetos de Lei para serem votados, os quais buscam, segundo os sindicalistas, acabar com o concurso público e transformar a prefeitura numa espécie de entidade privada, com a grande maioria dos serviços terceirizados. Discursos inflamados, inclusive feitos antes da sessão começar, deram um tom de tremenda insatisfação e serviram para pressionar os vereadores no sentido de votarem contra o projeto, que segundo os sindicalistas tem o único objetivo de sufocar e ceifar os servidores públicos, atingindo também a sociedade brumadense. O vereador Santinho (PTC) começou a fazer a defesa dos projetos e levou uma sonora vaia, deixando o clima ainda mais intenso. Agora não se sabe se os projetos que não entraram na pauta de ontem (02), retornarão na segunda-feira (06). Segundo informações colhidas pelo 97NEWS, eles retornarão e, caso isso aconteça, a presença dos servidores e dos sindicatos poderá ser ainda maior. 



Presidente do Sindguardas irá fazer uso da tribuna livre na sessão extraordinário do Legislativo na noite de hoje (02)

O presidente do Singuardas, Pedro Santos, durante manifestação da categoria em 2015 (Foto: 97NEWS Conteúdo)

O impasse que estaria novamente se estabelecendo entre Prefeitura Municipal de Brumado e a GCM – Guarda Civil Municipal ainda continua apesar de ter sido aberta a mesa do diálogo, tanto que o sindicato da categoria, o SindGuardas, já teria tido reunião produtiva com o chefe do executivo municipal. A reunião que teria acontecido em plena terça-feira de carnaval, foi considerada positiva, tanto que o movimento de protesto que iria acontecer na manhã desta quinta-feira (02), denominado VIII Marcha Azul Marinho, foi cancelado. O Projeto de Lei 05/2017, o qual teria gerado o confronto, foi, inclusive retirado de pauta e, pelas informações, ainda não tem data certa para retornar e, já existem rumores, que ele não irá mais retornará para a votação dos vereadores. Diante disso, visando esclarecer a questão, o presidente do Sindguardas, Pedro de Oliveira Santos, usará na noite de hoje a tribuna livre durante a sessão extraordinária que se iniciará a partir das 18h40m. Uma reunião ocorrida no final da manhã entre a comissão dos guardas municipais e o presidente do Legislativo, vereador Leonardo Vasconcelos (PDT), também foi avaliada positivamente pela categoria. Segundo informações, os vereadores estão reunidos com o prefeito Eduardo Vasconcelos na busca de um entendimento melhor sobre o PL 05/2017, para que ele possa retornar para a votação. 



Brumado: procura-se cachorra que atende por "Pituca"

Foto: Divulgação

Está desaparecida uma cachorra da raça pudow que atende pelo nome de "Pituca". A cachorra desapareceu da casa de sua dona no Bairo São Joaquim, Pituca possui uma pelagem alta, cor branca e com tons de caramelo. Quem encontrou ou encontrar devem ligar para 9.9939-8989 ou levar em Neto Magazine que será bem gratificado.



Prefeitura de Brumado começa a resolver os problemas mais crônicos da área de infraestrutura urbana

A estrutura do local estava muito danificada e os riscos de acidentes eram cada vez maiores (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Após inúmeras solicitações, inclusive com indicações de vereadores, a Prefeitura Municipal de Brumado está iniciando, nesta quinta-feira (02), um processo de recuperação dos principais problemas que envolvem a deficiência da área de infraestrutura urbana, especialmente os que afetam a mobilidade. Uma das primeiras ações é no pontilhão ao lado do SAC, o qual estava com estrutura muito danificada e, com isso, os riscos de um acidente ou até de um desabamento eram reais. As obras devem deixar o local novamente habilitado para o tráfego. Outro ponto que também vêm sendo objeto de constantes reclamações é na Rua Antônio Francisco da Silva, uma das mais movimentadas da cidade, onde uma galeria de esgoto pluvial está prestes a ruir e abrir um grande buraco na pista (foto abaixo). Até o momento as obras ainda não foram iniciadas, mas por informações colhidas pela nossa equipe, quem sabe ainda hoje as obras de reparo serão iniciadas. 

(Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)


Brumado: VIII Marcha Azul Marinho é cancelada pela organização do evento

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

Quem acordou na manhã desta quinta-feira (02) com a intensão de assistir a VIII Marcha Azul Marinho que iria sair de frente da Cesta do Povo às 08H, vai ter que mudar os planos, pois informações colhidas pelo 97NEWS, junto a representantes da GCM – Guarda Civil Municipal de Brumado, deram a garantia que a Marcha foi adiada. O motivo do adiamento foi a abertura do diálogo com o chefe do Executivo Municipal. Segundo as informações o primeiro encontro aconteceu nesta terça-feira (28) no Gabinete Municipal, onde já teria se iniciado um acordo que fosse positivo para ambos os lados. Então, visando evitar um enfrentamento e um possível desgaste da categoria, a organização do evento achou por bem cancelar a Marcha, que, desta feita, diferente das outras, teria um forte tom de protesto. Mas, mesmo com o cancelamento, os representantes da GCM irão para a sessão da Câmara para marcar presença e pressionar os vereadores a não votar no projeto que, segundo eles, iria, de forma gradual, extinguir a entidade. 



Luto: Faleceu hoje (28) a mãe do ex-prefeito Aguiberto Lima Dias

Faleceu na manhã desta terça-feira de carnaval (28), às 6:50h, em Brumado, Dona Daria, esposa do saudoso Áquiles Dias da Mata (Seu Santos). Ela é mãe do ex-prefeito Aguiberto Lima Dias e do experiente advogado Givanei Lima Dias. O corpo foi velado na Rua São João, 324, próximo ao Clube do Sindicato e o sepultamento aconteceu no final da tarde no Cemitério Jardim Santa Inês. O 97NEWS expressa os sentimentos de pesar à família enlutada. As informações são de que o municipio decretou luto oficial de 3 dias pelo falecimento de Dona Daria. 



Brumado: Caminhão boiadeiro tomba na ‘Curva dos 5’

O caminhão ficou muito danificado e vários animais morreram na hora (Foto: Whatsapp 97NEWS)

A famosa “Curva do 5” voltou à cena neste último dia de Carnaval, em um outro acidente de maiores proporções. Segundo as primeiras informações passadas à redação do 97NEWS, um caminhão boiadeiro, que estava fazendo o transporte de vários animais acabou tombando no local, numa cena que acabou chocando que passava pelo referido trecho, já que vários bois acabaram morrendo. O caminhão pertence à um fazendeiro do ramo frigorífico. Ele estava acompanhado de seu motorista, mas, ambos não tiveram ferimentos. Não se sabe ainda os motivos que provocaram o tombamento, mas se cogita que o caminhão perdeu o controle, ao fazer a curva, o tombamento ocorreu por volta das 17h. Muitos curiosos se aglomeraram no local e ficaram observando o resgate dos animais que sobreviveram ao acidente (foto abaixo). 

(Foto: Whatsapp 97NEWS)


Aracatuense é transferido para o HMPMN, mas não resiste e vem à óbito na madrugada de hoje (27)

(Foto: 97NEWS Conteúdo)

O aracatuense, Raildo Santos de Jesus, de 39 anos, morador do meio rural, acabou vindo à óbito na madrugada desta segunda-feira (27) no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto em Brumado. Segundo as informações colhidas pelo 97NEWS, Raildo sofreu um acidente, provavelmente de motocicleta, sendo transferido para o Hospital de Aracatu. Chegando lá, devido à gravidade dos ferimentos, ele teve que ser removido para Brumado, mas, mesmo antes de se buscar uma UTI, por meio da regulação, para salvar a sua vida, ele não resistiu e acabou falecendo. Nossa equipe está buscando maiores detalhes do fato e durante o dia a notícia deverá ser atualizada.  



Educação de Luto: Professora Joelma Santos Silva morre vítima de câncer neste domingo (26)

A professora Joelma Santos Silva era muito querida da comunidade escolar brumadense (Foto | Reprodução | Facebook)

A Educação de Brumado acordou de luto no início da manhã deste domingo (26) já que uma das professoras mais queridas e admiradas, Joelma Santos Silva (45), veio a falecer vítima de câncer. Ela que tinha descoberto a doença há cerca de dois meses, iniciou o desgastante tratamento e mesmo com toda a força para superação, acabou não resistindo e falecendo. Joelma estava lecionando Ayrton Viana, no Bairro Baraúnas e também atuou na Escola Clemente Gomes em Itaquaraí. Os membros da Semec se abateram com a notícia e já se mobilizam para fazer uma grande homenagem à professora que deixa dois filhos. O velório acontecerá na Rua Ferreira e Silva no bairro Dr Juracy e o sepultamento acontecerá às 17h no Cemitério Jardim Santa Inês. Ficam aqui os sentimentos da equipe do 97NEWS à família enlutada. 



Cadeiras vazias na Audiência para apresentação do Relatório Quadrimestral de Metas por parte da Prefeitura Municipal

O comparecimento da população foi completamente nulo, o que mostra desinteresse pelas coisas públicas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A falta de uma maior participação popular nas audiências públicas continua sendo patente em Brumado, o que mostra que o brumadense ainda continua desinteressado as coisas públicas. Um exemplo disso aconteceu na manhã desta sexta-feira (24) na Câmara de Vereadores de Brumado, por ocasião da apresentação do Relatório Quadrimestral de Metas que é feito por intermédio da Secretária de Administração. O secretário municipal da pasta, João Nolasco, fez a apresentação para as cadeiras vazias, tendo apenas o comparecimento de alguns funcionários da Casa Legislativa. A população deveria comparecer para estar mais a par das metas orçamentárias da prefeitura municipal, tendo ainda a oportunidade não só de conhecer melhor os mecanismos financeiros que regem a máquina pública, como também de poder cobrar para que as verbas possam ser destinadas de uma forma mais equânime e que venha corresponder às expectativas da população. 



Moradores do Esconso na bronca com o lixo jogado às margens da via de acesso ao centro da cidade

A quantidade de lixo e entulho jogados às margens da via vêm dando um aspecto muito negativo ao local (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O Bairro Esconso é um dos que mais necessita de uma atualização urbana, sendo que vários déficits estruturais ainda são patentes. Diante desse quadro negativo, os moradores estão ficando ainda mais insatisfeitos com uma situação que vem se agravando e que está dando um aspecto ainda pior para o bairro que é a grande quantidade de lixo que é jogada as margens da via que faz o acesso ao centro da cidade. Segundo os moradores a limpeza já foi solicitada por diversas vezes, mas até o momento os apelos não foram atendidos. A situação vem se agravando, já que proprietários de novas construções em toda a cidade resolveram adotar o local como uma espécie de lixão, fazendo com que o cenário seja degradante. Os moradores apelam para que haja uma consciência coletiva, pois no lugar, segundo eles “não moram bichos e sim seres humanos” que ainda declaram que “não estamos isolados do mundo, fazemos parte da cidade também, pagamos nossos impostos e exigimos os nossos direitos”.