ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Chuvas evidenciam a falta de infraestrutura do Bairro São José

(Foto: 97NEWS)

As chuvas, apesar de muito ansiadas pelos brumadenses, sempre acabam trazendo consigo alguns transtornos para a população, já que um planejamento eficaz na área de infraestrutura nunca fez parte das administrações municipais. Então, é só despencar dos céus as precipitações com índices mais generosos, que muitos bairros da cidade são muito afetados, especialmente os que ficam próximos aos riachos que correm dentro do perímetro urbano. Dentre esses bairros um dos mais afetados é o Bairro São José, que fica geograficamente num local que agrega um grande volume de água das chuvas. O bairro que vem sendo alvo constante de muitas reclamações por parte dos moradores, que insistem em afirmar que a infraestrutura é muito deficitária e várias obras são urgentes, para que a situação não fique ainda pior, agora, com as últimas chuvas, teve, sobre si, a evidência do anunciado. O secretário municipal de Infraestrutura, Renato Mendonça, que visitou vários locais da cidade para conferir de perto os estragos feitos pelas chuvas, afirmou que irá ser feito um planejamento de recuperação e que o Bairro São José estaria incluso. Ainda segundo os moradores, a situação precária ficou patente e isso pode ser conferido em vídeos que foram enviados para a redação do 97NEWS. Confira:  



Secretário de Infraestrutura visita áreas afetadas pelas chuvas para planejar ações de recuperação das vias

Acompanhado do secretário de Saúde, Claudio Feres, o titular da pasta de infraestrutura municipal, Renato Mendonça visitou várias locais da cidade (Foto: Ascom | PMB)

Devido às chuvas que têm caído na cidade nos últimos dias, o Secretário Municipal de Infraestrutura, Renato Mendonça, esteve pessoalmente visitando vários bairros e localidades do município com a finalidade de fazer uma avaliação dos estragos causados nas vias. O secretário ressaltou que o objetivo desse trabalho prévio de visita às localidades afetadas e identificação dos danos é planejar ações de recuperação das ruas. O trabalho reafirma o compromisso do Município em atender as demandas da população.



Após gravar os vídeos, Dudu Vasconcelos desmente declarações e diz que tudo não passou de uma ‘pegadinha’ de 1º de abril

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Após a rápida e explosiva repercussão das divulgações dos vídeos de autoria do vereador Dudu Vasconcelos (PSDB), nos quais ele teria sugerido uma renúncia e também se posicionado contra os feriados e o culto aos santos católicos, ele, divulgou um novo vídeo, no qual ele afirma que tudo não passou de uma “pegadinha” de 1º de Abril. Mesmo assim a leitura que foi feita das declarações não foi positiva para ele, pois ele acabou fazendo críticas que serão difíceis de serem metabolizadas pela administração municipal, já que o seu pai, Eduardo Vasconcelos (PSB) é o prefeito da cidade. Agora, segundo amigos próximos de Dudu, tudo que foi falado não se deve levar em conta, já que tudo foi no campo da "resenha", como se diz por aqui. Confira o vídeo abaixo no qual ele acaba desmentindo as declarações e diz "Feliz 1º de Abril, brinquem com moderação": 



Solidariedade: Mãe pede ajuda para realizar com urgência cirurgia de R$ 10 mil para seu filho de 05 anos que já perdeu parte da audição

Glécia Milena dos Santos e seu filho Anderson Gabriel que precisa urgente de uma intervenção cirúrgica nas amígdalas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A Solidariedade é uma ação que retrata a essência do Cristianismo, que prega o amor ao próximo, então, sempre buscando contribuir com ações solidárias o 97NEWS vem fazendo a sua parte, levando ao conhecimento dos seus milhares de leitores casos com a da brumadense Glécia Milena dos Santos (26), a qual é moradora do Conjunto Residencial Brisas II. Ela procurou a redação do 97NEWS para buscar ajuda para a realização de uma cirurgia de retirada de amígdalas e adenoides para o seu filho Anderson Gabriel dos Santos Ferraz, de 05 anos de idade, o qual necessita com urgência da intervenção cirúrgica, pois já perdeu a audição do ouvido direito, além do que a sua respiração está bastante prejudicada. A cirurgia custa R$ 10 mil e também são necessários alguns exames complementares. Então que quiser ajudar essa mãe pode ligar para (77) 9.9979-2012 e falar com a própria Glécia. 



Brumado: Continua chovendo forte na cidade; previsão é para todo fim de semana

Foto: Luciano Santos/97NEWS

As chuvas continuam banhando os municípios do Sudoeste da Bahia, e em Brumado, traz esperanças para o sertanejo. Nas últimas 24 horas ocorreram precipitações em todo o município e foram registradas chuvas em vários distritos. Algumas cisternas já começam acumular água para períodos de seca e alguns agricultores já arriscam plantios de variedades. Na cidade já foram registrados cerca de 100mm de chuva. O Boletim do Clima Tempo indica previsão até a próxima quinta-feira (06). Para este sábado, 01 de Abril, a previsão é de que chova 33mm, a mínima chega a 21ºC e a máxima 27ºC. Para o domingo (02) a previsão é que chova 8mm, com mínima de 20ºC e máxima de 28ºC. E como o sertanejo sempre fala, - é de chuva que o sertão precisa. 

Foto: Luciano Santos/97NEWS


Brumado: AUAU entra novamente em ação e se esforça para salvar cães envenenados em série na cidade

A equipe do AUAU conseguiu salvar a vida de um dos animais (Fotos: AUAU)

A situação dos cães errantes em Brumado volta a se agravar, já que, a inanição das autoridades está provocando ações criminosas como a que aconteceu na noite desta quinta-feira (30), na Praça Senhor do Bonfim, onde 3 animais foram envenenados, sendo que 2 deles acabaram morrendo. A questão que já extrapolou e, muito, os limites do aceitável, já começa a ganhar proporções mais preocupantes, já que, além de ser um caso de saúde pública, tem ainda uma questão que envolve um TAC celebrado entre a Prefeitura Municipal de Brumado e o Ministério Público, no qual ficou acertado que os cães errantes iriam ser retirados das ruas para irem para um abrigo que foi construído justamente para esse fim, mas que, segundo representantes da ONG AUAU, não atende as reais necessidades, pois, além de ser muito distante, não comporta um grande número de animais, já que a estrutura é pequena e, consequentemente, insuficiente. Diante deste impasse, a população vem ficando cada vez mais preocupada, já que o número de cães errantes na cidade aumentou muito nos últimos meses, o que vem causando atos criminosos como o que aconteceu na Praça Senhor do Bonfim. Vale ressaltar e enaltecer a ação heroica de membros da ONG AUAU, que vem buscando salvar a vida dos animais indefesos, que acabam sendo alvo dos desumanos e desalmados, com atos como esses que visam a eliminação em série. Vale destacar que esse tipo de ação se constitui crime, disciplinada pela Lei 9.605/98, tanto que a Polícia Militar buscou encontrar o autor do referido envenenamento, o qual não foi encontrado, mas se fosse, iria responder pelo ato de maus tratos e morte de animais. Confira vídeo abaixo a tentativa feita com sucesso pelos membros da AUAU que salvou a vida de um dos cães com a aplicação sistemática do antídoto (cuidado as imagens são fortes): 



Em audiência com presidente do TJ-BA, Léo Vasconcelos tem a confirmação de nomeação de novo magistrado para Brumado no mês de abril

(Foto: Divulgação)

Dando prosseguimento a extensa agenda de compromissos na cidade de Salvador, o presidente do legislativo brumadense, vereador Léo Vasconcelos acompanhado da Assessora Jurídica Abiara Dias esteve no último dia 29 de março, na sede do Tribunal de Justiça da Bahia em audiência com a presidente da instituição, Dra. Maria do Socorro Santiago Barreto na busca de melhorias para a Comarca de Brumado. Dentre os principais pleitos constaram a solicitação de nomeação de um juiz titular para a Vara Cível, que teve a vacância da vaga após a morte da juíza Leonor da Silva Abreu, sendo no momento ocupada por uma juíza substituta de outra Comarca. Para este pleito a presidente do Tribula de Justiça foi enfática ao afirmar que no próximo mês de abril já estará designando um juiz titular para a vaga, suprimindo dessa forma essa carência.  Com relação a instalação da segunda Vara Cível e nomeação de outros magistrados para a Comarca a presidente, Dra. Maria do Socorro justificou a dificuldade financeira pela qual passa o Tribunal de Justiça da Bahia.
 

(Foto: Divulgação)


Na oportunidade Léo Vasconcelos passou às mãos da Presidente do TJ/BA a solicitação de alteração do nome do Fórum Duarte Muniz para Fórum Juíza Leonor da Silva Abreu, prestando uma justa homenagem a magistrada pelos mais de 30 anos de trabalho ético e honrado. A Presidente achou louvável a homenagem e disse que levará o pleito ao Pleno do Tribunal. Na audiência o presidente do legislativo, vereador Léo Vasconcelos teve a oportunidade de elencar as demandas do município, sendo ouvido com bastante atenção pela presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Dra. Maria do Socorro Santiago Barreto. Léo Vasconcelos também agradeceu ao secretário estadual de Agricultura, Vitor Bonfim que viabilizou a importante audiência, demonstrando seu comprometimento com as causas de Brumado.

 



Licitação para contratar empresa no atendimento ao Glaucoma é aberta em Brumado

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Brumado está com licitação aberta para contratação de serviços médicos especializados de oftalmologia aos pacientes da região de saúde de Brumado diagnosticados com glaucoma. As empresas interessadas devem entregar os envelopes no Departamento de Protocolo localizado no Paço Municipal. O edital está disponível no site da Prefeitura - www.brumado.ba.gov.br. A prestação do serviço deve contemplar todos os requisitos solicitados em consonância com as portarias 288/2008, 920/2011 e 1279/2013, do Ministério da Saúde e Resolução CIB-BA 137/2016. A licitação será na modalidade Concorrência Pública nº 001/2017. A licitação será realizada no dia 15 de maio, às 10h30, na sede da Prefeitura Municipal. Confira o extrato abaixo que foi divulgado pela AUCIB: 

(Reprodução: Site PMB)


Brumado: Serviços de capina vêm sendo feito de forma deficitária em alguns locais da cidade

O mato recolhido pelos serviços de capina não foi recolhido até agora (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A equipe do 97NEWS atendendo um pedido dos moradores da Rua Augusto Canguçu, localizada no Bairro Baraúnas, esteve na manhã desta quarta-feira (29), visitando o local e verificou que a denúncia apresentada pelos moradores de que os serviços de capina haviam sido feitos de forma deficitária tinha procedência. Segundo eles, o trabalho foi feito desde a semana passada e as equipes ainda não vieram recolher o mato e o lixo que foi retirado (foto abaixo), o que acabou trazendo transtornos, além de deixar um aspecto muito negativo na via. Eles também reclamaram da falta de trafegabilidade da via, que necessita urgentemente de uma recuperação. Outras localidades também passaram pelo mesmo problema, então, buscando esclarecimentos sobre a situação entramos em contato com o secretário municipal de Infraestrutura, Renato Mendonça, o qual declarou que já teve conhecimento do fato e que já solicitou com urgência a retirada do mato por parte da empresa responsável pelo serviço. Quanto à recuperação da via ele disse que foi feito um levantamento por parte da secretaria e as ruas mais danificadas serão as primeiras a receberem os serviços, mas somente após a realização do processo de licitação. A previsão é que ainda no mês de abril o trabalho seja iniciado. 

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Brumado: Ministério Público realizará palestra sobre o uso seguro e responsável da internet

Foto: Montagem97NEWS

O Ministério Público da Bahia, através da 3ª Promotoria de justiça de Brumado, com o objetivo de capacitar e orientar os jovens para a utilização segura da internet, em parceria com o Núcleo de Combate aos Crimes Cibernéticos (Nucciber), promoverá palestras sobre o uso seguro e responsável da internet. As palestras serão realizadas nas cidades de Brumado (dia 30/03/2017, nos turnos matutino e vespertino), Malhada de Pedras e Aracatu (no dia 31/03/2017, manhã e tarde, respectivamente), nos auditórios cedidos pelas secretarias de educação dos respectivos municípios. O encontro alertará alunos dos ensinos fundamental e médio sobre como identificar e se proteger das práticas criminosas mais comuns na rede mundial de computadores. Será destacada a importância de que o jovem se capacite para não se tornar vítima de crimes virtuais, apresentando recursos e estratégias voltados à prevenção. Serão abordados assuntos como cyberbulling, jogos online, sites e mensagens de e-mail com conteúdos ofensivos, além do sexxting, prática que consiste em divulgar fotos eróticas na internet.



VCA: Motorista da PAX de Brumado morre após ter se envolvido em acidente na noite desta terça-feira (28)

A ambulância acabou caindo numa ribanceira após a colisão com um caminhonete (Fotocomposição: 97NEWS)

Uma notícia acabou trazendo tristeza para os brumadenses na noite desta terça-feira (28), já que um filho da terra acabou morrendo em um acidente ocorrido por volta das 19h40m no trecho da BA-262, na chegada de Vitória da Conquista, numa região que é popularmente conhecida como “Doze”. Segundo informações colhidas pelo 97NEWS, o motorista, conhecido como “Joel Bocão”, que conduzia uma ambulância que pertence à Funerária Pax Nacional de Brumado, após um impacto com uma caminhonete, acabou indo para a ribanceira, onde o veículo, uma fiorino, acabou capotando. Ainda segundo informações, o motorista teria sido contratado recentemente pela empresa. O SAMU 192 foi acionado e chegou logo ao local, onde os socorristas fizeram todos os esforços para salvar a vida do motorista, mas, infelizmente, ele não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Não se sabe as causas do acidente e nem quem seria o responsável. A Polícia Rodoviária Estadual registrou a ocorrência, mas não tivemos acesso ao relatório, que poderia esclarecer o acidente. 



Brumado: Previsão de período chuvoso traz esperança e alívio para os moradores do meio rural

O tempo amanheceu bem nublado em Brumado nesta terça-feira (28) com fortes possibilidades de precipitações pluviométricas (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A palavra desespero, pode ser interpretada como estar à beira da desesperança e, essa interpretação poderia exprimir o quadro de milhares de moradores do meio rural de Brumado, que, em inúmeros relatos vêm apontando o atual momento como uma das piores estiagens da história do município. Em relatos regionais, divulgado inclusive na mídia, alguns locais como Vitória da Conquista estariam vivendo a pior estiagem dos últimos 100 anos, o que mostraria a gravidade da situação. Então, mesmo que para alguns, pareça sensacionalismo da mídia, o atual momento é de intensa aflição para milhares de famílias que residem na zona rural de Brumado, pois com o déficit da operação carro-pipa, a queda da oferta do lençol freático, - que de tanto ser explorado com a abertura de milhares de poços artesianos espalhados pelo município, vem dando sinais de enfraquecimento -, o cenário estava ficando desolador. Mas, uma grande notícia dada pelos institutos de meteorologia da Bahia trouxe um grande alento para essas famílias aflitas, já que a previsão aponta para um índice pluviométrico de cerca de 100 mm até a próxima terça-feira (04). Nessa terça-feira (28), o tempo amanheceu muito nublado em todo o município, como grandes possibilidades de pancadas de chuva, o que pode amenizar a situação de várias localidades que quase não foram agraciadas com precipitações pluviométricas nos últimos meses. Confira gráfico abaixo: 

(Reprodução Seagri)


Secretário Municipal de Meio Ambiente emite nota de esclarecimento sobre episódio da agressão e reafirma admiração e respeito pelos professores

O secretário municipal de Meio Ambiente, Rodrigo Cunha Vasconcelos. apresentou seus esclarecimentos sobre o episódio (Foto: Divulgação)

O Secretário Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rodrigo Cunha Vasconcelos, vem por meio desta nota de esclarecimento lamentar o ocorrido envolvendo a sua pessoa e um professor da rede municipal de ensino. O incidente aconteceu na última sexta-feira (24), logo após o término da sessão extraordinária realizada na Câmara de Vereadores de Brumado para votação do Projeto de Lei 004/2017. Na oportunidade, com os ânimos exaltados por conta da aprovação do referido projeto, uma parte do público presente na plenária dirigiu xingamentos e insultos ao secretário, que já estava se retirando do local, assim como os demais. O episódio saiu do controle e um professor da rede municipal de ensino agrediu fisicamente o Secretário, após trocas de agressões verbais, que se tornou recorrente nas sessões da Câmara com a tramitação do projeto de lei 004/2017. O Secretário lamenta que o professor agressor, que deveria ensinar com palavras e gestos, tomado por sentimentos pessoais (embargo e demolição de parte de seu imóvel invadindo via pública - foto abaixo) contra o seu pai, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, tenha agido daquela maneira e, ainda, ter divulgado que estava a defender a categoria, como se o secretário tivesse agredido fisicamente qualquer professor. O Secretário lamenta e esclarece, que, na condição de ser humano, apenas reagiu a ofensas desproporcionais e desrespeitosas proferidas contra seu pai e família. O debate de ideias é importante dentro da democracia, mas as divergências de opiniões, em hipótese alguma, pode dar suporte às agressões físicas. O secretário disse ainda que tem profundo respeito pelos professores e que o incidente foi um fato pontual, fruto das circunstâncias e de um momento de extrema pressão. Por fim, reafirma a sua admiração pela categoria e pelo seu histórico de lutas

(Foto: Reprodução Google Earth)


Brumado: Dia Mundial da Água é marcado por realização de plenária

Foto: Divulgação

Fazendo referência ao Dia Mundial da Água e no sentido de discutir a disponibilidade e uso dos recursos hídricos na Bacia do Alto Contas, bem como a transposição daqueles recursos para a Bacia do Antônio, foi realizada no último dia 22 de Março, a Plenária do Dia da Água, no Auditório do CMEAS, Cidade de Brumado. Promovida pela Associação Divina Providência e pelo MODERA, a Plenária teve a participação de movimentos sociais, associações, sindicatos, instituições filantrópicas e do público em geral. A Plenária foi aberta pelo Secretário Geral do MODERA, Jorge Valério Gomes, que também fez uma exposição sobre a crise de abastecimento de água na Cidade de Brumado, no período de 1998 a 1999 e a ameaça da diminuição da quantidade e qualidade da água da Barragem de Cristalândia, em decorrência da expansão do agronegócio à montante, o qual poderá ainda degradar a Caatinga e acelerar o processo de desertificação na Bacia do Alto Contas. A palavra foi franqueada aos membros da Plenária e pôde-se destacar questões como o odor da água que vem sendo distribuída à população da Cidade de Brumado nos últimos meses; o assoreamento dos rios; a expansão e os impactos do agronegócio; a abordagem das lutas dos movimentos sociais em sala de aula; o trabalho com os educandos sobre a situação da água; a importância da EMBASA no serviço de tratamento e distribuição da água; o direito à água e o seu aproveitamento e os projetos da ASA para a convivência com o Semiárido. Ao final da Plenária foi apresentada a proposta de se realizar audiência pública com as presenças da EMBASA e das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, a respeito da qualidade da água que vem sendo distribuída à população de Brumado. Outra proposta apresentada foi a de se mover ação judicial contra o INEMA, em decorrência de licenças concedidas a empreendimento do agronegócio no Município de Piatã, contrariando deliberação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas.    



Brumado: Secretário de Infraestrutura fala sobre o projeto de recuperação das vias públicas da cidade

O secretário municipal de Infraestrutura, Renato Mendonça, garantiu que um amplo serviço de recuperação das vias públicas de Brumado será realizado em breve (Foto: 97NEWS)

Um dos grandes desafios do setor de infraestrutura urbana de Brumado é a situação precária de uma grande parte das ruas e avenidas da cidade, o que vem dificultando sobremaneira a mobilidade urbana, além dos riscos de acidentes que aumentam constantemente.  Diante disso, a nova administração, confirmou essa tendência por meio do secretário municipal de Infraestrutura, Renato Mendonça, o qual foi ouvido pela nossa equipe e logo de início relatou que “realmente o projeto de recuperação das ruas e avenidas de nossa cidade é um grande desafio, mas já estamos elaborando um grande planejamento nesse sentido, e, assim que o processo licitatório for concluído iremos colocá-lo em prática, possivelmente já no próximo mês de abril”. Questionado sobre situação dos bairros Baraúnas e Olhos d’Água ele citou que “conhecemos a situação, já fomos lá e fizemos o levantamento para sabermos quais as ruas que podem receber pavimentação asfáltica, as que não puderem serão recuperadas com paralelepípedos” e fez questão de assegurar que “os serviços serão feitos com o máximo de respeito ao dinheiro público e com a melhor qualidade possível, disso não abrimos mão”. E sobre a questão dos esgotos estourados em diversos locais da cidade, ele relatou que “os que estiverem nessas condições de rompimento, serão recuperados, mas, nos locais que terão que ser construídas novas redes não serão feitos, pois é uma atribuição da Embasa”. 



Promoter Beto Bonelly comemora 38 anos em nova fase de sua carreira

O promoter, radialista e empresário musical, Beto Bonelly (Foto: Divulgação)

Com quase duas décadas de serviços prestadas à área do entretenimento, o promoter brumadense Beto Bonelly, está completando, nesta terça-feira (27), 38 anos de idade. Ele que tem uma história de vida de muita superação, pois após uma infância de muita luta, vendendo picolé, engraxando sapatos e fazendo pequenos serviços, ele, como um grande batalhador, conseguiu construir a sua história por meio de muito trabalho e força de vontade, se constituindo, hoje, como um dos promoters mais bem-sucedidos e reconhecidos da região sudoeste e da Bahia. Em nova fase de sua carreira, com um programa de rádio que é um grandes sucessos da rádio local e também como empresário do cantor Fann Estourado, o “Baixinho dos Paredões”, Bonelly comemorou a data primeiramente com um grande almoço em família, feito pela sua mãe e, agora, na parte da tarde, está ao vivo em seu programa “Beto Bonelly é Show”, que vai ao ar pelas ondas da Alternativa FM 97,7 e, de noite, outras comemorações especiais irão acontecer. Ele que também está dedicando muito da sua agenda a produção do Forró do Sítio Novo, que em 2017, irá ter uma edição comemorativa de 10 anos, está muito motivado em sua nova fase e espera colher grandes frutos desses seus incansáveis esforços. Toda a equipe do 97NEWS externa aqui os seus parabéns ao promoter lhe desejando muitas felicidades e muitos anos de vida. 



Brumado: Após sair do jogo, torcedor alcoolizado caí no Riacho do Bufão e tem que ser resgatado pelo SAMU 192

O fato atraiu um grande número de populares ao local (Foto: Marcos Paulo | 97NEWS)

O índice de consumo de bebidas alcóolicas nos finais de semana é alto, acompanhando a tendência das cidades mineradoras, que, muitas vezes, pela falta de espaços de lazer, de cultura e turísticos, acabam lotando os bares. Dentro deste cenário, entra o futebol, onde a popular “cervejinha” é uma companheira inseparável. Então, foi justamente esse cenário de um fato que aconteceu por volta das 18h deste sábado (25), onde, um torcedor, identificado primeiramente como "Galego de Cristalândia", após ter saído do jogo que ocorreu no Estádio Gilbertão, acabou, depois de ser visto andando em zigue-zague e sentando ao lado das margens do Riacho do Bufão, que fica ao lado do estádio, caindo no riacho de uma altura de cerca de 2 metros e batendo a cabeça nas pedras. Rapidamente o SAMU 192 foi acionado e duas equipes chegaram logo ao local e, com a ajuda de populares, conseguiram retirar o homem que estava consciente. Segundo a equipe do SAMU 192 ele estava muito alcoolizado e não daria para fazer uma análise do seu quadro clínico, mas, a princípio, ele não apresentava risco de morte. No local da queda foi encontrado muito sangue, o que acende a possibilidade que o torcedor possa ter tido um traumatismo craniano. 



Caminhão baú derruba rede de telefonia e internet e cabos quase causam acidentes na Malhada Branca; empresa ainda não fez o reparo

Parte dos fios teve que ser envolvido com sacolas plásticas para sinalizar aos motoristas, como também a colocação de blocos (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Caminhões com altura e peso acima do peso transitando nas ruas de Brumado é um problema ainda muito recorrente, que, muitas vezes causam muitos transtornos, especialmente às redes de energia e telefonia. Desta feita o novo episódio desses ocorreu no bairro Malhada Branca, onde um caminhão baú, que estava acima da altura permitida derrubou a rede de telefonia e de internet na Rua Auresino da Silva Leite, próximo a Igreja Santa Luzia. Segundo os moradores que entraram em contato com a redação do 97NEWS, o fato aconteceu ontem (22) e, até o momento, não foi feito o reparo pela empresa especializada. Ainda segundo eles o grande problema é que, com o impacto da colisão, os fios cederam e muitos deles ficaram na altura de uma pessoa e quando caiu a noite, quase foram causados alguns acidentes com motociclistas, o que obrigou os moradores a envolverem partes dos fios com sacolas plásticas para que a visualização pudesse ser feita e também blocos para sinalizar o perigo. 



Paradoxo: Prefeito de Brumado, que prega de forma veemente a austeridade, deverá receber veículo de R$ 124 mil para o gabinete municipal

O prefeito Eduardo Vasconcelos vem defendendo de forma veemente a austeridade na coisa pública (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Um dos pontos mais observados pelo atual prefeito de Brumado, o engenheiro Eduardo Vasconcelos (PSB), é a austeridade, ou seja, a máxima economia do dinheiro público que é destinado à sua administração, tendo, agora, para fortalecer ainda mais a sua tese, a grande prerrogativa de colocar a UTI em funcionamento. Então, diante disso, várias ações de “enxugamento” dos gastos vêm sendo promovidas pela atual gestão, mas, em contrapartida, outras atividades administrativas vêm gerando posicionamentos contrários, pois são tidas como totalmente incongruentes, como a nomeação de um grande número de cargos comissionados, os quais causarão um impacto na folha. Agora, um novo fato vem corroborar para essa linha de confronto ideológico, que reforça a tese do paradoxo, já que, foi realizado um pregão presencial para a aquisição de um novo carro para servir ao gabinete municipal, o qual já foi homologado. O que chama a atenção é que o valor do veículo é de R$ 124 mil, o que entra totalmente em choque com a filosofia tão defendida da austeridade. Em contato com o também chefe de gabinete, Claudio Feres, "a aquisição é necessária, pois consta de forma acentuada no planejamento de ações do prefeito municipal. visitas constantes ao meio rural, então, é necessário um veículo que tenha as características propícias para tal, porque, no final a economia é muito maior, do que adquirir um carro mais barato, mas que não suporte os desafios". Questionado sobre a SW4, que servia o gabinete municipal na gestão passada, Feres explicou que “ela ainda continuará serviindo o gabinete, mas para viagens para Salvador e Brasília, pois não é indicada para o meio rural”. Segundo pesquisas feitas pelo 97NEWS, o provável veículo que será, - se ainda não foi -, adqurido, é um Fiat Toro, de última geração a Diesel. Confira abaixo a homologação do pregão presencial: 

(Reprodução Site PMB)


Coordenador do almoxarifado central da Bahia volta a Brumado e confirma furto de uma grande quantidade de equipamentos da extinta EBDA

Os equipamentos e objetos da extinta EBDA estavam guardados nas instalações do antigo Derba (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O que já tinha sido veiculado pelo 97NEWS já há um bom tempo (clique), se confirmou de forma plena nesta terça-feira (21) com o registro de uma ocorrência policial na qual está comprovado o furto de inúmeros equipamentos, peças e objetos que pertenciam à extinta EBDA. O referido material estava guardado nas dependências da estrutura do antigo Derba e, gradualmente, vem sendo furtado por meliantes que já levaram quase tudo. Isso ficou comprovado pelas declarações do coordenador do almoxarifado central, que esteve em Brumado em julho de 2016 para catalogar o material para ir a leilão, mas que, na sua volta ontem (21) não encontrou quase nada. Foram furtadas desde máquinas fotográficas, computadores, televisores, balanças, teodolito, gravadores, medidor de umidade, clinômetro, miras falantes, ventiladores e inúmeras peças de veículos. O prejuízo não foi calculado, mas, pela relação é grande, o que mostra falta de cuidado do estado com a coisa pública, já que o número de vigilantes no local é muito pequeno para um espaço tão grande, o que facilitou a ação dos criminosos.