ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Alternativa FM emite Nota de Pesar pelo falecimento do radialista ‘Maluco do Veneno’

Foto: Divulgação

Diante deste momento de perda, a direção da Alternativa FM, juntamente com todo o corpo de funcionários, radialistas e colaboradores, vêm expressar o seu profundo sentimento de pesar pelo falecimento do radialista Sinval José de Souza, o inesquecível ‘Maluco do Veneno’. Ele, com seu jeito único e cativante, construiu uma das mais lindas histórias da radiodifusão regional. Sertanejo legítimo, ele levava, por meio do seu programa “Entardecer do Sertão”, alegria e descontração para os seus milhares de fãs, os quais, também estão muito comovidos com o seu repentino falecimento. É realmente uma hora muito dura para todos nós, pois será muito difícil não termos mais o “Maluco” entre nós. Dono de um coração bondoso, de uma simplicidade fantástica, homem íntegro, que sempre valorizou a família, ele nos fará muita falta, pois a sua perda é insubstituível, lembrando que ele será sempre lembrado como o maior fenômeno da história da comunicação brumadense. Ficam aqui os nossos sentimentos, certos de que o Criador, o Deus Todo-Poderoso, o acolheu em seus braços de amor, e, agora, os céus, devem estar mais alegres ainda, pois o “Maluco” continuará a sua trajetória no plano celestial.



Brumado: Velório de ‘Maluco do Veneno’ promete ser um dos mais emocionantes da história

O velório se iniciou às 06h e muita gente é esperada na sede do Poder Legislativo de Brumado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A confirmação do falecimento do radialista Sinval José de Souza, que era muito querido e conhecido popularmente como “Maluco do Veneno” causou uma comoção em massa, não só em Brumado, mas em toda a região sudoeste, já que o mesmo tinha um grande número de fãs espalhados em cerca de 60 cidades. Dono de uma história única, que encontra na célebre frase de Euclides da Cunha, “o sertanejo é, antes de tudo, um forte”, um forte referencial, pois desde cedo ele iniciou a sua labuta na roça, trabalhando para ajudar os seus pais. Há cerca de 20 anos atrás, ele veio para a cidade de Brumado realizar serviços de dedetização, daí o seu apelido e, numa oportunidade que teve numa rádio acabou aproveitando a chance e começou a construir uma história de sucesso que faz com que ele seja o grande nome da comunicação de Brumado, já que, mesmo iletrado, conseguiu se estabelecer como o maior fenômeno do rádio local. Nesta terça-feira (23) os seus milhares de fãs estão tendo a oportunidade de dar o último adeus a “Maluco do Veneno”, já que o velório está acontecendo na Câmara de Vereadores e seguirá até às 14 horas. Em seguida o corpo será encaminhado para a Comunidade de Umburanas, onde ocorrerá o sepultamento. A previsão é que será um dos velórios mais emocionantes da história do município. 



Prazo para pagamento do IPTU 2017 em cota única vence no dia 30 de maio de 2017

(Divulgação)

O prazo para pagamento do IPTU 2017 em cota única vence na próxima semana, no dia 30 de maio de 2017. Os contribuintes que quiserem obter o desconto de 10% devem realizar o pagamento da guia em cota única até a referida data. O boleto deve ser pago no Banco Bradesco ou um em seus correspondentes. Os contribuintes que não receberam a guia através dos Correios podem acessar o link www.brumado.ba.gov.br/iptu para fazer a emissão do documento ou se dirigir ao Departamento de Tributos, localizado no prédio da Prefeitura Municipal, na Praça Coronel Zeca Leite, 415, Centro, e retirar o mesmo pessoalmente. O contribuinte também pode optar pelo pagamento parcelado em até quatro vezes, com vencimento da primeira parcela no dia 30 de maio de 2017. Para isso, devem acessar o www.brumado.ba.gov.br/iptu para emitir a guia de recolhimento com essa opção ou se dirigir ao departamento no endereço acima citado.  



Câmara de Vereadores de Brumado emite Nota de Pesar pelo falecimento de “Maluco do Veneno”

(Fotocomposição: 97NEWS)

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, vereador Léo Vasconcelos, em nome de todos vereadores que compõem a Casa Legislativa, com profunda tristeza emite Nota de Pesar em razão do falecimento do radialista, Sinval José de Souza, conhecido popularmente como “Maluco do Veneno”, ocorrido na manhã desta segunda-feira (22.05) em Vitória da Conquista. Maluco do Veneno faleceu aos 61 anos de idade, deixando esposa e quatro filhos. Muito conhecido por toda população brumadense, trabalhava como apresentador de programa sertanejo. O Legislativo de solidariza com a família enlutada e roga a Deus para que conforte os corações dando forças para transformar a dor desta perda irreparável em fé e esperança. O velório acontecerá nesta terça-feira (22.05), a partir das 06h, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vereadores.  



Sudoeste: Ouvintes de Brumado e região usam as redes sociais, e prestam homenagens ao `Maluco do Veneno´

Foto: Montagem/97news

Ouvintes de Brumado e do Sudoeste da Bahia, usam as redes sociais para prestar homenagens para o radialista conhecido como "Maluco do Veneno", que faleceu na manhã desta segunda-feira (22), no Hospital de Base em Vitória da Conquista. Sinval José de Souza, 61 anos, trabalhava na Alternativa FM 97,9 de Brumado, e era querido por todos os ouvintes da região. "A vida e como uma viajem, lembro-me bem quando eu conheci o fabuloso Maluco do Veneno, nos estúdios da Atividade FM à uns 14 anos atrás. Sempre engraçado e sorridente. Esse foi o Sinval que conheci. Meus sinceros sentimentos a família!", escreveu Jean Costa. Outros Fãs, como Andreia Dias, da cidade de Malhada de Pedras também se solidarizaram após saberem do ocorrido com o radialista. Eles publicaram fotos de Maluco e, nas legendas, deixaram mensagens de carinho. "Muito triste... ele era uma pessoa muito querida, vai fazer falta. Que Deus possa confortar a todos nesse momento!", diz a mensagem. "Vai fazer falta nas nossas noites de sábados e domingos, vá com Deus Maluco do veneno!", desejou Paulo Vieira de Lagoa Real. "Triste, perdemos um amigo, "Maluco do Veneno", que Deus te dê um bom descanso meu amigo", escreveu, Cida Quichaba, Buenos Aires Argentina. "Que notícia triste meu amigo! Meu pai ficou arrasando pois ouvia o programa dele todo sábado, e adorava! Meus sentimentos que Deus conforte o coração de todos familiares e que Deus de ele um bom lugar", escreveu Edite Da Silva Pires, de Livramento de Nossa Senhora. "Olho para o rádio e choro porque não vou mais poder ouvir o programa dele, aquelas músicas quê só ele sabia tocar, eu olho para fora parece que passou um furacão, tá tão diferente o tempo, tudo ficou mudo, que Deus dê um bom descanso para esse grande amigo dá gente", desejou Débora Cátia, de Brumado.

Foto: Reprodução/Facebook


Brumado enlutada: Faleceu na manhã desta segunda (22) o radialista Sinval de Souza´, o `Maluco do Veneno´

Foto: Arquivo/97news

Sinval de Souza, o "Maluco do Veneno" como é conhecido no rádio brumadense, ainda era muito jovem, tinha apenas 61 anos de idade, ele deixa quatro filhos e esposa. Maluco do Veneno atuava no rádio há aproximadamente 12 anos, começou com Anselmo Soares na Rádio Atividade FM e Digital FM com participações ao vivo, e atualmente trabalhava como apresentador do programa sertanejo aos sábados e domingos, das 18h as 21h na Rádio Alternativa 97,9. Sinval Souza era natural de Brumado, mas adotou Malhada de Pedras como sua cidade, onde morava com sua esposa e companheira de rádio, a "Gauchinha". Sinval sofreu um grave acidente na manhã da última quinta-feira (18) na zona rural do município de Malhada de Pedras e teve o seu estado de saúde agravado nos últimos dias. Após ter sido transferido para o Hospital de Base de Vitória da Conquista na sexta-feira (19), ele passou, na unidade semi-intensiva, por um procedimento de drenagem do pulmão, já que o órgão teria sido perfurado e, devido a isso, surgiu uma hemorragia interna. Já no sábado (20), por volta das 19h, o mesmo conseguiu uma vaga na UTI e recebeu todos os cuidados, o que deu tons animadores ao quadro. No domingo (21) informações passadas ao 97NEWS, que durante a manhã, a pressão arterial do radialista teve uma forte queda, mas sendo estabilizado após os esforços da equipe médica, já no período da tarde, fomos informados que seus rins haviam parado de funcionar, e começou então o processo de hemodialise. Mas na manhã desta segunda-feira (22), por volta das 06h15m, Maluco do Veneno não resistiu, e veio a óbito. Ainda não foi passado pela equipe médica um laudo com as causas da morte de Sinval, mas a qualquer momento, divulgaremos mais informações. Conheça um pouco da história deste grande sertanejo que nos deixou no vídeo abaixo: 



Com uma nova linha de Açaí, Casa da Tapioca convida os clientes para uma degustação grátis

(Divulgação)

A qualidade da Casa da Tapioca todos já conhecem, mas, buscando sempre oferecer as grandes novidades do mercado com o máximo de qualidade para os seus clientes, a direção acertou a contratação de uma nova linha de Açaí, o qual é de excelência, sendo considerado um dos melhores do Brasil. Agora, o que era bom, ficou ainda melhor, então, visando a comprovação de sua grande clientela da deliciosa novidade, a Casa da Tapioca está oferecendo uma degustação grátis, dando oportunidade para que se possa experimentar a qualidade do produto antes de comprar. Lembrando também de outra novidade, que é a entrega grátis, para isso, é só publicar uma foto no momento da chegada à sua residência e postar nas seguintes redes sociais: Instagram | @Casa_da_Tapioca_Brumado / Facebook | @casadatapiocarecheada. Então o que você está esperando peça já o seu cardápio via Whatsapp da grande variedade de Açaís que só a Casa da Tapioca pode oferecer e deguste desta delícia que faz muito bem para a sua saúde. 



Vereador Elias Piau vai novamente ao escritório da Embasa buscar várias ampliações de sistemas de abastecimento para o meio rural

O vereador Elias Piau juntamente com o gerente regional da Embasa, Paulo Humberto Vilasboas Ledo (Foto: 97NEWS)

Conhecedor da realidade da vida dos milhares de moradores do meio rural, o vereador Elias Piau, desde o início do seu mandato parlamentar formatou uma agenda positiva de trabalho, a qual tem como um de suas principais metas buscar com muita intensidade atender os anseios e urgências destes brumadenses que muitas vezes acabam sendo esquecidos pelo poder público municipal. Diante da atual realidade, a questão do déficit no abastecimento é uma questão que atormenta os cerca de 20 mil moradores das áreas rurais, que, neste ano de 2017 enfrentam uma das piores estiagens dos últimos 100 anos. Visando a busca da ampliação dos inúmeros sistemas de abastecimento que servem a população rural, o vereador Elias Piau tem ido sistematicamente à Embasa para solicitar da direção da empresa várias ações nesse sentido. Nesta quarta-feira (17), Piau esteve novamente no escritório regional da Embasa, que fica no município de Caetité, buscando junto o gerente Paulo Humberto Vilasboas Ledo novas conquistas para Brumado. O parlamentar solicitou por meio de ofícios, a ampliação do sistema de abastecimento da Comunidade de Lagoa Funda, já que os moradores vêm sendo afetados constantemente por situações preocupantes com as quedas do serviço. Ele alega que “hoje temos uma estação de tratamento com um elevatória que dá para ser ampliada, então, um dos principais objetivos de minha nova visita ao escritório da Embasa foi fazer essa solicitação, pois conheço de perto a aflição dos moradores”. Ele também explicou que “além da Lagoa Funda, pedimos também a extensão de rede para as comunidades de Arrecifinho, Tamboril, Tabua e Furado de Maria Nova, as quais também vêm passando por sérias dificuldades para obter o líquido precioso”. E finalizou destacando que “não vamos descansar em nossa luta, pois os moradores do meio rural se mostram cada vez mais preocupados, já que, foram efetuadas mudanças na distribuição feita pelo Exército por meio dos carros-pipas. A situação é séria e precisamos fazer a nossa parte, tanto que vou a Salvador se possível ainda este mês levar novos ofícios na sede da Embasa, para reforçar ainda mais as nossas solicitações". 



Prefeitura de Brumado será parceira do TRE-BA para realização da biometria na cidade

Apoio foi garantido ao presidente da Corte Eleitoral baiana, José Edivaldo Rotondano, pelo prefeito do município Eduardo Vasconcelos (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Brumado também deverá contribuir com a Justiça Eleitoral no processo de recadastramento biométrico dos eleitores do município. O apoio foi garantido ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, pelo prefeito da cidade, Eduardo Vasconcelos, após reunião realizada nessa quinta-feira (18/5). O encontro ocorreu no gabinete do desembargador, no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Desde fevereiro deste ano, o eleitorado de 52 cidades baianas, incluindo Brumado e a capital (Salvador), está sendo convocado pela Justiça Eleitoral para a realização do procedimento. A revisão biométrica é obrigatória e a penalidade para aqueles que não responderem ao chamado será o cancelamento do título. O prazo para a conclusão do recadastramento é 31 de janeiro de 2018. Quem não se recadastrar terá o título de eleitor cancelado e será impedido de tirar passaporte, receber aposentadoria ou pensão paga pelo governo federal, fazer matrícula em instituição de ensino superior, tomar posse em cargo público, além de outros impedimentos como o recebimento do programa ‘Bolsa Família’, benefício que poderá ser suspenso em razão do cancelamento do título. Em Brumado, a convocação está sendo feita por meio da 90ª Zona Eleitoral e é válida também para eleitores do município de Aracatu e Malhada de Pedras. Os três municípios possuem 67.875 eleitores. Desses, apenas 10.455 (15,40%) já fizeram o recadastramento. Isso significa que 57.420 cidadãos ainda precisam ser biometrizados. O recadastramento biométrico deve ser realizado no Fórum Eleitoral de Brumado (Avenida João Paulo I, S/N, Nobre), de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. O recadastramento biométrico é um processo simples e está dividido em cinco etapas: coleta das digitais de todos os dedos das mãos, registro fotográfico, assinatura digital, revisão dos dados cadastrais e reimpressão de novo título

Foto: Reprodução


Após passar por cirurgia, ‘Maluco do Veneno’ é submetido à uma intubação endotraqueal na manhã desta sexta-feira (19)

Milhares de pessoas estão em oração pela pronta recuperação do radialista Maluco do Veneno (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Comprovando o grande carinho do seu enorme público, o acidente envolvendo o radialista Sinval Santos, o popular “Maluco do Veneno”, causou uma forte preocupação e, diante disso, inúmeras correntes de orações se iniciaram em Brumado e região. Ele que acabou tendo a clavícula e um dos braços fraturados, teve também uma perfuração no pulmão, o que fez com que ele fosse transferido para o Hospital de Base de Vitória da Conquista, após ter sido muito bem atendido pelos médicos do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Segundo informações colhidas pela equipe do 97NEWS na manhã desta sexta-feira (19), as quais foram passadas pelo radialista Marquito Gomes, que acompanha o seu colega de rádio em Vitório da Conquista, “Maluco” passou pelo processo de drenagem do pulmão e ao procedimento de fechamento do ferimento, o qual foi realizado por volta da 01h30m de hoje. Novas informações passadas nesse instante deixou a nossa equipe muito preocupada, já que dão conta que ele teve que passar por uma intubação endotraqueal, que é um procedimento de emergência realizado mais frequentemente em pacientes que estão inconscientes) ou que não conseguem respirar por conta própria (que foi o caso dele). A intubação endotraqueal ajuda a evitar asfixia ou obstrução à passagem do ar. Estamos à espera de um boletim oficial por parte do Hospital de Base de Vitória da Conquista, pois não se pode fazer uma avaliação preliminar sobre o atual quadro clínico dele. A qualquer momento novas informações. 



Brumado: Composto o novo Conselho de Segurança Pública do município

Foto: Brumado Acontece

A questão da Segurança Pública em Brumado é uma das principais preocupações da população, já que a violência nos últimos anos cresceu de forma muito preocupante. Buscando minimizar a situação, várias entidades se reuniram para encontrar formas mais eficientes de otimizar o setor e resgatar a sensação de tranquilidade. Neste sentido, aconteceu na última terça-feira (16), na sede da OAB Brumado, a 14ª reunião do Comitê Interinstitucional de Segurança Pública (CISP/Brumado) onde foi implantado o Conselho Municipal de Segurança de Brumado.  O evento, que não teve uma participação expressiva da população, mas mesmo assim, foi formada a diretoria do Conselho Municipal de Segurança (Conseg). Uma das principais propostas do Conselho é tentar colocar em prática o sistema de vídeo-monitoramento nos pontos mais críticos da cidade, o que será um ganho expressivo, já que esse tipo de sistema vem se mostrando muito positiva em inúmeras cidades do país. Durante o evento uma questão que foi bastante debatida por alguns participantes foi sobre a imprensa local, segundo órgãos da segurança pública, Brumado é uma cidade tranquila com baixos índices de crimes, principalmente contra a vida, sendo também considerados abaixo da média os crimes contra o patrimônio público ou privado. Mas segundo eles, a imprensa brumadense vem veiculando de forma sistemática matérias que mostram uma outra realidade. O modelo do Conseg de Brumado seguirá o mesmo da vizinha cidade de Vitória da Conquista.

Confira como ficou a Mesa Diretora da CONSEG:

Presidente: Jadson Carlos Gruba Ferreira

Vice-presidente: Idenor Silveira Amorim

Primeiro Secretário: Cledson Roberto Lobo Ataíde

Segundo Secretário: Marley Mark Lobo Ataíde

Tesoureiro: José Adalberto Moreira Nunes

Diretor Patrimonial: Alessandro Oliveira Silva

Cadeiras cativas: Comandante da (34ªCIPM), Delegado Regional da 20ªCOORPIN e Ministério Público.

Foto: Brumado Acontece


Brumado: Sesoc adere à campanha de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sesoc), por intermédio da equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas Chico Xavier), aderiu à Campanha “18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”. Conforme planejamento, serão desenvolvidas diversas atividades, confira a programação: Dia 18/05-Blitz Educativa no Posto Rodoviário e Entrevista na Rádio Alternativa FM. Dia 19/05-Entrevista na Rádio Nova Vida; Cine debate com os funcionários da Fábrica InterCement e Pit stop, no semáforo em frente à Cesta do Povo, das 08h às 10h. Dia 21/05-Panfletagem no Estádio Gilbertão, das 13h às 15h30. Dia 22/05-Palestra nas Escolas Oscarlina e CMEAS. Dia 23/05-Palestras nas Escolas Nice Públio e Projeto Face Nova; Cine debate com os adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos do Cras ETS e ID, no auditório do Ifba; Cine debate com os adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos do Cras YP da Vila Presidente Vargas. E dia 24/05-Palestra nas Escolas Monteiro Lobato e Escola Nossa Senhora de Fátima; Cine debate com os adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos do Cras YP - Escola Manoel Fernandes em Ubiraçaba.

18 de Maio

 

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O  “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

CONTINUE LENDO


Acidente envolvendo carro da EPC e motocicleta do Supermercado Vitória ocorreu na tarde de hoje (17)

O fato chamou a atenção de muitos populares que passavam pelo local (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Na tarde desta quarta-feira (17), por volta das 15h, um veículo pickup Saveiro, cor branca, que estava com a marca da empresa EPCL, que é prestadora de serviços da Coelba, de placa policial, PJJ-4870 – Brumado-BA acabou se envolvendo num acidente com uma motocicleta CG 150, cor preta, placa PJM-5780 – Brumado-BA, na qual estavam dois funcionários do Supermercado Vitória. A colisão ocorreu nos cruzamentos da rua Urbano Rizério de Amorim e uma travessa próximo à praça onde se armam parques e circos, que não teria placa e nem nome (foto abaixo). Testemunhas afirmaram que o motociclista seguia da Rua Antônio F. da Silva sentido Rua Urbano Rizério Amorim, quando o veículo da EPCL cruzava a rua. Um fato relevante que deve ser levado em consideração é que no local do acidente existe apenas uma placa de PARE, o que seria insuficiente, já que no outro lado da visa não há sinalização.

 

A sinalização existente no local é insuficiente (Fotocomposição: Luciano Santos | 97NEWS)

 

Informações passadas a nossa equipe por um agente de trânsito é de que, quando não existe sinalização em ambas as vias de cruzamento, o motorista que estaria do lado direito tem a preferência, neste caso em questão, o motociclista tinha passagem livre, enquanto a pickup Saveiro tinha que parar. Mas por outro lado, um outro fator que pode ter causado a colisão, foi um caminhão da Cerbeer (Empresa de Distribuição de Bebidas), o qual estava estacionado a menos de cinco metros da esquina, o que é terminantemente vetado pelo CNT – Código Nacional de Trânsito. Apesar dos danos materiais com os dois veículos, ninguém se feriu gravemente, apenas o condutor da motocicleta que teve arranhões pelo corpo e cortes na mão direita.

 

O caminhão estaria estacionado em local irregular e isso pode ter sido o elemento causador do acidente (Fotocomposição: Luciano Santos | 97NEWS)

 

As equipes do SAMU e do SMTT chegaram rapidamente ao local e fizeram os primeiros socorros, sendo realizado também o relatório das observações. Por fim, outro dado que merece ser acrescentado é que o comerciantes que moram nas proximidades disseram ao 97NEWS que esta não é a primeira vez que acontecem acidentes no local, então, diante disso, a atenção deve ser redobrada pelos motoristas que por ali trafegam.

(Fotocomposição: 97NEWS | Imagem Google Earth)


Brumado: Identificado a vítima de atropelamento morto na BR-030 na tarde desta terça

Foto: Montagem l 97News

Foi identificado o homem que morreu atropelado no fim da tarde desta terça-feira (16) no anel viário da BR-030, próximo a entrada do bairro São Jorge em Brumado. Trata-se de Israel José da Silva (Ciganinho), de 60 anos, natural de Uruçuca/Ba. Mas adotou Brumado como sua cidade. Ele morreu antes mesmo da chegada do socorro. Como não portava documentos, sua identidade só foi confirmada na manhã desta quarta-feira (17). Segundo boletim de ocorrência (BO), o condutor de uma motocicleta atingiu a vítima, e chamou a equipe do SAMU, mas devido a chegada de populares, ele se sentiu ameaçado e saiu do local do acidente. De acordo com informações, após o acidente, um advogado representando o condutor da motocicleta esteve na delegacia, e informou que seu cliente se apresentará em algumas horas.



Brumado: Vem ai a 2ª Edição do Encontro de Motociclistas de Brumado

Foto: Divulgação

Brumado vai receber nos dias 02 e 03 de junho deste ano a segunda edição do Encontro de Motociclistas de Brumado. A praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura) será palco para mais um evento para motociclista de toda região. Com shows ao vivo, stands de exposição, praça de alimentação e parque infantil, a segunda edição promete repetir o sucesso da primeira que recebeu motociclistas da Bahia e outros estados do Brasil. Como no ano passado, este ano a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM), comandada pelo Major Jocevã Oliveira, estará dando total apoio ao evento. Os organizadores do evento, o Grupo Rota 100 Fronteiras e Moto Clube K9 ressaltam que os motoclubes de Brumado vêm desenvolvendo um trabalho social importante dentro da comunidade, levando mensagens de lealdade, união e respeito ao próximo.

 



Brumado: Catador de material reciclável morre atropelado no anel viário da BR-030

Fotos: 97NEWS

O catador de material reciclável, de identidade desconhecida, aproximando ter 50 anos, conhecido popularmente como "Ciganinho" morreu vítima de atropelamento no fim da tarde desta terça-feira (16), por um veículo desconhecido que seguia para a rotatória da BA-262 e BR-030. Ciganinho chegou a ser socorrido ainda no local pela equipe do SAMU 192. Mas devido à gravidade dos ferimentos, a vítima não resistiu e morreu no local. O homem trabalhava como catador de material reciclável, e, segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), foi atropelado quando empurrava seu carrinho de coleta de reciclagem quando seguia no acostamento da pista, próximo ao residencial Brisas. Segundo populares, Ciganinho era muito conhecido nas ruas de Brumado por sua alegria e amizade, sua única renda era do dinheiro vindo dos materiais que recolhia e vendia para o serviço de reciclagem da cidade. A PRE controla o trânsito na região e os peritos da Polícia Civil já estão no local para investigar as causas do acidente. O corpo da vítima será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. Veja o vídeo:



97NEWS: 16 de maio, Dia do Gari

Foto: Divulgação

Um trabalho essencial, que exige responsabilidade e dedicação, muitas vezes é visto com maus olhos pela população. Sem esse profissional para recolher os resíduos que crescem em um curto espaço de tempo em todos os lugares, transitar por Brumado seria uma tarefa quase impossível. Para lembrar-se dessa profissão essencial no dia a dia de todas as cidades, anualmente, em 16 de maio, comemora-se o Dia do Gari. Em entrevista ao 97NEWS, o gari Francisco Alves da Silva, de 49 anos, fala um pouco sobre sua profissão: "O que importa é ter um emprego fixo e uma renda fixa, não existe muito a comemorar no Dia do Gari, mas já é uma vitória poder dar o sustento para a minha família. Nossa maior dificuldade é que o brumadense suja muito as ruas, ao invés de jogarem o lixo na lixeira, preferem jogar nas ruas, o que acaba atrapalhando nosso trabalho". O gari Diego Cruz, de 29 anos, diz: "Nós comemoramos o Dia do Gari trabalhando, é o que temos que fazer, se nós pararmos, a limpeza da cidade para também, tudo isso aqui ficaria muito poluído, a meu ver, não existem desafios nesta profissão, estamos todos os dias trabalhando, é tudo normal, como qualquer outro emprego em Brumado. Muitas pessoas gostariam de ter uma profissão como esta, nós só queremos uma valorização maior da sociedade", finalizou Cruz. O 97NEWS parabeniza a classe trabalhadora que todos os dias deixa a nossa cidade cada vez mais bonita.



Brumado: Acontece dias 20 e 21 de maio a 11ª Cavalgada Nova Esperança

Foto: Divulgação

Atenção apaixonados por Cavalgada! Prepare a montaria e avise a galera, porque nos dias 20 e 21 de Maio tem a 11° Cavalgada Nova Esperança, na comunidade Maria Nova. Serão dois dias de Festa! No sábado, a partir das 21h tem Daniel Tayson, Robério Rocha e O Cigano Cantador. No Domingo, Cavalgada saindo dos Pebas a partir das 10 horas da manhã com destino à comunidade de Maria Nova e logo após shows com: Marcelo Nunes e Lito Moreno, e o melhor de tudo, comprando o ingresso do sábado, ganhe um vale feijoada e a entrada para cavalgada inteiramente grátis. 11° Cavalgada Nova Esperança, dias 20 e 21 de maio na comunidade de Maria Nova (entrada ao lado do bar Jacarandá).



No Limite: Feirantes e usuários não suportam mais a situação dos banheiros do Mercado Municipal, ‘está um horror’

Foto: Carlos Silva l 97NEWS

A cantilena já é velha, mas as reclamações são cada vez mais intensas, pois a situação teria chegado ao limite. Em questão estão os banheiros da Feira Livre Municipal, os quais já receberam até o indesejável título de “Banheiro dos Horrores”, mas, a “inspiração” nesse sentido foi devido aos inúmeros casos de assaltos a idosos no referido equipamento público, mas, agora, a questão é outra, é realmente da falta de infraestrutura, já que um grande número de pessoas faz uso do local. A insatisfação é tão gritante que os usuários prometem protestos mais contundentes caso nenhuma atitude seja tomada pela atual administração municipal. Um dos feirantes, que pediu reserva de identidade, esbravejou que “estamos sendo tratados igual ratos de esgoto, pois os banheiros viraram uma verdadeira lama fétida do descaso e do desprezo”. Ele ainda emendou que “são só palavras bonitas, promessas magníficas e o real é um verdadeiro filme de terror, pois não existe explicação melhor para uma situação dessas que chega a causar uma revolta na alma”. Como o secretário de infraestrutura ainda não foi definido e, inclusive os rumores apontam que o próprio prefeito irá cuidar da pasta, espera-se que o quadro do “albergue” seja rapidamente modificado, pois os seres humanos merecem um tratamento digno. Algumas especulações também projetam que o engenheiro André Cardoso também possa atuar pelo setor, mas não há confirmação disso.



Brumado: Estilo de vida pode fazer a diferença em doenças crônicas; vem ai a `Feira de Saúde´

Foto: Divulgação

Talvez você sofra de diabetes, doença do coração, pressão alta, obesidade, estresse, câncer ou de algum vício. Talvez seu médico tenha acabado de informá-lo que seus exames estão alterados e que você precisa mudar seus hábitos de vida. Bem, na Feira de Saúde de Brumado, nós gostaríamos de mostrar-lhe como fazer essas mudanças com êxito para você tomar conta da sua saúde.  A Feira de Saúde é um evento para ajudar as pessoas a adotar bons hábitos de saúde para prevenir doenças e, caso estas já existam, combatê-las. A equipe organizadora é composta por profissionais de saúde e voluntários. A Feira de Saúde de Brumado realizará exames de pressão arterial, da função pulmonar, medição da porcentagem de gordura corporal, glicemia, Teste de Aptidão Física e avaliações computadorizadas da Idade Biológica, assim como massagens antiestresse gratuitos. A Feira promete ser uma das melhores oportunidades para você investir na sua saúde! Todos os exames e palestras serão gratuitos. A feira será realizada na Escola Municipal Ayrton Viana, no dia 28 de maio das 08h às 12h.