ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Tiro de Guerra 06/024 realiza atividades em alusão a Semana da Pátria em Brumado

Foto: 97NEWS

A cidade de Brumado entrou na reta final dos preparativos para a Semana da Pátria e o seu desfile cívico-militar 2017. A contagem regressiva já começou, restando pouco tempo para uma das datas mais esperadas do ano. Os órgãos municipais, as bandas marciais, as escolas e demais agremiações participantes também fazem os últimos ajustes com vistas a apresentação. Na manhã desta segunda-feira (4) o Tiro de Guerra (TG 06/024), sob o comando do Sub-Tenente Paulo Souza visitou algumas escolas municipais em alusão a semana da Pátria. Na oportunidade, os atiradores, professores, alunos e funcionários cantaram o Hino Nacional e hastearam o Pavilhão Nacional. No dia 7 de setembro acontece o coroamento da Semana da Pátria, com o desfile Cívico-Militar. Para esse evento, serão aglutinadas em um só corpo, civis e militares, em homenagem a Pátria. Souza aproveita ainda para convidar toda a população para externar o sentimento de patriotismo, colorindo a cidade com a bandeira do Brasil. 

Foto: 97NEWS


Eleições Gerais para Associação do Bairro Baraúnas acontecerá neste domingo (10)

(Fotocomposição: 97NEWS)

A formação e implantação das associações de bairros em Brumado foram uma grande conquista da comunidade, pois, unidos, os moradores podem cobrar com maior consistência os benefícios para a melhoria estrutural do local onde vivem. Uma das associações mais dinâmicas em Brumado é a do Bairro Baraúnas, a qual, no próximo domingo (10), irá realizar eleições gerais para a escolha da nova mesa diretora. O pleito acontecerá na Escola Ayrton Viana e os portões serão abertos às 08h e os membros poderão votar até às 14h. O atual presidente Paulo César Ferreira lançou o Edital de convocação que pode ser observado abaixo: 

(Divulgação)


Brumado: Vem ai o `Seminário de Contabilidade´, dia 22 de setembro

Foto: Divulgação

Acontece dia 22 de Setembro a partir das 19h no auditórioda Unopar em Brumado, o 3º Seminário de Contabilidade, em comemoração ao "Dia do Contador", com o seguinte tema: “Contabilidade e Reforma Trabalhista”. O evento será desenvolvido de acordo com as seguintes atividades: Credenciamento e entrega de material didático; Mini cursos temáticos apresentados pelos graduandos de Ciências Contábeis da Unopar; Palestra Central realizada pelo Dr. Maurício Durval, advogado da OAB – Brumado; Ssorteio de brindes; Encerramento e entrega de certificados e Noite cultural. Devido o tema central, o evento estará voltado aos profissionais e alunos das áreas de Ciências Contábeis, Direito e Administração. As inscrições serão no valor de R$ 5,00 e poderão ser realizadas, na sede da Unopar, até o dia 19 de setembro. O Seminário acontecerá na sede da Unopar – Polo Brumado na Rua Eugênia Dantas Araújo, 55, Bairro do Hospital. Informações (77) 3441-7979.



Angiologista no Centro Médico São Gabriel

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira, dia 05 de setembro, estará atendendo no Centro Médico São Gabriel a Dra. Sidineia Rocha, angiologista, realizando tratamento de varizes e tromboses com aplicação de espuma, ultrassonografia vascular, tratamento de feridas crônicas nos pés e muito mais. Além desta especialidade o Centro médico São Gabriel, agora sob nova direção, disponibiliza diversas especialidades para melhor contribuir com a sua saúde. Dentre as especialidades oferecidas, estão: Angiologia, Clínico Geral, Coloproctologista, Dermatologia, Endocrinologia, Fonoaudiologia, Ginecologia e obstetrícia, Neurologista, Nutricionista, Otorrino, Pediatria, Pneumologia, Psicologia, Reumatologia, Urologia e muito mais. Não perca tempo, marque já a sua consulta pelo Telefone (77) 3441-1502, ou pelo whatsapp 9.9925-8807, Praça dos Meiras, 164 (em frente ao Lab Laboratório). Centro Médico São Gabriel, tudo para a sua saúde em um só lugar.



Universitário brumadense, filho de pedreiro e futuro engenheiro civil, vai fazer intercâmbio nos EUA

O universitário Lucas Dias Chagas é um grande exemplo de dedicação e superação (Foto: 97NEWS)

O sonho da universidade para muitos estudantes brumadenses parece distante, mas, alguns exemplos notáveis mostram que com esforço e dedicação a graduação acadêmica é plenamente possível. Este é o caso do jovem estudante brumadense Lucas Dias Chagas (22) que atualmente cursa o 6º semestre do Curso de Engenharia Civil da FTC de Vitória da Conquista. Filho de um dos pedreiros mais respeitados do setor da construção civil em Brumado, José Maria Sampaio Chagas, o popular "Zé Neblina", que também é tecladista e hoje toca na Banda do cantor Serginho Cardoso, Lucas, desde pequeno se apaixonou pela construção civil e foi atrás de seu sonho, e logo foi trabalhar como servente de pedreiro por 3 anos e, em seguida, se especializou como pedreiro. Dando sequência à sua trajetória ele trabalhou na construção do Conjunto Residencial Brisa, depois na construção do Presídio de Brumado e atualmente está atuando na reforma do IFBA de Vitória da Conquista. Visionário e muito contextualizado, Lucas se dedicou aos estudos da Língua Inglesa e, recentemente, ele obteve uma grande proeza ao ficar entre os 5 universitários escolhidos, - de 10 vagas -, para fazer um importante intercâmbio nos Estados Unidos da América, na Universidade de Harrisburg para realizar o curso de Engenharia, Tecnologia e Ciências. O resultado é para se comemorar, pois Lucas competiu com 100 alunos da FTC de Salvador, Jequié e Vitória da Conquista. O 97NEWS falou com Lucas na manhã desta segunda-feira (04), o qual, muito feliz expressou que "foi realmente uma grande vitória, pois a disputa era intensa e eu fiquei entre os 5 melhores, que me dará direito à passagem de ida e volta, ao curso de especialização e também conhecer toda a estrutura da Harrisburg University, uma referência mundial na Engenharia Civil". Ele ainda destacou que "eu resolvi me dedicar ao Inglês porque sonhava com uma oportunidade dessas e hoje posso comemorar este grande momento de minha carreira". Lucas irá sair de Salvador na próxima sexta-feira (08) em destino aos Estados Unidos fazendo com que o nome de Brumado rompa as fronteiras continentais e brilhe na terra do Tio Sam. "Assim que me graduar minha meta será abrir uma empresa de construção civil e dar uma melhor condição de vida para minha família. Não poderia deixar de agradecer à minha mãe, a Dona Edite, que sempre acreditou em mim e me estimulou a seguir sempre em frente. É uma honra representar Brumado no país que é considerado o mais desenvolvido do mundo".



Psiquiatria na Clínica Master com Dr. Renato Franco

Foto: Divulgação

Hoje em dia todas as doenças psiquiátricas têm tratamento para o seu alívio e muitas vezes controle completo. Sendo feito com boa orientação médica e com as medicações disponíveis atualmente, este tratamento pode ser feito sem risco de dependência. Somente na CLÍNICA MASTER você encontra o renomado psiquiatra Dr. Renato Franco, que estará atendendo na próxima quarta feira dia 06/09. A CLÍNICA MASTER fica situada na rua Donizete Alves Lima, 225, Bairro Nobre (em frente à Dimak Malhas). Na CLÍNICA MASTER, você também encontra ultrassonografia, Doppler, punção de mama e de tireoide por agulha fina, eletrocardiograma, eletroencefalograma, audiometria, RX digital, laboratório de análises clínicas, teste do olhinho, espirometria, procedimentos ortopédicos, procedimentos estéticos (aplicação de botox, peeling), preventivo ginecológico, colposcopia, eletroterapia convencional e com espuma (tratamento de varizes) e muito mais para cuidar bem de sua saúde! Agende já a sua avaliação, (77) 3441 5396, (77) 99991-5396 e (77) 99126-1903. CLÍNICA MASTER, PRAZER EM CUIDAR DE VOCÊ!



Em visita ao Cemitério Santa Inês, presidente da AUAU desmente as denúncias de que cães estariam se alimentando de restos mortais

A presidente da AuAu, Marli Lobo ao lado do administrador do Cemitério Santa Inês (Foto: Divulgação)

Uma postagem nas redes sociais que viralizou e criou uma atmosfera sombria já que apontava para a possibilidade de que cães errantes estariam invadindo covas e se alimentando de restos mortais acabou sendo desmentida pela presidente da ONG AUAU - Adote um Amigo Único, a defensora Marli Oliveira Lobo, que, neste sábado (02) visitou o Cemitério Jardim Santa Inês e questionou o administrador do órgão, o Sr. Americo Brito (Deco), que, de forma veemente, desmentiu a possibilidade, classificando a denúncia de absurda. Ele asseverou que "como pode uma coisa dessas, pois nas fotos teriam os cães com a boca suja de sangue e aí eu faço a pergunta, defunto tem sangue?" e emendou destacando que "então fica claro que isso não existe em hipótese alguma". Cães errantes, muitas vezes que são abandonados pelos seus antigos donos nas proximidades do cemitério acabam adotando o local, mas todos recebem o tratamento dos membros da AUAU, que, num grande esforço, se desdobram para cuidar dos animais. Veja o vídeo abaixo, onde a questão é totalmente esclarecida: 



Brumado: Motociclista fica ferido ao tentar desviar de cão errante

Muitos populares estiveram presentes ao local (Fotos: Daniel Simurro | 97NEWS)

Transitar pelas ruas de Brumado, além do trânsito um tanto quanto conturbado, tem outro desafio que são os animais soltos pelas ruas, principalmente os cães errantes que se espalham pelas vias trazendo transtornos à população. O caso que envolve também o setor de saúde pública, não vem tendo uma solução por parte das autoridades, que ficam num "jogo de empurra" histórico que só faz com que a situação venha a piorar. Diante disso os acidentes envolvendo animais errantes continuam ocorrendo com na noite deste sábado (02), onde um motociclista de identidade não revelada acabou indo ao solo e tendo fortes suspeitas de fraturas ao tentar desviar de um cão errante na Rua Antônio Francisco da Silva, altura do número 200. A equipe do 97NEWS estava presente no momento e presenciou a cena que chamou a atenção de muitos populares que estiveram presentes no local acompanhando o atendimento da equipe de socorristas do SAMU 192 que, como sempre, fizeram um grande trabalho imobilizando a vítima e encaminhando-a ao Hospital Magalhães Neto. Acidentes no local envolvendo cães errantes são comuns e os moradores esperam que as autoridades venham a agir com urgência para que vidas possam ser preservadas. 



Brumado: Motociclista morre em colisão na Vila Presidente Vargas

O jovem não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital (Fotos: Whatsapp 97NEWS)

Os finais de semana sempre vêm revelando os perigos nas estradas da região, com constantes acidentes, alguns com vítimas fatais. Essa lógica indesejada se confimou mais uma vez no final da tarde deste sábado (02) no trecho da BR-030 na Vila Presidente Vargas, onde um jovem condutor de uma motocicleta identificado como Marlindo Silva Lima (25), acabou tendo uma forte colisão com um Celta que fazia a conversão na pista. Segundo testemunhas o motociclista não conseguiu frear a tempo e acabou tendo um choque muito forte com a porta lateral do veículo. Com o impacto o motociclista teve várias fraturas, inclusive expostas e, mesmo recebendo atendimento da equipe do SAMU 192 que chegou logo ao local e sendo levado para o HMPMN não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo.  



Após muita luta, moradores do Esconso conseguem junto ao Derba a recuperação da Cleóbulo Meira Leite

A situação da Av. Cleóbulo Meira Leite é cada vez pior (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A luta, que vem se arrastando já há um bom tempo, dos moradores do Bairro do Esconso que buscam a recuperação da Av. Cleóbulo Meira Leite que faz a ligação do centro à BR-030 ganhou um novo capítulo positivo desta feita. A referida via que está tendo a sua trafegabilidade cada vez mais prejudicada por inúmeros buracos, teve, recentemente, uma tentativa por conta própria dos moradores que fizeram uma operação tapa-buraco. Cansados de esperar, eles foram a Salvador e tiveram um encontro com o engenheiro geral do Derba, Gil Boa Ventura, no qual foi colocada a urgência na recuperação da cita via. O engenheiro se prontificou a buscar uma solução para o caso e, nessa quinta-feira (31) esteve em Brumado para ver uma inspeção "in loco". Segundo o chefe da comissão dos moradores, Edcarlos de Araújo o engenheiro confirmou que as obras serão realizadas assim que a borra asfáltica chegar. Ele também informou que o início será na parte da Av. Centenário e que toda a extensão da avenida será recuperada, o que é uma grande vitória para a comunidade do Esconso. Veja fotos abaixo: 



Leitor do 97NEWS flagra carro da SMTT cometendo infração grave de trânsito; 'prefeitura tem que usar da mesma rigidez', afirma ele

O flagrante é inquestionável e o veículo teve a comprovação de estar a serviço do SMTT (Foto: Leitor 97NEWS)

As questões envolvendo o trânsito em Brumado são bem complexas e, muitas vezes, acabam indo para o solo do desentendimento, já que várias ações na justiça, movidas pelos próprios agentes, deram um tom ainda mais agudo à situação. Essas ações teriam sido motivadas pelo desrespeito aos servidores, além das infrações que foram cometidas pelos condutores. Neste contexto está a rigidez na hora de aplicar as penalidades, que deve existir, seja com quem for, pois até membros do governo municipal não têm escapado das "canetadas" dos agentes. Isso vem sendo benéfico e tem produzido melhoras ao caótico trânsito local, mas, que, continua tendo registros de acidentes constantes, na sua grande maioria, por imprudência dos condutores, que teimam em desrespeitar as leis de trânsito. Neste quesito desrespeito às leis de trânsito, o SMTT - Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes, vem agindo de forma implacável, mas, um flagrante feito por um leitor do 97NEWS vem colocar em xeque esta implacabilidade, já que, segundo ele, até o momento nenhuma ação teria sido tomada por parte da gestão municipal para punir o infrator. O cenário do flagrante foi a Av. Exupério Pinheiro Canguçu, próximo à Praça Capitão Francisco de Souza Meira (foto acima), onde um carro da frota do SMTT está visivelmente estacionado em local terminantemente proibido, já que a placa indica isso de forma clara. O veículo, uma pick-up Saveiro Robust, de placa policial PKI - 0656 - Brumado, que teve a checagem feita pela nossa equipe junto ao Detran tendo a comprovação de que é propriedade da Prefeitura Municipal, e, pelas informações obtidas, estaria justamente à serviço do SMTT, então, como diz o ditado popular que o "exemplo vem de cima" seria um grande incongruência ele não ter recebido uma multa, pois a infração é considerada grave. 

 

A comprovação que o veículo pertence à frota da Prefeitura Municipal de Brumado e também ( na parte de baixo) que ele possui infrações em tramitação (Reprodução)

Em posterior checagem, o referido veículo, inclusive tem 3 infrações em tramitação (como pode ser verificar na imagem acima), o que mostraria que os erros acontecem até com os responsáveis pelo trânsito na cidade. Em contato com o engenheiro André Cardoso, que responde pela superintendência do SMTT, ele, primeiramente, reconheceu que o veículo está a serviço do órgão e que os agentes o utilizam com o intermitente acima (o que no referido caso não acontece), para dar um tom oficial ao carro, já que ele não tem nenhuma logomarca indicativa. Muito seguro ele garantiu que "iremos analisar a denúncia e, caso ela se comprove, tomaremos as medidas cabíveis, mas devo citar que, como não há auto de infração por parte dos agentes, tendo só um registro fotográfico, a questão fica mais complicada". Agora fica o impasse no ar, pois a probabilidade é que um próprio agente estaria com o veículo no momento e seria muito difícil ele multar a si mesmo. Iremos aguardar o posicionamento do setor para uma definicação sobre a denúncia. 



Brumado: Veículos são recuperados com o rastreamento da RotSat

Foto: Divulgação

O risco de roubos e furtos de veículos está levando os motoristas a buscarem algumas saídas para não perderem seu patrimônio. Os rastreadores de veículos estão se tornando cada vez mais comuns e, segundo a polícia, mostram eficiência na recuperação de carros e combate aos crimes. Com o rastreamento e monitoramento da RotSat mais um empresário brumadense teve seu veículo roubado no último fim de semana. Foi acionada a central de rastreamento da RotSat, que com os serviços de pronta resposta e polícias locais conseguiu recuperar o veículo em questão de minutos. A RotSat atua há mais de 5 anos com profissionais capacitados em várias cidades da região como Brumado, Vitória da Conquista, Guanambi, Caetité, Livramento, Caculé, Tanhaçu, Barra da Estiva, Ituaçu, Barreiras, Itaberaba, Feita de Santana, Salvador, Santo Antônio de Jesus e cidades circunvizinhas. Contrate o rastreamento de seu veículo. Ligue:  (77) 3453-1734, (77) 99990-3048, ou [email protected]. Acessea nossa página: www.rotsat.com.br.  RotSat - Av. centenário, 1530 A, 1º andar, Bairro Novo Brumado (saída para Caetité).



Embasa informa que abastecimento será afetado em localidades rurais de Brumado e Malhada de Pedras nesta sexta (01)

Foto: Luciano Santos l 97News

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que, para possibilitar a realização de manutenção emergencial para correção de quebramento na adutora de água tratada de Malhada de Pedras, o fornecimento de água estará afetado nesta sexta (01) nas localidades rurais de Vila Presidente Vargas, Campo Seco 1 e 2, Campo Seco Velho, Barrinha, Jurema, Passagem de Pedra, Espinheiro, Cachoeira, Canudos, Tocassu, Lagoa Redonda, Queimada Grande, Arrastapé, Arrecifinho, Boa Vista, Fundão e Lagoa do Julião, em Brumado e na cidade de Malhada de Pedras. O abastecimento será retomado gradativamente no final da tarde, após a conclusão dos trabalhos. Os moradores que possuem reservatório com capacidade de armazenamento suficiente para o atendimento das necessidades diárias não sentirão os efeitos da interrupção. Neste período, a Embasa recomenda que os moradores mantenham a economia, consumindo de forma racional a água armazenada nos reservatórios domiciliares.



Brumado: 'O sonho da casa própria se tornou um pesadelo' afirmam proprietários de terrenos do Loteamento Meira

Foto: Luciano Santos | 97NEWS

A expansão imobiliária em Brumado vem tendo na criação de novos loteamentos um dos vetores principais, mas, existem casos que o "sonho da casa própria" vem se tornando um pesadelo. Este é o caso de algumas pessoas que adquiriram terrenos no empreendimento Loteamento Meira, que fica na região da Cascalheira. Segundo os relatos eles estão vivendo um grande drama, já que tem dois anos que eles adquiriram os lotes, mas até o momento estão sem poder construir, pois ainda não foram disponibilizados os serviços de água e energia. "Eles prometeram que em 6 meses estaria tudo regularizado, mas ainda estamos impedidos de erguer as nossas residências. A Embasa alega que sem energia não tem como ligar a água, então fica esse jogo de empurra". A revolta vem se avolumando já que, ao lado, um outro loteamento que tem apenas 1 ano, já está todo regular, com várias residências construídas. "Estou totalmente arrependido, dá até inveja, pois a organização lá é muito boa, enquanto a deste loteamento fica muito a desejar, eles só nos prometem que vai resolver, mas até agora isso não aconteceu" relatou e subindo no andar na indignação disparou que "para piorar o IPTU aumentou e está quase R$ 200,00, lembrando que aqui não tem nada. Fomos reclamar na prefeitura e fomos até maltratados e disseram que era para irmos cobrar dos responsáveis pelos donos do Loteamento". E finalizou declarando que "pelo menos, por enquanto, o sonho da casa própria se tornou um grande pesadelo e desilusão".

Foto: Luciano Santos | 97NEWS


Monitores recebem curso de capacitação com tema `Educação Especial e Inclusiva´

Foto: Divulgação

Aconteceu na ultima terça feira (29) na sede da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Brumado, o curso de capacitação para os monitores da escola Sheila Barreto, que teve como tema a Educação Especial e Inclusiva. A Educação inclusiva, portanto, significa educar todas as crianças em um mesmo contexto escolar. A opção por este tipo de Educação não significa negar as dificuldades dos estudantes, pelo contrário; com a inclusão, as diferenças não são vistas como problemas, mas como diversidade. Esse tipo de educação se torna uma ação educativa humanizada que tem como objetivo a inserção social da criança e do adolescente no contexto escolar e social. Nesse dia, todos os monitores tiveram a oportunidade de elucidar suas dúvidas e ampliar seus conhecimentos a respeito do assunto. Além disso, aprenderam a trabalhar de forma pedagógica o lúdico no espaço escolar. Através das brincadeiras a criança aprende e conhece suas funções, além de se situar no tempo e no espaço, pois a brincadeira contribui para o processo de socialização.  Ao brincar ela entra em contato com o outro, vivenciando uma relação de troca de experiências e afetividade, fazendo com que o indivíduo obedeça as regras e aprenda a conviver com a diversidade, construindo assim sua individualidade, sua personalidade e trabalhando acima de tudo a sua psicomotricidade, desenvolvendo seu lado cognitivo, social e afetivo. O projeto de capacitação dos monitores foi idealizado pela secretária de educação Acácia Gondim, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com os psicopedagogos Barbará Vasconcelos e Wallas Rabelo. 



Centro Médico São Gabriel, tudo para a sua saúde em um só lugar

Foto: Divulgação

No Centro Médico São Gabriel, você já pode contar com atendimento da pneumologista, a Dra. Vanessa Kouri, realizando consultas e tratamentos nas áreas de pneumologia, tais como: alergia respiratória; sinusite; asma; pneumonia; doenças respiratórias provocadas pelo cigarro; respiração cansada; e outras doenças respiratórias. Além da realização do exame de espirometria. Não perca tempo, marque já a sua consulta pelo telefone (77) 3441-1502 ou pelo Whatsapp 9.9925-8807. E ainda, agende a sua consulta no Centro Médico São Gabriel, na Praça dos Meiras, 164 (em frente ao Lab Laboratório). Centro Médico São Gabriel, muito mais saúde para você.



'A escuridão é um convite à bandidagem', protestam moradores da Ápio Cardoso que, preocupados, clamam pela reestruturação da iluminação pública no local

O local em questão tem um grande fluxo noturno de transeuntes, especialmente estudantes (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A expansão da violência em Brumado vem tendo nos assaltos a transeuntes uma das ações mais recorrentes por parte dos bandidos, que, na maioria das vezes, fazem uso de uma motocicleta e em dupla saem para fazer as vítimas na cidade. Um fator que vem corroborando nesse sentido é o déficit na iluminação pública e, nesse sentido, vários moradores da Av. Ápio Cardoso da Paixão procuraram a redação do 97NEWS para relatar uma situação que vem deixando a todos muitos preocupados que é a escuridão que atinge a parte que faz a ligação com o Bairro São José. Segundo o morador Josevaldo de Almeida (53) os refletores queimaram já tem mais de 15 dias e, com isso, o local se tornou um convite aos assaltantes de plantão, inclusive com vários assaltos que ocorreram nesse ínterim. "Já solicitamos do setor de iluminação pública para que novas lâmpadas dos refletores fossem recolocadas, mas, até agora, nada foi feito. Será que alguém importante da sociedade terá que ser vítima dos assaltantes para que eles venham agir?", questionou o morador. Ele ainda relatou que "no trecho próximo ao riacho os riscos dos assaltos são ainda maiores, então, que se resolva o mais rápido possível esse problema". Nossa equipe tentou contato com a secretaria municipal de infraestrutura, mas não tivemos êxito.

 



Brumado: Visando otimizar a mobilidade urbana na cidade, prefeitura quer implantar sistema de Zona Azul

Brumado deverá ter em breve o sistema de zona azul no centro da cidade (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Há cerca de dez anos atrás citar que Brumado tinha a "hora do rush", ou seja, um acúmulo de carros na ruas com congestionamentos e muita inquietação dos motoristas seria uma incongruência, mas, atualmente esse cenário é cada vez mais comum e não em horas específicas, mas sim durante todo o dia na região central da cidade, o que seria comprovado pelo grande número de acidentes e pequenas colisões. Visando virar mais uma página histórica na cidade, a administração municipal irá implantar o sistema de Zona Azul, que será um divisor de águas para esse grande impasse da mobilidade urbana em Brumado. O Projeto de Lei 028/2017, que criará o sistema de estacionamento rotativo na cidade será enviado para apreciação do Legislativo, devendo ser apresentado na sessão da próxima segunda-feira (04) e votado nas sessões posteriores, tendo a possibilidade da apresentação de emendas por parte dos vereadores.

Atualmente estacionar uma motocicleta em Brumado é cada vez mais complicado (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Segundo as justificativas apresentadas pelo engenheiro André Cardoso, atual superintendentende da SMTT, a instalação do módulo de estacionamentos rotativos irá desafogar sobremaneira o trânsito na cidade, especialmente na região central, que hoje está cada vez mais caótica nesse sentido. Assim que o projeto for aprovado e a Lei for sancionado pelo Executivo será lançado Edital para se escolher a empresa que dará manutenção ao sistema de Zona Azul, com as devidas marcações do solo. O modelo é muito similar ao de Vitória da Conquista, sendo automatizado, sendo que as previsões em Brumado é que o valor cobrado por duas horas girem em torno dos R$2,00. Atualmente encontrar um lugar para estacionar no centro de Brumado é uma disputa muito grande, sendo que muitos estacionam os veículos pela manhã e só saem no final do expediente. 

A implantação do sistema facilitará a mobilidade urbana na cidade (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Taisan Auto: Acabou de chegar Polo Sedan Confortline 1.6

Foto: Divulgação

Acabou de chegar na Taisan Auto, Polo Sedan Confortline 1.6 2014/2014, com IPVA 2017 pago, único dono. Faça uma visita e consulte as melhores condições de pagamento. Taisan Auto, na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551. Acesse www.taisanauto.com.br e veja mais.



Moradores do Dr. Juracy preocupados com possibilidade de contaminação da água em obras de recuperação da galeria de esgoto

Os moradores estão preocupados, mas o secretário garantiu que não existem riscos de contaminação da água (Fotos: Luciano Santos | 97NEWS)

Após inúmeras e sucessivas cobranças na mídia e também de vereadores, as obras da galeria de drenagem pluvial do Bairro Dr. Juracy já estão em andamento, mas, apesar desse fator positivo, uma nova polêmica é levantada, desta feita pelos moradores, envolvendo, segundo eles, um possível grave risco à saúde da população. Eles alegam que no local escolhido para o desvio da galeria passa uma tubulação de água que interliga a subestação ETA  2 da Embasa que fica às margens no Anel Rodoviário da BR-030, então, caso isso se confirme os riscos de contaminação da água seriam altos. O secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, informou ao 97NEWS que a tubulação será coberta com uma proteção de concreto, o que impedirá qualquer risco de contaminação da água. O secretário ainda relatou que a obra vai demorar mais que o previsto devido no terreno existem uma grande quantidade de rochas à flor da terra, o que está dificultando os serviços. "Vamos fazer uma obra para que não haja desabamentos da laje, pois como todos já sabem, antigas galerias estão desabando devido as péssimas condições da construção", declarou o secretário.