ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Grito dos Excluídos em Brumado teve o lema 'Por direitos e Democracia, a luta é todo dia'

O Grito dos Excluídos chamou a atenção para a necessidade da luta pela Democracia plena (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Diante de uma conjuntura de cassação dos direitos dos trabalhadores, desmonte da previdência, corrupção nos poderes públicos, violação da soberania nacional, entrega de recursos naturais ao capital estrangeiro, favorecimento ao agronegócio, implantação do Estado mínimo e considerando o seu objetivo de contribuir para a construção de uma sociedade justa, livre e solidária, o MODERA se juntou a outros movimentos sociais, entidades da sociedade civil e a pessoas do povo para realizar o Grito dos Excluídos na Cidade de Brumado. Neste Ano, o lema do Grito foi "Por direitos e Democracia, a luta é todo dia", no sentido de chamar a atenção da sociedade para a necessidade da organização e da luta popular, devido a uma conjuntura que cassa os direitos do povo e favorece a acumulação de riqueza pelas classes dominantes.

O Modera sempre presente nas manifestações populares (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)


Vereadora Lia Teixeira participa do Desfile de 07 de Setembro e exalta o amor à Pátria

A vereadora Lia Teixeira deu um grande exemplo de civismo (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

A vereadora Lia Teixeira (PDT) vem desenvolvendo um mandato parlamentar muito dinâmica, dando ênfase à algumas áreas que poucos são valorizadas, comprovando assim o seu compromisso com a população brumadense. Desta feita, ele deu uma demonstração de civismo, primeiramente por participar de todo o Desfile de Independência desta quinta-feira (07) e, pelas suas colocações nas redes sociais, onde ela exaltou o amor à Pátria, um sentimento que está se desvanecendo dos brasileiros dando lugar à uma forte de desilusão por causa da corrupção que vem assolando a nação. Em sua postagem ela fez uma citação muito contundente ao relatar que certos "filhos" da Pátria estão maculando a imagem da Mãe Gentil. Confira abaixo a postagem: 

A Independência do Brasil é o marco maior da História Brasileira, ela foi o sonho dos inconfidentes, foi o desafio pátrio de Dom Pedro, e foi com muita luta que essa INDEPENDÊNCIA foi conquistada.

Infelizmente as pessoas se esqueceram dessa luta e hoje são relatos quase sem importância nos livros de história, as pessoas ouvem e logo se esquecem e isso acaba se tornando um erro, pois a história é uma continuação e somente conhecendo o passado, podemos fazer o presente e planejar o futuro.

O desfile cívico do dia 7 de Setembro serve justamente para lembrar essa data que simboliza a independência conquistada e a determinação do povo brasileiro de mostrar o nosso amor pela Pátria.

Apesar de sermos um povo heróico e gigante pela própria natureza, têm muitos “filhos” que estão apunhalando essa grande MÃE gentil de todos nós.



Brumado: GCM esclarece que não participou do Desfile de 07 de Setembro porque o fardamento novo não chegou a tempo

Os guardas municipais de Brumado fizeram muitos ensaios para participar do desfile (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Quem foi ao Desfile de 07 de Setembro nesta quinta-feira em Brumado, notou que a Guarda Municipal não desfilou, o que acabou deixando uma lacuna, pois, em todos os anos a GCM sempre fez bonito na avenida, com evoluções dinâmicas, além de uma sonora fanfarra que dava um tom diferenciado às apresentações. Neste ano, os guardas municipais se preparam muito, com diversos ensaios como foi noticiado pelo 97NEWS, mas, infelizmente, eles não puderam participar do desfile, já que o fardamento novo não chegou a tempo. Segundo contatos feitos com a direção de GCM a empresa M.J.S Representações que foi a vencedora do processo licitatório que aconteceu há cerca de 40 dias não entregou o fardamento no prazo, causando uma grande decepção nos guardas, já que eles queriam muito participar do evento.



Ótima Oportunidade: Kombi furgão em ótimo estado de conservação com um preço excelente

A Kombi está muito bem conservada como pode ser comprovado na foto (Divulgação)

Com o "boom" dos "Foods Trucks", ou numa tradução mais contemporânea um "restaurante sobre rodas", muita gente conseguiu abrir o seu próprio negócio e, ainda por cima, ter uma renda bem interessante. O negócio que vem se mostrando um grande instrumento para se driblar a crise, também vem crescendo na região, então, estamos disponibilizando uma grande oportunidade nesse sentido para quem sempre pensou em trabalhar por conta própria ou mesmo dar uma incrementada na renda. Vende-se uma Kombi Furgão ano/modelo 93/94 toda revisada, com todos os pneus novos, inclusive, o estepe, chaparia e pintura recentemente feita. Ou seja, pronta para uso imediato e por um preço excelente. Ligue agora para o fone (77) 9-9959-2550 e agende uma visita. Veja o vídeo abaixo e conheça uma das muitas histórias de sucesso dos "foods trucks": 



Poder Legislativo de Brumado emite Nota de Pesar pelo falecimento de Eduardo Ataíde

A Câmara Municipal de Vereadores de Brumado, em nome de todos os parlamentares que compõem a Casa Legislativa, vem nesse momento de grande consternação emitir Nota de Pesar em virtude do falecimento de Eduardo Castro Ataíde, aos 41 anos de idade, ocorrido na última quinta-feira, 07 de setembro de 2017.

Filho de José Luiz Alves Ataíde e Edna Castro Ataíde, Dudu como era carinhosamente conhecido por todos, foi funcionária da Câmara de Vereadores de Brumado, prestando relevantes serviços. No ano de 2004 seguindo as veias políticas do pai foi candidato a vereador, mas não conseguiu se eleger, atuou também no SAC – Serviço de Atendimento ao Cidadão.

Seu falecimento de forma tão inesperada, enluta não somente seus familiares e amigos, mas a todos os brumadenses.

Aos familiares, principalmente aos pais e irmãos, as sinceras condolências reiterando que a Câmara de Vereadores não poderia deixar de unificar ao pesar da família. Manifesta assim o mais profundo respeito rogando a Deus que traga conforto aos corações enlutados.

Que a força da fé reine no meio de todos. Descanse em paz.



Desfile Cívico de 07 de Setembro em Brumado; veja fotos

(Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

O Desfile Cívico de 07 de Setembro em Brumado neste ano de 2017 teve menos intensidade do que nos anos anteriores, mas foi bem organizado e pontual, tendo a nebulosidade como aliada, já que o sol forte que sempre se fez presente, desta feita, não radiou. Iniciado pelo Tiro de Guerra, que, não realizou a tradicional salva de tiros, talvez pelo fato que as munições estão muito caras; a cerimônia foi sequenciada pela 34ª CIPM e por entidades e escolas municipais, tendo como ponto alto as fanfarras que fizeram bonito na avenida com suas evoluções dinâmicas e cheias de criatividade. A parte final teve no Grito dos Excluídos que proclamou a independência por meio da Agricultura Familiar e da Educação, tendo, inclusive, um desafio feito por parte da diretora da APLB de Brumado, professora Vanusia Lobo que solicitou da administração municipal um tratamento mais amplo para os professores. Veja as fotos do desfile: 



Eduardo Ataíde, filho de ex-vice-prefeito de Brumado, é encontrado morto dentro de sua residência

Foto: Divulgação

A cidade de Brumado amanheceu com a triste notícia do falecimento de Eduardo Castro Ataíde, de 41 anos, filho do ex-vice-prefeito José Luiz Alves Ataíde (PT). O fato ocorreu na noite desta quinta-feira (7), na Rua Manoel Lima Dias, bairro Monsenhor Fagundes. A família alega que Eduardo foi encontrado sem vida em um quarto na casa dos pais. Ainda segundo parentes, o técnico de segurança pode ter morrido por um infarto fulminante - um relatório médico poderá apontar a causa da morte. Na manhã de hoje (8) dia seguinte, a família deu a informação de que ele havia morrido. “Assim que chegamos no quarto encontramos ele já sem vida, a mãe dele entrou em desespero. Quando chegou ao quarto, Eduardo estava deitado na cama”, disse a cunhada. O 97NEWS obteve informações de que, José Luiz Ataíde, pai de Eduardo, estava em Vitória da Conquista, e tinha acabadode passar por um procedimento cirúrgico. Após saber do fato, Zé Luiz se deslocou para Brumado. Como o pai, Eduardo tentou ingressar na vida política, em 2004, disputou uma cadeira no legislativo brumadense, mas não conseguiu se eleger. Eduardo era solteiro e não tinha filhos. O velório acontecerá na residência da família na Rua Manoel Lima Dias, Bairro Monsenhor Fagundes. 

 



Vereadores participam do Desfile Cívico de 07 de Setembro em Brumado

Os vereadores presentes nas comemorações do Dia da Pátria em Brumado (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

As comemorações do Dia da Pátria em Brumado sempre foram um dos eventos mais notáveis, onde a população comparece em peso para presenciar o Desfile Cívico. A presença de autoridades também é muito concorrida, e, como em todos os anos, vários vereadores se fizeram presentes às comemorações. Comandados pelo presidente do Legislativo, Léo Vasconcelos, os parlamentares Elias Piau, Rei de Domingão, Santinho, Lia Teixeira, Glaudson Dias, Vanderlei Nem e Palito marcaram presença no palanque ao lado do vice-prefeito Édio Pereira. Num clima festivo, os vereadores exaltaram a importância do amor à Pátria e da valorização da Civismo, ainda mais em tempos tão conturbados como o atual, onde o Brasil atravessa uma forte crise moral. Eles se fizeram presentes em grande parte do desfile e enalteceram a organização do evento.

 



Público é de todos, privado é de alguns: Prefeitura dá continuidade a obra de pavimentação da rua Antônio Pinheiro Ganguçu; Empresário diz que município quebrou acordo

Foto: 97NEWS

Na manhã desta quinta-feira (7), a equipe do 97NEWS voltou ao local das obras de pavimentação da Rua Antônio Pinheiro Canguçu (próximo a UNEB e o SAC), centro de Brumado, e constatou o descumprimento, pela prefeitura municipal, de sua parte no acordo feito verbalmente com o empresário Vanderlito Souza na manhã da última quarta (6). Segundo o empresário, que é dono do imóvel onde hoje funciona a distribuidora de cerveja AMBEV, ao fim do impasse na quarta, ficou acordado verbalmente entre os representantes que ali estavam, que o município iria parar a obra, até que tudo fosse resolvido judicialmente. A principal reclamação diz respeito a presença de funcionários no local, colocando meios fios - provando que a obra não foi paralisada. Ainda na quarta-feira, diante da presença do advogado do empresário, Givanei Lima, do assessor jurídico da gestão municipal, Dr. Igor Marinho e da Polícia Militar, foi feito um acordo verbal, para garantir que a obra ficasse paralisada. 

Acordo

Com a quebra no acordo verbal, o empresário promete já na manhã desta sexta-feira (8) acionar os meios legais para impedir que a obra continue, que segundo ele, é truculenta. Enquanto isso, a prefeitura deu continuidade à obra, e instalou meios fios, deixando uma distância de 1,50 para construção da calçada, ou seja invadindo a área, que segundo Vanderlito Souza pertence a sua propriedade. Ainda segundo o empresário, no local existia uma antiga passarela de transbordo, que funcionou por cerca de 40 anos. O 97NEWS falou com alguns funcionários que estavam no local e não quiseram se identificar, os mesmos disseram que o retorno da obra foi autorizado pelo próprio prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). Por conta do feriado, a nossa reportagem não conseguiu falar com a Secretaria de Infraestrutura. 



Brumado: Carro cai em vala de esgoto no bairro Dr. Juracy

Foto: André Santos l 97News

Uma vala de esgoto aberta pela prefeitura quase provoca um acidente sério no bairro Dr. Juracy, no final da tarde dessa quinta-feira, feriado de 7 de setembro. O acidente aconteceu por volta das 17h na Rua Manoel Liobino da Silva, próximo a praça João Romão. De acordo com o condutor do Fox prata, ele seguia sentido bairro São Jorge e não percebeu que havia uma vala no fim da rua, pois faltava sinalização. O veículo acabou caindo de uma altura de quase dois metros. O acidente assustou os vizinhos que moram próximo ao local. “Minha sorte é que estava com o cinto e não havia nenhum passageiro comigo, quando percebi já estava dentro do buraco”, contou o condutor identificado como Marciel Araújo, de 32 anos. Populares após verem o acidente, ajudou retirar o motorista de dentro do carro. Ainda segundo Marciel, ele não visualizou nenhum tipo de cone ou faixa zebra, outro fator que acabou causando o acidente, foi a diferença de altitude de nível da rua, por isso ele caiu dentro da galeria ainda em construção. "Agora, só tenho a lamentar, porquê fiquei com um prejuízo alto. E agora quem vai pagar esta conta? O município!" Finalizou Marciel. A Polícia Militar foi acionada para registrar um boletim de ocorrência.

Foto: André Santos l 97News


Moradores da Deoclides Ferreira Neves clamam por ações urgentes para a reestruturação na rua

A situação da referida via é cada vez mai precária (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O Bairro Baraúnas é um dos que mais vem recebendo reclamações quanto ao setor de infraestrutura e, novamente, moradores, desta feita da Rua Deoclides Ferreira Neves, procuraram a redação do 97NEWS para relatar a insatisfação, que, segundo eles, já vem há um bom tempo, em relação à situação estrutural da via. Segundo o morador José Cândido (53), a situação é cada vez mais precária, tanto que eles têm agido por conta própria para tapar os buracos que se multiplicam. Outra situação que vem incomodando demais é a poeira, pois, na rua moram algumas pessoas doentes que vêm tendo a saúde muito prejudicada. "A revolta é cada vez maior, pois o nosso bairro está entregue às traças e a poeira" relatou. Ele ainda citou que "estamos nos reunindo e iremos, caso nada seja feito com urgência, realizar um protesto pacífico, pois a nossa paciência já se esgotou". Segundo o secretário de infraestrutura André Cardoso, o Bairro Baraúnas será um dos primeiros no planejamento municipal de recuperação das vias públicas da cidade, o que, pressupõe que ainda esse ano as obras deverão ser realizadas.

Os moradores esperam que as obras de recuperação comecem com urgência (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Brumado: Motoristas inconformados com a ação de ter tornado a Rua Placídia Rizério mão única

A placa mostra que, a partir de agora, a Rua Placídia Risério é contramão para quem está na Praça Zeca Leite (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A ordenação do Trânsito em Brumado continua sendo um desafio muito grande para as autoridades municipais, as quais buscam adotar mudanças que venham otimizar a mobilidade urbana no município. Só que como na maioria das vezes algumas mudanças não são bem vindas e geram protestos. Isso aconteceu nesta quarta-feira (06) na Praça Coronel Zeca Leite onde um grupo de motoristas não escondeu o inconformismo pela mudança realizada na Rua Placídia Rizério, a qual, a partir de agora passa a ser contramão para quem vem da referida praça. Segundo as argumentações dos motoristas não existem explicações lógicas para a ação, pois a via é o principal acesso de quem vem da Praça Zeca Leite para vários bairros e escolas, como também para escapar do grande tráfego que há no local onde fica a sede do Paço Municipal. Confira o vídeo abaixo, no qual um motorista expõe a sua insatisfação:



Prefeitura convida para o Desfile Cívico Militar do Dia 7 de Setembro de 2017

(Foto: SEMEC )

A Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria Municipal de Educação - Semec, mais uma vez vem coordenar a realização do Desfile Cívico Militar 2017. Com o tema: Vagens Literárias, o desfile apresenta mostras dos trabalhos desenvolvidos e que fazem parte do Projeto Político Pedagógico, o qual elenca as ações que devem ocorrer ao longo do ano letivo, motivando a autoestima dos alunos, refletindo no bom desempenho da sua aprendizagem escolar, bem como favorecendo o desenvolvimento de competências e habilidades para atuar na sociedade. A Secretaria Municipal de Educação desenvolve um trabalho que proporciona aos educandos de sua rede uma formação continuada no aspecto da construção cognitiva, múltiplas habilidades para com o mundo e à internalização dos imprescindíveis valores humanos. Informamos a todos os alunos, professores e comunidade de modo geral que o Desfile Cívico - Militar do Dia 7 de Setembro de 2017, com as Forças Armadas, Escolas Municipais, Instituições, Entidades, Clubes, Organizações, Associação e Grupo de Dança, seguirá o roteiro abaixo:

- Concentração das Escolas: Estacionamento da Feira Livre (ao lado da Cesta do Povo);

- Início do Desfile: Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, seguindo pela Rua Coronel Tibério Meira, Praça Armindo Azevedo, e finalizando em frente do Coreto na Praça Capitão Francisco de Souza Meira.

- As instituições que também participarão do desfile se perfilarão em diferentes ruas das entradas/saídas das avenidas ou ruas acima citadas, se juntarão às escolas municipais desfilando até o Coreto na Praça Capitão Francisco de Souza Meira.

Mais uma vez convidamos a comunidade brumadense para participar do desfile em comemoração à Independência do Brasil.



Brumado: Movimentos Sociais convidam a comunidade para o Grito dos Excluídos

Os líderes dos movimentos sociais se reuniram para os últimos acertos os detalhes do Grito dos Excluídos (Foto: 97NEWS)

Desde 1995, o Grito dos Excluídos realiza-se no dia 7 de setembro. É o dia da comemoração da independência do Brasil. Nada melhor do que esta data para refletir sobre a soberania nacional, que é o eixo central das mobilizações do Grito. Nesta perspectiva, A APLB, ASFAB, MPA, Paróquia Bom Jesus, Modera, Levante Popular da Juventude propomos que homens, mulheres, jovens, crianças, venham e participem!  A proposta do Grito é superar um patriotismo passivo em vista de uma cidadania ativa e de participação, colaborando na construção de uma nova sociedade, justa, solidária, plural e fraterna, venham não pode faltar ninguém! O Dia da Pátria, além de um dia de festa e celebração, vem se tornando também em dia de consciência política, dia de luta por uma nova ordem nacional e mundial. É um dia de sair às ruas, comemorar, refletir, reivindicar e lutar. O Grito é um processo, que compreende um tempo de preparação e pré-mobilização, seguido de compromissos concretos que dão continuidade às atividades. Nesse momento em que o governo golpista de Temer retira os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, estaremos manifestando contra o Golpe do governo Temer, contra as Reformas da Previdência, Trabalhista, Fiscal, contra a Terceirização. O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo, é um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos. O Grito é uma descoberta, uma vez que agentes e lideranças apenas abrem um canal para que o Grito sufocado venha a público. A APLB, ASFAB, MPA, Paróquia Bom Jesus, Modera, Levante Popular da Juventude convidam a população brumadense para participar do Grito dos Excluídos, que acontecerá no dia 07 de setembro. A concentração será a partir das 08 horas, na Rua Tibério Meira próximo à sede da Lira Siciliana de Brumado. A manifestação seguirá em direção a Igreja Matriz de Brumado.



Brumado Pergunta: Quem será o responsável pela segurança dos veículos no caso da Zona Azul?

A questão da segurança dos veículos na Zona Azul se tornou um impasse para a implantação do sistema (Fotocomposição: 97NEWS)

A instalação do Sistema de Zona Azul em Brumado vem sendo bem recebida pela comunidade, já que simboliza que o município está se desenvolvendo em rumo ao seu destino de grandeza. Mas como todas as mudanças e transformações, sempre aparecem os pontos conflitantes. O anúncio da implantação foi oficializado pelo coordenador do SMTT, Jansen Ricardo Malheiros, que, na última segunda-feira (04), foi ao Legislativo para explicar o projeto e responder aos questionamentos sobre o mesmo. Após a explanação do coordenador todos os parlamentares viram com bons olhos a medida, mas solicitaram que algumas dúvidas fossem respondidas. A principal delas, feita pelo vereador Zé Ribeiro Neves (PT), foi sobre quem será o responsável pela segurança dos veículos que utilizarem a Zona Azul. Segundo ele um caso que aconteceu em Santa Catarina e acabou no STF deu a vitória na ação a um motorista que teve o seu carro furtado quando fazia uso do serviço. O coordenador disse que esse era um problema de ordem jurídica e não quis entrar na discussão, mas se prontificou a buscar os esclarecimentos e garantiu que a administração municipal irá envidar todos os esforços para que a implantação seja efetivada de forma a contemplar todas as exigências.

O impasse está ocorrendo em várias cidades do país (Foto: Reprodução)

O 97NEWS fez uma pesquisa sobre o assunto e verificou que a segurança dos veículos é o grande desafio para a implantação da mudança. Um novo caso desse tipo ocorrido no município de São Carlos pode ter criado uma jurisprudência sobre a questão. Segundo as informações, a empresa que administra a Zona Azul de São Carlos, foi condenada a pagar indenização no valor de R$ 18,5 mil a um motorista de Itirapina/SP, que teve o carro furtado quando ocupava uma das vagas do sistema de Zona Azul da cidade de São Carlos.. A decisão é da 1ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmando sentença da comarca de Itirapina. O caso deverá ir também para o STJ e STF e, caso a decisão seja a mesma, ficará configurado o desafio para as prefeituras para garantir a segurança dos veículos que utilizarem os serviços de Zona Azul, já que uma jurisprudência teria se estabelecido.



'É um ato de violência institucional', afirma advogado de empresário; Prefeitura de Brumado garante que obra é totalmente regular

A Polícia Militar acabou tendo que estar presente já que os ânimos ficaram alterados (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A Prefeitura Municipal de Brumado vem intensificando as suas ações de urbanização em vários locais da cidade e, na tarde desta terça-feira (05), em uma dessas ações uma confusão se instalou, a qual teve que contar, inclusive, com a presença da Polícia Militar. Tudo se iniciou com uma equipe que foi dar continuidade às obras de urbanização da Rua Umburanas, que fica ao lado da linha férrea e do novo pontilhão que liga o centro ao Bairro São Félix. A confusão se iniciou quando os prepostos municipais, inclusive com uma ação mais contundente por parte da coordenação do SMTT, foram fazer a liberação da via ao lado de uma construção particular, a qual, no entendimento da administração, estaria irregular, pois não observa os 15 metros obrigatórios da faixa de domínio da ferrovia a partir do eixo da mesma. Diante dessa ação, o empresário teria colocado uma máquina ao fundo de sua propriedade para impedir a ação do município, o que gerou muita discussão.

O proprietário alegou que a ação da prefeitura danificou o seu imóvel (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A equipe do 97NEWS esteve no local e ouviu primeiramente o advogado Dr. Givanei Lima Dias, representante do empresário Vanderlito Souza, proprietário do imóvel. Ele iniciou a sua argumentação citando que "o novo Código de Postura do Município de Brumado tem cerca de 7 anos, o qual regulamenta os passeios públicos em 1,5 m, mas, no caso em questão a obra já tem 22 anos, então, a abordagem teria que ser outra" e continuou narrando que "mas o que presenciamos foi um ato de violência institucional, um absurdo dos absurdos, uma truculência que não podemos aceitar, pois existiu uma invasão de uma propriedade particular, inclusive com danos à estrutura. Caso existam irregularidades a prefeitura teria primeiro que notificar e, caso não fosse atendida a notificação, aí sim poderia agir, mas, não houve notificação. Como eu já afirmei é uma postura de caudilho, então, meu cliente irá defender o que é dele, como, no caso, não existe tutela antecipatória de direito, pois é poder público, iremos entrar com um mandado de segurança preventivo".

O processo de urbanização continuará tendo a sua execução normal segundo a prefeitura (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Buscando o contraditório, ouvimos em seguida o assessor jurídico da gestão municipal, Dr. Igor Marinho que relatou que "a prefeitura de Brumado está realizando a urbanização daquela região, então, necessariamente teria que se abrir uma via no local. Tudo estáo dentro da lei, com todas as normas observadas, mas, no caso em questão, houve resistência à ação de urbanização, mas de forma alguma houve truculência" e continuou dizendo que "como passa a ferrovia no local existe uma faixa de domínio que compreende 15 metros a partir do eixo, então, a construção em questão não está dentro destes limites. Estamos só realizando uma grande benfeitoria para a cidade e pretendemos continuar a obra nesta quarta-feira (06)".

 



Vereador Lek faz importante indicação para a construção de uma praça no Bairro Malhada Branca

O vereador Lek ressalta a importância da construção de uma praça ao lado da UPA da Malhada Branca (Fotocomposição: 97NEWS)

O vereador Lek Cabeleireiro (PV), dando sequências às suas atividades parlamentares fez mais uma importante indicação para o Bairro Malhada Branca, a qual irá trazer um grande benefício na área de lazer para os moradores. O parlamentar apresentou a proposição na sessão ordinária desta segunda-feira (04), onde ressaltou a relevância da construção da referida praça, a qual teria a localização ideal aos fundos da UPA e da UBS, já que, após uma análise mais ampla, ficou comprovada a carência deste espaço para que os populares possam circular em momentos de lazer, levar seus filhos para brincar e passear, e ter um espaço preferencialmente composto por área verde e agradável que possa atender a comunidade nesse sentido. Lek destacou que “a construção de uma praça na Malhada Branca é muito importante, pois será um espaço de convivência social e entretenimento, onde as famílias poderão desfrutar de momentos de diversão e isso é necessário para aqueles que trabalham duro durante a semana, ter o mínimo de conforto ao chegar em seu bairro, em sua casa”. O parlamentar ainda destacou que "a área é promissora e sendo feito o investimento, modificará positivamente o cenário do bairro Malhada Branca, que dentre muitas outras necessidades está carente desta área comunitária, por isso eu creio que irei contar com o apoio da gestão municipal, para que o projeto possa ser materializado". O vereador do povo, como ele se intitula, finalizou dizendo” meu compromisso com a população está de pé, e, posso garantir que continuarei buscando incansavelmente atender as demandas da nossa cidade, pois para isso que fomos eleitos”. Confira abaixo a indicação na íntegra: 



Brumado: Conheça a mais conceituada empresa de rastreamento da região

Foto: Divulgação

Rastreia ou monitore os seus veículos com a RotSat, empresa que possui um sistema completo de alta qualidade e tecnologia para gestão e acompanhamento. A RotSat atua há mais de 5 anos com profissionais capacitados em várias cidades da região como, Brumado, Vitória da Conquista, Guanambi, Caetité, Livramento, Caculé, Tanhaçu, Barra da Estiva, Ituaçu, Barreiras, Itaberaba, Feira de Santana, Salvador, Santo Antônio de Jesus e cidades circunvizinhas. Contrate  hoje mesmo o rastreamento de seu veículo. Informações: (77) 3453-1734, (77) 99990-3048, ou pelo e-mail: [email protected]. Conheça o nosso site: www.rotsat.com.br. RotSat, loclaizada na Av. Centenário, nº 1530 A, 1º andar, Bairro Novo Brumado (saída para Caetité)



Vereador Elias Piau faz indicação para reforma e instalação da iluminação na quadra poliesportiva da Vila Presidente Vargas

O vereador aponta para a urgência da realização de obras de reparo da quadra (Foto: Assessoria Parlamentar)

Sempre buscando melhorias e avanços para o Esporte, o vereador Elias Piau (PV) entrou com uma nova e importante indicação nesse sentido, tendo, desta vez, como objeto a quadra poliesportiva Dorival José da Silva que fica na Vila Presidente Vargas. A indicação ao Executivo foi apresentada e votada na sessão desta segunda-feira (04), sendo aprovada por unanimidade. Com uma conexão muito forte com as entidades que representam o desporto local, Elias Piau vem obtendo importantes conquistas, o que vem comprovar que ele está no caminho certo em suas ações. 

O estado dos banheiros que ainda não foram concluídos é outra preocupação (Foto: Assessoria Parlamentar)

Após diversas visitas à referida quadra poliesportiva, onde foi verificado algumas urgências como a situação das treliças da cobertura, que já apresenta buracos e necessita de urgente reparo, como também os banheiros que não foram concluídos, os quais já estão em situação de precariedade estrutural. Por fim, o parlamentar solicita da administração municipal a pronta instalação de um sistema de iluminação para que o equipamento esportivo possa também ser utilizado pela comunidade no período noturno. "Contamos mais uma vez com a sensibilidade da gestão municipal, pois existe uma urgência em nossa indicação", ressaltou Piau que ainda destacou que "será um benefício muito importante para os moradores da Vila Presidente Vargas, em especial, da juventude, que terá ampliada a oferta na área de esporte e lazer. Todos nós reconhecemos o grande valor do esporte para inclusão social, então vamos continuar a nossa luta nesse sentido". Confira abaixo a indicação na íntegra: 

(Reprodução)


Brumado: Kit de Conversor Digital para beneficiários do Bolsa Família em Brumado só em 2023

A gestora do cadastro único do Bolsa Família em Brumado, Mônica Santos Leite informou que os kits só serão entregues em 2023 (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Com a chegada da TV Digital nas grandes cidades e, agora, está se expandido para todo o país, o número de pessoas que estão em busca da qualidade digital vem crescendo a cada dia. Mas esta semana vários usuários do benefício popular vieram até a redação do 97NEWS questionar, porquê que Brumado ainda não está recebendo o kit? Bom para entendermos um pouco sobre o assunto, vamos explicar como funciona a aquisição para o kit digital. Segundo o governo, todo cadastrado em programas sociais tem direito a receber de graça o Conversor Digital Bolsa Família. Para tanto basta executar alguns passos, para que todos os lares brasileiros de famílias que vivem em vulnerabilidade social tenham um conversor digital em suas casas. Primeiro, o interessado deve entrar no site "Você na TV Digital", criado pelo Governo Federal exclusivamente para distribuir os kits digitais para os beneficiários do Bolsa Família. Depois desse primeiro passo, será necessário preencher os dados nesse site, indicando o endereço, o número do documento e também algumas outras informações que serão solicitadas, como o número do cadastro no Programa Bolsa Família. Por fim, deve-se agendar o dia que esse kit será entregue na residência para conseguir estar no local quando esse equipamento for entregue. Todo o kit conversor digital Bolsa Família será gratuito, restando apenas ao usuário arcar com a instalação desse aparelho, que traz diversas vantagens.Só que isso na prática não funciona em Brumado, já que, após obter mais esclarecimentos sobre o assunto, o 97NEWS conversou com a gestora do cadastro único do Bolsa Família em Brumado, Mônica Santos Leite. 

O kit que será entregue (Imagem: Reprodução)

Segundo ela, como já foi anunciado pelo governo federal, os canais analógicos no interior, ainda vão ser desligados em outubro de 2023, por conta das emissoras locais, ainda não terem se adequado ao novo sistema digital. "Em nossa cidade, todas as famílias beneficiárias do cadastro único de programas sociais, não só do Bolsa Família, mas bem como de outros programas, poderão está agendando a retirada deste kit. Mas isso só em 2023", disse Mônica. Ainda segundo a gestora, os programa sociais englobam várias áreas como: tarifa social de energia elétrica, programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, Programa do Leite e demais programas que existem. "Em caso de dúvida, o beneficiário pode estar vindo até a Casa do Bolsa Família, que fica localizada na Avenida Dr. Guilherme Dias, próximo ao escritório regional da Coelba, ou pelo Seja Digital, no telefone 147, onde serão tirada todas as dúvidas," finaliza Mônica. Ainda, de acordo com ela, a procura na Casa do Bolsa Família é muito grande, mas salientamos mais uma vez que a distribuição acontecerá só a partir de outubro de 2023. Só lembrando que o kit, é formado por um conversor, uma antena e um controle remoto. Nas residências que possuirem mais de uma TV, serão disponibilizados apenas um kit.