ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"



Prefeitura notifica servidores em situação indevida de acumulação de cargo, emprego ou função pública

Por determinação do Tribunal de Contas dos Municípios - TCM, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Administração - Semad, está notificando os servidores públicos municipais que estejam acumulando, indevidamente, cargo, emprego ou função pública. Os servidores notificados deverão comparecer à Procuradoria Geral do Município até o dia 03 de outubro de 2017 para apresentar manifestação, em caso de ausência da cumulação, ou para realizar a opção por um dos cargos públicos que exerce, sob pena de instauração do competente Processo Administrativo Disciplinar. O trabalho tem por objetivo a apuração de indícios de acumulação ilícita de cargo, emprego ou função pública entre os servidores municipais e o excedimento do teto remuneratório. O Município tem o prazo de 60 dias, contados a partir da publicação do Edital nº 291/2017, para informar ao TCM sobre a situação e as providências adotadas para cada caso. 



'Já são 4 anos que estamos convivendo com esse matagal. Até quando essa situação irá durar?', questiona presidente do Bairro São José

A situação já perdura há mais de 4 anos e os moradores querem uma solução já, afirma Ivan Oliveira (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O presidente do Bairro São José, Ivan Oliveira, que tem uma longa folha de serviços prestados à comunidade procurou, na manhã desta terça-feira (26) a redação do 97NEWS para expor uma situação que ele classificou como insuportável. O fato em questão é um grande matagal que fica entre a Escola Municipal Élcio Trigueiro e a UBS Dr. Fernando Luiz Trindade. Segundo Oliveira "já tem mais de 4 anos que fazemos sistemáticas reinvidicações ao secretário André Cardoso para que aquela área seja limpa, pois, além da questão da saúde pública é um local que pode servir como esconderijo de meliantes". Ele ainda destaca que "até o momento nada foi feito e os moradores já não estão mais suportando a situação que já passou dos limites. Contamos com o bom sendo da gestão municipal para resolver o problema". Buscamos contato com o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, para sabermos quando os serviços serão executados, mas não obtívemos êxito. 



Vereador Elias Piau busca solução para a reestruturação da ponte que liga Itaquaraí ao Distrito de Iguatemi em Livramento

A visita a Livramento foi muito proveitosa para a busca da solução do estado precário da ponte que liga Itaquaraí até Iguatemi (Foto: Divulgação)

Sempre buscando melhorias para o meio rural, o vereador Elias Piau, que tem tido recentemente um foco de suas ações no Distrito de Itaquaraí, esteve na última semana no Distrito de Iguatemi, que fica em Livramento para um encontro com o presidente do Legislativo daquele município, o vereador "Cidão Aracatu" (DEM), visando uma solução para a questão da mobilidade urbana que vem trazendo transtornos aos moradores das duas localidades que é a questão de situação precária da ponte faz a ligação entre os dois distritos. Após uma conversa muito produtiva, Elias Piau teve um encontro com o prefeito de Livramento, Ricardo Ribeiro (REDE), o qual garantiu que irá disponibilizar a metade dos recursos para a realização da obra. Dando sequência à sua ação, Muito otimista, na sequência, Piau se reuniu com o prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos (PSB) que também se prontificou a fazer primeiramente um estudo técnico para que a obra seja realizada em sequência por meio da parceria entre as duas gestões. "Foi mais uma ação positiva de nosso mandato parlamentar atendendo assim os anseios dos moradores de Itaquaraí que utilizam muito aquele acesso", destacou o vereador. 

O vereador Elias Piau e o presidente do Legislativo de Livramento Cidão Aracatu (Foto: Divulgação)


Brumado: Queda de energia causada por poda de árvore impede que sessão do Legislativo ocorresse

A poda de uma árvore acabou provocando o apagão (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)

Quem foi à Câmara de Vereadores de Brumado na noite desta segunda-feira (25) para presenciar a sessão ordinária da Casa Legislativa acabou se frustrando, já que a mesma não pode ser realizada devido à uma queda de energia. O presidente Leonardo Vasconcelos aguardou cerca de meia-hora, juntamente com os vereadores na expectativa de que a energia fosse restabelecida, mas como isso não ocorreu a sessão foi suspensa e marcada uma nova para a próxima sexta-feira (29) às 09h. A queda de energia foi provada por uma pode de árvore que foi feita no cruzamento das ruas Sergipe e Maranhão provocando a queda de um fio que ligava só uma residência, o que fez com que uma equipe da Coelba se dirigisse ao local e tivesse que interromper o fornecimento, realizando um desligamento programado naquela região para realizar os serviços, que terminaram por volta das 19h20m. 

Os vereadores aguardaram a energia retornar, mas como houve a demora a sessão acabou sendo suspensa (Foto: Daniel Simurro | 97NEWS)


Centro Médico São Gabriel, tudo para a sua saúde em um só lugar

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira dia 26 de setembro, estará atendendo no Centro Médico São Gabriel a Dra. Karine Schibelgs, endocrinologista, realizando prevenção e tratamentos de doenças da tireóide, diabetes e pré diabetes, obesidade, osteoporose, desordens hormonais, baixa estatura em Crianças e muito mais. E também a Dra. Sidineia Rocha, angiologista, realizando consultas na área de angiologia com tratamento de varizes, aplicações em vasos, ultrassonografia vascular, tratamento de tromboses e muito mais. Não perca tempo, marque já a sua consulta pelo telefone 77 3441-1502, ou pelo whatsapp 9.9925-8807. Praça dos Meira, 164 (em frente ao Lab Laboratório). Centro Médico São Gabriel, tudo para a sua saúde em um só lugar.



Festa da Luz 2017: Jovens demonstram fé e muita animação em mais uma edição da festa católica

Foto: Luciano Santos l 97News

No último sábado (23), foi realizada em Brumado mais uma edição da Festa da Luz. O evento que é realizado anualmente pela comunidade Carp, este ano teve a parceria da Associação Privada de Fiéis, e contou com o belo show oracional de Diego Fernandes, que além de cantor e compositor, é apresentador de TV. Quem também esteve presente no evento foi o grupo Ministério Filhos da Paz e o Padre Edson, cantando as musicas do Padre Alessandro Campos. De acordo com os organizadores a festa tem conquistado a juventude e a família brumadense e tem como um dos objetivos, através da fé, proporcionar o encontro pessoal com Cristo, levando o jovem a realizar ações que promovam a cultura da vida e os valores familiares. A Festa da Luz foi realizada no Centro de Evangelização “Jesus, eu Confio em Vós”, e atraiu jovens de Brumado e região. (Clique aqui e veja as fotos)



Prefeito entrega jogos de uniformes para a Guarda Civil Municipal - GCM

(Foto: Divulgação)

Na tarde desta segunda-feira (25), o Prefeito Eduardo Lima Vasconcelos recebeu em seu gabinete o Comandante da Guarda Civil Municipal - GCM, Jussimar Santos, para entregar os novos uniformes da instituição. Participaram do ato de entrega, além do prefeito e do comandante, os guardas Jerry Adriano, Júlio César e Altermir Dias. Na oportunidade, foram entregues dois conjuntos de uniformes para a GCM: um para uso nas operações do dia a dia, de cor azul marinho, e o outro para operações especiais, camuflado. O comandante destacou que o novo fardamento significa a valorização do trabalho que é desempenhado pela GCM no município. Além disso, segundo o comandante, os uniformes irão auxiliar no desempenho das atividades da guarda.



Guarda Municipal de Brumado pede colaboração da população para a campanha 'Doe Brinquedos, ganhe Sorrisos'

(Divulgação)

Mantendo firme o seu braço social, a Guarda Municipal de Brumado está lançando a terceira edição da Campanha Azul Marinho "Doe um Brinquedo. Ganhe Sorrisos", a qual visa arrecadar brinquedos para serem distribuídos às crianças carentes. A expectativa é que nesse ano de 2017 é de superar a arrecadação dos anos anteriores. Então, diante disso, a GCM está solicitando a colaboração da comunidade para que o Dia da Criança seja muito mais feliz para centenas de famílias que vivem uma situação de vulnerabilidade social. Todos os que quiseram fazer suas doações podem se dirigir à Portaria da Prefeitura Municipal e na sede da Guarda Municipal. 



Assinatura de ordem de serviço autoriza reforma no PSF de Lagoa Funda atendendo solicitação do vereador Palito

(Foto: Divulgação)

Na manhã desta segunda-feira (25.09) o vereador Luiz Carlos “Palito” esteve no gabinete do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, quando na oportunidade o gestor realizou a assinatura da ordem de serviço que autoriza o início da obra de reforma do PSF de Lagoa Funda. A solicitação foi feita pelo parlamentar em razão da necessidade apontada pelos moradores da comunidade e também pelo trabalho efetivo que vem realizando na busca de benefícios para as localidades, sempre as visitando para que possa contribuir de forma direta com a administração pública na detecção das dificuldades encontradas e sua mais rápida resolução. Segundo informou “Palito” a obra terá início ainda essa semana pela empresa Ramon Empreendimentos.  “É grande a nossa satisfação em poder dar essa importante notícia a todos os moradores de Lagoa Funda e das comunidades vizinhas que também serão beneficiadas com a reforma do Posto de Saúde. Agradecemos ao prefeito Eduardo Vasconcelos. ”  

 



Centro Médico São Gabriel, muito mais saúde para você

Foto: Divulgação

No Centro Médico São Gabriel, você já pode contar com atendimento na área de Ginecolgia e Obstetrícia, com o Dr. Sergio Rodrigues, realizando consultas e tratamentos tais como: Exame preventivo; colposcopia; acompanhamento pré-natal; biopsias; acompanhamento da menopausa; ultrassonografia; e muito mais. Não perca tempo, marque já a sua consulta pelo Telefone (77) 3441-1502, e pelo whatsapp 9.9925-8807, ou agende a sua consulta no Centro Médico São Gabriel, Praça dos Meira, 164 (em frente ao Lab Laboratório). Centro Médico São Gabriel, muito mais Saúde para você.



Vereador Palito consegue da Embasa cessão de água para comunidade Bernardo José

(Foto: Divulgação)

Na última terça-feira (19.09) o presidente da Câmara, vereador Léo Vasconcelos acompanhado do vereador Luiz Carlos “Palito” e do superintendente de Agronegócios da Secretaria Estadual de Agricultura, Guilherme Bonfim estiveram na secretaria estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento em audiência com o secretário, Cássio Ramos Peixoto e o superintendente de Saneamento, Carlos Fernando a fim de tratarem sobre diversas demandas para o município de Brumado. Entre as solicitações estavam a liberação de extensão de água para as localidades rurais do Ariri, Riachão, assim como Espinheiro, tendo como concretizado na oportunidade a solicitação de extensão de água para a comunidade de Bernardo José, pleito do vereador Luiz Carlos “Palito”. Devido ao empenho do parlamentar “Palito”, que tem buscado a efetivação de obras que contemplem as comunidades rurais principalmente as que sofrem com a falta de água serão liberados pela Embasa 1.050 metros de tubos para a efetivação da obra, que beneficiará nove famílias. A obra levara aproximadamente quarenta dias para a sua conclusão em razão do material se encontrar em Salvador e será supervisionada pelo escritório local da Embasa de Brumado, através de sua gerente, Patrícia Meira Gomes.   Palito destacou que é uma grande satisfação conseguir a concretização deste pleito de tamanha importância para as famílias que residem na comunidade de Bernardo José.  

 



Brumado: Primavera tem início nesta sexta e promete dias mais claros e temperaturas mais amenas

Foto: Luciano Santos l 97News

Considerada uma estação intermediária e de transição entre o inverno e o verão, com um pouco de características dessas duas outras estações, a primavera começou nesta sexta-feira (22) às 17h02 e segue até o dia 21 de dezembro. Para Brumado, a estação promete dias mais claros e temperaturas mais amenas, que devem variar entre 15ºC e 31ºC. No começo, a estação tem características que lembra mais o inverno, com possibilidade de ocorrência de chuvas fracas. No decorrer da estação, isso muda gradativamente e a primavera ganha características de verão. A primavera é uma estação mais agradável, porque tem dias mais claros, ao contrário do inverno, mas com temperaturas agradáveis. Não são temperaturas como as do verão, que chegam a causar desconforto. A primavera, a depender do ano, pode chegar mais cedo ou mais tarde. Em 2016, a estação, assim como esse ano, teve início no dia 22 de setembro. Em 2015, no entanto, iniciou no dia 23 do mesmo mês. Essa variação ocorre sempre de 20 a 23 de setembro. O que define isso, quando a primavera vai começar, é a astronomia, de acordo com a quantidade de dias do ano, se é ano bissexto ou não, ou de acordo com movimentação do sol.

Foto: Luciano Santos l 97News


Casa da Tapioca: Venha saborear o que Brumado já aprovou

(Fotocomposição: 97NEWS)

O brumadense é um povo de paladar apurado, que tem o maior prazer em degustar as delícias da culinária sertaneja e brasileira, as quais revelam a alma de um povo muito hospitaleiro e, hospitalidade, é sinônimo de mesa farta, repleta de pratos saborosos. Em Brumado um dos locais que é referência nesse sentido é a Casa da Tapioca, que vem recebendo cada vez mais a aprovação popular. Localizada no coração da cidade, na Praça Coronel Zeca Leite bem em frente à Prefeitura Municipal, a Casa da Tapioca tem um cardápio variado que oferece mais de 50 tipos de tapiocas doces e salgadas, como também uma grande variedade de açaís, como o cremosinho na tigela, que é um dos sucessos do momento. Lá você também encontra lanches produzidos pela grife CT, tendo como destaque os hambúrgueres caseiros, com 140 g, os quais são produzidos de forma artesanal com a carne especial. Agora, uma grande novidade, que são os mais 30 tipos de Pizzas, que vêm sendo uma grande opção para as famílias, para os grupos de amigos e até para os casais. Então faça já o seu pedido pelo celular: 9.9953-2215 que também é o whatsapp da CT.

Na Casa da Tapioca você encontra cerca de 30 tipos de pizzas (Foto: Divulgação)


Taisan Auto e Stark Jeep juntos em Brumado para uma parceria incrível

Foto: Divulgação

Em Brumado, Taisan Auto e a Stark Jeep acabam de anunciar a parceria entre as duas empresas. O projeto é bastante ousado e promete abalar o mercado de automóveis na cidade. Com a aliança, a marca Jeep como o "Jeep Compass" vão estar presentes a partir deste sábado na loja da Taisan. O Jeep Compass apresenta um interior que inclui novos tecidos, com costura detalhada e elegante, gráficos do conjunto de instrumentos, novas superfícies de toque suave e detalhes de cromo acetinado. Uma exclusiva bússola digital no painel de instrumentos dá um toque especial. Por fim, o Jeep Compass ainda conta com descansos de braço central e nas portas em material especial, garantindo toque suave para maior conforto. Segundo a Fenabrave o Jeep Compass agora é o SUV mais vendido do país. Por tanto venha conhecer a nova linha Jeep e faça o Test Drive, na Av. Centenário, 853, Bairro Novo Brumado, em Brumado/Bahia, Telefone (77) 3441-5551. Veja mais em, www.taisanauto.com.br.



Vereadora Lia Teixeira representou o Poder Legislativo durante a abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito em Brumado

A vereadora Lia Teixeira, ao lado do prefeito Eduardo Vasconcelos, representou o Poder Legislativo na formação da mesa diretora do evento (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (21), no auditório do Paço Municipal de Brumado foi realizado o evento oficial de apresentação da Semana Nacional do Trânsito, que está sendo promovida pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes - SMTT em Brumado. Diversas autoridades marcaram presença no evento, as quais, ao lado do prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) e o Superintendente Interino do órgão, André Cardoso ouviram atentamente a apresentação do cronograma da Semana Nacional do Trânsito que será operacionalizada no município até o final do mês. A atuante vereadora Lia Teixeira (PDT) esteve representando o Legislativo e compôs a mesa diretora dos trabalhos. Muito engajada na luta pela otimização do setor ela destacou que "todos os vereadores estão à disposição para contribuir com a realização da campanha na cidade, bem como colaborar para que o nosso trânsito venha ter evoluções sistemáticas, já que esse é o anseio de nossa população". Ela ainda citou que "a temática que norteou as discussões foi muito produtiva e tomamos conhecimento dos novos planejamentos para que o sistema viário de nossa cidade seja qualificado e muito mais seguro. Creio que a gestão municipal está no caminho certo, pois, somente com a participação de todos poderemos alcançar esse objetivo".

 



Zé Carlos de Jonas, em parceria com a prefeitura, promove a reestruturação da estrada do Tamboril dando assim mais qualidade ao transporte escolar

O vereador Zé Carlos de Jonas vem acompanhando de perto os serviços (Foto: 97NEWS)

A reestruturação das estradas do meio rural em Brumado é um dos desafios que estão sendo enfrentados pela atual gestão municipal. Neste contexto o papel dos vereadores é importante, pois são eles os mais próximos da comunidade, conhecendo assim os seus problemas mais urgentes e também mantendo uma relação mais efetiva com os moradores. Neste contexto um dos vereadores que vem tendo uma atuação muito importante nesse sentido é Zé Carlos de Jonas (PT) que está realizando, em parceria com a administração municipal, a reestruturação da estrada vicinal que liga a BR-030 ao Povoado de Tamboril, a qual é a principal via de acesso à Escola Municipal Professora Joselita Meira de Carvalho, uma das mais conceituados do município, inclusive tendo várias premiações importantes. Desenvolvendo um papel de mediador muito eficaz, Zé Carlos de Jonas vem conscientizando e convencendo os proprietários sobre a importância do alargamento da estrada para que o transporte escolar seja mais qualificado, além de beneficiar os próprios moradores da região que irão ter a sua mobilidade melhorada.

O trabalho vem sendo intenso e a comunidade vem dando a aprovação (Foto: 97NEWS)

"Nosso papel é defender os interesses do povo, então, nesse sentido, eu venho desenvolvendo esse trabalho de conscientização para que os donos de terra possam recuar um pouco as suas cercas, promovendo assim o alargamento da estrada dando melhores condições para o tráfego de veículos, principalmente para o grande número de ônibus escolares que levam centenas de alunos para a unidade escolar", ressaltou o vereador que ainda destaca que "a parceria com o município que vem disponibilizando todo o maquinário para a realização dos serviços vem sendo muito positiva e, com isso, quem ganha são os moradores. Vamos intensificar ainda mais essa parceria em outras localidades, pois já vimos que os resultados obtidos são excelentes". Veja abaixo um vídeo da realização dos serviços que estão sendo feitos no local:



Brumado: Implantação da Zona Azul divide opiniões e início poderá ser polêmico

(Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A máxima de que as mudanças ao serem colocadas em prática trazem transtornos poderá ser aplicada ao Projeto de Zona Azul em Brumado, que tornará o estacionamento em grande parte do centro da cidade em rotativo e remunerado. O projeto que foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores e deverá ser sancionado pelo Executivo para que o processo licitatório seja aberto, já divide opiniões e deverá ser envolto em polêmica assim que for colocado em prática. O primeiro conflito ideológico recai sobre a questão da segurança dos veículos, sendo que o município já declarou que, nem ele e nem a empresa que irá fazer a manutenção do zoneamento serão responsáveis caso haja furto dos mesmos. Na busca das primeiras impressões alguns comerciantes locais foram ouvidos, onde ficou claro que existem ainda muitas dúvidas, mas, no geral, o projeto é bem vindo, principalmente pela população e representará modernidade para a cidade.  

A questão da liberação do estacionamento na frente dos estabelecimentos comerciais para os proprietários e funcionários é um dos pontos mais conflitantes do projeto (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Segundo Irlandes Dias, proprietário de um estabecimentos comercial na área do Mercado Municipal "a Zona Azul é positiva, mas, espero que haja bom senso em sua operacionalização, pois existem pontos que têm que ser bem observados como a questão da carga e descarga como também o espaço na frente das lojas. Acredito que deverá ter um plano especial para os donos e funcionários, pois o comércio não anda lá muito bem das pernas e pagar estacionamento, nesse momento de crise, não é postivo não para quem está trabalhando". Ele ainda destacou que "o trânsito em Brumado ainda é muito desorganizado, então deverá ser um processo complicado no começo, ainda mais para quem vem da zona rural, além do que se fala na taxa de R$ 2,00 por duas horas, o que acho cara para esse momento de crise". Já o mototaxista Érico Renan foi taxativo ao afirmar que "esse projeto é um absurdo, pois vamos ter que pagar para trabalhar. Eu realmente não concordo". O empresário do ramo de supermercado, Sérgio Novaes também expressou que "ainda existem dúvidas importantes a serem esclarecidas, principalmente na área de carga e descarga, do estacionamento para os proprietários e funcionários e também para as vans que trazem passageiros da zona rural que não deveriam ter passe livre, pelo menos no período da manhã, pois são eles que contribuem muito para o faturamento do comércio local, mas, em suma, é um projeto positivo e deverá contribuir para o ordenamento do trânsito na cidade".

O preço que será cobrado também é outro questionamento, pois os comerciantes desejam que seja um valor bem baixo no começo (Foto: 97NEWS)


Prefeitura comunica que Processo Seletivo e Concurso serão realizados normalmente no próximo domingo (24)

(Reprodução)

Tendo em vista as notícias que circularam na mídia nos últimos dias acerca da Recomendação do Ministério Público - MP no que diz respeito ao Processo Seletivo Simplificado da Secretaria Municipal de Saúde 05/2017, bem como o ajuizamento de uma ação do órgão quanto à questão, a Prefeitura Municipal comunica que o certame continua em andamento. Em decisão divulgada nesta quinta-feira (21), a Justiça negou o pedido de liminar requerido pelo MP e, portanto, o Processo Seletivo será realizado normalmente no próximo domingo (24), assim como o Concurso Público 01/2017. 



21 de setembro, Dia do radialista; Câmara aprova uso de carteira como prova de identidade

Foto: Composição l 97NEWS

Conforme o texto aprovado, a carteira profissional deve ser emitida pelo sindicato da categoria ou, onde não houver sindicato, por federação devidamente credenciada e registrada junto ao Ministério do Trabalho. Para ter validade, o documento deverá seguir modelo padrão e conter dados pessoais, fotografia, número de série, entre outros elementos. O radialista não sindicalizado poderá ter carteira de radialista, desde que seja habilitado e registrado perante o órgão regional do Ministério do Trabalho. O texto aprovado foi consolidado pelo relator, deputado Sandro Alex (PSD-PR), com base no Projeto de Lei 458/15, do deputado Andre Moura (PSC-SE), e outros apensados. 

Foto: 97NEWS

A proposta altera a Lei 6.615/78, que regulamenta a profissão de radialista. Sandro Alex lembrou que o dia 21 de setembro, é tradicionalmente comemorado o dia do radialista, e comemorou a aprovação como homenagem à categoria. “A legislação já regulamentou a competência da Federação Nacional dos Jornalistas para emitir carteira de identidade profissional. Não vemos por que razão tal medida não possa ser estendida aos radialistas”, disse. Como foi aprovada pela CCJ em caráter conclusivo, a proposta seguirá para análise do Senado, a menos que haja recurso para que seja examinada antes pelo Plenário da Câmara.