ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Ponte que faz a divisa entre Livramento e Brumado se torna um 'monumento do descaso'

A situação chegou ao limite e os moradores querem urgência na reestruturação da ponte (Foto: 97NEWS)

Já não é de hoje que a situação da ponte sobre o Rio São João, que fica distante cerca de 07km do Distrito de Itaquaraí e que faz a ligação entre os municípios de Brumado e Livramento de Nossa Senhora, era precária, mas, agora, chegou ao limite, já que um dos lados da edificação está para desmoronar. A situação vem deixando os moradores, principalmente os de Brumado, muito preocupados, pois o risco de acidentes existe. Segundo vários depoimentos, com o início das aulas, as vans e os ônibus que fazem o transporte escolar teriam que passar pelo local, mas estão utilizando, pelo menos momentaneamente, um passagem alternativa no leito do rio, mas, caso as chuvas venham a se intensificar, não seria mais possível a passagem. Neste contexto, que tem um jogo de empurra entre as duas administrações municipais, quem sofre são os moradores da região, os quais reclamam de descaso, além do que podem ter esse acesso bloqueado. Segundo informações já teria sido feito um acordo entre os municípios para a reforma da estrutura da ponte, mas como são novas gestões, isso ainda não foi para o campo da realidade. Os moradores de Itaquaraí (Brumado) e Iguatemi (Livramento) esperam que o problema seja logo solucionado, já que, como se vê na foto, a estrutura está muito comprometida.



Brumado: Após ser atropelado, homem não resiste aos ferimentos e morre no HPMN

Foto: Whatsapp l 97News

Um homem de 41 anos, morador de rua e identificado apenas como "Daminhão", atropelado por uma pickup, no dia 10 de fevereiro, em frente a Igreja São Cristovão morreu na tarde do último domingo (11), após ser internado no Hospital Professor Magalhães Neto. O atropelamento aconteceu na Avenida Centenário. Quando foi atropelado, a vítima tentava atravessar a via. Segundo informações de testemunhas, o motorista, ao atropelar o andarílio, fugiu sem prestar socorro. A polícia já identificou o veículo e o motorista. As imagens amplamente divulgadas nas redes sociais, captadas no dia do acidente, chocou os brumadenses. A polícia civil informou que os trabalhos de investigação continuam, e que aguarda a conclusão do laudo pericial técnico. Tão logo sejam esclarecidas as circunstâncias do acidente e concluídos os trabalhos da perícia técnica, a polícia adotará as medidas adequadas para o caso.



Brumado: Bancos reabrem ao meio-dia desta Quarta-feira de Cinzas

Foto: Luciano Santos l 97News

As agências bancárias de todo o país vão reabrir a partir das 12h desta Quarta-feira de Cinzas (14), após terem ficado fechadas durante o feriado prolongado deste carnaval de 2018. As contas de consumo (água, energia, telefone etc) e carnês que tiverem os dias 12 ou 13 de fevereiro como data de vencimento poderão ser pagas sem acréscimo nesta quarta, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Durante o carnaval, quem teve contas para pagar ou precisou fazer saques, pôde utilizar os canais eletrônicos e correspondentes para o pagamento das contas ou retirada de dinheiro. Além disso, os tributos que possuem código de barras puderam ter o seu pagamento agendado nos caixas eletrônicos, por internet banking e pelo atendimento telefônico do banco. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos puderam ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).



Brumado: TG 06-024 informa que o prazo para apresentação para o serviço militar foi prorrogado

Foto: Conteúdo l 97News

Os jovens que realizaram o alistamento na Junta do Serviço Militar de Brumado, e que não se apresentaram na data prevista para seleção complementar no Tiro de Guerra 06-024, poderão fazê-la até o dia 15/02/2018 das 05:30 às 10:00 horas. O cidadão que não estiver em dia com o Serviço Militar não poderá: obter passaporte ou prorrogação de sua validade; ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial ou oficializada ou subvencionada ou cuja existência ou funcionamento dependa de autorização ou reconhecimento do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal; assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; obter carteira profissional, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão; inscrever-se em concurso para provimento de cargo público; exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função ou cargo público: I-estipendiado pelos cofres públicos federais, estaduais ou municipais; II- de entidades paraestatais e das subvencionadas ou mantidas pelo poder público; e receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal. O Artigo 75 da Lei do Serviço Militar diz que constituem prova de estar o brasileiro em dia com as suas obrigações militares os seguintes documentos: o Certificado de Alistamento, nos limites de sua validade; o Certificado de Reservista; o Certificado de Isenção; e o Certificado de Dispensa de Incorporação.  



Honestidade: Brumadense acha carteira com dinheiro e celular e publica nas redes sociais para o dono ir pegar

A postagem viralizou e muitos elogiaram a atitude do jovem brumadense (Foto: Reprodução Facebook)

A honestidade hoje é, para muitos, um dos grandes desafios de nossa nação, que vem cada vez mais naufragando no oceano sujo da corrupção. Em uma de suas frases mais célebres, o imortal Rui Barbosa fez uma previsão ao dizer que “de tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”, a qual cai como “uma luva” para atual sociedade. Mas, em contrapartida, diz o poeta que “a esperança é a última que morre”, então temos que crer que esse quadro negativo irá mudar e alguns exemplos de pessoas honestas que não se corrompem nos fazem acreditar em dias melhores. Na manhã desta plena terça-feira de carnaval, um desses exemplos acabou viralizando nas redes sociais, onde o jovem brumadense Thiago Lobo, publicou uma foto de um celular, de uma carteira e de 3 notas de R$ 50,00 com os seguintes dizeres: “Bom dia achei essa carteira de trabalho no nome de Rodrigo Freitas e esse dinheiro 150 reais e o celular o mesmo se encontra comigo. É só vim pegar”. Rapidamente os comentários começaram a “chover”, os quais, na sua grande maioria, eram de elogios à sua honestidade. Então fica o exemplo positivo neste final de folia momesca. Ainda segundo informações, alguns “espertinhos” tentaram buscar o celular e o dinheiro perdido, mas Thiago se manteve firme e só entregará ao proprietário do mesmo que foi identificado como Rodrigo Freitas. Ficam aqui os parabéns à essa nobre atitude. 



Obras de reestruturação do CMEAS estão em ritmo acelerado

Operários trabalham em ritmo acelerado para que as obras terminem antes do prazo (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Com um alto índice de resolutividade, sendo considerado um referencial na área educacional de Brumado, o CMEAS – Centro Municipal de Educação Agamenon Santana, se tornou o centro de uma polêmica nas redes sociais, já que a unidade escolar está passando por uma ampla reforma e ampliação. Então, devido a isso, momentaneamente, os alunos foram transferidos para as antigas instalações da Escola Santa Rita de Cássia, as quais não estavam num estado de conservação muito positivo. A secretária municipal de Educação, professora Ednéia Ataíde, explicou que os motivos principais que levaram à esta tomada de posição foi para não prejudicar o ano letivo dos alunos, já que se fosse retardo o início das aulas, eles teriam que ter aulas no período das férias, o que iria atrapalhar a vida dos pais. A reportagem do 97NEWS foi verificar o andamento das obras de reforma do CMEAS, já que a grande preocupação é que se as mesmas podem se arrastar por mais tempo do que o previsto. O que se viu foram os operários trabalhando em ritmo intenso, o que poderá fazer com que o prazo seja bem encurtado. Ainda segundo informações a SEMEC está tomando todas as providências para que as obras terminem o quanto antes para que os alunos voltem ao seu local de origem, que contará com uma logística muito mais moderna. 

A nova estrutura contará com uma logística bem mais moderna e funcional (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Emoção, disputa e um grande público na 3ª rodada do Gauchão 2018

O Gauchão 2018 está sendo um grande sucesso (Foto: 97NEWS)

Em sua quarta edição, o Campeonato do Gauchão, realizado pela Associação dos Moradores do Bairro Baraúnas, com apoio do vereador Elias Piau, vem se estabelecendo como um dos torneios mais importantes do calendário esportivo brumadense. Em pleno domingo de carnaval, aconteceu a terceira rodada que contou com a presença de um grande público, com duas partidas muito emocionantes e com a disputa até o minuto final. No primeiro confronto a equipe do Real Campo goleou o Atlético de Madri pelo placar de 3X0, confirmando que é uma das favoritas ao título. No segundo jogo as equipes do Espinheiro e Olhos d’Água empataram pelo placar de 1X1. Neste ano o evento está contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Brumado, que está expandindo as suas ações na área esportiva. Confira fotos do evento: 



‘Carnaval Infantil na Praça’: Alegria, Sucesso e Solidariedade

O evento foi um grande sucesso (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

O brumadense, que sempre foi e é apaixonado por Carnaval, tanto que o município ostentava o título de melhor carnaval da Bahia, teve uma oportunidade muito interessante de não deixar que a velha folia momesca passasse em branco na cidade, já que foi brilhantemente realizado o “Carnaval Infantil na Praça”. Idealizado pelo promoter Marco “Kezinha” Cardoso, juntamente com o ‘Grupo Unidos por Edu’, o evento aconteceu na noite desta sexta-feira (09) na Praça Coronel Zeca Leite. Tendo como objetivo arrecadar mantimentos e material de limpeza para a CAASE – Casa de Apoio às Famílias dos Pacientes com Câncer do Hospital de Barretos, a festa teve o comparecimento de milhares de pessoas, especialmente das famílias que levaram os seus pequenos para se divertir. A arrecadação do material e dos alimentos foi muito positiva, mostrando outra grande qualidade do povo brumadense que é a generosidade. A programação contou com a apresentação de personagens infantis da atualidade, grupos de dança, bandinha de sopro Gargantas de Ouro, DJ tocando pagode, axé, frevos, Tyrone brumadense, marchinhas e desfile para as crianças que estiverem fantasiadas. O público, principalmente os pais das crianças elogiaram muito o evento e todo mundo brincou a valer, numa noite de alegria que ficou marcada também pelo ato de solidariedade aos pacientes que estão recebendo tratamento contra o câncer no Hospital de Barretos.

Um grande público compareceu ao Carnaval Infantil na Praça (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Brumado: Após chuva, chão cede e veículo cai em buraco na Avenida Lindolfo Azevedo Brito

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um carro caiu em um buraco na noite desta quinta-feira (8) depois do asfalto ceder na avenida Lindolfo Azevedo Brito, em Brumado. A nossa reportagem flagrou o momento. O acidente aconteceu por volta das 19h20, em frente a um Hotel. Ninguém ficou ferido. O veículo trafegava no sentido centro quando o buraco se formou na pista alagada. Amigos e motoristas ajudaram na remoção do veículo. Os motoristas devem ficar atentos ao trafegar na avenida e em outros pontos da cidade, grandes crateras se formaram. Além deste acidente com o veículo Polo, um Fiat Uno caiu em outro buraco na mesma via, por volta das 18h40. O veículo foi retirado pelo proprietário com ajuda de outras pessoas. 

Segundo os moradores da avenida, mais seis ocorrências foram registradas até às 00h40 de ontem (8). Não há registro de feridos. Desde a última sexta-feira (2), a chuva vem fazendo estragos na capital do minério. Várias ruas estão destruídas por conta da força da água, a Secretaria de Infraestrutura relatou ao 97NEWS, que as obras de recuperação só vão começar na próxima semana, assim ques as chuvas derem trégua. Confira a nossa videoreportagem realizada na noite de ontem na Avenida Lindolfo Azevedo Brito.



Brumado: Bombeiros encontram corpo de brumadense que morreu afogado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um homem de 42 anos morreu afogado na manhã desta quinta-feira (8)  em um rio que fica na comunidade de Curralinho, em Brumado. Os bombeiros civis de Barra da Estiva e brigadistas de Ituaçu foram acionados por algumas pessoas que viram ele se afogando e logo em seguida sumindo. Eles disseram aos bombeiros que a vítima tentava tirar uma árvore da margem do rio quando se enroscou e acabou se afogando. Uma equipe fez buscas no local por mais de oito horas e encontrou o homem. O corpo de Jadilson Ferreira dos Santos, 42 anos, foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. Ele morava em uma fazenda próximo ao local. A morte de Jadilson causou grande comoção entre os moradores da localidade. 



Brumado: Disk-Trânsito, o novo serviço da SMTT receberá ocorrências relacionadas ao trânsito da cidade

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) anunciou o funcionamento de um novo serviço: o Disk-Trânsito, que receberá ocorrências e reclamações relacionadas ao trânsito de Brumado. De acordo com nota divulgada no site da prefeitura, o serviço já está funcionando e pode ser utilizado também para denúncias sobre estacionamentos irregulares e condutas inapropriadas por motoristas.  Quem necessitar do serviço pode ligar para o telefone 156. A central de monitoramento receberá as informações, e direcionará o agente mais próximo da ocorrência, facilitando de um modo mais rápido e eficiente o trabalho da SMTT. O horário de funcionamento do Disk 156 é de 07h às 19h, de segunda a sábado. Um dos fatores de maior reclamação por parte da população é a demora ou falta do agente de trânsito no local da ocorrência. Os vários acidentes que ocorreram no município, mostrou a necessidade da implantação do serviço na cidade. Em várias situações, houve colisões no centro ou principalmente em bairros mais afastados, onde veículos parados no local do acidente aguardavam a chegada dos agentes da SMTT. E em casos como estes, como não havia comunicação direta com o órgão, os veículos eram retirados do local pelos próprios motoristas, sem a devida perícia ou fiscalização. Com o novo sistema implantado, o cidadão comum poderá ligar no Disk 156 e acionar a SMTT de forma mais rápida. Outro fator eficiente do Disk 156, serão as informações passadas sobre placas caídas ou arrancadas, semáforos inoperantes, estacionamentos irregulares e orientações que os cidadãos podem fazer e obter através do serviço.



Brumado: Internauta registra momento exato que raio cai na região da Praça Cel. Zeca Leite

Foto: Lucas Muniz l 97NEWS

No fim da tarde desta quinta-feira (8), em Brumado, o tempo fechou e vários raios foram avistados por todos. Quem olhava na direção da Serra das Éguas pôde ver que o tempo estava bastante fechado e uma grande quantidade de relâmpagos e raios caíram na região. Em Brumado, a previsão era de 20 mm, mas em alguns distritos da zona rural, chegou a chover 40 mm. Mas o que chamou a atenção dos brumadenses, nesta quinta, foi o impressionante registro do exato momento em que um raio intenso atinge a região da Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura). O forte clarão no local e o som da descarga elétrica assustou o cinegrafista, Lucas Muniz que tirava fotos no local. "Foi um clarão, acompanhado de um estouro", exclama o rapaz ao 97NEWS. De acordo com os meteorologistas, a incidência de raios no estado em 2017 ultrapassou o total de registros do ano de 2016, chegando a 54 mil.



Waldenor Pereira e PT de Brumado comemoram a liberação dos recursos para a construção da Passagem Molhada do Furado dos Veados

A conquista vai ser muito comemorada pela comunidade (Foto: 97NEWS)

Com a chegada do período chuvoso um dos maiores problemas enfrentados pelas comunidades rurais que é a questão da mobilidade para a sede do município, já que os rios costumam encher, impedindo assim a passagem dos veículos vem novamente à tona. Dentre várias solicitações feitas pelas diversas comunidades, uma já pode começar a comemorar a conquista que é a de Furado dos Veados, Cachoeira e adjacências, já que, foi anunciado no Diário Oficial do Estado, a liberação dos recursos por meio do FUNCEP no valor de R$ 101.720,84 para a construção da obra. A vitória é fruto do empenho do deputado Waldenor Pereira, que, de forma incessante buscou os recursos que são de ordem federal. Ele contou também com os esforços do presidente do PT de Brumado, Zé Luiz Alves Ataíde e também do ex-vereador Catoze e do vereador Zé Ribeiro, que se uniram na busca da conquista. O presidente da Associação dos Moradores, Gilberto Coqueiro, que já estava muito otimista juntamente com toda a comunidade comemorou a conquista e enalteceu os esforços de Waldenor e dos membros do PT de Brumado. Vale ressaltar que o convênio já foi assinado com a Prefeitura de Brumado que entrará com a contrapartida de 10% do valor da obra. O prazo estimado é que ainda esse ano a construção da tão sonhada passagem molhada seja realizada, trazendo alívio e conforto para as famílias que residem naquela região. Confira abaixo a publicação feita no Diário Oficial: 

A confirmação da liberação das verbas pelo Diário Oficial (Foto: 97NEWS)


Vereador Lek volta a citar a urgência da aquisição de uma cadeira odontológica para a UBS do Caic

O vereador Lek Cabeleireiro foi enfático em seu pronunciamento solicitando urgência em sua solicitação (Foto: Assessoria Parlamentar)

Sempre tendo como base das suas ações a defesa e a busca dos interesses das comunidades dos bairros periféricos, o vereador Lek Cabeleireiro (PV) começou o ano “a todo vapor” buscando com muito empenho a concretização dos anseios que lhe são passados pelos moradores. Na sessão do Legislativo, que foi antecipada para hoje (08), o vereador voltou a falar sobre a urgência da aquisição de uma cadeira odontológica para a UBS do Caic que fica localizada no Bairro da Urbis II. Segundo ele, que já foi autor de uma indicação nesse sentido, a situação ficou ainda mais precária e os usuários do sistema estão tendo muitas dificuldades em realizar os procedimentos. “Eu voltei lá essa semana e verifiquei que a situação piorou e a cadeira está totalmente sem condições” e continuou explanando que “inclusive teve um paciente que teve que ir para a unidade do São Félix para receber o atendimento”. Ele ainda destacou que “o dentista sempre está lá, mas alguns procedimentos como obturações e extrações não podem ser realizados pela falta da cadeira. Parece até piada isso, mas, infelizmente não é. Eles merecem os serviços e esperamos que a Secretaria de Saúde se mobilize o quanto antes para resolver essa questão”. Confira abaixo o vídeo com o pronunciamento do vereador: 



Abastecimento de água afetado em Brumado e Malhada de Pedras nesta quinta (08)

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que, para possibilitar a realização de manutenção emergencial na Adutora de Cristalândia, o Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Brumado, que também atende à cidade de Malhada de Pedras, encontra-se momentaneamente afetado nesta quinta (08). O abastecimento será retomado gradativamente após a conclusão dos trabalhos prevista para o final da tarde e o fornecimento de água deverá ser completamente regularizado em até 48 horas nas áreas afetadas. Enquanto realiza o serviço, a Embasa solicita a compreensão da população no uso racional da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando todas as formas de desperdícios.



Brumado: Bancos fecham na segunda e terça-feira de carnaval

Foto: Composição l 97NEWS

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que as agências bancárias fecharão as portas nos dias 16 e 17 de fevereiro, segunda e terça-feira de  carnaval. Na Quarta-Feira de Cinzas (18), os bancos abrirão a partir do meio-dia. A entidade recomenda que, nos dias em que os bancos fecham, a população use os canais eletrônicos para realizar operações bancárias. No caso de contas a pagar, as que têm vencimento durante o feriado podem ser pagas no primeiro dia útil subsequente, ou seja, na Quarta-Feira de Cinzas. No entanto, os clientes que preferirem agendar o pagamento podem usar caixas eletrônicos, a internet ou o telefone, dependendo do banco. O pagamento pode ser agendado ainda por débito direto autorizado (DDA), sistema que permite receber boletos por meio eletrônico, em lugar de papel. Para usar essa opção, no entanto, é preciso ter se cadastrado previamente.

 



Após reclamações de moradores, ‘buraco do bolo’ é reparado

As equipes trabalharam rápido e já reparam o buraco que tinha até festa de aniversário e bolo prometidos (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

A ‘cantilena’ que envolve os buracos provocados pelas chuvas em Brumado parece “interminável”, já que todos os anos “o filme se repete”, com a realização das obras de reparação, até que as próximas chuvas venham sobre a cidade. Dentre os inúmeros episódios, um, que, inclusive foi reportado pelo 97NEWS, teve um rápido desfecho. Após a reclamações dos moradores da Rua Marcolino Rizério esquina com a Sebastião do Santos Leite, quanto a um buraco que segundo eles iria ter até “bolo e festa de aniversário”, o setor de infraestrutura trabalhou rápido e, já na manhã desta quinta-feira (08), uma equipe de funcionários esteve no local para realizar as obras de recuperação. Os moradores agradeceram e esperam que os serviços possam ter sido feitos da melhor forma possível, para que tenham a durabilidade esperada. Outras deficiências nas referidas vias também foram reparadas. 

Os serviços inclusive aconteceram em todo o local (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)


Pais de alunos do CMEAS protestam contra transferência momentânea; secretária esclarece o impasse

Os pais questionam as condições físicas do local que segundo eles estão deficitárias (Foto: Leitor 97NEWS)

Várias vêm sendo as ações executadas pela atual administração municipal na área educacional, sendo que uma delas é a restruturação de várias escolas. Dentre elas uma, que é a do CMEAS – Centro Municipal de Ensino Agamenon Santana, está causando muita preocupação para os pais de alunos. Alguns desses pais entraram em contato com a redação do 97NEWS e protestaram contra a ação de mudança temporária dos alunos para as antigas instalações da Escola Santa Rita de Cássia, já que, no momento, o CMEAS passa por uma ampla reforma. Segundo eles o anúncio foi feito em cima da hora, mas o que mais vem afligindo os mesmos são as condições inadequadas do local. Um pai de aluno citou que “lixo, entulho, água acumulada, falta de condições para o intervalo e, ainda por cima, banheiros sem portas, são problemas que foram detectados e que estão preocupando a todos”. Ele enviou registros fotográficos que comprovam a sua denúncia. Ainda segundo ele o comunicado é que a reforma do CMEAS deverá durar cerca de 40 dias, mas, agora com as chuvas, esse prazo poderá se alargar, o que causa ainda mais preocupação. “Sabemos que as medidas são para melhorar a qualidade das instalações do CMEAS, mas essa transferência poderia ser melhor planejada, pois os alunos não estão tendo direito ao intervalo e até para ir ao banheiro têm que fazer barreiras, pois os mesmos estão sem portas. Esperamos que esse problema seja resolvido o quanto antes”. 

O lixo ainda estava acumulado no pátio (Foto: Leitor 97NEWS)

Visando esclarecer os fatos, entramos em contato com a secretária municipal de Educação, professora Ednéia Ataíde, a qual, inclusive estava nas referidas instalações e prontamente nos atendeu para dar as explicações necessárias. Primeiramente segundo ela, a mudança tinha que ser feita, então, por questão de localização se escolheu a antiga Escola Santa Rita, que estava desativada. “Assim que tomamos essa decisão iniciamos as ações de recuperação que se iniciaram no último sábado (03), onde, juntamente com o secretário André Cardoso fizemos o levantamento das ações, mas, infelizmente, os problemas estruturais acabaram sendo maiores do que o previsto, como o buraco que revelou uma antiga caixa d’água, que teve que ser devidamente coberta”. 

Equipes dos setores de educação e infraestrutura estão desde o último sábado trabalhando a todo o vapor para resolver os problemas encontrados (Foto: 97NEWS)

Quanto à questão do intervalo, ela abordou que “visando a segurança dos alunos, pois algum acidente poderia ocorrer, decidimos suspender o intervalo, mas os alunos fazem a merenda dentro da sala de aula e acabam saindo 20 minutos mais cedo”. Sobre os banheiros, ele falou que “existem funcionários muito capacitados que ficam o tempo todo monitorando os alunos. Tem que se avaliar também que não poderíamos fazer grandes gastos em uma estrutura que não pertence ao município, mas garanto que está tudo sobe controle, tanto que os alunos estão em sala de aula normalmente”. E, por fim, ainda fez questão de argumentar que “temos que frisar que está é uma questão momentânea, pois as obras de reforma do CMEAS vão ser intensificadas, mas não poderíamos prejudicar os alunos, deixando-os sem aula, pois eles iriam ter que repor as aulas no final do ano, o que ninguém iria gostar. Então, acreditamos que tomamos as medidas certas e que, após o feriado de carnaval, as condições estarão bem melhores”.

O buraco que a princípio era pequeno, acabou revelando uma caixa d'água antiga que teve que ser devidamente coberta (Foto: Leitor 97NEWS)


Confirmado: Carnaval Infantil será realizado nesta sexta-feira (9)

Foto: Divulgação

No intuito de comemorar uma grande festa popular nacional, o promoter Kezinha confirmou para esta sexta-feira (9), a 2ª edição do Carnaval infantil em Brumado. Se o carnaval é sinônimo de alegria, não há ninguém melhor do que as crianças para festejar a data com tanta propriedade. Será uma programação especial para acolher o público infantil, familiares e terceira idade. A festa que havia sido adiada devido as chuvas que vem caindo no município, será realizada na Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura), com início às 18h. O carnaval infantil na praça, contará com os personagens infantis da atualidade, grupos de dança, bandinha de sopro Gargantas de Ouro, DJ tocando pagode, axé, frevos, marchinhas e desfile para as crianças que estiverem fantasiadas. A organização do evento se junta com as voluntarias Unidas por Edu e solicita de cada folião uma contribuição de 01 kg de alimento ou material de limpeza, para a CAASE (Casa de Apoio as Famílias dos Pacientes de Câncer que fazem tratamento em Barretos).



Morador reclama de vagonete que foi colocado em frente à sua porta

O morador reclama que o vagonete foi colocado em frente à sua residência (Foto: Luciano Santos | 97NEWS)

Brumado vem passando novamente por uma fase positiva na área de construção civil, com várias obras, reformas e empreendimentos em andamento. É muito fácil de detectar em um rápido passeio pela cidade, várias delas, a grande maioria feita em residências. Só que, mesmo tendo o seu lado positivo, esse tipo de ação traz também muitos transtornos, principalmente aos que moram nas proximidades, como também atrapalham o tráfego de veículos. Na tarde desta quarta-feira (07), o morador Mariano Vasconcelos Meira (52), da Rua Oswaldo Cruz, 49, enviou à nossa redação uma reclamação nesse sentido. Segundo ele, um vizinho está realizando obras de reforma na residência, que fica no número vizinho, a qual está produzindo uma grande quantidade de entulho, só que, ao invés de colocar o vagonete na frente da residência onde estão sendo feitos os serviços, foi colocado na frente da residência do reclamante, que afirma que isso está atrapalhando muito a sua vida. Ele disse que já procurou os órgãos competentes, mas nada foi feito, então, confiando na força da imprensa, procurou a nossa redação para expor o problema na esperança que, desta feita, a questão seja resolvida. Ele finalizou a sua postagem dizendo “será que é certo ou errado colocar o vagonete na frente da residência dos outros?, porque está parecendo que aqui em Brumado isso é considerado normal”.