ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Clínica Santa Clara alerta para os sinais de esgotamento emocional relacionados ao trabalho

Foto: Divulgação

Especializada em saúde e segurança ocupacional, a Clínica Santa Clara destacou que abordar a saúde mental no ambiente de trabalho é um ponto extremamente importante. Ansiedade, síndrome do pânico, depressão e burnout são diagnósticos recorrentes e podem ser agravados no ambiente corporativo. Segundo a Santa Clara, esses cenários podem estar ligados a sobrecarga de trabalhos, atividades estressantes, cobranças excessivas, desrespeito e discriminação. Os principais sintomas de esgotamento emocional são: sono constante, queda no rendimento, falta de disposição, dores de cabeça, ansiedade, impaciência, tristeza, sentimento de incapacidade, dificuldade de assimilação, despersonalização e negatividade. É necessário que os gestores tenham mais atenção com os funcionários, dando visibilidade ao tema no ambiente de trabalho e que diariamente estejam atentos aos sinais de cada colaborador da equipe. Em Brumado, a unidade fica localizada na Avenida João Paulo I, 590, Bairro Nobre. Entre em contato agora mesmo pelo número (77) 3441-5206.



Eleições 2024: Édio Continha lança seu nome à prefeito de Brumado

Foto: Divulgação

Em semana de lançamentos e a um ano da eleição, o vice-prefeito Édio da Silva Pereira (PCdoB), "Continha" lançou nesta semana a sua pré-candidatura para a disputa pela sucessão municipal à Prefeitura de Brumado. Ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT), o pré-candidato enfatizou o seu trabalho em defesa dos trabalhadores como vereador e vice-prefeito. "Um gestor, por mais capaz que seja, precisa ter a humildade de ouvir e dialogar com a sociedade. É abominável os ataques pessoais, ofensas e a baixaria que temos assistido em nossa cidade, inclusive com repercussão nacional que só prejudica a imagem do município", disse a imprensa local. 



Brumado: Gerente regional da Embasa garante que barragem de Cristalândia tem capacidade de atender novas ampliações de abastecimento

Foto: Reprodução l Redes Sociais

A segunda etapa da Barragem de Cristalândia, localizada na mesma comunidade de seu nome, região rural de Brumado, sempre foi pauta de discussões no meio político ou de grande preocupação da população brumadense. Visto que desde a sua inauguração em janeiro de 2010, o reservatório que inicialmente atendia somente a população de Brumado, foi ampliada para o município de Malhada de Pedras, na mesma Região Sudoeste. Além disso, novas extensões estão surgindo com a ampliação do Programa Água Para Todos, o qual leva água tratada aos moradores da zona rural. Com essa ampliação da rede, e com a possibilidade do município de Tanhaçu também receber a água da Barragem de Cristalândia, percebeu-se a necessidade da ampliação do reservatório, ou seja, a tão sonhada “Segunda Etapa da Barragem”, que inclusive foi anunciada por ex-governadores como na época do mandato de Rui Costa. Essa preocupação ficou mais evidente ainda com as irregularidades no abastecimento de água na cidade de Brumado, algo descartado pela Embasa, por conta das ligações clandestinas que foram encerradas neste mês de outubro (veja aqui). Em entrevista ao site 97NEWS, o Gerente Regional da empresa, Manuel Mateus Almeida, ressaltou que o acúmulo de água na Barragem de Cristalândia é o suficiente para atender novas ampliações da rede. "A acumulação continua da barragem nos permite dizer que é satisfatória, mas que inspira cuidados, como não fazer uso irregular da água. Quando a segunda etapa da barragem, ela tem essa capacidade de ampliação do seu projeto original. Só que, essa ampliação pode se dar de algumas formas, tecnologias construtivas", disse. Mateus Almeida ainda acrescenta que: "o volume que ela acumula hoje pra o abastecimento humano dos municípios a ela associados, ele atende plenamente. Essa ampliação só não poderia ser para o uso do agronegócio, mas pra efeitos práticos hoje, a descarga que vem sendo aplicada nela e com o abastecimento regular com baixo índice de perda, eu acredito que ele tem plenas condições de atender a população de curto e médio prazo", afirmou. 



Eleições 2024: Filiação e alianças em Brumado marcam a chegada de Fabrício Abrantes e Dr. Marlucinho ao partido Avante

Foto: Divulgação

Após diversas reuniões com a base estadual do partido Avante, o pré-candidato à prefeitura de Brumado, Fabrício Abrantes, juntamente com o Dr. Marlúcio Abreu Flho, "Marlucinho", filiaram-se ao partido. O deputado estadual Felipe Duarte esteve presente para apoiar a pré-candidatura de Fabrício e firmar o compromisso de trazer benfeitorias para o município de Brumado, tendo como base forte a coligação partidária com os governos Estadual e Federal. “É com satisfação que eu anuncio para a nossa população a nossa filiação ao partido Avante, pensando no crescimento e desenvolvimento político de Brumado” disse. Em 2020,  Marlucinho apoiou Fabrício e este ano afirmou que continuará nas eleições de 2024. “Brumado só tende a crescer e avançar. Mais uma vez estaremos juntos nas eleições de 2024”, destacou. O ato oficial de filiação de Fabrício Abrantes, Marlúcio Abreu Filho e outras lideranças será anunciado para a população brumadense e contará com diversas autoridades políticas estaduais e federais, além de lideranças locais e empresários que já declaram o apoio à Fabrício. “Nós sabemos que a população de Brumado anseia por renovação, ela anseia por esperança, e a esperança está debruçada em cima desses homens que estão aqui ao meu lado”, afirmou o deputado estadual Felipe Duarte.



Ligações clandestinas afetam abastecimento de água em Brumado, diz gerente regional da Embasa

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Só neste mês de outubro, a Embasa retirou mais de 11 ligações clandestinas nos 50 km de adutora da barragem de Cristalândia, em Brumado. Em entrevista ao site 97NEWS, o Gerente Regional da empresa, Manuel Mateus Almeida, afirmou que a vazão recuperada dessas 11 ligações clandestinas entre os dias 09 e 13 deste mês (veja aqui) consegue abastecer uma cidade com 12 mil habitantes. "Essa retirada ela não está sendo feita para um grupo de moradores ou pessoas que estão passando sede não. Nós estamos falando de onze retiradas que teria condições de atender 12 mil pessoas, essas retiradas estão sendo utilizadas para fins que não são abastecimento humano, pode ser irrigação, pode ser consumo animal, diversas são as possibilidades", disse. Segundo Mateus Almeida, essa perda chegou a 100 metros cúbicos por hora (m³/h) dos quais já foram recuperados 63 m³/h. “Se você retira 12% do que é entregue a população de Brumado todos os dias, em algum momento você começa a ter uma defasagem maior. E nós já percebemos nos nossos controles, que após as ações de retirada das ligações clandestinas, já houve uma melhoria. Nós monitoramos isso por sensores de pressão na rede, quando pelas queixas dos usuários, que caiu”, explica o gerente. 



Eleições 2024: Beto Bonelly lança pré-candidatura à prefeito de Brumado

Foto: Divulgação

Em vídeo publicado em suas redes sociais, neste final de semana, o vereador Beto Bonelly (PSB) lançou oficialmente a sua pré-candidatura à prefeito de Brumado em 2024. Além de vereador, Bonelly é radialista e promoter. No vídeo promocional, o vereador fez questão de mostrar o bairro em que morou por vários anos e conhece as dificuldades que a população enfrenta diariamente para ter acesso às Políticas Públicas. Segundo o pré-candidato, seu nome foi colocado a disposição para 2024, por conta das inúmeras mensagens que recebe diariamente da população cobrando providências para solucionar os problemas do município. “Vejo o quanto Brumado precisa de um gestor que pense no povo e trabalhe para o crescimento de todos. Sou surpreendido todos os dias com a pergunta e pedido sobre as eleições 2024 e percebo o tanto de carinho e reconhecimento da população pelo nosso trabalho”, disse. Bonelly se comprometeu a dar continuidade ao trabalho que vem fazendo como vereador a favor dos interesses do povo, atuando 24 horas por dia, todos os dias da semana, dando o seu melhor. "Não descansaremos até transformar Brumado em uma cidade ainda mais grandiosa, próspera e forte", diz.



Brumado: Carreta carregada com grãos tomba e bloqueia parte da Av. Cleóbulo Meira Leite

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na tarde desta segunda-feira (23), por volta das 16h, uma carreta carregada com grãos tombou em uma curva da Avenida Cleóbulo Meira Leite, no bairro Esconso, em Brumado. O acidente foi registrado próximo o cruzamento da linha férrea. A Superintendência Municipal de Trânsito de Transportes (SMTT) interditou a via para a remoção do veículo e da carga que ficou espalhada na pista. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Segundo informou o condutor a SMTT, ele perdeu o controle do veículo após uma curva e tombou a segunda combinação do bitrem. Ninguém ficou ferido. Duas retroescavadeira foram usadas pelo setor de infraestrutura para remover os grãos da avenida. 



Brumado: PM apreende homem com drogas no Residencial Brisas 3; suspeito já tem passagens por tráfico

Foto: Divulgação l 24º BPM

Um homem foi detido no residencial Brisas 3, em Brumado, na manhã de domingo (22), portando cinco trouxinhas de cocaína e dez porções de maconha. A abordagem foi realizada pela guarnição  do Pelotão Carcará do 24º Batalhão de Polícia Militar. Conforme o 24º BPM, os militares realizavam patrulhamento na Rua C, quando avistaram o suspeito levando uma sacola com refrigerante, e ao perceber a presença dos policiais, tentou fugir, mas foi alcançado e abordado. Segundo a PM, o homem já tem passagens pela prática de tráfico de drogas. O suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a Delegacia, onde a ocorrência foi registrada. 



Três mulheres são presas tentando entrar com drogas no Conjunto Penal de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

No início da tarde da última sexta-feira (20), três mulheres foram presas tentando entrar com drogas escondidas nas partes intimas e em materiais de higiene pessoal no Conjunto Penal de Brumado. As drogas foram encontradas com o auxílio do equipamento conhecido como "bodyscan", que faz imagens dos corpos de quem entra no presídio. Uma das detidas é avó de um dos internos. Após a prisão em flagrante, as três mulheres foram encaminhadas para a Delegacia de Brumado e estão a disposição da Justiça. Não foi informado a quantidade de drogas apreendidas.



Brumado: Pré-candidato a prefeito Amarildo recebe governador Jerônimo Rodrigues em sua residência

Foto: Divulgação

Neste final de semana, o governador Jerônimo Rodrigues esteve na cidade de Brumado para um evento particular de familiares. Durante a visita não oficial no último sábado (21), o governador visitou também algumas autoridades políticas como a residência do Vereador Amarildo Bonfim, pré-candidato a prefeito. Acompanhado do chefe de gabinete, Adolpho Layola, Jerônimo aproveitou a oportunidade para ter uma conversa com os pré-candidatos da cidade  e na oportunidade, se colocou à inteira disposição do vereador Amarildo e reforçou o compromisso feito no último encontro que tiveram na governadoria. Ao sair da residência,  Amarildo o levou para visitar comerciantes. Em nota, a assessoria de Amarildo reforçou que o pré-candidato "está feliz com o crescimento de seu nome para 2024 e sustenta a busca de uma gestão mais humana que defenda os interesses de nossa cidade de forma competente e participativa".



Brumado: Meia Maratona do Terrão reúne atletas de várias regiões do Estado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A 4ª edição da Meia Maratona do Terrão aconteceu neste domingo (22), na comunidade do Campo Seco, zona rural de Brumado. A largada ocorreu às 07h da manhã com aproximadamente 448 atletas inscritos da região e de outros municípios da Bahia. Idealizada pelo maratonista Sérgio Pinheiro, a Meia Maratona 2023 reuniu atletas, corredores amadores e iniciantes, nas modalidades solo de 5 km e 21 km. Nesta edição, houve também a inclusão de atletas cadeirantes. Há quatro anos, a meta principal do evento esportivo é estimular a prática da atividade física. É a única corrida da região que possibilita o atleta a correr em um ambiente de caatinga, com terra 'batida', areia e pedras, além disso, o calor do sertão. Para confirmar o prestígio do evento além dos inscritos de Brumado, atletas dos municípios de Caetité, Livramento de Nossa Senhora, Malhada de Pedras, Ibotirama, Vitória da Conquista e outros municípios também se inscreveram.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em entrevista ao site 97NEWS, Serginho Maratonista, como é conhecido ressaltou seu entusiasmo e também com o grande interesse das pessoas em participar: “É uma prova difícil com 21 km de terra, areia, pedra, sol. Mas o visual é exuberante, nossa catinga é linda demais. Este ano abrimos a possibilidade de participação para cadeirantes, ou seja, a nossa inclusão social no evento. Foi maravilhoso e quero agradecer a todos pelo apoio, a mídia local, a Polícia Militar, ao Tiro de Guerra, a Associação de Moradores de Campo Seco, aos patrocinadores, aos meus amigos e moradores de Campo Seco, enfim todos que contribuíram para o sucesso desse evento", afirmou Pinheiro. Todos os participantes levaram para casa uma medalha de participação. Já os campeões das modalidades de 5 km e 21 km receberam troféus e uma quantia em dinheiro. No fim do evento houve também a distribuição de um completo café da manhã com frutas e sucos.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS


Brumado: Paciente com câncer de laringe pede ajuda da população para gastos com medicação, alimentação e transporte

Esposa, Gilberto e filha - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um morador de Brumado está precisando muito da ajuda da população. Gilberto de Jesus Lopes, de 46 anos, está com câncer de laringe e não possui condições de trabalhar e pagar pela alimentação, transporte e medicamentos. Ele está passando por quimioterapia de 21 em 21 dias na cidade de Salvador. Ao site 97NEWS, a filha Roberta Caroline cotou que desde que o pai foi diagnosticado com a doença em 2019, as dificuldades surgiram. "No começo ele reagiu bem ao tratamento e passou pela recuperação, conseguiu trabalhar e desenvolveu bem. Só que do ano passado para cá, a doença retornou mais agressiva e ele está impossibilitado de tomar sol, fazer atividade física e trabalhar. E a gente precisa da ajuda da população para sobreviver, não temos renda", disse a filha. Ela disse ainda que a medicação é muito cara. "É um tratamento caro, maltrata muito a pessoa e por isso a gente pede a colaboração da população", disse. A família chegou a entrar com um recurso para o benefício no INSS, mais foi negado por duas vezes. "Estamos tentando por uma terceira vez com o apoio de um advogado para ver se conseguimos o benefício e assim termos condições de arcar com alimentação, remédios e exames", ressalta Caroline. Os familiares estão fazendo campanha para ajudá-lo. As pessoas podem ajudar via PIX celular: 77997015894 (Roberta Caroline Santos Lopes), que é filha de Gilberto Lopes.



Eleições 2024: Guilherme Bonfim lança pré-candidatura à prefeito de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em uma reunião com apoiadores e pré-candidatos à vereadores, o advogado Guilherme Bonfim, lançou neste sábado (21), a sua pré-candidatura à prefeito para as eleições municipais de 2024. A cerimônia também contou com a participação do pai, João Bonfim, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) e ex-deputado, e do irmão e deputado estadual Vitor Bonfim. Também estiveram presentes vereadores, lideranças políticas, presidentes de partidos, líderes de associações rurais e muitos outros membros da comunidade. Em sua explanação aos presentes, Guilherme destacou sua conexão com o governo do estado, Jerônimo Rodrigues. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

"Essa é uma grande oportunidade para o desenvolvimento de nossa cidade. Tenho alinhamento com o governo do estado e tenho buscado inúmeros benefícios para Brumado. Quero fortalecer minha pré-candidatura para que no próximo ano possamos concorrer nas eleições municipais", citou. Nesse mesmo dia, o pré-candidato Guilherme se encontrou com o Governador Jerônimo que veio para Brumado especialmente para um evento entre familiares. 



Tema Livre Podcast abordou a gestão das mídias sociais com Sabrina Oliveira

Foto: Divulgação

Dicas valiosas e importantes foram dadas na programação do Tema Livre Podcast desta semana. O podcast ao vivo, aconteceu na última quarta-feira (18) mas está disponível para ser assistido no canal do youtube. Sabrina Oliveira, a entrevistada, é Social Media, portanto é responsável pela gestão dos perfis de redes sociais, lidando com a atualização e geração de conteúdo para atrair seguidores em páginas de empresas, marcas ou personalidades. Além disso, agendamentos de posts e relacionamento com o público são algumas das suas várias atribuições. Durante o bate papo Sabrina deu várias dicas importantes de como engajar seu perfil empresarial e ainda sobre a importância das empresas e figuras públicas terem esse reconhecimento nas redes sociais para conversão em resultado real (vendas e apresentações). Uma habilidade essencial para gestores de redes sociais é a excelência na comunicação escrita e verbal. É importante que saibas expressar ideias de forma clara e concisa, além de comunicar-te de maneira eficaz em diversas plataformas. E então, você e sua empresa estão preparados para este setor? Que tal buscar a ajuda de uma profissional? Assista e Compartilhe com os amigos esse bate papo incrível. Se inscreve no canal do youtube Tema Livre Podcast.



Brumado: Polícia Rodoviária apreende quase 500 kg de drogas em ônibus de turismo

Foto: Divulgação l PRE

A Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv) de Brumado apreendeu 471 kg de drogas, na madrugada deste domingo (22), na rotatória da BA-262 com a BR-030, trecho urbano de Brumado. Segundo a CIPRv, a guarnição do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) abordou um ônibus de turismo não regular que fazia linha São Paulo x Salvador. Ao fiscalizar o veículo, foi encontrado sob os bancos de passageiros caixas de papelão e caixas térmicas contendo maconha, cocaína e haxixe. A polícia encontrou 392 tablets de maconha, 79 tablets de cocaína, 3 pedaços pequenos de maconha, 1 pedaço pequeno de haxixe e dois aparelhos de celular. Tanto o motorista, quanto o proprietário do veículo disse desconhecer o dono do material ilícito, informando apenas que viu uma mulher, embarcando o material no ônibus. Diante dos fatos, todo material, veículo, proprietário e condutor, foram conduzidos a Delegacia de Brumado, para a adoção das medidas legais cabíveis.



Brumado: Mototaxista morre após acidente na Avenida Lindolfo Brito

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Um mototaxista  morreu na noite deste sábado (21), após um acidente na Avenida Lindolfo Azevedo Brito, em Brumado. Segundo a Polícia, Tiago de Lima Oliveira sofreu ferimentos graves e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) chegou a ser acionado para reanimar a vítima, mas Oliveira não resistiu e veio a óbito no local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou o levantamento cadavérico. O corpo de Tiago foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado, em seguida liberado aos familiares. O velório acontece na Rua 3 de Outubro, no bairro São Felix. Não há informações sobre o horário do sepultamento.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os dados de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868 (77) 99956 -6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Clínica Mais Vida recebe premiação pela sexta vez consecutiva em atendimento e qualidade em serviços médicos

Foto: Divulgação

Pela 6° vez consecutiva a Clínica Mais Vida receberá, neste sábado, 21 de outubro, o prêmio de Consagração Pública “Melhor Atendimento e Qualidade em Clínica Médica”, edição Melhores de 2023. Fruto de um trabalho realizado com seriedade, eficiência, dedicação e comprometimento desde a sua inauguração. São dez anos de história, consolidandoa como referência em Brumado e região na prestação de serviços médicos e segmentos da saúde. A Clínica hoje oferece em suas duas unidades mais de 50 especialistas, além de uma equipe capacitada para a efetivação de um atendimento humanizado, sempre priorizando o seu bem-estar. A direção da Clínica Mais Vida agradece a toda sua equipe de trabalho e aos seus pacientes, pois sem eles não estariam ocupando o lugar de destaque como melhor clínica do ano de 2023. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Geriatra da Clínica Mais Vida alerta sobre a osteoporose, doença silenciosa que afeta os ossos

Foto: Divulgação

A osteoporose é uma doença que aumenta a fragilidade dos ossos, com isso aumentando a chance de fraturas. É uma doença muito comum em idosos, estando presente em muitos casos sem ser percebida. Geralmente não apresenta sintomas, embora possa apresentar dor na coluna. Alguns fatores podem aumentar as chances do aparecimento da osteoporose: - Sedentarismo; - má alimentação; - uso de remédios como o corticoide. A especialista em geriatria recomenda que mulheres acima de 65 anos e homens acima de 70, assim como pessoa de alto risco devem ser avaliados através de exames a cada dois anos, podendo desta forma definir o tratamento mais eficaz e seguro. O tratamento correto pode evitar fratura do quadril, uma situação que pode levar o paciente ao uso de cadeira de rodas pelo resto de sua vida. Portanto, procure um especialista e realize os exames. A prevenção é o melhor remédio. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



SMTT consegue reduzir em 90% o consumo de energia na sinalização semafórica de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Dependendo do setor de atuação do negócio o uso de energia é um dos gastos mais elevados de uma empresa ou do setor público. Por isso, principalmente devido a redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do ICMS, vários Municípios estão buscando economizar em diversos setores. Em um estudo realizado pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), foi observado que a sinalização semafórica da cidade tinha gerava um grande custo aos cofres públicos. Em entrevista ao site 97NEWS, o coordenador de educação no trânsito do órgão, Jansen Ricardo, observou que com a implantação de medidores de energia em cada ponto de sinal semafórico das ruas de Brumado, poderia ocorrer uma redução de até 90% nas contas pagas pelo Município. "A gente chegou a pagar em apenas um ponto de sinalização semafórica uma conta de R$592, e após a instalação, a conta caiu para R$50, ou seja, é uma economia muito considerável para os cofres do município", disse. Antes da instalação dos medidores, os valores eram cobrados por meio de uma estimativa calculada pela concessionária. "Essa adoção trás uma medição apurada de consumo, e nessa condição hoje a gente conseguiu reduzir em 90% o consumo de energia nas bases semafóricas de Brumado", disse. Conforme Jansen, todos os semáforos receberam medidores de energia.