ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Brumado: Moradores da Vila Presidente Vargas voltam a reclamar dos fornos da mineradora RHI Magnesita

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Moradores da Vila Presidente Vargas, em Brumado, que fica na região Sudoeste da Bahia, denunciam que uma mineradora tem causado sérios transtornos aos moradores, além de lançar no ar um resíduo em pó que causa problemas respiratórios na população, esse mesmo material se acumula nos telhados e dentro das residências. A empresa fundada em 1939 e que atualmente se chama RHI Magnesita possui atividade extrativista de talco e Magnesita. No entanto, há vários anos, segundo os moradores, tem causado transtornos para a população. Em entrevista ao site 97NEWS, Ana Lúcia, que mora na comunidade há 60 anos conta que a empresa já chegou a ser multada no passado, mas mesmo assim, a poluição continua. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

"Desde que ela [mineradora] foi multada não teve mais pó aqui na comunidade. Agora voltou a cair muito resíduo, assim, portão fica branco, planta fica branca. E o pó é uma cola, se você jogar água nele, não tem quem tira. A nossa casa fica forrada de pó o dia inteiro. Agora imagina o que esse pó não faz no pulmão de uma pessoa? A gente pede providências das autoridades", denuncia a moradora. O 97NEWS tentou contato com a RHI Magnesita por e-mail, mas não obtivemos respostas ainda. A mineradora fica em um ponto mais alto da Vila, o que facilita a propagação dos resíduos pelo ar. "A gente pede um apoio do Ministério Público para acionar a empresa e resolver a situação. Se continuar assim, nós vamos morrer, porque o pó voltou com muita intensidade", disse a moradora.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em nota ao site 97 News a empresa esclareceu que: "A RHI Magnesita esclarece que teve um problema pontual no sistema de despoeiramento do forno 01, durante o fim de semana. O forno já foi desligado e todas as medidas preventivas e para retorno do pleno funcionamento do sistema de captação de particulados estão sendo tomadas. A empresa lamenta o incômodo e ressalta que opera dentro dos padrões exigidos pelos órgãos competentes, realiza constantes monitoramentos, e que investiu no último ano cerca de R$ 7 milhões no Sistema de despoeiramento", finaliza a RHI Magnesita. 



CDL de Brumado repudia declarações difamatórias contra Advogado Irenaldo Muniz

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado emitiu uma nota de repúdio em decorrência de recentes acontecimentos que exigem atenção e ação imediata. Nos últimos dias, declarações difamatórias e ofensivas circularam em redes sociais, visando atingir a integridade pessoal e profissional do advogado Irenaldo Muniz, integrante da diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Brumado (OAB Brumado) e Presidente do Conselho Municipal de Segurança (Conseg). "A CDL Brumado repudia veementemente tais atos de difamação e desrespeito, salientando que é inaceitável que um profissional dedicado e comprometido como o advogado Irenaldo Muniz seja alvo de ataques infundados que buscam manchar sua reputação e prejudicar sua imagem perante a comunidade. Reafirmando seu compromisso com os valores da ética, da justiça e do respeito mútuo, a CDL Brumado insta a comunidade a se unir em defesa dos princípios fundamentais que regem a sociedade, repudiando qualquer forma de comportamento que vise denegrir a reputação de indivíduos ou instituições. Expressando solidariedade ao advogado Irenaldo Muniz e à OAB Brumado, a CDL Brumado reitera seu apoio incondicional à busca por justiça e respeito em todas as esferas da vida pública e privada. Orlando Gomes, presidente da CDL Brumado, assina a nota, destacando o compromisso da entidade com a integridade e a dignidade de todos os cidadãos brumadenses", disse em nota o órgão.



Brumado: Polícia Civil e SESOC discutem implementação do Aplicativo Ama Maria

Foto: Divulgação

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sesoc) juntamente com a Polícia Civil da Bahia, por meio de parcerias, estudam a implementação do aplicativo "Ama Maria" para dar suporte a vítimas de violência doméstica. A ferramenta foi desenvolvido em 2019 pela investigadora da 20ª Corpin, Débora Santos. O objetivo da ferramenta digital é de acolher as vítimas e combater a violência doméstica e familiar contra a mulher brumadense. Esta semana, em mais uma reunião, desta feita com a representante da SESOC, Carlos Magno, "Maguinho", juntamente com o diretor do CREAS, Rodrigo Caires, com a Delegada Drª Ellen Pierote, com a Diretora do Departamento da Assistência Social, Maria Niceia e com o Coaching em Desenvolvimento Humano, Darlan Rocha, foi discutido a implementação do aplicativo na cidade. "Este app é uma ferramenta vital na luta contra a violência às mulheres, fortalecendo nossa missão de defender os direitos femininos", disse o Diretor da SESOC, Carlos Magno, ao site 97NEWS. 



Brumado: Deputado Vitor Bonfim e Guilherme Bonfim agradecem ao Governo do Estado pela realização do Carnaval 2024

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Deputado Estadual Vitor Bonfim em visita ao município de Brumado entre os dias 23 a 25 de fevereiro ressaltou e agradeceu o Governador Jerônimo Rodrigues pela realização do Carnaval 2024. Para Vitor, o Carnaval ficou marcado na história da cidade. "Fechamos com chave de ouro uma edição histórica do nosso Carnaval, que há muitos anos não víamos em Brumado. Gostaria aqui de agradecer o apoio do governador Jerônimo que não mediu esforços para garantir o retorno da festa ao nosso município", afirmou. 

Foto: Divulgação

Já Guilherme Bonfim expressou sua gratidão a todos que contribuíram para tornar o evento uma realidade, enfatizando o compromisso contínuo de trabalhar incansavelmente pelo progresso da cidade. "Juntos, Governo do Estado e Federal, podemos fazer muito mais! Que este Carnaval seja apenas o primeiro de muitos outros que ainda virão, e que cada vez mais possamos fortalecer nossa Brumado, deixando para trás o atraso e abrindo caminhos para um futuro brilhante", disse Guilherme.



Ao lado de Guilherme, Vitor Bonfim celebra sucesso do Carnaval em Brumado

Foto: Reprodução l Redes Sociais

O Deputado Estadual Vitor Bonfim em visita ao município de Brumado entre os dias 23 a 25 de fevereiro ressaltou sua alegria e gratidão pelo sucesso do Carnaval na cidade. Para Vitor, o Carnaval ficou marcado na história da cidade. "Fechamos com chave de ouro uma edição histórica do nosso Carnaval, que há muitos anos não víamos em Brumado. Este Carnaval não foi apenas uma festa, mas sim um símbolo da esperança e da determinação de nossa cidade em resgatar tradições e impulsionar o desenvolvimento de nossa querida Brumado", afirmou. Ao lado de seu irmão o pré-candidato a Prefeito Guilherme Bonfim expressou sua gratidão a todos que contribuíram para tornar o evento uma realidade, enfatizando o compromisso contínuo de trabalhar incansavelmente pelo progresso da cidade. "Juntos, podemos fazer muito mais! Que este Carnaval seja apenas o primeiro de muitos outros que ainda virão, e que cada vez mais possamos fortalecer nossa Brumado, deixando para trás o atraso e abrindo caminhos para um futuro brilhante", disse Guilherme.



Atividade física previne declínio mental

Foto: Divulgação

Uma pesquisa recente realizada  pela respeitada Universidade de Washington (EUA) evidencia, após realizar ressonância magnética em mais de 10 mil pessoas em centros de imagem parceiros da pesquisa, que praticantes de atividade física regular apresentam maior volume cerebral, o que se soma a outras evidências dos benefícios que se exercitar traz para o funcionamento cognitivo (mental). Na ressonância destes milhares de pacientes foi observado maior área volumétrica cerebral no hipocampo, região responsável pela memória e capacidade de aprendizado. Esse achado foi evidente nos praticantes de atividade física moderada a vigorosa. O estudo contou com participantes com 52 anos em média, que realizavam atividades como caminhada, corrida ou outros esportes. Os achados têm relevância científica forte, mas são necessários mais estudos que avaliem exercícios versus risco de doenças degenerativas como Alzheimer. Os autores reforçam que, embora tenham encontrado associação entre atividade física e saúde do sistema nervoso central, ainda não é possível concluir que há relação de causalidade (em suma, há evidências convincentes, mas que precisam ser apoiadas por estudos com desenhos clínicos mais apropriados). Ressalte-se ainda que a prevenção da degeneração do cérebro e da doença de Alzheimer, por exemplo, também é de suma importância a manutenção de hábitos de vida saudáveis, quais sejam: 

- Alimentação saudável 
- Controle de peso -a gordura da barriga e dos órgãos internos (visceral) produz substâncias inflamatórias capazes de levar a dano cerebral, segundo dados de outro estudo dos mesmos pesquisadores
- Cessação do fumo
- Controle de doenças crônicas como diabetes e hipertensão
- Rede de relacionamentos sociais.

Cuide da sua saúde, cuide do seu cérebro. Corpo são, mente sã! Agende sua consulta pelo WhatsApp (71) 99209-7355. Consultório Particular Dra. Nathale Prates localizado na Clínica ProBeauty, Rua Coronel Paulino Chaves, nº 255, Centro. Dra Nathale Prates - Médica endocrinologista - CRM-BA 19759 RQE 11857.



Brumado: PM prende quatro pessoas e recupera 19 celulares furtados no circuito do Carnaval

Foto: Divulgação l 24º BPM

A Polícia Militar recuperou 19 aparelhos celulares que foram furtados nesta sexta-feira (23), durante o primeiro dia de Carnaval em Brumado. Segundo o 24º BPM, durante ações de inteligência foram levantadas informações acerca da atuação de um grupo criminoso contumaz na prática de furtos em eventos em diversos estados do país. Assim, constatou-se o ingresso de um veículo Mobi, branco, às 21h50, pela Avenida Agnelo dos Santos Azevedo, em Brumado, onde desembarcaram quatro pessoas, com a finalidade de praticar furtos durante o Carnaval. Ato contínuo, os envolvidos acessaram o circuito, de onde subtraíram celulares, carteiras, dinheiro e outros pertences. De acordo com a Polícia Militar, o grupo formado por três mulheres do Distrito Federal (DF) e um por um homem de Camacan (BA), estava em deslocamento na BR-030, quando uma guarnição deu a voz de parada no distrito de Ibitira, em Rio do Antônio. Durante a busca no veículo, foram encontrados 19 celulares, produtos de estética, uma joia e uma máquina de cartão. Por essa razão, os quatro envolvidos e todo material foram apresentados na Delegacia Territorial de Brumado para adoção de medidas cabíveis. O grupo estava com uma criança de cinco anos, a qual foi apresentada ao Conselho Tutelar de Brumado.



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os dados de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868 (77) 99956 -6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Idoso sofre infarto e morre após bater carro contra árvore na BR-030, próximo a Brumado

Foto: Divulgação l CIPRv

Um idoso de 74 anos morreu após bater um Fiat Uno contra uma árvore na rodovia BR-030, na Região de Brumado, na tarde desta sexta-feira (23). O acidente aconteceu no km 333 por volta das 15h30. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) informou ao site 97NEWS, o motorista identificado como Marcial Brandão pode ter sofrido uma parada cardiorrespiratória antes do acidente. O SAMU 192 foi acionado, mas a vítima não resistiu. "Chegando no local foi observado, infelizmente, que a pessoa estava morta". Testemunhas relataram ainda que Brandão ficou desacordado antes de colidir contra a árvore. O Instituto Médico Legal (IML) foi até o local para recolher o corpo. Marcial era morador do Bairro Jardim de Alah. Não há informações sobre o local e horário do velório.



Clínica Santa Clara dá dicas para saúde e bem-estar dos profissionais

Foto: Divulgação

Estresse no trabalho pode afetar a saúde e bem-estar dos profissionais. Pensando nisso, a Clínica Santa Clara, especializada em saúde e segurança ocupacional, relacionou algumas dicas simples para aliviar o estresse no dia a dia. Primeiro, estabeleça limites: definir limites entre trabalho e vida pessoal evita que o trabalho invada o seu tempo livre. Segundo, promova um ambiente de trabalho positivo, seja colaborativo, incentive o apoio entre colegas e reconheça o trabalho bem feito. Terceiro, defina metas realista para si mesmo e para sua equipe, evitando pressões desnecessárias e, quarto, se sentir que o estresse está difícil de lidar, não hesite em procurar orientação de um especialista ou profissional de saúde mental. Em Brumado, a unidade fica localizada na Avenida João Paulo I, 590, Bairro Nobre. Entre em contato agora mesmo pelo número (77) 3441-5206.



Governo do Estado garante Carnaval em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Começa nesta sexta-feira (23), o maior carnaval da Região Sudoeste no município de Brumado. A festa, que segue até domingo (25), reúne milhares de brumadenses e turistas em uma festa democrática que marca o retorno do evento no calendário dos festejos populares da cidade. O governador Jerônimo Rodrigues celebrou o retorno do Carnaval e enfatizou o apoio do Deputado Vitor Bonfim e de Guilherme Bonfim à contribuição cultural da cidade. “A expectativa nossa é que, primeiro, seja um carnaval de paz, de tranquilidade, e que a gente possa ver as pessoas na rua, se divertindo e curtindo esses próximos três dias”, comentou ao site 97NEWS. Os trios Barretão e Oasys vão animar os foliões durante os três dias de folia. Já a programação musical conta com grandes nomes como Cheiro de Amor, Papazoni, La Furia, Lincoln Senna, Pierre e cantores regionais. Além disso, diversos artistas locais também subirão ao trio para completar a festa. O evento será em circuito fechado e contará com a ajuda de câmeras de monitoramento.



Fibromialgia - especialista esclarece o que você precisa saber para diagnóstico precoce

Foto: Divulgação

Você sabia que pelo menos quatro milhões de brasileiros convive com a fibromialgia? Dr. Felipe Leão, especialista da Clínica Mais Vida alerta que devido à dificuldade em realizar o diagnóstico e encontrar suas causas, muitos pacientes acabam não procurando ajuda médica. É necessário entender que:

? É preciso entender que se trata de uma doença real, não é imaginária;

? Não causa deformidade;

? O sedentarismo e a obesidade são fatores de risco;

? O estresse e maus hábitos que prejudicam o sono como: o uso de telas e a ingestão de álcool e cafeína antes de dormir podem agravar os sintomas da fibromialgia;

? Suas ações e hábitos cotidianos podem interferir positivamente ou negativamente na doença;

? A atividade física regular auxilia na prevenção das crises de dor.

O especialista salienta que todo quadro de dor persistente deve ser avaliado por um médico, principalmente quando não se identifica a causa provável da dor, como, por exemplo, um machucado. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Guilherme Bonfim celebra alta expectativa de público para o Carnaval de Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após mais de 20 anos sem o tradicional Carnaval de Brumado, nesta sexta-feira (23), ocorrerá o início da folia, que promete movimentar as ruas e a economia local, se estendendo até o domingo (25). Serão 03 dias de festa, marcada pela presença de grandes atrações. Em entrevista ao site 97NEWS, o pré-candidato a Prefeito, Guilherme Bonfim, expressou profunda gratidão pelo apoio do Governador e de todas as autoridades envolvidas na organização deste evento. ‘’Foram dias intensos de organização, marcada por muita dedicação, contando com uma equipe empenhada em fazer deste Carnaval um dos melhores e mais seguros que Brumado já viveu’’, disse. A expectativa é de que mais de 30 mil pessoas participem das festividades durante os próximos dias. "Com medidas de segurança reforçadas, a prioridade é garantir que todos os presentes desfrutem do Carnaval de Brumado com alegria e tranquilidade", afirmou. Guilherme finalizou ainda expressando que ‘’o retorno do Carnaval representa não apenas uma celebração festiva, mas também o ressurgimento do protagonismo e do cuidado que Brumado merece’’, diz.





Casa do Vaqueiro tem preços especiais para casamentos e aniversários

Foto: Divulgação

A Casa do Vaqueiro preparou ofertas imperdíveis para você que quer realizar eventos de casamento ou aniversário. São vários tipos de carne com qualidade e sabor. Peça já o seu pelo nosso delivery: 77 999941-4144



Brumado: Animais soltos na estrada que liga a rodovia BR-030 ao Distrito de Ubiraçaba deixam motoristas em alerta

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os moradores do Distrito de Ubiraçaba, zona rural de Brumado, precisam ficar atentos aos animais soltos na pista, que acabam causando acidentes. O morador Valdomiro foi quem fez o alerta ao site 97NEWS. "É um período chuvoso, muita plantação as margens da estrada. E por conta disso, esses animais comem a vegetação do lado da pista, mas isso é um perigo porque eles atravessam a estrada sempre. E se alguém desatento vier, vai acontecer um acidente", alertou. Animais soltos nas rodovias da região são muito comuns, apesar  dos esforços da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). No entanto, faltam ações nos Distritos da cidade, o que é de competência da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).



Ônibus da Viação Novo Horizonte capota deixando cinco mortos na região de Itapetinga

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Um ônibus da viação Novo Horizonte tombou na madrugada desta quinta-feira (22) deixando quatro mortos, três adultos e uma criança. O ônibus partiu de Barra do Choça com destino a Porto Seguro, Sul do Estado. O veículo, que havia sido fretado para realizar uma excursão com destino, seguia um comboio formado por oito ônibus. O que acabou capotando vinha por último. Os feridos foram atendidos na cidade de Potiraguá. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e Samu 192 foram acionados para atender a ocorrência. O DPT (Departamento de Polícia Técnica) também esteve no local.



Brumado: Buraco e assoreamento de cabeceira da 'Ponte do Padre' provoca acidentes

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O tráfego de veículos onde fica a "ponte do padre", ligando os bairros São Felix, Urbis 2, Jardim de Alah, Apertado do Morro ao centro de Brumado, sempre foi intenso. No entanto, nos últimos meses, em decorrência das chuvas que atingiram a cidade, um buraco abriu-se na cabeceira da ponte no sentido centro aos referidos bairros. Além disso, as duas cabeceiras da ponte estão com quase dez centímetros de aprofundamento com relação ao nível do solo. Com isso, vários acidentes vêm sendo registrados no local. “Só hoje [20] tivemos três acidentes de moto aqui, um seguido do outro. No primeiro o rapaz caiu no buraco e a gente chamou o SAMU. Quando o resgate veio a gente tentou avisar o outro motociclista do buraco ele caiu também”, afirmou ao 97NEWS na manhã desta quarta-feira (20) o usuário Júnior. A ponte atende importantes bairros da cidade e o fluxo de veículos é bem intenso. "Todos os dias eu passo por aqui, é um caminho curto, mas está perigoso por conta do buraco, da cabeceira, da lama, muito ruim aqui essa ponte", afirmou o pedreiro Fernando.



Brumado: Mutirão da Saúde da inicio as consultas oftalmológicas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

As consultas oftalmológicas do Mutirão Saúde em Ação Brumado foram iniciadas na manhã de hoje (21). Mais de 600 pacientes serão atendidos até o final do dia e cerca de outros 1200 serão consultados nesta quinta e sexta-feira (22 e 23). Depois das consultas, os pacientes irão realizar a cirurgia oftalmológica, nas áreas de pterígio (carne no olho) ou catarata. O Mutirão é uma mega oferta de atendimentos em saúde nas áreas de oftalmo, varizes e cirurgias eletivas. Ao todo, mais de 26 mil brumadenses vão ser beneficiados com este projeto, realizado pela Prefeitura de Brumado, que deve acontecer até o mês de abril. As consultas e tratamento para varizes foram iniciadas desde janeiro e retornam na próxima semana, junto com o início das cirurgias eletivas. Para ter acesso a um destes serviços, é preciso fazer um cadastro em alguma das Unidades Básicas de Saúde do município. Para o cadastro, o paciente deve levar o RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência.



Brumado: SMTT convoca motoristas do transporte escolar para vistoria semestral

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado está convocando todos os motoristas do transporte escolar para a realização da vistoria semestral. Essa vistoria é uma exigência para verificação das condições dos veículos e dos equipamentos obrigatórios de segurança, além de outros requisitos previstos, dessa forma a Administração Municipal garante que o transporte de estudantes seja feito com mais segurança e em boas condições. A data da vistoria já está definida e deve acontecer na primeira semana de março. Mais informações podem ser esclarecidas com a SMTT, pelo número (77) 99948-0834 ou pelo Disk SMTT 156.