ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi



BUSCA PELA CATEGORIA "Brumado"

Brumado: Em nota, ENSF esclarece fato envolvendo aluna reprovada no 9º ano

Foto: 97NEWS

Em nota enviada ao site 97NEWS, a Escola Nossa Senhora de Fátima (ENSF) esclareceu os fatos envolvendo uma aluna do 9º ano que foi reprovada no ano letivo de 2023. Incialmente a mãe da aluna, Camila Vieira Meira, procurou a Redação do site para denunciar o difícil acesso dela à instituição de ensino (veja aqui), o qual ela relatou ainda que a instituição não queria liberar documentos que fossem possíveis a transferência da aluna à outra instituição educacional, e que a ENSF teria contratado seguranças para impedir seu acesso a escola. Segundo a escola que possui 49 anos de atuação em Brumado, a aluna foi reprovada porque não atingiu a pontuação mínima exigida pela Secretaria de Educação. "A Direção da escola informa que a aluna supracitada sim fora conservada no 9º ano do Ensino Fundamental, pois a mesma durante o Ano Letivo não teve aproveitamento em 10 disciplinas, indo para a recuperação, na qual mais uma vez não obteve a média mínima exigida pela Secretaria de Educação em 05 disciplinas. Assim sendo, o corpo docente chegou ao consenso de conservá-la para que a mesma obtivesse sucesso em seu aprendizado". A nota ainda diz que: "Isto apenas vislumbrando um melhor desenvolvimento pedagógico da estudante, prova disto é que a escola ofereceu uma Bolsa Integral para a mesma, totalmente gratuita", diz. Por fim a nota ainda esclarece que: "No tocante à outra aluna também citada na matéria, que fora para a 1ª série do Ensino Médio, a mesma tem respaldo de Lei para fazer dependência na série subsequente, não sendo o caso da filha da senhora Camila Vieira Meira". Sobre os seguranças a ENSF afirmou que: "os mesmos fazem parte do corpo de colaboradores da Instituição, para a segurança interna e externa dos alunos ao redor da escola. Sendo assim, os mesmos jamais impediram qualquer familiar ou responsável dos alunos de adentrarem ao estabelecimento. Veja a nota da ESNF abaixo:

Prezados Senhores,

A Escola Nossa Senhora de Fátima com os seus 49 anos de responsabilidade moral e educacional, com respeito e compromisso à sociedade e ao cidadão brumadense, com o seu direito de resposta, vem através deste trazer a luz da verdade acerca da notícia divulgada neste meio de comunicação no dia 04 de março de 2024 com o título “MÃE REGISTRA BOLETIM DE OCORRÊNCIA CONTRA ESCOLA PARTICULAR POR NÃO CONSEGUIR TRANSFERÊNCIA DA FILHA”. A Direção da escola informa que a aluna supracitada sim fora conservada no 9º ano do Ensino Fundamental, pois a mesma durante o Ano Letivo não teve aproveitamento em 10 disciplinas, indo para a recuperação, na qual mais uma vez não obteve a média mínima exigida pela Secretaria de Educação em 05 disciplinas. Assim sendo, o corpo docente chegou ao consenso de conservá-la para que a mesma obtivesse sucesso em seu aprendizado. Isto apenas vislumbrando um melhor desenvolvimento pedagógico da estudante, prova disto é que a escola ofereceu uma BOLSA INTEGRAL para a mesma, totalmente gratuita. No tocante à outra aluna também citada na matéria, que fora para a 1ª série do Ensino Médio, a mesma tem respaldo de Lei para fazer dependência na série subsequente, não sendo o caso da filha da senhora Camila Vieira Meira. Quanto aos seguranças, os mesmos fazem parte do corpo de colaboradores da Instituição, para a segurança interna e externa dos alunos ao redor da escola. Sendo assim, os mesmos jamais impediram qualquer familiar ou responsável dos alunos de adentrarem ao estabelecimento. Embora, o que deixou-se de ser esclarecido pelo responsável da aluna é que os mesmos exigiam, fora do expediente escolar (inclusive para a Coordenação e Direção), que a sua filha fosse elevada à série subsequente de qualquer jeito, independente de Lei ou se sua filha obteve tal direito. E pasmem: se isto não acontecesse, ele alegou que quebraria toda a escola em dia e hora marcados e não o fez porque fora impedido pela segurança, que o pediu para não agir desta forma. Todo o conteúdo supracitado está disposto no Boletim de Ocorrência nº 00149555/2024. 

Assina

Maria José Ramalho Meirelles

 

CONTINUE LENDO


Brumado: Mãe registra Boletim de Ocorrência contra escola particular por não conseguir transferência da filha

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma mãe de 38 anos registrou um Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia de Brumado na última sexta-feira (1º), alegando que uma escola particular da cidade estaria lhe negando a transferência da filha para outra instituição de ensino. Segundo consta no registro, Camila Vieira Meira, afirma que sua filha foi aluna da Escola Nossa Senhora de Fátima (ENSF) por cerca de quatro anos, no entanto, em 2023 foi reprovada no nono ano juntamente com outra aluna. Ela então questionou a escola sobre uma possível recuperação, mas foi negada. Entretanto, segundo a comunicante, para sua surpresa, a segunda estudante que também havia sido reprovada, teve sua situação reconsiderada e foi aprovada para cursar o 1º em 2024. Conforme Camila, ela buscou por diversas vezes a instituição para protocolar um documento e transferir a filha à outra instituição de ensino, o que segundo ela foi negado, relatando ainda que a escola colocou dois seguranças para impedir seu acesso ao local. Ainda conforme consta no Boletim, uma guarnição da Polícia Militar foi acionada, adentrou ao estabelecimento de ensino e foram recepcionados pela direção da escola. Mas o documento solicitado não foi fornecido. Além do Boletim de Ocorrência, Camila Vieira acionou um advogado para tentar solucionar o caso e matricular a filha ainda este ano.



Novo medicamento pode aumentar massa muscular e 'queimar' gordura

Foto: Divulgação

A perda de massa muscular é uma realidade entre pacientes em processo de emagrecimento, em idosos, pacientes pós-bariátrica, dentre outros cenários. Muito recentemente no Congresso Europeu de Diabetes, realizado em Hamburgo (Alemanha), foi lançado por pesquisadores da empresa americana Versani Bio o medicamento Bimagrumab, capaz de inibir uma substância chamada miostatina. A miostatina inibe a proliferação e formação de células musculares. Seu bloqueio pelo Bimagrumab  (uma substância da classe dos anticorpos monoclonocais) causa aumento de massa muscular. Através deste mecanismo o Bimagrumab promove aumento da massa muscular, além de perda de gordura corporal, por aumento do gasto de energia (músculos têm células muito ativas metabolicamente). O estudo em questão foi feito com pacientes obesos e diabéticos com idade média de 60 anos, porém já há outra pesquisa com indivíduos saudáveis que mostra resultados semelhantes. 

Neste 1° estudo, os pacientes ganharam em média 3,6% de massa muscular e perderam em média 20% de gordura corporal, além de 9 cm (!) de circunferência abdominal. Nos diabéticos também melhorou os índices de glicemia (hemoglobina glicada ou HbA1C). No estudo com pessoas saudáveis, quanto maior a ingestão de proteínas, maior o ganho de massa magra. Os estudos ainda são iniciais (de fase 2), e em breve partirão para a fase 3 (pré-comercialização). E enquanto a boa novidade não chega…você já se exercitou hoje? Afinal, apesar do medicamento favorecer uma composição corporal mais saudável, é preciso lembrar que o primeiro é mais eficaz remédio para atingir este objetivo é uma boa alimentação (orientada por nutricionista) aliada à prática regular de atividade física. Deseja uma avaliação e acompanhamento endocrinológico? Agende sua consulta pelo WhatsApp (71) 99209-7355. Dra. Nathale Prates - Médica Endocrinologista - CRM-BA 19759 RQE 11857.

CONTINUE LENDO


Brumado: Carro pega fogo na rodovia BR-030 e motorista consegue sair ileso

Foto: Divulgação

Um veículo pegou fogo em um trecho da BR-030 de Brumado, no Sudoeste baiano. Segundo informações, o condutor do veículo trafegava pela rodovia quando percebeu fumaça saindo do interior do carro. Logo após o fogo se alastrou de forma rápida. Mesmo com o susto, o homem conseguiu sair a tempo do veículo. O fato foi noticiado neste domingo (3) e ocorreu na noite da última sexta-feira (3). 



Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os dados de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868 (77) 99956 -6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265 (Próximo a Biblioteca) e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160, Centro.



Jovem de 24 anos é morto a tiros na garagem de casa em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um jovem de 24 anos, identificado como Renato da Silva Souza, 24 anos, foi morto a tiros, na tarde desta sexta-feira (1º), na garagem de casa em Brumado. O crime aconteceu na rua Manoel Joaquim de Lima, no bairro Dr. Juracy. Populares ouviram os disparos de arma de fogo e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). De acordo com informações da PM, ao chegar ao local, a equipe médica constatou o óbito de Renato. A ocorrência foi registrada pelo 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM). O local do crime foi isolado até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O corpo de Souza foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. As causas do crime estão sendo investigadas pela Delegacia Territorial de Brumado.



Brumado: Guilherme Bonfim assegura envio de carro fumacê para combate à dengue

Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (29), o pré-candidato a prefeito de Brumado, em uma ação proativa, esteve na Secretaria de Saúde do estado (Sesab) acompanhado da secretária Roberta Santana. O objetivo da visita foi solicitar a vinda urgente do carro fumacê para o município, visando intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. "Diante do aumento preocupante do número de casos em nossa cidade, fui pessoalmente à Secretaria de Saúde do Estado para solicitar o envio imediato do veículo fumacê para Brumado. Com agilidade e sensibilidade, fomos prontamente atendidos", destacou o pré-candidato. O gestor ressaltou a importância da colaboração entre os órgãos públicos e agradeceu o pronto atendimento da Sesab e do governador Jerônimo, reconhecendo-os como grandes aliados nessa luta contra a dengue. "Essa parceria e cooperação são fundamentais para enfrentarmos desafios como este", acrescentou.



Egresso de Medicina da UniFG participa de expedição na África e atende pacientes em situação de extrema vulnerabilidade

Foto: Divulgação

Após 10 dias prestando atendimento médico em vilarejos de extrema vulnerabilidade em Benin, quinto país mais pobre do continente africano, o grupo de 30 estudantes de Medicina, assim como os 14 docentes, retornaram ao Brasil com sentimentos renovados na bagagem: transformação, empatia e muito aprendizado. A Missão África, projeto da Inspirali, melhor ecossistema de educação em saúde do país, do qual a UniFG faz parte, aconteceu de 24 de janeiro a 7 de fevereiro, período em que atenderam cerca de 300 pessoas por dia em 10 diferentes vilarejos, totalizando cerca de 3 mil atendimentos. O objetivo é levar a Medicina humanizada como atividade prática e de extensão universitária ao currículo dos futuros médicos. Em Benin, a mortalidade infantil chega próximo dos 50% no primeiro ano de vida e a expectativa de vida é em média 53 anos. 

Foto: Divulgação

Rodrigo Dias Nunes, diretor médico da regional Sul da Inspirali e coordenador do projeto, acredita que este tenha sido o único atendimento que estas pessoas vão ter ao longo da vida. “Tudo o que aprendemos nas cinco edições da Missão Amazônia serviu como base nesta experiência na África, porém em um patamar de dificuldades muito superior. Temos aqui no Brasil algo que faz toda a diferença para as pessoas: o SUS. Na Amazônia, por mais difícil que seja, a população tem acesso a medicação e a exames. Em Benin, as pessoas nascem e morrem e não há registro dessas informações. Não adianta passar uma receita para continuidade de medicação pois não possuem dinheiro para comprar. Muitas enfermidades poderiam ser solucionadas com uma boa alimentação ou o simples ato de beber água, mas lá eles não possuem estes recursos básicos”, conta.

Com consultórios improvisados sobre sombra de árvores, atendimentos sendo realizados em blocos de tijolo e bancos que serviam de maca para exames, os alunos aprenderam muito também sobre diferenças culturais e tiveram que se adaptar ao idioma local. “Os mais velhos falam apenas o dialeto local e os mais jovens um pouco do francês. Então tivemos que improvisar muito com mímica e contamos com a ajuda de tradutores, alguns voluntários, que chegavam a caminhar mais de duas horas para nos prestar esta ajuda nos vilarejos”, complementa Rodrigo. A farmácia era centralizada e os medicamentos, arrecadados e levados pelos alunos, eram cuidadosamente classificados e organizados em grupos na véspera de cada dia de atendimento. Rodrigo conta que os alunos fizeram toda a diferença, mesmo diante de situações extremas e muitas emoções. “Nos primeiros dias, tínhamos que estar muito atentos a eles. Tivemos muitas conversas de acolhimento, de apoio. Mas percebi que foi uma experiência de transformação para todos. Eles deram um show de conhecimento, destreza, resiliência, habilidade, carinho, união, foram realmente incríveis”, elogia. Egresso do curso de Medicina da UniFG, Renê Dantas destaca que embarcar na Missão África significou a realização de um sonho. “Tive como meu primeiro consultório médico um banco de madeira e a sobra de alguma árvore pelos vilarejos do Benin onde prestamos atendimentos, e serei eternamente grato por ter vivido essa experiência”, conta. Contudo, apesar do entusiasmo em vivenciar aquela experiência, Dantas relata que bastaram alguns olhares atentos para que esse sentimento fosse transformado em impotência. “A miséria é cruel; e um consenso em todas as paisagens que vimos é que tudo aquilo parece uma cena pós-apocalíptica. No Benin, era bastante comum a fome e a sede. Era comum a miséria. E esse é um fato que impacta diretamente nossa prática médica e raciocínio clínico, o paciente que não tem acesso ao mínimo para que se tenha uma vida digna é um desafio na abordagem da mais simples das doenças. Como tratar quem não tem água para beber e um pão para se alimentar? Aquele contato íntimo com a escassez fez com que tivéssemos até mesmo vergonha de beber água na frente dos pacientes. Conviver diariamente com isso não foi fácil”, afirma. Renê ressalta, por fim, que entender essas limitações e ainda assim levar uma assistência médica de qualidade como a que foi fornecida durante a expedição é motivo de muito orgulho para toda a equipe da Missão. “Na África, o aprendizado sobre a Medicina é elevado a 10ª potência. E aqui não estamos falando somente da teoria, que nesses cenários é esgotada e adaptada frente às adversidades e ausência de material e medicação. O grande legado de aprendizado fica por conta da Medicina Humanitária. Essa ciência do cuidado entre os indivíduos e o amor à vida é o que faz da Ânima/Inspirali e dos alunos dessa instituição o verdadeiro expoente da Medicina do futuro no Brasil”, se orgulha. 

CONTINUE LENDO


Clínica Mais Vida alerta para campanha fevereiro laranja - cuidados e combate a leucemia

Foto: Divulgação

A leucemia é um tipo de câncer da medula óssea (fábrica do sangue) em que uma célula doente não permite que o sangue normal da pessoa seja produzido de forma adequada. Acomete principalmente idosos, mas qualquer pessoa está sujeita a adquirir essa enfermidade. A especialista da clínica Mais Vida, Dra. Luanna Nunes explica que como não há exames para prevenir as doenças no sangue, alguns sinais e sintomas chamam atenção para casos de leucemia e quando presentes, apontam a necessidade de procura por atendimento médico. São eles: anemia, cansaço, palidez e mancha roxa. Nesse caso, um simples hemograma pode sinalizar um caso de leucemia e indicar uma consulta com hematologista para exames mais específicos, como mielograma. A hematologista salienta que o mês de fevereiro é utilizado para lembrar a população sobre as doenças no sangue e da importância de ser um doador de medula óssea; o que proporciona a cura de muitos pacientes com leucemia que estão à espera de um doador e cura. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 9.9956-6868 (77) 3441-4500 / (77) 9.9989-6868.



Brumado: Prefeitura abre mais quatro turmas para o Curso de Eletricista e Instalador de Energia Solar

Foto: Divulgação

Devido a grande procura pelas inscrições dos cursos de eletricista instalador e instalador de energia solar, além do  reconhecimento da importância de cursos profissionalizantes para o mercado de trabalho, o Prefeito Eduardo Vasconcelos, juntamente com o Secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Carlos Magno - Maguinho, autorizou a criação de mais 4 turmas dos cursos. Com a autorização destas novas turmas, no total serão 6 grupos.  As turmas serão capazes de atender um número significativo de interessados, contribuindo para a formação de profissionais qualificados e para o desenvolvimento da comunidade local. Maguinho, em sua solicitação ao Prefeito Eduardo, ressaltou a importância desses cursos para a formação e inserção de mais pessoas no mercado de trabalho, destacando que as capacitações em eletricidade e energia solar são essenciais para acompanhar as demandas e avanços tecnológicos da atualidade. A decisão do prefeito Eduardo e do Secretário Maguinho em ampliar a oferta destes cursos, demonstra o compromisso da administração municipal com a qualificação profissional e o desenvolvimento econômico e social de Brumado.



Policiais do 24º BPM realizam homenagem a aniversariante de Brumado

Foto: Reprodução l Redes Sociais

O sonho de criança sempre desperta o futuro de uma pessoa. Tem aqueles que sonham em ser médico (a), engenheiro (a), advogado (a), juíz (a) e diversas outras profissões. Também tem aqueles que querem ser policiais Civis ou Militares, como é o caso do pequeno Kaleb Levi, que completou 5 anos neste mês. Aos pais, ele pediu um gesto que vale mais do que certos presentes, a presença da Polícia Militar em seu aniversário, e o desejo foi realizado pelos policiais do 24º Batalhão de Polícia Militar de Brumado. Ao site 97NEWS, a mãe, Andreza de Araújo, relatou como foi o encontro. "Ele sempre pula de alegria quando ver uma viatura ou os policiais, sempre grita, 'são meus amigos mãe'. Ai como ele gosta muito a gente encomendou uma viatura de brinquedo e pediu aos policiais que passavam pela rua para entregar, foi muito emocionante", conta a moradora do Bairro Dr. Juracy. Durante a ação, Kaleb pode conhecer a viatura por dentro e ligar a sirene e o giroflex.



Brumado: VIGEP alerta para iminência de epidemia de dengue na cidade

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com o objetivo de conscientizar a população de Brumado sobre a iminência da epidemia de dengue do Tipo 3 na cidade, a Vigilância Epidemiológica está executando um plano de ação de enfrentamento e combate ao mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya. Em entrevista ao site 97NEWS, Fábio Azevedo, coordenador da VIGEP, informou que o município chega a noventa notificações após o período das chuvas de fevereiro. "Nesse momento eu tenho 78 casos suspeitos, dos quais descartados são 2, temos 3 casos positivos para dengue e temos outras vinte notificações que chegaram esta semana", disse. Segundo o coordenador da pasta, a tendência, infelizmente, é que percentual chegue à um nível considerado de alto risco de epidemia de dengue. Um dos fatores apontados para o aumento do número de focos do mosquito na cidade é o acúmulo de água em reservatórios. "A gente precisa entender que os cuidados vem de todos nós, limpando um reservatório de planta, não acumular pneus em área aberta, não acumular vasilhames no quintal, enfim, faça uma varredura em sua casa ou empresa para juntos combatermos os focos", cobrou Fábio. De acordo com Azevedo, a maior parte dos focos está em regiões específicas de Brumado. "A região de Itaquaraí domina as notificações, até o momento são 16, seguido dos bairros Campo da Aviação [antigo bairro das Flores], Malhada Branca e Bairro São Jorge, ambos com 7 casos cada. Além disso, temos 4 notificações no centro. Desses temos dois casos positivos em Lagoa do Mourão e dois na Vila Presidente Vargas", afirmou. Fábio fez um alerta a população sobre a automedicação da população. “A automedicação pode mascarar sintomas, dificultar o diagnóstico e agravar o quadro do paciente. Em casos de dor de cabeça, dor no corpo, deve-se procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa”, frisa. 



Prefeitura de Brumado abre inscrições para sorteio de box no Mercado das Artes

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Prefeitura de Brumado abriu as inscrições para o sorteio de boxes no Mercado das Artes. O espaço passou por uma série de revitalizações e deve ser reinaugurado no dia 08 de março. Os artesãos que desejam participar do sorteio de um dos 24 boxes devem ir até a Secretaria Municipal de Educação com documentos RG ou RNE, foto 3x4 recente, contrato social, certidão negativa de débitos de tributos municipais e comprovante de residência em Brumado. As inscrições ficam abertas até às 18h desta quinta-feira (29).



Bloco da limpeza entra em ação e realiza a higienização das ruas após o carnaval em Brumado

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Após a grande festa do carnaval, que tomou as ruas de Brumado de 23 a 25 de fevereiro, uma equipe do Serviço de Limpeza realizou a operação intensiva. A ação teve como foco principal garantir que quaisquer resquícios de sujeira ou substâncias nocivas fossem completamente eliminados, contribuindo assim para a saúde pública e o bem-estar da comunidade. O "Bloco da Limpeza” pssou por várias ruas do circuito do carnaval com desenfetantes, água e a esfregação foi com vassouras. O trabalho de limpeza e desobstrução das vias já foi concluído garantindo assim, o sucesso do Carnaval 2024.

 



Brumado: Inscrições para o cadastramento no PAEES estão abertas; saiba como se inscrever

Foto: Divulgação

Estão abertas até o dia 15 de março as inscrições para o cadastramento no Programa de Acesso Estudantil ao Ensino Superior (PAEES). Estudantes do ensino superior que residem em outra cidade cursando uma área que não seja oferecida em Brumado, podem concorrer a uma bolsa. Para se inscrever também é preciso preencher outros requisitos, como: o (a) universitário (a) precisa ter renda familiar de até 3 salários mínimos, ser devidamente matriculado e cursar o ensino superior em uma universidade pública. Neste ano serão oferecidas 29 bolsas de ajuda de custo no valor de R$550,30. Para saber mais acesse o site da Prefeitura (veja aqui).



Brumado registra primeira morte de Covid-19 em 2024; vítima é um paciente de 91 anos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A cidade de Brumado registrou nesta terça-feira (27), a primeira morte por Covid-19, em 2024. Segundo o comunicado do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, o paciente é um idoso de 91 anos, que testou positivo para o coronavírus em 21 de fevereiro. Ele estava recebendo os cuidados médicos em sua residência, mas precisou ser conduzido para a unidade hospitalar na segunda-feira (26), devido a baixa saturação. O paciente evoluiu para o óbito na manhã desta terça-feira. O idoso havia recebido duas doses da vacina e mais um reforço.



Secretário de Administração de Brumado convoca aprovados em concurso público para tomar posse

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Secretário de Administração de Brumado, Carlos Magno (Maguinho), anunciou nesta semana a convocação de diversos candidatos aprovados em concurso público para assumirem seus cargos no município. Entre os convocados, são 23 professores, 25 cuidadores de creche e 1 fiscal de postura em obras. Com a chegada desses profissionais, espera-se maior eficiência e qualidade no atendimento à população, especialmente nas áreas da educação e fiscalização de obras. Maguinho ressaltou a importância desses profissionais para o funcionamento adequado da máquina pública, destacando o compromisso da administração em valorizar o mérito e a capacidade técnica dos servidores. Ele reafirmou o compromisso da gestão em promover concursos públicos transparentes e justos, visando sempre a melhoria dos serviços oferecidos à população. Com a posse dos novos servidores, a expectativa é de um impacto positivo em diversas áreas, incluindo a educação, o cuidado com as crianças nas creches municipais e a fiscalização de obras, contribuindo para o bem-estar e o desenvolvimento de Brumado.



IML de Brumado é contemplado com novo 'rabecão'

Foto: Divulgação

O Governo do Estado anunciou nesta terça-feira (27) a aquisição de novos veículos rabecão para a capital e o interior. A unidade do Instituto Médico Legal (IML) de Brumado foi contemplada com uma viatura para transporte de cadáveres. O pedido havia sido feito pelo pré-candidato a prefeito da cidade, Guilherme Bonfim, no mês de novembro do ano passado, tendo em vista a demanda do setor. “A viatura que estava em Brumado já tinha um tempo de uso grande. Fizemos esse pedido no mês de novembro ao governador e, ontem, recebi a informação do governo que Brumado seria contemplado na primeira etapa”, afirmou Bonfim em entrevista a imprensa local. Ao todo, foram adquiridas 40 novas viaturas. Na região, os IMLs dos municípios de Guanambi e Vitória da Conquista também receberam novos veículos. 



‘O povo de Brumado merecia uma festa nesse nível de qualidade e organização’, pontua advogado Dr. Jorge Malaquias Filho

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

"A alegria, o prazer e a felicidade não abandonaram o brumadense, mesmo com tantas dificuldades apresentadas", afirmou o advogado. Jorge Malaquias Filho que fez parte da comissão organizadora do Carnaval de Brumado 2024. Malaquias foi um dos responsáveis por escalar as bandas que compuseram a grade da festa. O carnaval de Brumado que aconteceu no último final de semana (23 a 25/02) movimentou a Capital do Minério e trouxe um público grandioso às ruas da cidade no circuito da folia. Ao site 97NEWS, Dr. Jorge fez questão de agradecer a todos os envolvidos e mencionar sobre a estrutura criada em prol do evento. “Se havia por parte de qualquer um, preocupação com relação a segurança da nossa população durante a folia, lhe afirmo que por parte da organização do evento essa era uma certeza de prioridade e cuidado absoluto com as pessoas. Jamais um evento dessa magnitude seria posto à rua sem que tudo estivesse nos conformes garantindo a nossa população se divertir e curtir o carnaval de forma digna e tranquila como de fato foi. É necessário parabenizar os esforços em conjunto das forças policiais, da segurança privada, e de toda a organização/comissão desse evento, o trabalho foi primoroso e com isso quem ganhou foi a população”, disse. O carnaval de Brumado teve sua última edição em 2014, ou seja, a dez anos atrás e a presença do povo na rua demonstrou que o brumadense é folião e deseja ter essa festa em seu calendário anual. “todos sabem que o brumadense é um povo festeiro e bem receptivo e que o passar dos anos sem carnaval na cidade não retirou essa alegria”, afirmou Jorge que ainda concluiu dizendo: “O povo estar feliz em sua cidade natal é algo importante, ter a sua disposição as oportunidades, estruturas e prazeres em sua casa. Tivemos um comércio aquecido que ainda colherá frutos dessa movimentação econômica daqui pra frente. Tivemos também a oportunidade de escalar mais de 20 artistas da nossa cidade participando do evento, mostrando seu trabalho e sendo valorizado. Me sinto honrado de ter feito parte desse projeto, e agradeço a Guilherme Bonfim por essa confiança e oportunidade, estou muito feliz com o resultado”, finalizou.



Presidente da CDL de Brumado enaltece o apoio ao Carnaval de Brumado

Foto: Divulgação

Por meio de uma nota enviada ao site 97NEWS, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado, Orlando de Fátima Gomes enalteceu o apoio e a dedicação de todos os envolvidos na organização do Carnaval 2024 de Brumado. "É com imensa gratidão que a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e todo o comércio local expressam seus mais sinceros agradecimentos às instituições que tornaram possível a realização do Carnaval de Brumado, um evento que marcará nossa história por sua grandiosidade e sucesso", disse. O presidente fez questão de destacar algumas instituições. "Gostaríamos de estender nossos agradecimentos especiais às seguintes instituições como o 24º Batalhão da Polícia Militar, a 20ª Coorpin - Polícia Civil de Brumado, o 7º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), a Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/Sudoeste), ao TOR, RONDESP, a empresa Celta Segurança e demais autoridades locais e órgãos de segurança pública". 

Foto: Reprodução l Rede Social

Para Orlando, o retorno do Carnaval só foi possível graças à colaboração e união de todos. "O apoio incansável das instituições foi fundamental para garantir a segurança, ordem e fluidez do evento, tornando-o um verdadeiro sucesso. Em nome da comunidade brumadense, expressamos nossa profunda gratidão a cada uma dessas instituições, cujo compromisso e dedicação foram essenciais para o êxito deste evento. Suas contribuições não apenas enriqueceram a experiência dos participantes, mas também fortaleceram os laços comunitários e promoveram o desenvolvimento local", diz. a nota.