ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Bahia: Campanha contra raiva é suspensa após atraso de laboratório na entrega de vacinas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A campanha de imunização de cães e gatos contra a raiva foi suspensa temporariamente na Bahia, segundo informações da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). A estratégia seria realizada neste mês. O anúncio foi feito depois que o laboratório fornecedor da vacina antirrábica atrasou a entrega para o Ministério da Saúde e, no repasse, o estado recebeu apenas 16% do que era esperado para o período. Por meio de nota, o Ministério divulgou que, com esse atraso, a estratégia de imunização deste ano foi alterada para priorizar municípios com maior risco de epidemia da doença e a Bahia não é um deles. A previsão de normalização é em novembro. De acordo com a Sesab, o Estado esperava a chegada de 2,5 milhões de vacinas neste mês, mas só chegaram 400 mil unidades. 



Estudante baiana que criou tecnologia para filtrar água por meio da luz solar ganha prêmio da ONU

Foto: Divulgação l ONU

A estudante baiana que criou uma tecnologia para filtrar água por meio da luz solar ganhou um prêmio internacional da Organização das Nações Unidas (ONU), graças ao projeto. O Prêmio Jovens Campeões da Terra é voltado para jovens empreendedores com ideias inovadoras para o futuro do planeta. Anna Luísa Beserra tem 21 anos e ficou entre 35 finalistas globais e concorreu na categoria América Latina e Caribe com outros 4 jovens. É a primeira vez que uma brasileira recebe o prêmio. A premiação será realizada durante uma cerimônia na 74ª Sessão da Assembleia Geral da ONU, no dia 26 de setembro, em Nova York. Segundo o G1, em abril, o projeto ganhou um outro prêmio que reuniu 400 startups de tecnologia nos Estados Unidos. O prêmio foi R$ 25 mil. O nome do projeto é "Aqualuz". Anna Luísa, que é formada em Biotecnologia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), teve a ideia quando tinha 15 anos e ainda estava no ensino médio. Ela contou com apoio de outros três estudantes para desenvolver a startup. O sistema do grupo usa radiação solar para tornar a água contaminada própria para consumo em regiões castigadas pela seca de forma sustentável. Trata-se de uma caixa de inox que é coberta por um vidro e uma tubulação simples ligada à cisterna, um reservatório comumente usado para armazenar água da chuva ou de caminhão-pipa. A filtragem da água ocorre sem a necessidade de uso de compostos químicos. O dispositivo, que filtra até 28 litros de água por dia, dura cerca de 15 anos e precisa apenas de limpeza com água e sabão, troca do filtro natural (com o estoque de refil já fornecido), sem precisar de manutenção externa ou energia elétrica. Testes preliminares feitos em laboratório certificado, que usaram parâmetros do Ministério da Saúde, revelaram que o "Aqualuz" reduziu em 99,9% a presença de bactérias de referência. Atualmente, o "Aqualuz" já distribui água potável para 265 pessoas, na Bahia, e o objetivo é alcançar mais 700 ainda este ano.

 



Governo do Estado entrega novas instalações de escola em Paramirim e anuncia novos investimentos

Foto: Divulgação

O governador Rui Costa entregou na terça-feira (17), em Paramirim, uma série de obras. Dentre os equipamentos entregues estão o mercado municipal e as novas instalações do colégio estadual do município. Além destas entregas, investimentos importantes foram feitos na área da agricultura familiar e outros foram anunciados. A unidade de ensino reformada atende mais de 600 alunos da rede. Ela foi totalmente reformada e oferece uma estrutura mais confortável para a comunidade escolar. Dentre as intervenções estão obras de manutenção civil e elétrica, além de outras intervenções de infraestrutura, como pintura, pavimentação, paisagismo, entre outros. Já o mercado municipal foi reformado e ampliado. Os serviços executados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) contaram com recursos de mais de R$ 870 mil. Rui autorizou ainda a entrega de oito micro tratores que irão beneficiar associações de diversos municípios, 1.311 certificados de Cadastro Ambiental Rural (CAR), 100 títulos de terra através do projeto Bahia Mais Forte Terra Legal e dois convênios, um com a Cooperativa da Fruticultura Irrigada de Paramirim, no âmbito do Bahia Produtiva, e outro de Mecanização Rural com a prefeitura de Paramirim, que vai ajudar nas atividades de preparo do solo e limpeza de aguadas.



Exame Toxicológico é na Clínica Master

Foto: Divulgação

A Lei Federal 13.103 torna obrigatória a realização de exames toxicológicos de larga escala, para motoristas categorias C, D e E que irão mudar de categoria ou renovar sua habilitação. A Lei impacta, também, para admissão/demissão dos empregados CLT em transportadoras. O exame toxicológico é realizado mediante a coleta de cabelos ou pelos corpóreos por ser mais eficiente a detecção do consumo de drogas por períodos de 90 dias ou mais. Na Clínica Master você pode realizar o seu exame toxicológico de forma segura, e em um curto espaço de tempo. Clínica Master, rua Donizete Alves Lima, 225, bairro Nobre (em frente à Dimak). (77) 3441-5396, (77) 99991-5396 e (77) 99126-1903. Clínica Master, prazer em cuidar de você!

 


 



Governador da Bahia anuncia plano de pagar royalties do petróleo a municípios

Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (13), o governador Rui Costa (PT) anunciou que pretende pagar os royalties do petróleo a partir de janeiro de 2020. Segundo o Govrenador, o Estado fará o acordo nas ações coletivas ou individuais dos municípios, que requerem o pagamento dos royalties do petróleo. "Feito o acordo judicial, quero começar a pagar a partir de janeiro de 2020", declarou. Cerca de 317 prefeitos estavam presentes na abertura do 7º Encontro de Prefeitos, em Camaçari onde o anúncio foi feito.

 



Projeto da Coelba oferece desconto na compra de placas de energia solar

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um projeto da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) oferece desconto na compra de placas de energia solar. Cerca de 700 sistemas de energia solar vão ser vendidos pela metade do preço para consumidores residenciais até 2020. Os interessados precisam ter um consumo mínimo de 350 kWh/mês. Os preços vão variar entre R$ 5.195,81 e R$ 9.349,40, que são valores com desconto de 50% em relação ao mercado. O primeiro lote, com 150 sistemas, está disponível a partir desta segunda-feira (16). Segundo a gerente de eficiência da Coelba, Ana Cristina Mascarenhas, os descontos são oferecidos após uma avaliação técnica feita pelo órgão. "O consumidor se inscreve, e técnicos da Coelba vai na casa dele avaliar se tem sombra, se o telhado está virado para o norte, como é que tá a carga dele. A gente vai fazer uma avaliação técnica. Ele passando por essa avaliação técnica, ele paga os 50% da parte dele e o restante é o bônus, e a gente instala o sistema", explicou Ana Cristina. Com os paineis solares, boa parte da energia é consumida pelo cliente, o excedente vai para a rede da Coelba, que devolve em forma de crédito para abastecer a casa à noite.



Cerca de 140 mil pés maconha são encontrados pela Cipe Chapada na cidade de Andaraí

Foto: Divulgação l PM/BA

Cerca de cento e quarenta mil pés de maconha foram encontrados pela Polícia Militar, na cidade de Andaraí, na Chapada Diamantina, na tarde da última quarta-feira (11). Segundo a Polícia Militar, nenhum suspeito foi preso. De acordo com a PM, as guarnições da 29ª Companhia Independente de Polícia Militar de Seabra e a Cipe Chapada, após uma denúncia anônima, chegaram na região do povoado de Poço do Boi, onde tomou conhecimento de um plantio de "maconha", na localidade. Ainda segundo a PM, por volta das 17h as guarnições se deslocaram para o local, onde os policiais constataram a veracidade das informações, tendo sido encontrada uma fazenda totalmente irrigada, destinada ao plantio de maconha. 

 

Foto: Divulgação l PM/BA

Ainda no local, havia cerca de 3 mil kg de maconha já ensacada e pronta para consumo, além disso, uma roça com cerca 140 mil pés de maconha, adubos, fertilizantes, objetos pessoais e uma residência utilizada pelos traficantes. Os suspeitos conseguiram fugir. A PM informou que a maior parte da plantação foi incinerada e alguns pés de maconha foram levados para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT).



Operação 'Freio de Arrumação 'desarticula quadrilha que atuava na retirada de multas de veículos na Bahia

Foto: Divulgação l PF

Uma operação realizada no começo da manhã desta quinta-feira (12), em Salvador, desarticula um grupo criminoso, formado por particulares e servidores públicos, que atuavam ilicitamente para a suspensão, cancelamento, anulação ou baixa de autuações por infrações de trânsito, as famosas multas, decisões de recursos administrativos e procedimentos de inclusão de pontuação em Carteiras Nacionais de Habilitação. Deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), a operação “Freio de Arrumação” cumpriu 11 mandados de busca e apreensão, dois mandados de exibição de documentos públicos e um mandado de prisão expedidos pela 1ª Vara Criminal de Salvador. A ação resulta de investigação do MP sobre a prática de crimes de corrupção ativa e passiva, peculato eletrônico, falsidade ideológica e material e associação criminosa. Além da Bahia, as ações aconteceram no Amazonas, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe. A operação nacional cumpre 87 mandados judiciais, dentre busca e apreensão, prisão, afastamento de funções públicas e uso de tornozeleiras eletrônicas. O objetivo da operação nacional é combater crimes contra a Administração Pública praticados por servidores públicos e particulares, dentre eles crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, Peculato eletrônico, participação em organização criminosa, associação criminosa, fraude à licitação, lavagem de dinheiro, tráfico de influência, falsidade ideológica e material e fraude processual. 



Vistorias de credenciamento para 'Operação carro pipa 2020' acontecerá em outubro deste ano

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (12) pelo Ministério da Defesa, a data do credenciamento para os interessados em prestar serviços na "Operação Carro Pipa" que visa atender populações atingidas pela seca em 2020. A primeira etapa será a vistoria dos veículos. Para quem for prestar serviço no primeiro quadrimestre de 2020, a 1ª chamada será de 14 a 18 de outubro próximos nas cidades onde o serviço será prestado. Já a 2ª chamada ocorrerá de 18 a 29 de novembro em Brumado, Vitória da Conquista e Jequié. Depois dessa fase, há o sorteio. Para serviços no o 1º quadrimestre a escolha ocorrerá entre 18 e 29 de novembro. Nesta fase, o procedimento ocorrerá novamente em Brumado, Conquista e Jequié. 



Quatro desembargadores do TRT5-BA são alvos de operação

Foto: 97NEWS

Quatro desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA) foram alvos na quarta-feira (11), da Operação "Injusta Causa", deflagrada pela Polícia Federal (PF). Segundo o Jornal A Tarde, o objetivo da investigação é desarticular um possível esquema de venda de decisões judiciais e tráfico de influências no estado. Por meio de nota, o TRT5-BA esclareceu que, em razão da investigação determinada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), envolvendo quatro desembargadores, agora aguarda o julgamento e as soluções que serão adotadas. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados. Na ação da PF, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em órgão público, escritório de advocacia e nas residências dos investigados. Em nota a imprensa, o TRT5-BA informou que está colaborando com as solicitações da PF.



Ministro diz que preocupação com dengue é maior na Bahia

Foto: Reprodução l Agência Brasil

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse na quarta-feira (11), que a região que mais preocupa este ano com relação à incidência de dengue, com a chegada do período chuvoso, é o estado da Bahia como porta de entrada da doença no Nordeste. Segundo dados do ministério, Minas Gerais e São Paulo concentram as ocorrências de casos de dengue registradas entre 30 de dezembro e 24 de agosto. Mandetta informou que a doença está “claramente” se deslocando do Sudeste e do Centro-Oeste para o Nordeste. “Quando uma pessoa tem a dengue, ela vacina, ela ganha anticorpos”, disse o ministro, após participar de audiência pública na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados. “A movimentação dessa epidemia, ela veio do Sudeste, em relação ao Centro-Oeste e está entrando no Nordeste. Ela interrompe por causa do ritmo das chuvas. Agora, voltam as chuvas. Aquela marcha que estava vindo, a nossa preocupação -- lógico que a gente vai ter casos aqui, são populações maiores --, mas a preocupação é que ela está claramente indo em direção ao Nordeste”. O ministro reforçou a importância da participação da sociedade e do cidadão no combate à proliferação do mosquito transmissor e destacou que a pasta vai divulgar as ações de conscientização antes do início do verão. Na semana que vem, será lançada a campanha publicitária de combate ao mosquito Aedes aegypti.



Após assembléia nesta quarta (11), representantes da PM decidem descartar greve na Bahia

Foto: Divulgação

Terminou por volta das 17h desta quarta-feira (11) a assembléia realizada pela Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares (Aspra), no Clube Adelba, no bairro de Patamares, em Salvador. Durante o encontro, a categoria resolveu dá uma última chance ao governador Rui Costa. "A liderança vai correr atrás do diálogo, se até o dia 08 de outubro o governador não atender as exigências dos policiais, vamos parar", decalrou a Aspra. Cerca de 1000 homens participaram da assembleia. No fim do encontro, os representantes saíram em carreata para a Governadoria do Estado que fica na Paralela. Na pauta da categoria, estão antigas reivindicações. “Existe uma lei estadual que, desde 2001, não é cumprida pelo governo”, destaca a Aspra. 

Foto: Divulgação

Dois acordos, segundo a Entidade, já foram realizados anteriormente sem o cumprimento da gestão estadual. Entre os pontos discutidos até então não atendidos estão os pagamentos de periculosidade e insalubridade, a reforma do estatuto e o plano de carreira dos policiais militares. "O desgaste hoje é pior do que em 2012 e 2014. A revolta é muito maior e não é somente dos praças. Os oficiais, basicamente, tirando o alto escalão, todos estão revoltados”, frisou a associação. A Aspra ressalta que a categoria é a única entre os servidores públicos baianos que não recebe insalubridade e periculosidade.



Policiais receberão R$ 40 milhões por redução de mortes no semestre, diz SSP

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Cerca de R$ 40 milhões serão pagos para policiais militares, civis e técnicos que conseguiram reduzir, em pelo menos 6%, os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), na Bahia, no primeiro semestre de 2019, numa comparação com o mesmo período do ano passado. A iniciativa faz parte do Prêmio por Desempenho Policial (PDP), ação desenvolvida pela Secretaria da Segurança Pública (SSP)e Governo do Estado, que busca incentivar e reconhecer os esforços no combate à criminalidade. No total, serão 25,3 mil servidores contemplados, entre eles 19.590 militares, 4.355 civis, 841 técnicos e 563 que atuam em superintendências da SSP. Criado em 2013, o PDP já pagou R$ 172 milhões a 132,5 mil servidores. “Buscamos sempre valorizar o nosso servidor com novos equipamentos, ampliação das equipes através de concursos, modernização do trabalho com incremento de novas tecnologias, entre outras medidas. O PDP é mais uma ferramenta que reconhece o esforço de todos”, destacou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.



Associação não descarta greve de PM a partir desta quarta-feira na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Uma assembleia de policiais militares baianos promovida pela Associação de Praças da PM (Aspra) pode decidir, nesta quarta-feira (11), pela ocorrência de mais uma greve da tropa. Em pauta, estão antigas reivindicações. “Existe uma lei estadual que, desde 2001, não é cumprida pelo governo”, destaca a Aspra. Dois acordos, segundo a Entidade, já foram realizados anteriormente sem o cumprimento da gestão estadual. Entre os pontos discutidos até então não atendidos estão os pagamentos de periculosidade e insalubridade, a reforma do estatuto e o plano de carreira dos policiais militares. A assembleia acontece às 15h no Clube Adelba, no bairro de Patamares. A associação não descarta nem confirma a possibilidade de greve. “É uma incógnita! A assembleia é majoritária e soberana. O desgaste hoje é pior do que em 2012 e 2014. A revolta é muito maior e não é somente dos praças. Os oficiais, basicamente, tirando o alto escalão, todos estão revoltados”, frisou a associação. A Aspra ressalta que a categoria é a única entre os servidores públicos baianos que não recebe insalubridade e periculosidade.

Foto: Divulgação


Bahia: Após 8 anos, Estado deixa posto com maior número de assassinatos no Brasil

Foto: 97NEWS

Pela primeira vez em pelo menos 8 anos, a Bahia deixou o posto de estado com maior número de assassinatos no Brasil, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2019, divulgado na terça-feira (10). De acordo com o estudo, que levou em consideração números do ano passado, a unidade da federação foi ultrapassada no ingrato ranking pelo Rio de Janeiro, palco de grave crise econômica que se refletiu também na segurança pública do estado. O anuário revelou ainda queda de 5,8% na quantidade absoluta de crimes violentos letais intencionais (CVLIs) registrados, saindo de 6.979 em 2017 para 6.346 no ano passado. Apesar da redução, o estado teve aumento no número de assassinatos cometidos pelas forças policiais. De 2017 para 2018, o número subiu de 726 para 794, o que o coloca como a terceira unidade da federação com maior número desse tipo de ocorrência. 

 

Foto: Reprodução


Uma tonelada de carnes e laticínios clandestinos e fora da validade é apreendida em Planalto

Foto: Divulgação

Uma tonelada de carnes e laticínios clandestinos foi apreendida na cidade de Planalto, na terça-feira (10). As carnes foram encontradas em pontos de abate clandestino de animais, na área urbana do município. Já laticínios como queijos e manteiga que estavam fora da validade foram apreendidos em supermercados, recolhidos por estarem em condições impróprias para consumo e fora da validade. A ação foi uma operação conjunta do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), junto com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e a Vigilância Sanitária.



Homem mata a esposa a marretadas e esconde corpo em quintal de bar

Foto: Divulgação l Polícia Civil

A Polícia de Santo Antônio de Jesus prendeu na segunda-feira (9) um homem 44 anos, acusado de matar a esposa com golpes de marreta. A vítima, Maria Damiana dos Santos, 55 anos, estava desaparecida desde o dia 1º de setembro. Segundo a Polícia, Maria Damiana foi assassinada na noite do dia 31 de agosto pelo companheiro Antônio dos Santos Borges. Após investigações, os policiais realizaram uma campana e conseguiram pegar Borges em uma oficina mecânica onde estava o seu carro. Após encontrarem o celular da vítima por baixo do pneu estepe, o acusado confessou o feminicídio e contou que ocultou o cadáver da esposa, com quem também dividia um comércio. Ele enterrou o corpo de Maria Damiana no quintal do bar do casal e disse que, na noite do dia  31 de agosto, aplicou golpes de marreta na cabeça da vítima enquanto ela dormia. Depois, abriu uma cova rasa no fundo do estabelecimento comercial e a enterrou. Quando familiares e amigos perguntavam sobre a mulher, ele inventava que ela teria ida embora sem dar qualquer informação. O acusado foi preso em flagrante e está à disposição da Justiça.



Atiradores do TG de Brumado se destacam durante atividade do Tiro de Instrução em Feira de Santana

Foto: Divulgação

No dia 30 de agosto, o Tiro de Guerra de Brumado se deslocou para o município de Feira de Santana, com a finalidade de realizar as atividades do Tiro de Instrução Básico (TIB), as quais foram realizadas nas instalações do 35º Batalhão de Infantaria. A Atividade faz parte do Plano Regional de Instrução (PRI), conduzido pela Seção de Tiros de Guerra (STG) da 6ª Região Militar na formação básica do combatente da força territorial. Os atiradores brumadenses colocarão em prática os ensinamentos assimilados por ocasião da instrução e deram uma demonstração de grande habilidade, ganhando destaque e o reconhecimento do comando militar da 6ª região. O trabalho que é realizado sob o comando do subtenente Edmundo de Souza, vem obtendo resultados expressivos, tanto que o TG de Brumado é reconhecido como um dos melhores da Bahia.



Bahia terá protocolo de direitos humanos e feminicídio

Foto: Divulgação

O Protocolo de Direitos Humanos e Feminicídio, documento com as diretrizes que devem ser aplicadas nesse tipo de crime, está sendo construído na Bahia. Para tratar do assunto, os secretário de secretarias de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, e de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, se reuniram na tarde de sexta-feira (6), em Salvador. Os titulares das pastas se debruçaram em questões referentes ao acolhimento e abrigamento de mulheres que correm risco iminente de morte, tráfico de pessoas e acolhimento de vítimas de violência domestica. "O protocolo vai orientar o trabalho dos profissionais de justiça em casos específicos de violência e assassinatos de mulheres, o feminicídio", explicou Carlos Martins.Segundo Julieta Palmeira, a criação do documento envolve diversas secretarias do Estado e órgãos como o Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e Ministério Público. "O protocolo é muito importante. Ele unifica o que cada um vai fazer na prevenção e punição do feminicídio", disse. A secretário acrescentou que o documento ainda orientará profissionais de policia e justiça a direcionar melhor o olhar durante as investigações.



Baianos com viagem marcada para SP devem ser vacinados contra sarampo, alerta Secretaria de Saúde

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um alerta divulgado na terça-feira (3) pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) orienta que os baianos com viagens marcadas para São Paulo se vacinem contra o sarampo. Segundo a Sesab ao G1, o alerta foi divulgado pelo fato do estado paulista concentrar 99% dos casos confirmados de sarampo no Brasil. A medida foca nos viajantes que nunca foram imunizados ou que tenham esquema vacinal incompleto, principalmente crianças. Além disso, a secretaria ainda orienta que os passageiros que retornaram nos últimos 30 dias do estado paulista ou de destinos internacionais com risco aumentado para o sarampo, caso apresentem febre e manchas vermelhas pelo corpo, acompanhado de tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, procurem uma unidade de saúde para atendimento imediato. Ainda de acordo com a Sesab, o esquema de vacina por idade para o atual cenário epidemiológico, orientado pelo Ministério da Saúde, é o seguinte: De 6 a 11 meses - a criança deve receber a dose zero da vacina Tríplice Viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba; 12 meses - 1ª dose da vacina Tríplice Viral; 15 meses - 2ª dose da vacina Tríplice Viral; 12 a 29 anos - Caso não tenha sido vacinado anteriormente, deve receber duas doses da vacina Tríplice Viral, com intervalo de 30 dias.