ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Bahia: Médico do INSS cobrava até R$ 3,5 mil para afastar pessoas do trabalho por 6 meses

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Os cheques e depósitos em nome de um médico-perito do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) são algumas provas que a Polícia Federal (PF) tem de que ele chefiava uma organização criminosa que fraudava benefícios previdenciários na Bahia. O funcionário público, que não teve nome o nome revelado, chegava a cobrar R$ 3,5 mil para afastar uma pessoa por seis meses. “Além disso, nas investigações constatamos que as pessoas envolvidas sempre se reportavam a ele, outra característica de que ele comandava o grupo”, diz a nota da Polícia Federal. A operação denominada de "Teia de Aranha", foi executada na manhã de terça-feira (7). A operação cumpriu três mandados de prisão preventiva, dez de busca, uma medida de recolhimento domiciliar, além de três afastamentos de função pública dos servidores envolvidos na organização criminosa. Apesar de ter sido apontado nas investigações da PF como líder da organização, o médico-perito do INSS não foi preso. O funcionário público cumpre uma medida de recolhimento domiciliar. Ou seja, ele foi afastado do trabalho e é obrigado a permanecer em casa à noite e nos fins de semana. Segundo a PF, o INSS deve instaurar um procedimento administrativo para apurar a conduta do médico-perito e de outros três servidores envolvidos no esquema fraudulento. De acordo com a PF, o esquema funcionava da seguinte forma: os servidores do INSS direcionavam as pessoas ao médico-perito que, logo após, fazia a proposta durante a perícia. No caso das pessoas com algum problema de saúde, o médico cobrava para aprovação ou prorrogação dos benefícios. Em alguns casos, pessoas que não tinham nenhum problema de saúde, mas queriam receber dinheiro da previdência, eram recrutadas pelos intermediários, que por sua vez agenciavam a documentação para fazer o esquema fraudulento. Segundo a PF, o médico-perito chegou a cobrar R$ 3,5 mil por seis meses de afastamento. Aproximadamente 100 pessoas que participaram da fraude estão sendo investigadas e terão que devolver todo o dinheiro. Um terceiro alvo da operação se apresentou na tarde de terça na sede da PF e está custodiado.



Roubo de veículos cai cerca de 30% em junho, diz SSP-BA

Foto: Divulgação l SSP/BA

Prisão de transportadores, operações em desmanches, identificação de grupos e flagrantes com o apoio das câmeras de monitoramento fizeram reduzir em 29,3% o número de roubos de veículos no último mês de junho. O dado é da secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), divulgado nesta quarta-feira (08). De acordo com o órgão, a Delegacia de Repressão de Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV) registrou 107 roubos a menos que no ano passado. Entre os meses de janeiro e junho, se comparado ao mesmo período de 2019, foram contabilizados 102 casos a menos, uma redução de 4,2%. Para o titular da DRFRV, delegado Glauber Uchiyama, o alcance de receptadores e de criminosos responsáveis pelo transporte dos bens roubados da capital para municípios do interior, propiciaram o declínio dessa modalidade de crime contra o patrimônio. “Os veículos eram clonados e circulavam como regulares em municípios menores”, disse o delegado, ao explicar a forma de ação dos grupos especializados.



Bahia registra 3.675 casos novos de Covid-19 e 48 óbitos nas últimas 24 horas

Foto: 97NEWS

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.675 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +4,2%), 48 óbitos (+2,2%) e 3.428 curados (+5,7%). Dos 91.954 casos confirmados desde o início da pandemia, 63.207 já são considerados curados, 26.531 encontram-se ativos e 2.216 tiveram óbito confirmado. As confirmações ocorreram em 394 municípios do estado. O boletim epidemiológico contabiliza 91.957 casos confirmados, 186.383 casos descartados e 90.571 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira (7). Na Bahia, 10.222 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.



Governador se reúne com 90 prefeitos baianos após aumento de casos da Covid-19

Foto: Reprodução

Na próxima sexta-feira (10), o governador Rui Costa (PT) irá se reunir com 90 prefeitos baianos para discutir as medidas de combate ao coronavírus. O anúncio foi feito na terça-feira (7), durante o seu programa nas redes sociais. O governador ressaltou sua preocupação com o crescimento de casos ativos após o período de São João. "Importante que medidas sejam adotadas imediatamente. É fundamental que os contaminados fiquem em isolamento. Todos devem colaborar. É uma guerra que precisa da união de todos para ser vencida”. As reuniões devem se estender para a próxima semana até que todos os 417 municípios baianos sejam contemplados. Rui voltou ainda a reforçar a orientação de antecipação de internamento para garantir o monitoramento dos pacientes, evitando o agravamento da doença e mais mortes.



Motorista de BMW é preso ao transportar 1,5 mil comprimidos de ‘rebite’

Foto: Divulgação l PRF

Um motorista de um BMW foi preso com 1,5 mil comprimidos de anfetamina, conhecida popularmente como “rebite”. O flagrante ocorreu no sábado (04) em um trecho da BR-116 de Poções. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), o fato ocorreu quando agentes deram ordem de parada a um veículo BMW/328i, com placas de Ipatinga (MG). Na abordagem, o condutor teria demonstrado nervosismo, o que fez os PRFs realizarem uma vistoria no carro. No interior do veículo, escondido embaixo do banco do carona, eles acharam 1,5 mil comprimidos de “rebite”, distribuída em 100 cartelas com 15 comprimidos em cada embalagem. Questionado pelos agentes, o motorista, que trabalha como eletricista, disse que costuma vender o produto para caminhoneiros. O homem ainda contou que pagou 1,5 mil pelo produto e que vende cada cartela entre R$ 20 e R$ 25. Ele e o material foram encaminhados para uma delegacia de Polícia Civil de Vitória da Conquista.



PMs suspeitos de sequestros e roubos são alvos de operação na Bahia

Foto: Divulgação l SSP/BA

Sete policiais militares, sendo seis homens e uma mulher, investigados por extorsão mediante sequestro e roubo foram alvos de uma operação nesta segunda-feira (6). O grupo é lotado na 32ª Companhia Independente da PM (32ª CIPM) de Pojuca, Região Metropolitana de Salvador. A Força Tarefa da Secretaria da Segurança Pública, que investiga grupos de extermínio, cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão nos municípios de Pojuca, Alagoinhas, Capim Grosso, Igaporã e Feira de Santana. Cerca de 140 policiais militares e civis cumpriram as ordens judiciais expedidas pela Auditoria Militar de Salvador e pela comarca de Igaporã. Três PMs presos foram apresentados no Batalhão de Choque, em Lauro de Freitas. No local, uma Base Móvel do Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou exames de corpo de delito nos capturados. Os militares cumprirão as prisões temporárias de 30 dias. Outros quatro soldados seguem sendo procurados pelas equipes. Além dos agentes públicos, um homem que atua como vigilante também foi alvo da operação. Ele foi capturado em Igaporã e apresentado na Delegacia de Guanambi. O grupo passou a ser investigado depois de um roubo que aconteceu na cidade de Igaporã, no dia 9 de junho deste ano. Um imóvel foi invadido por homens fardados que diziam cumprir mandado judicial. Após subtraírem 5 mil reais, celulares e joias, os criminosos saíram e deixaram cair uma pistola calibre 40, pertecente a um dos soldados. No mesmo dia o militar foi preso. Diante do caso, as Corregedorias Geral e da PM aprofundaram as investigações e descobriram indícios de participações de outros militares. O grupo também é suspeito de sequestrar criminosos ou parentes. Além dos delitos de extorsão mediante sequestro, associação criminosa e roubo, os policiais são investigados também por abuso sexual. Uma das vítimas, presa pelos investigados, além de ter o celular subtraído, alegou ter sido abusada. A Força Tarefa da SSP tem 30 dias para concluir a investigação, que é o prazo das prisões temporárias, que pode ser prorrogado por igual período.



Número de casos da Covid-19 na Bahia ultrapassa os 80 mil; curados se aproximam de 55 mil

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde do estado da Bahia (Sesab) divulgou se boletim diário com os números da Covid-19 no fim de tarde de sexta-feira (3). De acordo com o balanço mais recente, o número de casos confirmados da doença no território estadual chegou a 82.314, com 2.001 óbitos e 54.987 pacientes curados. Nas últimas 24 horas, foram registrados 2.965 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +3,7%), 54 óbitos (+2,8%) e 1.653 curados (+3,1%). Os casos ativos, que são aqueles que continuam internados ou em isolamento domiciliar com os sintomas da Covid-19 e sob observação da vigilância epidemiológica, estão em 25.326. A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) especializados no combate ao vírus do Sistema Único de Saúde (SUS) é de 65%, o que significa que 1.484 dos 2.281 leitos disponíveis possuem pacientes contaminados pelo novo coronavírus em tratamento.



Vitória da Conquista: Governo do Estado encerra contrato com IBR devido a falhas na prestação de serviços

Foto: Divulgação

Uma inspeção surpresa de auditores do Sistema Único de Saúde (SUS) do Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste detectou que o Instituto Brandão de Reabilitação (IBR), em Vitória da Conquista, utilizou leitos exclusivos do SUS para pacientes que possuíam plano de saúde, o que fere a relação contratual existente com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Segundo a Sesab, foram encontradas ainda outras irregularidades como falta de EPIs e a não realização de testes para Covid-19 nos profissionais. Algumas exigências previstas também não foram cumpridas, como adequação do fluxo interno e exclusivo para a UTI e atendimento de recomendações da Vigilância Sanitária. Como medida imediata, determinou-se a rescisão contratual dos 30 leitos dedicados ao coronavírus (Covid-19). De acordo com o governo do Estado, a unidade deveria atender de maneira integral o disposto no contrato firmado, bem como executar 100% das ações ali dispostas, garantindo, entre outras questões, que todos os leitos contratados estejam disponíveis para utilização do serviço público de saúde. O contrato entre o poder público estadual e o hospital previa 30 leitos, sendo 20 clínicos e 10 de Terapia Intensiva. O processo seguirá para a Procuradoria Geral do Estado (PGE) a fim de que sejam adotadas as providências legais. Até o momento foi realizado um único pagamento no valor de R$ 960 mil.



Queda no número de medidas protetivas às mulheres preocupa justiça baiana

Foto: Divulgação

A procura por medidas de proteção nas Varas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher apresentou uma queda de 41% na Bahia, neste período de pandemia do novo coronavírus. Esta redução foi registrada no mês de maio, em relação a março, quando foi iniciado o isolamento social para enfrentamento da Covid-19. Por outro lado, tomando como base o canal 180, estima-se que houve um aumento de pelo menos 40% no número de casos. De acordo com dados da Coordenadoria da Mulher, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), se observada a soma dos três primeiros meses da pandemia (mar/maio), em relação ao mesmo período do ano passado, houve uma redução de 15,2% nos pedidos de medidas protetivas na Justiça estadual, com 2.863 contra 3.379. Para facilitar o acesso das vítimas à Justiça, a Coordenadoria da Mulher criou, na sua página, no portal do TJ-BA, ferramentas que auxiliam no combate à violência doméstica. Na seção “Carta de mulheres”, elas podem preencher um formulário e relatar a situação que estão vivendo. Na plataforma, há também a opção de solicitar a prorrogação da medida protetiva, para quem já conta com ação. As informações são do site Bahia Notícias.



Iuiu: Prefeito interfere em trabalho da PM e chama soldados de 'preguiçosos' durante ação que apreendia veículos irregulares

Foto: Reprodução l Vídeo

Um vídeo viralizado na quinta-feira (02), mostra o Prefeito da cidade de Iuiu, a 237 km de Brumado, interferindo no trabalho da Polícia Militar durante uma ação onde os policias estavam apreendendo veículos irregulares. Nas imagens, o gestor Reinaldo Góes, critica a guarnição. Em um trecho da gravação, o gestor chama os Militares de "preguiçosos" e diz que os condutores irregulares são trabalhadores. “Vocês estão prendendo trabalhador só porque está com o documento atrasado ou está sem habilitação. E os bandidos ai empinando moto na rua e assaltando. Eu já disse ao [Capitão Prates] que aqui não vamos aceitar isso”, diz no vídeo. Após a repercussão do caso, o deputado e também soldado da PM, Prisco Caldas repudiou a ação do prefeito Reinaldo Góes e afirmou que vai prestar apoio jurídico aos policiais ofendidos em frente a população. "Prefeito você está cometendo um crime, incitando a população contra os policiais militares que estavam ali trabalhando. Se você entendeu que alguma conduta estava errada, você comunique, vá a corregedoria da Polícia, não no meio da rua querendo atrapalhar o trabalho da PM", comentou Prisco. Veja o vídeo:



PF apura irregularidades na compra de testes da Covid-19 na Bahia

Empresa funcionava só na fachada - Foto: Reprodução

Uma operação que apura irregularidades na compra de testes de Covid-19 pelo governo do Distrito Federal foi deflagrada no início da manhã desta quinta-feira (2) em sete estados (GO, RJ, SP, PR, SC, BA e ES), além do Distrito Federal. Na Bahia, a PF cumpre mandados em São Gabriel e Irecê. Entre os alvos, estão o subsecretário de Administração Geral da Secretaria de Saúde do DF, Iohan Andrade Struck, e o diretor do Laboratório Central do DF, Jorge Antônio Chamon Júnior. De acordo com o G1, as investigações apontam superfaturamento nas compras e baixa qualidade dos testes, que podem dar falso negativo. O prejuízo aos cofres públicos com as compras superfaturadas é estimado em cerca de R$ 30 milhões. São investigados crimes como fraude a licitação, organização criminosa, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e cartel. Segundo investigadores, servidores da Secretaria de Saúde do DF se organizaram para fraudar licitações e para comprar testes IgG/IgM com preços superfaturados. A compra foi com dispensa de licitação. Ainda segundo a investigação, houve troca de marcas de testes por outras de qualidade inferior, o que contribui para o resultado falso negativo. Ao todo, a operação, que foi chamada “Falso Negativo”, cumpre 81 mandados de busca e apreensão em mais de 20 cidades. Entre os endereços alvo dos mandados estão o Laboratório Central do DF, a Farmácia Central, a Secretaria de Saúde do DF e residências dos responsáveis pelas compras. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou, por meio de nota, que “todos os testes adquiridos, recebidos por meio de doações ou enviados pelo Ministério da Saúde tem o certificado da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa - e, portanto, foram testados e aprovados pelo órgão Federal”.



Ciclone que atingiu Santa Catarina terá efeitos até a Bahia, diz Marinha

Foto: Divulgação

Até a noite desta quarta-feira (1º), os efeitos do ciclone bomba que atingiu o estado de Santa Catarina na última terça-feira (30) poderão atingir outros Estados do Brasil, além da região Sul do país, conforme informou a Marinha em comunicado. Segundo o órgão, ventos de até 88 km/h podem chegar à faixa litorânea de São Paulo e Rio de Janeiro, até esta quinta-feira (02). Esse vendaval poderá promover ondas de três a quatro metros de altura em alto-mar do Rio de Janeiro à Bahia, ao sul de Caravelas, entre quinta e a manhã da sexta-feira (3). Ainda segundo a Marinha, a aproximação de uma frente fria poderá provocar rajadas de vento de até 74 km/h na faixa ao norte de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, até o sul de Guarapari, no Espírito Santo. 

 

Foto: Reprodução l Rede Social

Se a situação no Sudeste do país é de alerta, no Sul é de temor. Segundo os órgãos de meteorologia e a Marinha, persiste a previsão de uma possível segunda onda do ciclone bomba, que deixará o mar muito agitado e ressaca com ondas que podem superar os quatro metros de altura em Santa Catarina até a tarde de quinta-feira. Em Santa Catarina, o ciclone deixou estragos em todas as regiões do Estado, além de quatro mortes. Árvores foram derrubadas, e muitas casas, destelhadas. Os ventos chegaram a 120 km/h. 



Bahia: Cidades do interior registram redução de 25% das mortes violentas

Foto: Luciano Santos l 97News

A Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) da Bahia informou na quarta-feira (1º), que o interior da Bahia fechou o mês de junho com diminuição de 25% das mortes violentas, como homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte. A polícia contabilizou 221 ocorrências este ano, contra 298 no mesmo período de 2019. O Entre as cidades com maiores reduções estão São Felipe (-100%), Una (-90,9%), Araci (-86%), Guanambi (-75%), Itamaraju (-45%), Porto Seguro (-31%), Teixeira de Freitas (-27%), Itabuna (-19%), Juazeiro (-16%) e Vitória da Conquista (-15%).



Bahia: Operação contra tráfico de drogas cumpre mandados de prisão no interior

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (1º), uma operação denominada “Capinagem” foi deflagrada para combater uma quadrilha especializada em tráfico de drogas nos municípios de Capim Grosso, Jacobina e Ponto Novo. Segundo a Polícia, a ação busca cumprir onze mandados de prisão e nove de busca e apreensão nos endereços dos suspeitos ligados a organização criminosa por atuar no tráfico de drogas. A operação é comandada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigação Criminal (GAECO), com a promotoria de Capim Grosso, apoio da promotoria de Jacobina e Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI), do Ministério Público Estadual, juntamente com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ação também conta com suporte da 91ª Companhia Independente da Polícia Militar (PM), da Rondesp Norte, e da Polícia Civil, através da 16ª Coorpin de Jacobina. Os mandados de busca e apreensão e prisão foram expedidos pelo Juízo da Vara Criminal de Capim Grosso. 



Homem é preso acusado de estuprar criança de oito anos

Foto: Ilustrativa

Um homem suspeito de estuprar uma criança de 8 anos foi preso em flagrante, por volta das 17h30, deste domingo (28), no bairro da Concórdia em Dias d’Ávila. Conforme informações da polícia Militar, o acusado foi encontrado numa casa, situada na Rua Luiza Borges, próximo a criança, que estava inquieta e sem roupas. Em depoimento a polícia, a mãe da criança confessou que tinha conhecimento da prática que ocorria repetidamente com autorização dos próprios pais e participação, em alguns momentos, do próprio pai da criança. Todos os envolvidos foram conduzidos à 18ª Delegacia Territorial de Camaçari. O acusado permanecerá custodiado à disposição da Justiça. Os pais responderão em liberdade. Quanto à vítima, o Conselho Tutelar foi acionado e retirou a tutela dos pais, devendo transferir provisoriamente a algum parente do casal. 



Bahia encerra mais de 17 mil postos de trabalho durante o mês de maio

Foto: Luciano Santos l 97News

Em maio de 2020, o estado ocupou a última posição em relação à geração de postos dentre os estados nordestinos e a 21ª dentre os estados brasileiros. Com a pandemia, a exceção do Acre, todos os estados fecharam postos. No Nordeste, a Bahia foi acompanhada pelo Ceará (-9.476 postos), Pernambuco (-6.952 postos), Sergipe (-3.410 postos), Paraíba (-3.405 postos), Piauí (-3.359 postos), Rio Grande do Norte (-3.027 postos), Alagoas (-2.372 postos) e Maranhão (-1.238 postos). Com exceção dos Serviços domésticos, que não registrou saldo, e da Administração pública, que totalizou saldo positivo de 1.305 postos, todos os outros segmentos contabilizaram saldos negativos no mês de maio de 2020: indústria geral (-4.834 postos), Comércio (-4.176 postos), alojamento e alimentação (-3.796 postos), Informação, comunicação e outras atividades (-2.159 postos), construção (-1.703 postos), transporte, armazenagem e correio (-1.278 postos), agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (-206 postos) e outros serviços (-186 postos). De acordo com a SEI, “analisando-se os dados referentes aos saldos de empregos distribuídos no estado em maio de 2020, constata-se perda de emprego na RMS e no interior. De forma mais precisa, na RMS foram fechados 7.435 postos e no interior 9.598 posições celetistas”. Quanto ao saldo de emprego acumulado no ano de 2020, enfatiza-se, novamente, na RMS (-30.613 postos) e no interior (-25.605 postos), o fechamento de postos de trabalho com carteira assinada. 



Bahia: Feminicídios cresceu em 150% no mês de maio

Foto: Arquivo l 97NEWS

Os casos de feminicídio cresceram em 150% na Bahia em maio, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) apontam que, entre os dias 1º e 31, foram registrados 15 feminicídios, contra seis em 2019. No total foram 15 casos na capital e no interior. Na capital, as vítimas eram jovens com idades entre 21 e 27 anos. O feminicídio costuma ser o ponto final de um ciclo de violência que começa com abusos psicológico e físico. Com a pandemia do coronavírus, as recomendações para ficar em casa e órgãos funcionando em atendimento remoto, muitas mulheres estão convivendo com seus agressores continuamente, o que impossibilita que a vítima denuncie o caso à polícia para tentar romper com esse ciclo da violência. Para a Secretaria de Políticas para Mulheres do Estado da Bahia (SPM-BA), esse é um dos fatores que explicam a subnotificação dos casos de violência contra mulher, desde o mês de março deste ano. As Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam) da Bahia tiveram quedas bruscas em todos os tipos de ocorrências registradas desde que as medidas de isolamento foram adotadas. Os boletins por tentativa feminicídio, por exemplo, foram os que tiveram maior decrescimento, comparados com 2019: - 78,6%. Entre março e junho do ano passado, as Deams do estado registraram 14 tentativas de feminicídio, o que já é um número baixo de denúncias. No mesmo período deste ano, o número diminuiu ainda mais: apenas seis casos foram registrados. Em comparação entre março e junho deste ano com o de 2019, a redução de denúncias por lesão corporal foi de 33,1%: 1.418 queixas registradas neste período ano passado contra 948 neste ano. As ocorrências por ameaça também caíram: de 2.893 em 2019, para 1.353 em 2020, um percentual de queda de 53,2%. As informações são do site G1.



Sesab explica acréscimo de 12 mil casos de Covid-19 no fim de semana na Bahia

Foto: Reprodução

No último fim de semana, o número de casos confirmados de coronavírus na Bahia sofreu um acréscimo de 12.073 infectados. O índice, divulgado no boletim da Secretaria de Saúde (Sesab), representa aproximadamente 20% do que o estado notificou entre o início da pandemia e sexta-feira (26). Apesar do impacto inicial que os dados causam, o secretário Fábio Vilas-Boas explicou, na manhã desta segunda-feira (29), que não houve um surto da Covid-19 nos últimos dias, mas sim uma atualização de casos que estavam represados, sem uma confirmação do município de origem. Fábio Vilas-Boas pontuou que dos 8.822 casos que entraram no boletim de sábado (27), 7.938 entraram na relação como parte da decisão da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) de limitar o prazo de validação dos municípios a 24 horas. O secretário afirmou que prefeituras de várias cidades notificavam o estado sobre um paciente com suspeita da Covid-19, mas, mesmo após semanas, não confirmavam se a pessoa realmente havia sido infectada pela doença. No domingo (28), a Sesab registrou 3.251 casos de coronavírus no estado. “Muitos municípios notificavam o sistema, mas não fechavam o caso, o que resultava em uma quantidade imensa de casos notificados que nunca eram confirmados. Nós desenvolvemos um sistema que já estávamos trabalhando há um mês que comparava a base de dados do Lacen, dos exames que tinham dado positivo, com a base de dados dos casos notificados. Limpamos grande parte desses casos", disse. Conforme apontou o secretário, o número de curados é, atualmente, superior ao de casos ativos no estado. O boletim do último domingo apontava 43.072 pessoas que se recuperaram da doença, enquanto 23.675 seguem infectadas. Outros 1.748 não resistiram e morreram em decorrência da Covid-19. Mesmo com o número de curados acima do de casos ativos, Vilas-Boas mantém o sinal de alerta ligado para alguns municípios, principalmente aqueles que flexibilizaram as atividades comerciais. As informações são do site G1.



Bahia registra 55 óbitos e 884 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Foto: Divulgação

O estado da Bahia registrou, nas últimas 24 horas, 55 óbitos e novas 884 infecções pelo novo coronavírus, segundo informações do mais recente boletim, divulgado no sábado (27), pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). De acordo com a pasta, também foram constatados 8.801 curados no mesmo período. Desde o início da pandemia na Bahia foram registrados 1.697 óbitos causados pela Covid-19. O estado também registra 65.244 pessoas infectadas, destas 39.993 curadas. Dos 417 municípios baianos, o novo coronavírus já está presente em 386 deles. 



TRE-BA é uma das cortes eleitorais mais produtivas do país, diz CNJ

Foto: Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) é o primeiro colocado em dois tópicos de produtividade estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) durante a pandemia. A informação foi divulgada no sábado (27), pela corte eleitoral baiana. Na 14ª semana de trabalho remoto, que corresponde ao período entre 15 e 21 de junho, o TRE-BA está em primeiro lugar no total de sentenças e acórdãos, tendo expedido 419 de um montante de 2.612. A Bahia também lidera as movimentações processuais neste período, com 17.382 serventias judiciárias de um total de 103. 374.