ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Homem é preso acusado de abusar da própria filha durante 5 anos em Salvador

Imagem Ilustrativa

Um homem foi preso por acusação de cometer sucessivos estupros contra sua própria filha de 16 anos, na quarta-feira (15), no bairro da Caixa D’Água, em Salvador. De acordo com Polícia Civil, investigadores da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca) localizaram o acusado na Liberdade, após denúncia da vítima. Segundo a Polícia Civil, a vítima sofria os abusos, desde os 11 anos, sempre na ausência da mãe. Ainda de acordo com a Polícia, o suspeito ameaçava a filha para não ser denunciado, contudo, após mais uma vez sofrer a violência, com apoio de familiares, ela procurou Delegacia do bairro. A garota foi encaminhada para os exames periciais e atendimentos psicológicos, em entidades da rede de proteção. O autor passou por exames de corpo de delito e está à disposição do Justiça.



Bahia tem maior taxa de analfabetismo do país em 2019, aponta IBGE

Foto: Reprodução

Um estudo divulgado na quarta-feira (15) pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) revela que a Bahia tem o maior número de analfabetos do país. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), em 2019, mais de 1,5 milhão de pessoas de 15 anos ou mais não sabiam ler nem escrever um bilhete simples, o que corresponde a 13% da população do estado. As informações são do site G1. Ainda de acordo com o IBGE, esse número é 2,8% maior que o verificado em 2018, e 3% superior ao de 2016. O estudo revela que o percentual de analfabetos é maior entre os mais velhos. Nove em cada 10 analfabetos têm 40 anos ou mais de idade (89%), e pouco mais da metade (54,8%) é de idosos (60 anos ou mais). Outro fator analisado na pesquisa é a desigualdade por raça ou cor. De acordo com a PNADC, na Bahia, a taxa de analfabetismo entre os que se declaram pretos ou pardos (13,5%) é superior a dos que se declaram brancos (10,4%). Essa diferença aumenta na população idosa: 39,2% dos pretos ou pardos com 60 anos ou mais de idade são analfabetos. O brancos somam 26,9%. Os dados da pesquisa também mostram que, em 2019, 704 mil adolescentes de 15 a 17 anos de idade frequentavam a escola, 35 mil a mais que em 2018. Ainda em relação a essa faixa de idade, 9 em cada 10 estão na escola, mas 4 em cada 10 não estão no ensino médio, nível em que deveriam estar cursando. Em relação aos adultos, em 2019, metade dos adultos baianos estudou até o ensino fundamental incompleto; apenas 1 em 10 havia concluído a universidade. No ano passado, 13% das mulheres estava na universidade. Os homens somavam 9%. A pesquisa do IBGE mostra, ainda, que, em 2019, 31% das crianças de 0 a 3 anos estavam em creche. E na faixa de 6 a 14 anos todos frequentam a escola.



Cartórios da Bahia passam a realizar serviços de regularização de CPF

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Atos de inscrição, alteração, consulta e emissão de segunda via de CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) agora podem ser feitos nos 852 Cartórios de Registro Civil do Estado da Bahia. O convênio firmado entre a Receita Federal do Brasil (RFB) e a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) tem como base a Lei Federal nº 13.484/17, que transformou os Cartórios de Registro Civil, presentes em todos os municípios e distritos do País, em Ofícios da Cidadania, podendo realizar parcerias com órgãos públicos para a solicitação e entrega de documentos de identificação. A novidade, que está em expansão para todos os estados, permitirá ao cidadão sair do Cartório já com o documento regularizado para sua utilização e, nos casos em que o sistema interligado com a Receita Federal apontar a necessidade de complementação do atendimento, o acompanhamento da situação poderá ser feito de forma online (aqui). Para fins de sustentabilidade dos serviços, os Cartórios de Registro Civil poderão cobrar do solicitante uma tarifa de conveniência no valor de R$ 7,00. Já os principais serviços feitos em Cartórios permanecem gratuitos: inscrição no CPF realizada no ato do registro de nascimento e cancelamento no caso de óbito.

 



Rui critica políticos que recomendam remédios para tratar Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governador Rui Costa (PT) criticou políticos que recomendam o uso de remédios para o tratamento do novo coronavírus. Em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (15), o petista falou sobre o assunto e alfinetou candidatos a prefeito e vereador que estariam orientando pacientes infectados pela Covid-19 a usarem medicamentos como Azitromicina, Ivermectina e Hidroxicloroquina. “Aqui não se valoriza mais a ciência. Aqui político quer passar remédio para o povo. Candidato a prefeito, vereador, quer distribuir remédio. Lembrando que os Estados Unidos proibiram a cloroquina porque está matando as pessoas do coração e candidato a vereador e a prefeito quer ficar distribuindo remédio para o povo. Eu fico impressionado porque eles não tomam. Podiam tomar um potinho daquele todo dia. Deviam virar e tomar, ao invés de querer dar para o povo sem nenhuma prescrição, sem nenhuma orientação”, afirmou. 

Foto: Reprodução

No Twitter, na terça (14), o governador também comentou sobre o caso. Em um vídeo, ele afirmou que esse assunto esteja em voga talvez “para esconder a ineficácia e a falta de vontade de adotar políticas públicas para salvar vidas humanas”. Na Bahia, a prefeitura de Itagi, ganhou os noticiários após criar o “Kit Covid” com medicamentos para tratar o coronavírus. Outro político que também é alvo constante das críticas do governador é o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que é entusiasta do uso da Hidroxicloroquina.



Bahia chega aos 110 mil casos e 2,5 mil mortes por Covid-19

Foto: Divulgação

A Bahia chegou aos 110.029 casos confirmados e 2.584 mortes causadas pelo coronavírus desde o início da pandemia segundo boletim divulgado na terça-feira (14). Nas últimas 24 horas a Secretaria da Saúde (Sesab) registrou 3.138 novos infectados e 49 óbitos. As informações constam no boletim da pasta.  No dia anterior, segunda-feira (13), o estado somava 106.891 casos confirmados e 2.535 óbitos. A Sesab informa que 82.151 já são considerados recuperados e 25.294 encontram-se ativos. Os casos confirmados ocorreram em 399 municípios baianos. O título da reportagem inicialmente trazia a informação de 3,1 mil óbitos, mas o dado foi atualizado. 



Bahia: Falso delegado da Polícia Federal suspeito de roubo é preso no interior

Foto: Divulgação l SSP/BA

Um homem, que não teve identidade revelada, apontado como falso delegada da Polícia Federal e suspeito de assaltar um estabelecimento comercial foi preso em flagrante na cidade de Paulo Afonso, no norte da Bahia. O caso ocorreu na última segunda-feira (13). De acordo com a Secretaria de segurança Pública (SSP-BA), durante uma abordagem o suspeito apresentou uma carteira funcional digital da Polícia Federal com um QR-CODE falso. Com o homem ainda foram apreendidas duas camisas falsas da Polícia Federal, uniformes camuflados, espingarda, duas réplicas de armas de fogo, um notebook e dois celulares roubados. O homem passou por exames de corpo e delito e segue a disposição da justiça.



Queimada atinge área de preservação ambiental em Luís Eduardo Magalhães

Foto: Divulgação l SSP/BA

Três incêndios em áreas de vegetação foram controlados por equipes do 2º Subgrupamento de Bombeiros Militar nesta segunda-feira (13) em Luís Eduardo Magalhães. As queimadas foram registradas nos bairros Florais, Jardim Paraíso 2 e Cidade Alta. No último caso, o fogo atingiu uma área de preservação ambiental e as labaredas chegaram à altura de mais de dois metros. Em todas as ocorrências, os bombeiros militares utilizaram técnicas de combate a incêndio florestal para debelar as chamas. Os dois primeiros incêndios se propagaram próximo a regiões habitadas mas, devido à precisão nas técnicas aplicadas e rapidez das ações dos militares, ninguém ficou ferido.



Mais 15 cidades da Bahia terão ‘Toque de recolher’; ao todo já são 77 cidades na lista do Decreto estadual

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Em Decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) na manhã desta terça-feira (14), o governador da Bahia, Rui Costa, além dos 62, incluiu mais 15 municípios que devem adotar medidas mais duras para barrar o crescimento da disseminação da Covid-19, o novo coronavíru. No total, já são 77 municípios com as restrições mais rígidas. A novidade é que, neste novo decreto desta terça-feira, Brumado foi incluso na lista das cidades com o "toque de recolher". No entanto, o documento também diz que o decreto "ratifica as medidas adotadas pelos Municípios que integram o anexo 3, na forma dos respectivos Decretos Municipais". Nesse caso, a administração municipal de Brumado é quem vai decidir se, decreta ou não, o toque de recolher. O documento trás restrições como: circulação de pessoas à noite, a restrição de atividades econômicas e a delimitação do horário de funcionamento dos serviços essenciais. Fica autorizado apenas o funcionamento dos serviços essenciais, e em especial as atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários à manutenção das atividades de saúde, as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde. O horário de funcionamento será das 5h às 17h. A alteração no decreto 19.829 estabelece medidas voltadas a três grupos distintos de municípios: Anexo 1, com 28 cidades: Anexo 2, com 25 cidades: Anexo 3, com 24 cidades, o que inclui a cidade de Brumado. Entre as medidas estão: toque de recolher das 18h às 05h, a partir desta segunda-feira (13) até as 24h do dia 19, próximo domingo, para os municípios dos anexos 1 e 2, em conformidade com as condições estabelecidas nos respectivos Decretos Municipais. A circulação noturna estará liberada apenas para ida a serviços de saúde ou farmácia, ou ainda em situações em que fique comprovada a urgência. Além disso, o decreto também ratifica as medidas adotadas pelos Municípios que integram o anexo 3, na forma dos respectivos Decretos Municipais. A Polícia Militar apoiará as medidas necessárias adotadas pelos Municípios, em conjunto com a Guarda Municipal. Os órgãos especiais vinculados à Secretaria da Segurança Pública observarão a incidência dos arts. 268 e 330 do Código Penal, nos casos de descumprimento do quanto disposto neste Decreto. Veja as publicações (aqui) e (aqui).



IPVA 2020 veículos do transporte escolar foi adiado para setembro de 2021

Foto: Luciano Santos l 97News

Responsáveis por vans e micro-ônibus utilizados para fazer transporte escolar em todo o território baiano não precisarão desembolsar o valor do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do exercício 2020. A novidade anunciada na segunda-feira (13), transfere o prazo final do pagamento da taxa para setembro de 2021 e foi motivada pela crise econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus. Desta forma, o pagamento fica prorrogado para até 30 de setembro de 2021, em cota única ou em três parcelas com vencimento em 30 de julho de 2021, 31 de agosto de 2021 e 30 de setembro do mesmo ano. Além de automóveis ligados à condução coletiva de escolares, estão contemplados veículos que fazem serviço de transporte interno turístico, desde que atendam aos requisitos regulamentares e estejam autorizados pelo órgão competente, e, ainda, carros utilizados em aulas de direção veicular, pertencentes a autoescolas.



Filha de vereador denuncia nas redes sociais agressões feitas pelo pai: 'Ele me deu vários murros'

Foto: Reprodução l Rede Social

A filha de um vereador denunciou no último domingo (12), através de postagem nas redes sociais, as agressões que sofreu do pai, que é presidente da Câmara de Vereadores de Campo Formoso, no norte da Bahia. Nas postagens, ela mostra um olho bastante ferido e as marcas pelo corpo. Ao site G1, Rafaella Carvalho, de 18 anos, contou que as agressão ocorreram após um comentário do homem sobre a faculdade dela. José Alberto Carvalho pai de Rafella, não quis falar sobre o assunto.  "Nós estávamos em uma roça do meu tio, que é bem distante, com a minha família, e ele falou para um amigo sobre a faculdade; disse que eu não conseguiria me formar. Eu fiquei muito chateada, como qualquer um ficaria, e comecei a chorar. Nisso, eu liguei para uma amiga ir me buscar porque eu não estava me sentindo bem, que queria ir para minha casa", contou. Por causa da situação, Rafaella contou que ligou para uma amiga e pediu para fosse buscá-la no local. Como a colega não sabia chegar até o povoado onde a jovem estava, Rafaella pediu ajuda para a madrasta. "Minha amiga ficou de me pegar em um povoado vizinho porque ela não sabia chegar onde estávamos. Então eu pedi para minha madrasta me levar. Ele não deixou. Eu pedi três vezes. Na terceira vez ele se irritou e me chamou para conversar. Ele me puxou pelo pescoço e me levou para o quarto já me agredindo", revelou. Ela conta que o pai dava muito murros nela e que usou uma sandália durante as agressões. "Quando ele me colocou no quarto, eu pedi calma para ele. Disse a ele que só estava chorando porque ele tinha me magoado. E ele então disse: 'Eu te magoei? Eu vou te magoar é agora'. Ele então começou a me bater, me agredir. Ele dizia que era um bom pai, que não deixou me faltar nada material. Ele me deu vários murros. Ele usou a sandália também, mas foi mais com a mão", disse. A jovem conta ainda que o pai sempre foi agressivo com a mãe. "Ele sempre agrediu minha mãe. Em 19 anos de casados, ele sempre batendo em minha mãe. Quando eu tinha 14 anos eles se separaram. Graças à Deus minha mãe se livrou. Se livrou entre aspas, porque ele continuava ameaçando ela. Minha mãe foi morar fora do Brasil com medida protetiva. Meu pai é perigoso. Ele é muito perigoso. Ele só não está preso porque a Justiça é falha. Eu sei que é", disse. Na manhã de segunda-feira (13), Rafaella registrou o caso na delegacia de Senhor do Bonfim. 

 



Secretário da Saúde critica distribuição de 'kit covid' com remédios controlados

Foto: Divulgação

Na manhã desta segunda-feira (13), o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, criticou a distribuição do quem vem sendo chamado de “kit covid” por algumas prefeituras da Bahia, com medicamentos como hidroxicloroquina e ivermectina. O secretário destacou que não existe comprovação científica da eficácia desses medicamentos no combate ao coronavírus. Ele alertou que, ao contrário do que alguns tem difundido, existem evidências de que os remédios podem fazer mal à saúde. Fábio Vilas-Boas ainda lembrou que essas medicações são controladas e só devem ser liberadas com receita.



Bahia: Homem é detido ao ir cumprimentar amigos em bar após testar positivo para Covid-19

Imagem ilustrativa - Foto: Luciano Santos

Um homem com diagnóstico positivo para o novo coronavírus foi detido na cidade de Laje, no Vale do Jequiriçá, na Bahia, após deixar o isolamento social e ir a um bar. Segundo informações do Blog do Valente, o paciente teria ido ao local encontrar com um grupo de amigos após o resultado do exame ficar pronto. Segundo a Polícia Militar, o homem tinha sido notificado após furar o isolamento, mas continuou cumprimentando pessoas na rua. Ele foi advertido e acompanhado até em casa pela PM. Nesta segunda-feira (13), ele terá que ir à delegacia para prestar esclarecimentos.



Bahia chegou a 105 mil casos e 2.483 mortes por coronavírus no domingo

Foto: Reprodução

Com mais 1.575 casos confirmados no domingo (12), a Bahia chegou a marca de 105.763 pessoas já infectadas pelo novo coronavírus. Desse total, 73.730 se recuperaram enquanto 29.550 ainda apresentam sintomas, os chamados "casos ativos". Outras 2.483 pessoas morreram em decorrência da Covid-19, 47 delas confirmadas no boletim divulgado hoje pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). O documento informa ainda que os casos confirmados ocorreram em 398 municípios baianos, a maior parte deles (41,08%) em Salvador. Diante desse cenário, a Bahia conta com 2.378 leitos no Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19. Com 1.546 pacientes internados, a taxa de ocupação atual é de 65%. Quanto aos leitos de UTI adulto, dos 926 disponíveis, 749 estão ocupados, o que representa uma taxa de ocupação de 81%. Atualmente, a situação mais crítica é a do Extremo Sul baiano, 100% dos leitos de UTI ocupados, seguida do Sul do estado, com 85%.



LEM: Homem é suspeito de agredir companheira e colocar fogo na casa

Foto: Whatsapp l 97NEWS

Um homem suspeito de agredir a companheira e colocar fogo na casa onde os dois moravam foi detido na cidade de Luís Eduardo Magalhães, na última quinta-feira (09). A mulher conseguiu fugir do local, mas o imóvel ficou totalmente destruído. Segundo informações da Polícia Militar, o homem teria brigado com a mulher após ela pedir o fim do relacionamento. Enquanto discutia com ela, ele teria a agredido e a deixado no local, no dia seguinte, retornou para começar o incêndio. O Corpo de Bombeiros também foi acionado e enquanto controlava as chamas, o homem retornou ao imóvel e foi detido pela polícia.



Embasa lança Agência Virtual com diversos serviços

Foto: Reprodução

Para oferecer mais comodidade e segurança aos seus usuários, em tempos de pandemia da Covid-19, a Embasa disponibilizou na Agência Virtual (veja) a opção de pagamento da conta de água/esgoto utilizando o cartão de crédito das principais bandeiras ou o cartão de débito Caixa Elo Auxílio Emergencial. É mais uma facilidade para o pagamento da fatura sem sair de casa. O pagamento pelo crédito pode ser realizado em até 12 vezes, sendo que uma taxa pelo parcelamento será cobrada pela operadora de cartão. Caso as contas estejam vencidas, a cobrança das devidas atualizações, multas e juros pelo atraso somente será realizada na próxima conta a ser faturada. Para utilizar o cartão virtual de débito Caixa Elo Auxílio Emergencial, é necessário ter o número do cartão, que pode ser emitido pelo aplicativo da Caixa Econômica Federal. Em decorrência da pandemia do Covid-19, atualmente o atendimento presencial da Embasa está interrompido em sua área de atuação no estado. Nesse período, os serviços podem ser solicitados pelo 0800 0555 195, pela Agência Virtual ou pelo App Embasa.



Hemoba tem estoque crítico de bolsas de sangue por causa de queda nas doações

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Por causa da pandemia da Covid-19, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) registrou queda no número de doadores de sangue em todas as unidades de coleta da Bahia. O estoque de bolsas de sangue de praticamente todos os tipos sanguíneos está em nível crítico. Antes das medidas de distanciamento social, as 24 unidades da Hemoba chegavam a receber cerca de 12 mil candidatos a doação por mês, tendo uma média de 10 mil bolsas de sangue coletadas. Atualmente, o número de candidatos mensal caiu para 10 mil e o de bolsas coletadas para sete mil. Mesmo diante da redução no número de doadores, o estado está vivendo um momento de crescimento nas demandas de transfusões. A Hemoba informou que adotou medidas preventivas para atender os voluntários a doação de sangue. Logo na entrada das unidades, há medição de temperatura corporal dos doadores. Na sala de espera, as cadeiras foram isoladas para evitar o contato próximo entre as pessoas. Já na sala de coleta, as poltronas estão distanciadas por mais de um metro e são higienizadas após cada doação. Os doadores podem marcar horário de atendimento por meio do site da Hemoba, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (71) 3116-5643. Para doar sangue, o voluntário precisa se apresentar em uma das unidades, usando máscara e portando documento original com foto, além de ter entre 16 e 69 anos de idade. Apesar de as indicações de idade do doador não terem sido alteradas, é recomendado que pessoas com mais de 60 anos permaneçam em casa. O candidato também deve pesar acima de 50 kg, estar bem descansado e alimentado, não fumar por, pelo menos, duas horas antes da doação e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Quem estiver gripado, resfriado ou com suspeita da Covid-19 não pode doar sangue temporariamente. Caso o voluntário tenha contraído o vírus, só poderá doar sangue 30 dias após recuperação completa. Se tiver contato com alguém que está com sintomas da doença, é preciso esperar 14 dias após o último dia de contato.



Cerca de meia tonelada de maconha é apreendida em Campo Formoso e Curaçá

Foto: Divulgação l SSP/BA

Cerca de meia tonelada de maconha foi apreendida, na última quarta-feira (8), em ações da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga e da 54ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Campo Formoso). Um homem terminou capturado e outro suspeito foi morto em confronto. Os casos ocorreram nos municípios de Curaçá e Campo Formoso. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), em Curaçá, na localidade de Fazenda Altos, a Cipe Caatinga localizou uma plantação com 500 pés de maconha em uma propriedade rural. No local também foram encontrados 171 quilos da droga pronta para consumo, sete quilos de semente e um motor. Segundo a PM, o dono da propriedade foi encaminhado à Delegacia de Curaçá. Em depoimento, ele revelou que havia arrendado a terra por R$ 7 mil para outra pessoa plantar e sabia que o cultivo era de maconha. O suspeito segue à disposição da Justiça. Além disso, em outro flagrante, guarnições apreenderam 375 quilos de maconha em um assentamento, na localidade de Tuiutiba, zona rural de Campo Formoso. Um criminoso, com passagem por estelionato, percebeu a presença policial e atirou contra a equipe. Ele acabou ferido e não resistiu. Com ele foram apreendidos um revólver calibre 22 e munições.

 



Rui diz que cidades com aumento de casos da Covid-19 terão medidas mais duras de restrição

Foto: Reprodução

O governo da Bahia irá definir, nesta sexta-feira (10), medidas mais duras de restrição para diversas cidades baianas que vêm apresentando um crescimento acentuado no número de casos da Covid-19 nos últimos dias. A informação foi dada pelo governador Rui Costa, no início da noite de quinta-feira (09), durante uma transmissão ao vivo para atualizar os números da doença no estado. O governador reafirmou os encontros virtuais que tem realizado com os prefeitos das cidades baianas, sendo 60 nas últimas horas. A ideia é alinhar medidas para contenção do novo coronavírus nessas cidades. “Estou extremamente preocupado com o crescimento de casos registrado em alguns municípios baianos. A maior parte dos prefeitos apontou como causa os festejos juninos, já que muitas pessoas que moram no interior em sítios, fazendas ou mesmo casas fizeram festas que contaram com a participação de parentes de outras cidades e até de outros estados”, explicou Rui.


 

 



86% das prefeituras baianas estão irregulares na transparência dos gastos com Covid-19, aponta TCM

Foto: Reprodução

A maioria das prefeituras baianas não cumprem as exigências legais para dar transparência aos gastos que estão sendo realizados para o combate da pandemia da Covid-19, diz relatório do Tribunal de Contas do Município. Segundo o levantamento, gestores de 86% dos municípios baianos não estão permitindo aos cidadãos o controle e a fiscalização sobre os recursos públicos que estão sendo empregados nas ações de controle da disseminação da doença. Apenas 16 prefeituras, ou seja, 4% do total, têm cumprido plenamente o dever de informar sobre os gastos realizados contra a pandemia, de acordo com levantamento realizado pelo TCM da Bahia, após análise das informações apresentadas nos sites oficiais das prefeituras. O resultado do levantamento foi apresentado nesta quinta-feira (09/07) pelo presidente do TCM, conselheiro Plínio Carneiro Filho, que manifestou preocupação e alertou os prefeitos e demais gestores municipais para que promovam o mais rápido possível as adequações necessárias, visando “o cumprimento dos requisitos mínimos exigidos pela Lei de Acesso à Informação e pela Lei 13.979/2020, que dispõe sobre as medidas de enfrentamento da emergência na saúde pública”. Segundo os técnicos do TCM que fizeram o levantamento dentre os aspectos que ensejaram o descumprimento dos dispositivos legais destacam-se sites desatualizados e ausência de acessibilidade, entre outros.



Bahia tem mais de 3.500 novos casos de Covid-19 em 24h

Foto: Divulgação

A Bahia registrou 3.582 novos casos de Covid-19 e 61 mortes por causa da doença, nas últimas 24 horas, segundo informações divulgadas no último boletim da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), na noite de quarta-feira (8). Com isso, a Bahia chega a 95.536 casos confirmados de Covid-19 e 2.277 mortes, desde o início da pandemia. De acordo com a Sesab, a taxa de crescimento no número de casos, nas últimas 24 horas, foi de +3,9% e +2,8% no número de mortes. Até o momento, segundo a Sesab, 66.550 pessoas que foram contaminadas pelo novo coronavírus no estado já se recuperaram. Outras 26.609 estão com o vírus ativo, ou seja, podem transmitir para outras pessoas. As confirmações ocorreram em 393 municípios do estado. O boletim também contabiliza 190.364 casos descartados e 94.539 em investigação. Na Bahia, 10.561 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.