ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Bahia registra aumento no número de casos ativos da Covid-19, aponta boletim

Foto: Reprodução

O número de casos ativos da Covid-19 na Bahia teve alta neste sábado (7). De acordo com boletim divulgado pela secretaria de saúde do estado, são o total de casos ativos é de 6.067. Ao todo já foram 362.563 pessoas infectadas, com 22 novos óbitos e total de 7.776 mortes por conta do novo coronavírus. Entre os casos confirmados, ocorreram em 417 municípios baianos.



Polícia prende maior produtor de maconha da Bahia

Foto: Divulgação l SSP-BA

Um homem considerado com o maior produtor de maconha do centro-norte da Bahia foi preso no último sábado (7), em Jacobina. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-Ba), o produtor estava foragido há três anos. A identidade não foi revelada pela pasta. Segundo a SSP, a descoberta do paradeiro do home foi feita através de ações de inteligência realizadas por policiais civis da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Irecê. Os policiais montaram uma campana na feira livre de Jacobina, e os investigadores, disfarçados de consumidores, efetuaram a prisão do homem. A pasta diz que o homem é um dos fundadores de uma facção com atuações nos bairros de Nordestes de Amaralina e Cosme de Farias, em Salvador, além das cidades de Feira de Santana, Xique-Xique, Jacobina e Irecê. O produtor de maconha foi apresentado na Delegacia de Irecê, onde o mandado de prisão expedido pela Comarca de Salvador foi cumprido. 



Mãe de Jotinha é internada com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus

Foto: Reprodução l Rede Social

A mãe do humorista Jotinha, falecido na quinta-feira (5) vítima da Covid-19, foi internada em um hospital do município de Elísio Medrado, no Vale do Jiquiriçá, com suspeita de ter contraído a mesma doença que matou o filho, conforme informações da TV Bahia. Teresinha Cézar tem 88 anos e morava com seu filho quando ele foi contaminado pelo novo coronavírus. Entretanto, não há mais informações acerca do estado de saúde da mãe do humorista. O corpo de Jotinha foi enterrado sob aplausos, na sexta (6), em Elísio Medrado, após uma grande carreata que acompanhou o transporte do caixão até o cemitério da cidade.



Coelba é condenada a indenizar em R$ 900 mil seis filhas de mulher que morreu eletrocutada

Foto: Divulgação

A Coelba foi condenada a indenizar as seis filhas de uma mulher que morreu eletrocutada no ano de 2014, em Valente, na região sisaleira da Bahia, quando saía de casa. Cada filha da vítima será indenizada em R$ 150 mil por danos morais diante do acidente, totalizando R$ 900 mil. Segundo a ação, a idosa de 82 anos, ao sair de casa, foi surpreendida com a queda de um fio de alta tensão da Coelba, que se rompeu e a atingiu. Ela chegou a ser levada para o hospital, mas faleceu dias depois, por congestão polivisceral decorrente de eletropressão. A indenização foi proferida pelo juízo de 1º grau, mas a Coelba recorreu sob o argumento de que não tem responsabilidade no acidente. O recurso foi relatado pelo desembargador Salomão Resedá, da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). 

Segundo o desembargador, ficou comprovada nos autos a conduta omissiva da Coelba nos reparos da rede de eletricidade, e que o dano o atestado de óbito “não deixa dúvidas sobre a causa da morte da vítima, decorrente de descarga elétrica, não existindo nada nos autos que afaste a conclusão do mencionado documento, sendo que o ato ilícito, por sua vez, encontra respaldado na prova testemunhal, uníssona ao demonstrar que a fiação de energia caiu no chão energizada”. O relator reforçou que as provas colhidas nos autos demonstram que o acidente ocorreu com a saída da idosa de casa, em circunstâncias normais e cotidianas, “de modo que, se a rede elétrica estivesse adequadamente fixada no poste, não teria ocorrido o acidente que matou a vítima, não tendo como falar-se em caso fortuito ou de força maior, vez que não consta nos autos nenhum elemento probatório dando conta que no dia do acidente tenha ocorrido chuvas ou ventos anormais”. Testemunhas afirmaram que somente após o acidente houve substituição da rede local, já antiga. Resedá reforçou que houve omissão pela falta de manutenção dos fios e do poste da rede elétrica, representando falha na prestação de serviço, “fato que resultou na morte da vítima, por descarga elétrica, quando o cabo rompeu-se e atingiu-a na região dorsal e membros inferiores, sendo arremessada ao chão subitamente”. Apesar de reconhecer o direito de indenização por danos morais das famílias pela dor da perda de um ente querido, o 4ª Câmara Cível do TJ-BA negou o pedido de pagamento de pensão vitalícia às filhas da vítima, pois a genitora já estava com 82 anos de vida, e a filha mais nova tem 46 anos de idade, todas com capacidade para o trabalho.  

CONTINUE LENDO


Pai do cantor Léo Santana morre em Salvador

Foto: Reprodução l Rede Social

O pai do cantor Léo Santana, Lourival Cupertino de Santana, teve um infarto fulminante e morreu na noite da última quinta feira (5), aos 68 anos, em Salvador. A informação foi confirmada pela assessoria do cantor ao site G1. De acordo com a assessoria, Lourival, que deixa esposa, três filhos e um neto, faleceu por volta da 23h, na casa onde morava. O sepultamento será nesta sexta-feira (6) restrito à família, seguindo as normas de segurança por causa da pandemia. A assessoria não informou o local e horário do enterro.



Siamesas que nasceram em maternidade de Salvador passam por cirurgia de separação

Foto: Reprodução

As gêmeas siamesas que nasceram na Maternidade de Referência José Maria de Magalhães Netto, em Salvador, passaram pela cirurgia de separação na noite de quinta-feira (5). O procedimento foi finalizado por volta das 3h03 desta sexta-feira (6). Elas seguem em observação. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), apesar da cirurgia ter ocorrido bem, são bebês que têm uma condição de saúde grave. Inicialmente, a previsão era de que o procedimento fosse feito dentro de um mês, mas precisou ser antecipada após piora no estado de saúde de uma das irmãs. O procedimento foi feito por Célia Britto, cirurgiã da maternidade, e também pelo cirurgião pediátrico de Goiás Zacharias Calil. Ao G1, o médico informou na quinta-feira (5) que ficou ciente da piora no estado de saúde de uma das meninas, que nasceu com cardiopatia e precisou vir à Bahia para adiantar o procedimento. As bebês nasceram no dia 29 de outubro. Na ocasião, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) explicou que, na avaliação preliminar, as gêmeas siamesas estavam interligadas pelo fígado.

 



Instituto de meteorologia alerta para perigo de chuvas intensas e ventos de até 100 km/h na Região Sudoeste

Foto: Luciano Santos l 97News

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para o perigo de chuvas intensas para várias cidades da Bahia entre os dias 04 e 05 de novembro. O aviso chama atenção para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. De acordo com o Inmet, o perigo é para as áreas da Chapada Diamantina, para as regiões norte, nordeste, oeste, sudoeste e sul da Bahia. A previsão de volume de chuva é entre 30 e 60 mm por hora. Ventos intensos entre 60 e 100 km por hora também devem ser registrados. Em Salvador, o dia segue nublado, com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas. O governo da Bahia decretou situação de emergência em nove cidades do estado que foram afetados por causa de chuvas intensas. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de quarta-feira e valerá pelo prazo de 90 dias. Antes do decreto estadual, algumas cidades já tinham reconhecido a situação. Algumas chegaram a decretar estado de calamidade, mas o superintendente estadual da Defesa Civil explicou que as cidades que decretaram calamidade pública precisaram fazer a revogação, já que calamidade pública está atrelado a desastres que também envolvem mortes, o que não ocorreu nas cidades baianas.



Bahia: Governador declara emergência em 9 cidades afetadas por chuvas

Foto: Luciano Santos l 97News

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), declarou, na terça-feira (3), situação de emergência em nove municípios da Bahia afetados pelas fortes chuvas que atingem parte do estado. De acordo com o governo estadual, o decreto será publicado hoje (4) no diário oficial, e será válido para as seguintes cidades: Almadina, Coaraci, Ibicaraí, Ibicuí, Irecê, Itabuna, João Dourado, Juazeiro e Lapão. A medida terá validade de 90 dias. De acordo com o decreto, "fica autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais, no âmbito das suas competências, para envidar esforços no intuito de apoiar as ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução".



Criança de 6 anos e jovem de 23 são assassinados após discussão familiar em Ibicoara

Foto: Divulgação

Lucas de Araújo Barreto, 23 anos e Genivaldo da Cruz Santos, de apenas seis anos, foram assassinados após uma briga familiar, na noite da última segunda-feira (2), no bairro Renascer, no distrito de Cascavel, zona rural de Ibicoara, Chapada Diamantina. Segundo informações da Polícia Civil, quatro tiros foram deflagrados. O suspeito do crime é o irmão de uma das vítimas. Ele estava detido em São Paulo e havia chegado na região há cerca dois meses. A polícia realiza diligências em toda cidade, na tentativa de prender o suspeito. Os irmãos teriam discutido anteriormente por causa de uma moto. Outra criança, de 13 anos, também foi ferida pelos disparos, mas foi socorrida e encaminhada ao posto de saúde do distrito, estando fora de perigo. Os corpos das vítimas fatais foram levados ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado.



Bahia teve a maior alta no preço do leite em outubro

Foto: Reprodução

O preço do leite captado em setembro e pago ao produtor em outubro avançou por mais um mês, renovando o recorde real da série histórica do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). De acordo com pesquisas, a “Média Brasil” líquida de outubro teve alta de 1,25%, chegando a R$ 2,15 o litro. A maior alta foi registrada na Bahia, onde a elevação chegou a 6,4%. Em Goiás e Minas Gerais, a valorização de setembro para outubro se limitou a 0,1%, em São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, as altas estiveram entre 3 e 4,5%. O avanço no preço é explicado pela maior concorrência das indústrias de laticínios pela compra de matéria-prima naquele mês, já que a produção de leite seguiu limitada e abaixo das expectativas dos agentes. Ao mesmo tempo, a demanda por lácteos permaneceu elevada. Os valores do preço do leite são 53,6% maiores que o registrado no mesmo mês do ano passado, em termos reais. Com isso, o preço do leite no campo registra alta real acumulada de 57,4% desde o início deste ano.



Chuva deixa carros quase submersos em Irecê e água invade hospital e delegacia

Foto: Reprodução l Vídeo

As chuvas que caíram em Irecê, no Centro Norte baiano, na noite de segunda-feira (2) causou diversos alagamentos. Em vídeos compartilhados na rede social dá para ver que alguns carros quase ficaram submersos devido ao volume de água. Segundo o site Bahia Notícias, há relatos de que a água também invadiu parte do Hospital Regional e da Delegacia da Polícia Civil. Conforme o site, um pluviômetro chegou a marcar 150 milímetros de chuva. Moradores também tiveram prejuízo devido ao temporal. Até o momento não foi informado se há desabrigados, além dos prejuízos causados. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, há 80% de chances de chover novamente nesta terça-feira (3) e quarta-feira (4). 



Secretário de Saúde da Bahia diz que Brasil ainda não vive uma segunda onda

Foto: Luciano Santos l 97News

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, reclamou dos eventos políticos do Estado que têm causado aglomerações e aumento da taxa de contágio da Covid-19. “Os eventos reúnem centenas de pessoas aglomeradas, sem que haja a devida atenção às regras sanitárias recomendadas”, disse o secretário, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo. Para ele, o Tribunal Regional Eleitoral deveria proibir aglomerações presenciais, exceto carreatas. Ele diz que o país não vive segunda onda ainda, mas uma “maré alta”.



Começou neste domingo (1º), a segunda etapa de vacinação contra aftosa

Foto: Luciano Santos l 97News

A segunda etapa de vacinação contra aftosa para bovinos e bubalinos de até dois anos de idade pode ser feita a partir deste domingo (1°). Segundo a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), a meta é imunizar 3,3 milhões de animais no estado nessa fase. Caso o produtor não vacine nem declare os animais, ele fica proibido de vender ou transportar o rebanho. Devido à pandemia e para evitar aglomerações, o produtor pode realizar a declaração da vacina pela internet, no site da Adab, ou nas lojas de revenda de produtos agrícolas e sindicatos rurais. A primeira etapa da vacinação, feita no primeiro semestre deste ano, atingiu 93,65% de imunização do rebanho de todas as faixas etárias. Foram vacinados cerca de 10 milhões de animais em 240 mil propriedades do estado.



TRE-BA lança canal para denúncias de aglomeração nas eleições

Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) lançou no sábado (31), o Disque-Aglomeração exclusivo para denúncias ligadas à concentração de pessoas em atos de campanha eleitoral em municípios do estado. O serviço funcionará todos os dias, das 9h às 24h, por meio do número (71) 3373-9000. O canal é coordenado pela equipe do Plano Integrado de Segurança - Eleições 2020, liderado pela juíza da 18ª Zona Eleitoral, Isabella Lago, e conta, também, com o assessor de Segurança e Transporte do Tribunal, Coronel Wilson Dutra. Conforme prevê a Resolução Administrativa Nº 37/2020, a juíza Isabella Lago poderá exercer o poder de polícia em todos os municípios da Bahia. 



Baiana de 18 anos dá à luz gêmeas siamesas; gêmeas estão interligadas pelo fígado

Foto: Divulgação

Na última quinta-feira (29), uma jovem de 18 anos deu à luz gêmeas siamesas, na Maternidade José Maria de Magalhães Netto, em Salvador. A informação foi divulgada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). A jovem é moradora da Capital Baiana. Ela e os bebês estão clinicamente bem e respiram sem a necessidade de respiradores. A Sesab explicou ainda que, na avaliação preliminar, as gêmeas siamesas estão interligadas apenas pelo fígado. No entanto, exames complementares serão feitos para confirmar a suspeita. A cirurgia de separação deve ocorrer dentro de um mês, na própria maternidade, por um especialista de Goiás. A necessidade da espera é para que as bebês ganhem mais peso e tenham evolução da maturidade pulmonar, além de ser o período de conclusão dos exames.



Estado autoriza retorno das aulas em faculdades a partir do dia 3 de novembro

Foto: Luciano Santos l 97News

O Governo do Estado publicará no Diário Oficial, desta sexta-feira (30), a revogação do Decreto n° 19.586, autorizando a retomada das atividades letivas nas unidades de Ensino Superior públicas e particulares, na Bahia, a partir do dia 3 de novembro. A decisão foi tomada considerando a redução dos índices de contaminação pelo novo Coronavírus no Estado e leva em conta, ainda, a efetividade das ações de prevenção e combate à Covid -19, além de estabelecer protocolos de segurança homologados pelo Poder Executivo Estadual. Caberá a cada instituição estabelecer o seu calendário de retorno às aulas, desde que os protocolos estejam devidamente implementados. Os protocolos objetivam padronizar, sistematizar e normatizar o procedimento de retorno às atividades e aulas e orientam estudantes, professores, colaboradores, pais, responsáveis, prestadores de serviço e visitantes sobre a execução do processo, de modo a assegurar a integridade e a saúde dos mesmos, conforme recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Cada instituição deverá seguir as orientações, conforme a infraestrutura e a capacidade de cada uma. Dentre as orientações gerais, estão os protocolos quanto à recomendação para a higienização, por turno, das áreas de uso frequente, como por exemplo, corredores, elevadores, maçanetas, relógio de ponto, portas, pisos, bibliotecas, laboratórios, parques, estacionamentos, salas de aula e salas administrativas. Neste sentido, orienta-se também para que seja garantido o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas, inclusive nas salas de aulas, onde a ocupação máxima não deve ultrapassar os 50% de sua capacidade. Os alunos, trabalhadores, professores, pais e responsáveis, visitantes e prestadores de serviços deverão utilizar, obrigatoriamente, a máscaras para acessar e permanecer nas instituições, que deverão fiscalizar a sua utilização, que só será dispensada em casos específicos, como o de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 



Governo avalia dar férias coletivas a professores em novembro

Foto: Divulgação

O governador Rui Costa afirmou na manhã desta quinta-feira (29) que está avaliando a possibilidade de dar férias coletivas aos professores da rede estadual. De acordo com o gestor, existe uma possibilidade das aulas presenciais do ensino médio retornarem no mês de dezembro. Rui ainda comentou sobre o retorno das aulas presenciais nas universidades, onde cada instituição irá ajustar o seu calendário de retorno. “Cada universidade vai realizar seu calendário de retorno, por isso liberamos o nível superior e vamos aguardar um pouco para voltar o ensino médio e depois o ensino fundamental. Nós estamos avaliando, em colocar os professores em férias coletivas agora em novembro, para que mais na frente possamos seguir direto com as aulas. Se as condições forem boas, podemos voltar em dezembro ou janeiro e levar direito”, afirmou. O governador explicou que pediu à Procuradoria-Geral do Estado um parecer sobre o assunto.



Grávida de gêmeos, adolescente de 15 anos é assassinada a facadas pelo namorado

Foto: Reprodução l TV Bahia

Uma adolescente de 15 anos foi morta pelo namorado com uma facada no pescoço, no distrito de Ubatã, em Mucuri, extremo sul baiano. Emanuele Moreira da Conceição estava grávida de gêmeos e no momento do ataque segurava a filha de um ano colo. A adolescente chegou a receber atendimento do Samu, mas morreu no local. A criança teve um ferimentos graves na perna, foi socorrida a uma unidade de saúde e liberada. Também ficou ferida a mãe da jovem, que tentou salvar a filha e a neta. O crime aconteceu na noite da última segunda-feira (26). O autor do crime, que não teve a identidade revelada, está foragido. De acordo com a mãe de Emanuele, que presenciou o fato, o namorado teria ficado revoltado porque ela saiu de casa. "Eu tentei socorrer, mas não consegui. Ele tentou dar em mim também. Como eu estava com a bebê na frente, as facadas agarram todas nas perninhas da bebê", disse Maria Aparecida, que foi ferida na barriga. A Polícia Militar informou que uma equipe da 89ª Companhia Independente (CIPM) foi acionada por volta das 20h30, após denúncia de que uma menina havia sido vítima de golpes de arma branca. O corpo de Emanuele foi enterrado na quarta-feira (28). 



Amargosa: Novo tremor em distrito assusta moradores na noite de terça-feira (27)

Foto: Reprodução l Criativa Online

Um novo tremor foi sentido por moradores de Amargosa, no Recôncavo, na noite desta terça-feira (27). O abalo foi registrado na localidade de Corta-Mão às 22h03 e chegou à magnitude de 1,8. Segundo a Defesa Civil do Estado [Sudec], o tremor foi o mais forte após a sequência de fenômenos entre o final de agosto e início de setembro registrado em 43 cidades das regiões do Recôncavo, Vale do Jiquiriçá e Baixo Sul. Conforme Paulo Luz, superintendente da Sudec, apesar de a magnitude ter sido baixa, a intensidade do tremor da noite desta terça foi considerada média, o bastante para assustar moradores. Luz diz que o fato preocupa devido à inversão da tendência que era de tremores de baixa intensidade. De acordo com o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que monitora a região, do dia 30 de agosto, quando começaram os tremores, até esta terça já ocorreram mais de 400 abalos sísmicos, 41 destes só nos últimos três dias. O epicentro dos tremores fica a 1 quilômetro de profundidade do distrito de Corta-Mão.



Taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 volta a subir e chega a 55% na Bahia

Foto: Reprodução

A atualização da taxa de ocupação de leitos de UTI para o tratamento de pacientes com quadro grave da Covid-19 aumentou 5% entre esta segunda (26) e terça-feira (27). Com a variação,  55% das unidades estão ocupadas, de acordo com boletim atualizado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Também houve uma elevação no número de casos ativos da doença, após leve oscilação. Dos 347.721 casos de infecções registradas no estado, 7.156 são considerados ativos.  Nas últimas 24h foram registradas 1.772 novas ocorrências positivas da doença. O número de óbitos registrado no mesmo período é de 22. O total acumulado é de 7.519.  Os novos casos confirmados ocorreram em 417 municípios baiano.