ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Pediatra é assassinado dentro de consultório no oeste da Bahia

Foto: Reprodução l Vídeo

Um médico pediatra foi assassinado na manhã desta quinta-feira (23), enquanto realizava atendimentos em sua clínica no município de Barra, no oeste da Bahia. Em vídeo da câmera de segurança da clínica, é possível ver um homem com capacete entrando no estabelecimento e indo direto para a sala de atendimento. Pouco tempo depois, as pessoas na sala de espera se assustam e correm. Ainda após um momento, uma mulher sai da sala carregando uma criança. De acordo com informações do G1, a vítima foi identificada como Júlio César de Queiroz Teixeira, 44 anos. O médico também prestava serviços como clínico geral. Segundo a polícia, um paciente havia saído do consultório quando o suspeito entrou e disparou várias vezes contra o médico. Um dos tiros atingiu a cabeça de Júlio César. 



Colisão entre ônibus que seguia para Abaíra e veículo de passeio deixa mortos e feridos

Foto: Divulgação

Uma colisão frontal entre um ônibus que seguia para a cidade de Abaíra, na Chapada Diamantina e um veículo de passeio deixou quatro mortos e 16 feridos na MGC-122, zona rural de Francisco Sá (MG). O acidente aconteceu na última terça-feira (21). O ônibus havia saído de Osasco (SP) e transportava 41 passageiros. A suspeita da Polícia Rodoviária é de que o condutor do carro perdeu o controle da direção e invadiu a contramão. Conforme o Corpo de Bombeiros, as quatro pessoas que morreram estavam no automóvel e eram de Macaúbas (BA). As vítimas, um homem de 39 anos, o motorista, e três pessoas do sexo feminino, sendo uma de 27, outra 29 e uma idosa de 90 anos. As mulheres foram arremessadas para fora do veículo e o motorista ficou preso às ferragens. Cerca de 16 pessoas foram levadas para hospitais do Norte de Minas Gerais. 

Foto: Divulgação

De acordo com o Samu, o motorista do ônibus e um passageiro, que estavam mais graves, foram socorridos para a Santa Casa de Montes Claros. O primeiro apresentava fraturas, um corte na cabeça e trauma abdominal. Já o segundo teve traumatismo cranioencefálico. As causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil. Após ir no local, o chefe de fiscalização do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) constatou que a empresa de ônibus tinha autorização para fazer o transporte de passageiros. A empresa providenciou um outro veículo e as pessoas que não se feriram seguiram viagem para a região chapadeira.



Bahia: Governo nomeia 39 investigadores da Polícia Civil e anuncia convocação de mais 171 professores

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governo da Bahia publicou no Diário Oficial de quarta-feira (22) a nomeação de 39 novos investigadores da Polícia Civil baiana. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa na terça-feira (21). Esta é a terceira e última nomeação para a Polícia Civil referente ao último concurso público do órgão.  O decreto poderá ser consultado no Diário Oficial do Estado (DOE) e no Portal do Servidor (veja aqui). O governador também anunciou que serão convocados, ainda esta semana, mais 150 professores da Educação Básica e 21 professores indígenas pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).



Governo da Bahia aumenta público de eventos para 1,1 mil pessoas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Bahia está autorizada a realizar eventos com público de até 1.100 pessoas. Em decreto publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (22), o governador Rui Costa estabelece ainda que a medida é válida até o dia 1º de outubro. Eventos com venda de ingressos também estão liberados. A autorização é válida para eventos como casamentos, eventos rurais, em locais públicos ou privados, circos, parques de exposições, formatura, feiras, passeatas e afins. O decreto também é válido para zoológicos, parque de diversões, museus e teatros.



Números de Covid na Bahia não são divulgados por falha no sistema do governo federal

Foto: Divulgação

Uma instabilidade na plataforma e-SUS Notifica, do Ministério da Saúde, que realiza o registro dos casos ambulatoriais da Covid-19 no Brasil, impossibilitou que a Bahia tivesse acesso aos dados das últimas 24 horas nesta terça-feira (21). Essa é uma falha recorrente desde o lançamento da nova versão em 8 de setembro de 2021. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), diversas tentativas para a extração de dados foram realizadas sem que houvesse sucesso na operação. As equipes de tecnologia da Sesab e da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), bem como da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Divep) contactaram o Ministério da Saúde, mas até o momento não houve restabelecimento da conexão. A pasta afirma que assim que ocorrer o restabelecimento da conexão com o sistema ministerial, disponibilizará para acesso público, a base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus.



Mais de 600 mil doses de vacinas serão distribuídas na Bahia nesta terça

Foto: Divulgação

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) distribui nesta terça-feira (21) mais 625.100 doses de imunizantes dos fabricantes Pfizer/BioNtech, Oxford/ AstraZeneca e Janssen. Os lotes contendo 168.000 doses de AstraZeneca e 800 doses de Janssen chegaram na segunda (20) em Salvador, às 14h05 e 11h40, respectivamente. Já no domingo(19), foi recebida uma remessa do imunizante da Pfizer, com mais 456.300 doses. Com estas novas cargas, a Bahia chegará ao total de 18.856.608 doses de vacinas recebidas, sendo 6.793.918 da Sinovac/Coronavac; 7.014.830 da Oxford/AstraZeneca; 4.785.960 da Pfizer e 261.900 da Janssen.



Novas chamas atingem Chapada Diamantina entre Mucugê e Lençóis

Foto: Reprodução l Rede Social

Mais uma área de mata foi atingida por chamas nesta segunda-feira (20), na Chapada Diamantina. O novo foco foi observado no início da BA-142, entre Mucugê e Lençóis. O estado enfrenta uma temporada de incêndios, com outros nove pontos monitorados atualmente pelo Corpo de Bombeiros. Com o tempo muito seco e sem ventos, o fogo atingiu uma área grande da mata da região, zona turística. Espaços devastados, com cinzas, perderam as vegetações antes presentes no local, e uma fumaça, causada pelas queimadas, se espalham pela região. Os outros focos, alvos da Operação Florestal Bahia 2021, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-Ba), são Luís Eduardo Magalhães, Morpará, Oliveira dos Brejinhos, Mulungu do Morro e Seabra, em situação controlada. Outros municípios, onde o fogo ainda está ativo, com combate realizado pelos bombeiros são Campo Alegre de Lourdes, Baianópolis, Lençóis e Barreiras.



Em carta, governadores desmentem Bolsonaro sobre alta da gasolina

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), e outros 19 chefes de Executivos estaduais assinam uma carta em que desmentem as acusações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de que seriam eles os responsáveis pelo aumento no preço dos combustíveis nos estados. “Os governadores dos entes federados brasileiros signatários vêm a público esclarecer que, nos últimos 12 meses, o preço da gasolina registrou um aumento superior a 40%, embora nenhum estado tenha aumentado o ICMS incidente sobre os combustíveis ao longo desse período”, afirmam os gestores. "Essa é a maior prova de que se trata de um problema nacional, e, não somente, de uma unidade federativa. Falar a verdade é o primeiro passo para resolver um problema", acrescentam no documento. Bolsonaro tem sido constantemente cobrado pelo alto valor dos combustíveis e do gás de cozinha, que tiveram aumentos recorde desde o ano passado. Em alguns locais, o litro da gasolina já chega a R$ 7, enquanto o botijão de gás de cozinha está em torno de R$ 100. O presidente costuma culpar a política de aumentos do ICMS, aplicada pelos governadores, ao apontá-la como principal fator de alta no preço dos combustíveis, uma argumentação que foi contestada por deputados em audiência na semana passada. Veja a carta.



Bombeiros continuam em combate a incêndios na Bahia

Foto: Divulgação

Os incêndios que atingem cidades no interior da Bahia continuam. No domingo (19), segundo informações do Grupo de Bombeiros Militar da Bahia (GBM-BA), o combate às chamas continuou em Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Morpará, Baianópolis e Mulungu do Morro. Em Lençóis, na Chapada Diamantina, Ituaçu e Guaratinga os incêndios foram extintos. Outros municípios estão sendo monitorados como: Oliveira dos Brejinhos no qual os focos continuam na localidade de Serra Passo do Cavalo. Não houve reignição dos pontos combatidos anteriormente, contudo outros pontos de calor foram detectados na mesma localidade e não evoluíram para focos grandes em razão da rápida intervenção dos bombeiros. Em Tremedal, no Povoado de Lagoa Preta foi iniciado o monitoramento. Já em Guaratinga o incêndio foi extinto.

 

 



Nove cidades sofrem com focos de incêndio na Bahia

Foto: Divulgação

Cerca de nove cidades da Bahia ainda registram incêndio até este sábado (18). Segundo o Grupo de Bombeiros Militar da Bahia (GBM-BA), apenas em dois municípios, o fogo é considerado controlado, mas mesmo assim os trabalhos de contenção de chamas prosseguem. São os casos de Morpará e Oliveira dos Brejinhos, na região Oeste. Nos outros municípios, o fogo ainda persiste sem controle. Casos de cidades do Oeste baiano. Em Luís Eduardo Magalhães, o combate continua às margens do Rio Cabeceira de Pedras, com apoio de um avião modelo Air Tractor. Em Barreiras, o trabalho segue na Serra do Saco (Povoado Sapé). Dois Air Tractor sobrevoam as áreas atingidas e ajudam no controle e monitoração do fogo. No caso de Baianópolis, bombeiros foram deslocados para o combate na comunidade de Barbosa. Em Lençóis, na Chapada Diamantina, o monitoramento continua em área próxima a uma fazenda. Em Tremedal, no Sudoeste, o combate ocorre no povoado de Lagoa Preta. Em Ituaçu, as chamas são combatidas na Serra do Boqueirão. Outros combates continuam em Mulungu do Morro, no Centro Norte; e Guaratinga, na região de Porto Seguro, na Costa do Descobrimento.



CIB recomenda retomada imediata da vacinação de adolescentes na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Comissão Intergestores Bipartite da Bahia (CIB), instância deliberativa do SUS que reúne representantes de todos os municípios baianos e o Estado, recomendou na manhã desta sexta-feira (17) que as 417 cidades baianas retomem imediatamente a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19. A imunização deve incluir jovens independentemente de terem ou não comorbidades ou deficiência permanente. Segundo membros da CIB, a deliberação que recomenda o restabelecimento da imunização de adolescentes, no entanto, é sustentada por evidências científicas e manifestações de diversas entidades nacionais e internacionais, incluindo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Outras entidades, como o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), também se posicionaram contrárias à decisão do Ministério da Saúde. Até esta sexta-feira (17), a Bahia vacinou 129.284 adolescentes com idade de 12 a 17 anos, dentre os quais 109.704 sem comorbidades, 16.437 com comorbidades, 1.856 com deficiência permanente e 1.287 adolescentes gestantes e puérperas.



Bahia: Estado tem mais de 1,5 milhão de títulos eleitorais cancelados

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), o Estado da Bahia possui 1.576.023 eleitores com o título cancelado. O TRE diz ainda que a situação atinge quem não votou nem justificou a ausência por três eleições seguidas ou deixou de comparecer à revisão eleitoral no município em que vota. Para o cidadão que pretende votar nas Eleições Gerais de 2022, o prazo para regularização é 4 de maio de 2022, data em que cadastro eleitoral será fechado. Conforme a legislação eleitoral, o cancelamento do título ocorre quando o cidadão para quem o voto é obrigatório (18 a 70 anos) deixar de votar por três eleições consecutivas. O cancelamento do título impede o eleitor de ser empossado em concursos públicos, obter passaporte, renovar matrícula em instituições de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda, por exemplo. Por conta da pandemia de Covid-19, o atendimento no TRE-BA está sendo realizado, preferencialmente, de forma online. Os títulos cancelados podem ser regularizados pelo Título Net. O eleitor deve gerar uma Guia de Recolhimento (GRU) no site do TRE-BA ou do Tribunal Superior Eleitoral e pagar o valor devido no Banco do Brasil ou pelo PagTesouro, na internet, sem precisar ir ao banco.



Especialistas consideram remota possibilidade de tsunami atingir a costa da Bahia

Foto: Reprodução l Nasa

Especialistas consultados acreditam que não há base científica para afirmar que existe possibilidade do litoral brasileiro ser atingido por um tsunami, provocado pela atividade vulcânica nas Ilhas Canárias, da Espanha, conforme noticiado por alguns veículos da mídia e repercutido em redes sociais. Ao site G1, o coordenador do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Aderson Nascimento, disse ser muito pouco provável. “A gente não tem essa preocupação no Brasil, porque esse evento é muito pouco provável”, garantiu. Na quinta-feira (16), o governo da Espanha anunciou que houve um aumento de atividade sísmica ao redor do vulcão de Teneguia, nas Ilhas Canárias, e que por isso pode haver uma erupção nos próximos dias ou semanas. No entanto, de acordo com o coordenador do laboratório sismológico, não há motivos para preocupações dos baianos, pois a atividade sísmica nas Ilhas Canárias é monitorada e o serviço geológico espanhol ou órgãos oficiais não emitiram alerta de perigo para o Brasil. Especialistas explicam que para que um tsunami de grande magnitude ocorresse, no pior dos cenários, seria necessário que parte do arquipélago escorregasse para o mar, o que geraria uma onda de grandes proporções que se propagaria para o oceano. Para os pesquisadores, a divulgação de notícias deste teor só serve para gerar pânico. Ele lembra que a costa de Salvador já registrou ondas de três metros, porém, sem registro de catástrofes. 

 

 

 



Com ajuda de cão farejador, PRF apreende quase 3 toneladas de maconha em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação l PRF

Com a ajuda de um cão farejador, policiais apreenderam uma carga de quase três toneladas de maconha, em Vitória da Conquista. Um homem, de 53 anos, foi preso na ação. O fato ocorreu na manhã de quinta-feira (16) em um trecho da BR-116. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a droga estava escondida em meio a um carregamento de feno, transportado em um caminhão, com placas de Minas Gerais. Passava das 8h, quando uma equipe da PRF abordou um caminhão que passava na altura do km 830 da rodovia. Na abordagem ao motorista, os policiais perceberam que ela estava nervoso. O caminhoneiro ainda deu informações desencontradas, o que elevou o grau de suspeita. Foi quando a equipe levou o cão K9 Kaleu na vistoria. O animal sinalizou que na carroceria do caminhão havia droga. Ao retirar a lona, os policiais encontraram fardos contendo os tabletes de maconha em meio à carga de feno. Na pesagem, a droga totalizou 2.770 quilos. Aos policiais, o motorista disse que receberia R$ 6 mil para levar o material de Ourinhos (SP) até Mossoró (RN). A apreensão resultou em prejuízo de quase R$ 6 milhões ao tráfico. Após o flagrante, o homem, a droga e o caminhão foram levados para uma delegacia de polícia local.



Bahia: Caetité, Jacobina e Itagibá reuniram 51% da produção mineral em agosto

Foto: Reprodução

As cidades de Caetité, Jacobina e Itagibá responderam por 51% da produção mineral do estado comercializada em agosto. Os dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) revelam que a variação em relação ao mesmo período do ano passado foi de 58%, saindo de R$ 566 milhões para R$ 895 milhões. Além desses três municípios, as cidades de Jaguarari, Sento Sé, Piatã, Barrocas, Andorinha, Juazeiro e Brumado também se destacaram. Em agosto, a Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM), já registrou uma arrecadação de R$ 91,6 milhões na Bahia. O número ultrapassa o valor de R$ 57 milhões, representando um crescimento de 60% em relação ao mesmo período de 2020. De acordo com a SDE, os números colocam a Bahia em terceiro lugar no ranking nacional de arrecadação de CFEM, atrás apenas de Pará e Minas Gerais. A expectativa é que, já em setembro, o valor ultrapasse os R$ 94 milhões arrecadados durante todo o ano de 2020. De acordo com a Agência Nacional de Mineração (ANM), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, somente no mês de agosto 74 alvarás de pesquisa foram protocolados na instituição, assim como 152 requerimentos de pesquisa. 



Leilão virtual do Detran-BA disponibiliza 491 lotes de veículos conservados e sucatas

Foto: Divulgação

Um novo leilão virtual de veículos e sucatas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) será realizado no dia 27 deste mês, e acontece através da modalidade online (veja aqui). No total, são 491 lotes que estão nos pátios de Salvador, Feira de Santana e Jequié. Entre os carros, um Citroen C4 Pallas 2011/2012 localizado em Feira de Santana e um Peugeot 207 Passion 2011/2012, em Jequié, ambos com lance inicial de R$ 3 mil. Destaque também para uma moto Honda XRE 300, ano 2010, localizada em Salvador, com lance iniciado em R$ 900. Interessados podem realizar a visitação prévia dos lotes, para conhecer e examinar os bens, nos cinco dias úteis que antecedem o leilão, das 9h às 12h e das 14h às 17h, nos pátios indicados no edital. Todos os bens disponíveis e seus lances mínimos podem ser consultados no Edital nº 11/2021, no site do Detran-BA.

 



Bahia cresce 3% em julho e interrompe série negativa no consumo nas classes C e D

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O cenário de retração em 2021 no consumo nas classes C e D mudou, e a Bahia fechou julho com um crescimento de 3% ante o mês anterior. O resultado encerra a série negativa de junho (-1%), maio (-3%), abril (-3%) e março (-10%) e fevereiro (-18%). Os dados são da pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital. No levantamento nacional, a pesquisa apontou crescimento de 5%. Os principais setores que apresentaram alta na Bahia foram Companhias Aéreas (52%), Rede Online (17%), Combustível (17%), Supermercado (12%), Restaurantes (10%), Hotéis e Motéis (9%), Drogaria e Farmácia (9%) e Transportes (5%). Recuaram os gastos com os setores Automóveis e Veículos (-10%), Telecomunicações (-7%) e Serviços (-6%). Em relação aos três estados do Nordeste, o resultado da Bahia foi inferior ao desempenho do Ceará, com crescimento de 10% e de Pernambuco, 7%. Ambos vinham de retrações também em junho, em relação a maio, de 3% e 1%, respectivamente. Quase todas as regiões registraram crescimento, mas as que impulsionaram o resultado positivo total foram Norte (23,5%) e Nordeste (8,5%). O Sul avançou 7,7%, enquanto o Sudeste, 3,5%. Já o Centro-Oeste teve leve queda de 0,5%. O levantamento mostra também que o principal gasto no orçamento ainda é em Supermercados (35%), seguindo de Restaurantes (12%) e Lojas de Artigos Diversos (11%), com uma pequena variação entre os meses de junho e julho. Em julho, 82% dos gastos totais foram feitos presencialmente, o que representa um ponto percentual a mais em comparação a junho. Observa-se, por exemplo, crescimento de 4% nos gastos em Restaurantes e de 22% em Diversão e Entretenimento. Os dados completos da pesquisa podem ser consultados no link (aqui).

 



Em temporada de incêndios, novo foco surge em Oliveira dos Brejinhos

Foto: Divulgação l Corpo de Bombeiros

Um novo foco de incêndio florestal na região de Oliveira dos Brejinhos, na Bahia, foi detectado e está sendo combatido pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) nesta terça-feira (14). Os agentes também seguem trabalhando para controlar as chamas nas proximidades de Barreiras, Morpará e Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado. As equipes que atuam nesses locais receberam reforços de especialistas em prevenção e combate a incêndios florestais. Em Barreiras e Morpará, aeronaves modelo Air Tractor realizam o combate por ar, lançando água e monitorando o aparecimento de possíveis novos focos. Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio em Lençóis, na Chapada Diamantina, está controlado.



Chapada Diamantina: Incêndio em área próxima ao Pai Inácio é controlado

Foto: Divulgação

Um incêndio que atingia uma área às margens de uma rodovia e perto do Morro do Pai Inácio, que fica em Palmeiras, na Chapada Diamantina, foi controlado. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, um orquidário também foi preservado. No sábado (11), os bombeiros especializados em prevenção e combate a incêndios continuam o trabalho de identificação de possíveis focos. O trabalho tem apoio de brigadistas voluntários, representantes do ICMBio e comunidade local. Os bombeiros advertem sobre o risco de queimas. Segundo eles, o procedimento pode sair do controle de forma rápida e atingir outras áreas. Incêndios florestais prejudicam a fauna, a flora e podem atingir propriedades e a comunidade local.



Bahia: Decreto libera eventos para até mil pessoas com exigência de certificado de vacinação

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um novo decreto publicado na versão online do Diário Oficial do Estado de sábado (11) autoriza,  em toda a Bahia, até o dia 21 de setembro de 2021, a realização de atividades com a presença de público de até mil pessoas. Estão permitidas cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais em logradouros públicos ou privados, circos, parques de exposições, solenidades de formatura, feiras, passeatas e afins, além do funcionamento de zoológicos, parque de diversões, museus e teatros. Os museus, parques de exposições e afins poderão funcionar garantindo o distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas, sendo proibida a realização de excursões. Pelo decreto nº 20.704, que entrou em vigor no último sábado e altera o decreto de nº 20.658, está permitida também a realização de eventos com venda de ingressos, limitando a presença de público de até mil pessoas. Para a realização destes eventos, todos os envolvidos, entre artistas, público, equipe técnica e colaboradores, deve comprovar ter tomado as duas doses de vacina ou dose única, apresentando o documento de vacinação fornecido no momento da imunização ou o certificado obtido através do aplicativo ‘Conect Sus’ do Ministério da Saúde. Além disso, devem ser respeitados todos os protocolos sanitários estabelecidos pelos municípios, especialmente o distanciamento e uso de máscaras. Fica autorizado também o funcionamento de academias e estabelecimentos voltados para a realização de atividades físicas, desde que limitada a ocupação máxima de 75% da capacidade do local.