ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Porto Seguro: Lula encerra descanso após 4 dias na Vila de Caraíva

Foto: Reprodução l Blog do Anderson

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deixou a Vila de Caraíva, em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, neste sábado (5). Acompanhado pela companheira Janja, Lula embarcou em um helicóptero pela tarde rumo a São Paulo após quatro dias na Bahia. Imagens do Blog do Anderson, mostram o momento em que o presidente deixa a residência de veraneiro do deputado federal Ronaldo Carletto (PP). Neste ano, Carletto decidiu não disputar a reeleição e ficou na suplência do postulante ao Senado na chapa de ACM Neto, Cacá Leão (PP). No entanto, Ronaldo Carletto ajudou a eleger o sobrinho, Neto Carletto (PP), para deputado federal. A família Carletto é dona da Expresso Brasileiro Transportes, que tem a Cidade Sol e Rota.



Rui Costa e Jerônimo Rodrigues se reúnem para montagem da equipe de transição do governo da Bahia

Foto: Divulgação

O governador Rui Costa (PT) recebeu, na quinta-feira (3), o governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT) e o vice-governador eleito, Geraldo Júnior (MDB), para iniciar as tratativas de transição de governo. O encontro ocorreu na governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Apesar de nenhum nome ter sido citado após a reunião, Jerônimo reafirmou o discurso que fez após o resultado das eleições, de que as pastas vão sofrer alterações. "O fato de termos quatro mandatos vai requerer da gente mudança. Nós temos que mudar. Quem fica muito tempo pisado em um lugar cria limo. Então nós temos que ter a coragem e a responsabilidade de um novo governo, de poder trocar as pessoas", disse. O governador eleito ressaltou que desde segunda-feira (31) está em contato com Rui Costa para tratar da transição. "Nós já nos reunimos também com o vice-governador eleito, Geraldo Júnior e a equipe de trabalho que eu tenho e oficializamos ao governador Rui Costa o pedido do decreto que nomeia a comissão por parte do governo e por parte do novo governo. Não estamos tendo dificuldade com isso", revelou. As informações são do site G1.



Homem é condenado a 33 anos de prisão por matar esposa a marretadas em Santo Antônio de Jesus

Foto: Reprodução l Rede Social

O homem acusado de matar a esposa a marretadas e esconder o corpo dela no quintal do bar da família foi condenado a 33 anos e três meses de prisão. O julgamento aconteceu na quinta-feira (3), em Santo Antônio de Jesus, mesma cidade onde o crime foi cometido. As informações são do site G1. O autor, preso logo após confessar o crime, foi acusado de feminicídio e ocultação de cadáver. Como já está preso há mais de de três anos, o condenado cumprirá 29 anos e 10 meses de reclusão. Maria Damiana dos Santos, a vítima, na época com 57 anos, ficou desaparecida por 10 dias antes de seu corpo ser encontrado no quintal do bar, em 2019. Neste período, o autor do crime e marido da vítima, Antônio Santos, de 55 anos, disse à polícia que não sabia do paradeiro da esposa. Antônio Santos confessou o crime depois de ser intimado a depor na delegacia. Ele contou que matou Damiana durante uma briga por ciúmes, após ela apontar uma faca para ele. Disse ainda que agiu em legítima defesa. 



Assembleia terá 25 novos deputados em fevereiro, uma renovação de 40%

Foto: Divulgação

O resultado das eleições em 2 de outubro trouxe pouco menos de 40% de renovação para as cadeiras da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Legendas perderam cadeiras, outras aumentaram a representação parlamentar e até partidos que não estavam presentes na composição da atual legislatura conseguiram obter nas urnas uma vaga no plenário. Serão 25 novos deputados estaduais, sendo três deles ex-integrantes da Assembleia Legislativa. Doze deputados da atual legislatura, a 19ª, não se candidataram ou concorreram a vagas na Câmara dos Deputados: Diego Coronel, Leo Prates, Dal e Capitão Alden venceram e serão deputados federais na próxima legislatura. Entre os partidos, descontando federações partidárias, o União Brasil (UB) formou a maior bancada, com dez deputados eleitos. A legenda que contava até as eleições com 12 integrantes, perdeu dois. A próxima composição do UB contará com os deputados: Pedro Tavares, Kátia Oliveira, Marcelinho Veiga, Alan Sanches, Sandro Régis, Luciano Simões Filho, Robinho, Júnior Nascimento, Marcinho Oliveira e Manuel Rocha. Os três últimos são novatos. Duas legendas conseguiram nove cadeiras em plenário, o Partido Social Democrático (PSD), e o Partido dos Trabalhadores (PT). O PSD conseguiu um deputado, além dos oito da atual legislatura, com a vitória de Ivana Bastos, Alex da Piatã, Adolfo Menezes, Eures Ribeiro, Angelo Coronel Filho, Cafu Barreto, Eduardo Alencar, Ricardo Rodrigues e Cláudia Oliveira. Já Cafu Barreto Ricardo Rodrigues, Angelo Coronel Filho são novatos. Eures Ribeiro e Cláudia Oliveira já foram deputados estaduais em legislaturas anteriores. O Partido dos Trabalhadores tem atualmente a maior representação partidária na Assembleia, 13 integrantes. Conseguiu eleger nove no pleito disputado. O partido fez parte da Federação Brasil da Esperança, com o Partido Verde (PV) e o Partido Comunista do Brasil (PC do B). Ao todo, a federação conquistou 17 cadeiras. O PT reelegeu os deputados: Rosemberg Pinto, Zé Raimundo, Osni Cardoso, Junior Muniz, Robinson Almeida, Fátima Nunes, Euclides Fernandes, Maria del Carmen e Paulo Rangel. A legenda com o quarto maior número de deputados eleitos foi o Partido Progressista (PP), que conseguiu seis vagas, mesma quantidade que possuía antes da votação. Estarão no Legislativo em fevereiro compondo a legenda: Niltinho, Nelson Leal, Eduardo Salles, Antonio Henrique Júnior, Hassan de Zé Cocá e Felipe Duarte. Hestes dois últimos foram eleitos para cumprir o primeiro mandato na ALBA. O PCdoB, o PV e o Partido Liberal (PL) conquistaram, cada, quatro cadeiras para a 20ª Legislatura. Na Federação Brasil da Esperança, a agremiação comunista manteve todos os quatro deputados da atual legislatura: Olívia Santana, Bobô, Fabrício Falcão e Zó. Já o PV, da mesma federação e que possui agora três cadeiras, conquistou mais uma. Além da reeleição de Vitor Bonfim, Marquinho Viana e Roberto Carlos, a nova parlamentar da agremiação é Ludmilla Fiscina. Já o Partido Liberal, que antes do pleito possuía apenas um representante, o Capitão Alden, que concorreu para a Câmara dos Deputados, elegeu quatro novos parlamentares para a 20ª legislatura: Vitor Azevedo, Leandro de Jesus, Raimundinho da JR e Diego Castro. Já o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o Republicanos fizeram, cada, três cadeiras na ALBA. O PSDB ampliou as duas vagas que controlava, reelegendo o deputado Tiago Correia e dois parlamentares novos, Jordávio Ramos e Pablo Roberto. Por seu turno, o Republicanos perdeu um parlamentar, mas reelegeu para as três vagas os deputados Samuel Junior, Jurailton Santos e José de Arimateia. Com duas cadeiras no plenário a partir do dia primeiro de fevereiro, o Partido Socialista Brasileiro (PSB), Solidariedade e Movimento Democrático Brasileiro, MDB, tiveram trajetórias diferentes nas eleições. O PSB, que atualmente possui quatro representantes, passará a ter dois: Soane Galvão e Angelo Almeida. Já as outras duas legendas não possuíam deputados estaduais. O Solidariedade conseguiu eleger Luciano Araújo e Pancadinha. Já o MDB elegeu Rogério Andrade e Matheus de Geraldo Júnior, sendo que Rogério já exercera o mandato de deputado estadual. Outras cinco legendas conquistaram uma cadeira cada. O Partido Democrático Trabalhista (PDT) será representado por Emerson Penalva, enquanto o Partido Social Cristão (PSC) terá Laerte do Vando. O Patriota terá Binho Galinha no Legislativo baiano, o Psol terá Hilton Coelho, e o Avante contará com Patrick Lopes. Laerte do Vando e Hilton Coelho irão em fevereiro para o segundo mandato. Os demais, portanto, são novos.



Bahia completa 13 meses seguidos com redução de mortes violentas, diz SSP

Foto: Divulgação l SSP/BA

A Bahia contabilizou, em outubro, o 13º mês consecutivo com redução no índice de Crimes Violentos Letais Intencionais – homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte – em todo o território baiano. No último mês foi registrada uma redução de 3%, em comparação ao mesmo período de 2021. O decréscimo no número de CVLIs foi iniciado em outubro de 2021, com queda de -10% nas mortes violentas, seguido por -15% em novembro, -13% em dezembro, – 21% em janeiro, – 4% em fevereiro, – 3% março, -18% em abril, – 8% em maio, – 11% em junho, – 7% em julho, -16% em agosto e – 13% em setembro, comparados com os respectivos meses do período anterior. Entre as ações que contribuíram para a queda nestas ocorrências estão o combate às disputas pelo tráfico de drogas com rondas em áreas sensíveis, investigações, utilização do Reconhecimento Facial retirando foragidos da Justiça das ruas e elucidações de crimes. Em todo o estado, aproximadamente 22 mil policiais militares, civis e técnicos conquistaram o Prêmio por Desempenho Policial (PDP), pago desde 2011 para profissionais que conseguem reduzir as mortes violentas. Cerca de 32 milhões de reais serão pagos pela redução no primeiro semestre de 2022. O valor do bônus varia entre R$ 557,32 e R$ 2.476,98.



Mulher destrói a pedradas 15 caixas eletrônicos de banco após não conseguir sacar dinheiro na Bahia

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Uma mulher destruiu 15 caixas eletrônicos de uma agência bancária após não conseguir sacar dinheiro. O caso ocorreu na cidade de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo da Bahia, nesta quarta-feira (2). Câmeras de segurança flagraram o ataque e mostraram que ela usou uma pedra para danificar os equipamentos. O ataque foi na Agência Bradesco da Praça Padre Mateus, no centro da cidade. Todos os terminais estão sem operar até que sejam substituídos. Clientes presenciaram a ação da cliente e deixaram o local assustados. A Polícia Civil informou que vai instaurar um inquérito para apurar o crime de danos materiais contra a agência bancária. A mulher que aparece nas imagens ainda não foi encontrada. 

 

 

 



PRF diz que não há bloqueios em estradas da Bahia

Foto: Reprodução

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, desde às 15h, não há mais bloqueios ou interdições nas rodovias federais que cortam a Bahia. O último bloqueio ocorria no KM 506 da BR-101, em Itabuna, no sul da Bahia. O local foi desbloqueado na tarde desta quarta-feira. Ainda segundo a PRF, desde o início dos bloqueios e interdições, mais de 32 desobstruções foram realizadas em seis diferentes rodovias do estado. Além da PRF, forças de segurança do estado da Bahia trabalharam na liberação desde a noite de segunda-feira (31), quando o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, determinou que a Polícia Rodoviária Federal e as polícias militares dos estados tomassem ações imediatas para desobstrução de vias ocupadas ilegalmente.



ADAB inicia segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) iniciou na terça-feira (1º), a 2ª etapa de vacinação contra a febre aftosa em todo o estado. A meta é imunizar 100% do rebanho ou alcançar índice superior aos 94,70% da última campanha, que foi realizada entre os meses de maio e junho deste ano. As explorações pecuárias ocorrem em aproximadamente 300 mil propriedades que precisam estar no sistema da Adab. Após a vacinação dos animais, o produtor tem até 15 dias para fazer a declaração da vacinação. O procedimento pode ser feito através do site da Adab (veja aqui), ou em qualquer escritório da Agência. É preciso apresentar a relação de bovinos e bubalinos nascidos, mortos e vacinados, discriminados por quantidade, sexo e idade, juntamente com a nota ou cupom fiscal de compra da vacina. A Bahia está livre da doença há 25 anos, e possui o status de Zona Livre de Aftosa Com Vacinação, mas busca que não haja mais necessidade de vacinação. Um dos principais requisitos para a suspensão da vacinação do rebanho contra a febre aftosa é a geolocalização das propriedades com animais vacinados. O estado tem 64,7% de propriedades georeferenciadas, mas o Mapa exige um percentual mínimo e 70% em 2022 e 100% em 2023 para solicitar a retirada da vacina junto aos órgãos internacionais de sanidade animal, entre outros fatores. As informações são do site G1.



Polícia já desobstrui 30 trechos de rodovias na Bahia

Foto: Reprodução l Blog do Braga

Apenas um trecho de rodovia permanece bloqueado na Bahia por manifestantes que contestam os resultados das urnas eletrônicas, segundo balanço divulgado pela Polícia Rodoviária Federal do Estado (PRF-BA), na manhã desta quarta-feira (2). A interdição acontece na BR 101, no km 711, um trecho no município de Eunápolis. De acordo com a PRF, o bloqueio está acontecendo de forma parcial, com os veículos passando pelo acostamento. Desde terça-feira (1º), 30 pontos foram desobstruídos nas rodovias federais e estaduais que cortam o estado. Após a determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, as forças policiais estão adotando medidas para desobstruir as rodovias bloqueadas.



Bahia: Justiça determina multa de R$ 5 mil por hora a caminhoneiros que bloquearem rodovias

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Subseção Judiciária de Teixeira de Freitas (SJ-BA), determinou uma multa de R$ 5 mil por hora para cada pessoa que estiver participando das manifestações de bloqueio das rodovias federais. Em decisão emitida na terça-feira (1), o juiz Federal Plantonista, Felipo Lívio Lemos Luz, o protesto vem causando insegurança no trânsito e, também, traz “prejuízos ao país”. “Mobilizações que geram insegurança no trânsito, na circulação viária nas rodovias federais, compromete a segurança de terceiros e causa inúmeros prejuízos ao País. Assim, objetiva a concessão de provimento jurisdicional liminar para determinar a reintegração possessória das rodovias federais no Estado da Bahia, para que desocupem e abstenham de dificultar a passagem em quaisquer trechos das rodovias, com a imposição de multa por pessoa”, disse a medida. Na decisão, o juiz ressalta que a determinação é para todo o estado, mas ressalta que as áreas mais afetadas vem sendo o Sul da Bahia. 



'Folga' de Lula após eleições será em Trancoso, no extremo sul da Bahia

Foto: Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca na Bahia nos próximos dias para um curto período de descanso após as eleições. Após cogitar ficar hospedado nas proximidades de Salvador, o presidente eleito escolheu ficar em Trancoso, na região de Porto Seguro. O destino permite privacidade para que Lula e Janja consigam ficar distantes dos holofotes. O casal deve ficar hospedado na casa de um político com atuação na região. O senador Jaques Wagner teria sido responsável pela articulação para que Lula tivesse como destino o litoral sul baiana, frente ao costume do ex-presidente de escolher o entorno da Baía de Todos-os-Santos para descansar. Quando esteve no Palácio do Planalto, Lula tinha por hábito aproveitar folgas na Praia de Inema, espaço controlado pelo Exército. O lugar também foi destino de outros mandatários como Dilma Rousseff, Michel Temer e o próprio Jair Bolsonaro. Todavia, ainda sem tomar posse para o terceiro mandato, o ex-presidente optou por hospedagem na casa de apoiadores. As informações são do site Bahia Notícias.



Homem é preso suspeito de estuprar criança de nove anos no oeste da Bahia

Foto: Divulgação l PM

Um homem foi preso suspeito de estuprar uma criança de nove anos no município de Santa Rita de Cássia, no oeste da Bahia, na tarde desta segunda-feira (31), no bairro Samambaia. Ele não teve a identidade divulgada. De acordo com a Polícia Militar ao site G1, após receberem denúncias, policiais foram até a Rua Nova Força, Novos Tempos e encontraram o suspeito. Testemunhas disseram à polícia que o homem teria tocado as partes íntimas e beijado uma criança de nove anos. O suspeito teria realizado o crime na presença de outras crianças. Após a prisão, o homem foi conduzido para a Delegacia de Santa Rita de Cássia, onde foi autuado em flagrante por estupro de vulnerável. O Conselho Tutelar foi acionado. De acordo com a PM, ele será encaminhado para o Conjunto Penal do município de Barreiras, também no oeste do estado. O acusado ainda é suspeito de estuprar uma outra criança de onze anos, no mês de julho, na mesma cidade.



Na Bahia, Lula vence com 72% dos votos

Foto: Divulgação

Eleito com 50,9% dos votos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), venceu na Bahia com 72,12% dos votos válidos durante o segundo turno das eleições no Brasil. O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), às 22h17, com 100% das urnas apuradas. Ao todo, o petista obteve 6.097.815 de votos válidos. O segundo colocado, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), teve 27,88% dos votos, com 2.357.028 votos, segundo o TSE. O desempenho de Lula na Bahia foi o segundo melhor de todo o país, atrás apenas do estado do Piauí, que teve 76,84%. Lula venceu em 415 dos 417 municípios baianos. Ele perdeu em apenas duas cidades, as mesmas onde havia perdido no primeiro turno, em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, e em Buerarema, no baixo sul do estado. Também no segundo turno, a Bahia teve um abstenção geral de 20,49%, com 2 milhões e 310 mil eleitores que deixaram de votar. Votos brancos totalizaram 1,26% (113.101) e nulos 4,06% (363.656).



Estado da Bahia decreta gratuidade de transporte intermunicipal para eleições

Foto: Luciano Santos l 97News

O Estado da Bahia estabeleceu gratuidade do transporte coletivo intermunicipal rodoviário a entre as 18h deste sábado (29) e as 23h59 do domingo (30). A medida, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado é direcionada ao cidadão que precise se deslocar entre os municípios baianos para ir ao seu domicílio eleitoral votar e dele retornar. De acordo com as regras estabelecidas pelo decreto, para que o eleitor possa utilizar de forma gratuita o serviço público de transporte intermunicipal para a ida ao município onde tem domicílio eleitoral, é necessário apresentar o título de eleitor, o e-título, ou outro documento que comprove o local de votação do usuário, acompanhado de documento que comprove sua identidade. Durante o período estabelecido no decreto, o serviço público de transporte coletivo intermunicipal rodoviário deve operar com toda a frota regularmente disponibilizada em dias úteis. Caberá à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur) e à Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) avaliar a necessidade de linhas especiais para regiões mais distantes dos locais de votação, sendo possível também a utilização, para os mesmos fins, de ônibus escolares e outros veículos públicos.



ACM Neto promete atração de indústrias, zerar IPVA para trabalhadores de App, taxistas e de transporte escolar

Foto: Divulgação

O candidato do União Brasil ao governo da Bahia, ACM Neto, participou na quinta-feira (27) de uma entrevista ao vivo na TV Bahia. Ele afirmou que pretende atrair um ciclo de industrialização para o interior do estado. O candidato foi entrevistado por conta da ausência de Jerônimo Rodrigues, do PT, ao debate programado pela  TV Bahia. ACM Neto falou sobre vários temas e apresentou propostas. Ele citou propostas de combate ao desemprego e disse que pretende dobrar o crédito para empreendedores através do Desenbahia, a agência de fomento do estado. Ele ainda prometeu zerar IPVA para trabalhadores de aplicativo e zerar o ICMS para, ao menos 12, produtos da cesta básica. Ele afirmou que caso seja eleito pretende fazer uma busca de empresas pelo Brasil e pelo mundo para construção de um novo ciclo de industrialização no interior do estado. Ainda sobre as propostas para geração de renda, ACM Neto prometeu zerar o IPVA para trabalhadores por aplicativo, taxistas e de transporte escolar. Além de prometer tirar o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de produtos da cesta básica.

 



Mata de São João: Grupo amarra explosivos em funcionário de banco e leva R$ 1 milhão

Foto: Reprodução l Mais Região

Na noite da última quarta-feira (26), um grupo de assaltantes sequestraram e amarraram explosivos no corpo de um funcionário do Banco do Brasil, em Mata de São Joao. As informações são de que os criminosos levaram cerca de R$ 1 milhão da instituição. Segundo a Polícia Civil o tesoureiro do Banco teria sido sequestrado ainda em casa, na noite de quarta (26), no município de Dias D'Ávila.  Sob ameaça e já com o artefato amarrado a seu corpo, na manhã de quinta-feira (27), o grupo foi com o funcionário até a agência para ele abrir o cofre. Após o artefato ter sido retirado do seu corpo, o tesoureiro foi encaminhado a um hospital particular da cidade de Mata de São João. O estado de saúde dele ainda não foi revelado e a polícia aguarda a sua liberação para que ele possa prestar depoimento. Em nota, a Polícia Militar informou que policias encontraram o homem no fundo agência e o Batalhão de Operações Especiais (Bope) foi acionado para avaliação do conteúdo e retirada. Ainda de acordo com a PM, "as guarnições iniciaram as buscas a fim de localizá-los, mas eles não foram encontrados". O artefato foi levado para a perícia técnica, que poderá confirmar se eram simulacros ou não.



Pastor é preso acusado de sequestro e cárcere privado na Bahia

Foto: Divulgação

Um pastor foi preso após operação conjunta entre o Ministério Público estadual, Secretaria Municipal de Saúde e as Polícias Civil e Militar em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos no município de Mucuri, na Bahia. Segundo o promotor de Justiça Bernardo Barbosa Sarkis, o MP instaurou procedimento para investigar a clínica após recebimento de denúncias relatando casos de tortura, maus tratos, internação forçada e cárcere privado. Foram presos em flagrante por cárcere privado o diretor e o proprietário da clínica. A clínica de reabilitação terapêutica funcionava 24 horas e atendia 20 pessoas do extremo sul do estado, com funcionamento iniciado há cerca de 6 meses. De acordo com o promotor de Justiça, o local está irregular e não possui licença. As denúncias recebidas pelo MP relataram casos de pacientes que foram acorrentados e houve ainda o caso de uma mulher com transtorno mental foi forçada a pegar com a boca a comida que ela havia jogado no chão. Segundo a Polícia Civil, um adolescente de 15 anos estava internado no local. Vários pacientes tinham marcas de correntes nos pulsos: eles chegavam a ficar presos durante até três dias após surtos. Os suspeitos estão à disposição da Justiça após serem encaminhados para Teixeira de Freitas.



Família da casa com água fervente em subsolo será transferida de endereço

Foto: Divulgação

Os moradores de uma casa em Feira de Santana cujo espaço foi descoberto água fervente no seu subsolo devem ser realocados para outro imóvel. A informação foi divulgada pela prefeitura da cidade. Segundo a gestão, um relatório técnico apontou superaquecimento no piso da casa, situada no bairro Queimadinha. O laudo também descartou risco de explosão. Na semana passada, o caso chamou a atenção após vídeos postados nas redes sociais. A residência tem um buraco aberto no hall de entrada onde a temperatura já chegou a 75°C (ver aqui). Segundo o secretário de meio ambiente, Antônio Carlos Coelho, o problema foi tratado como “pontual”, não sendo algo que atingiu outras casas. Ainda segundo a prefeitura, o problema é pontual e requer a instalação de piezômetros [equipamento que mede a carga de pressão] para diagnosticar e medir se existem gases sendo emitidos que causam explosões e riscos à saúde, como CO2, Óxido Carbônico, NOx, SOx e metano.



ABM realiza evento on line sobre medicina e mídias sociais na quarta-feira (26)

Foto: Divulgação

A Associação Bahiana de Medicina (ABM) vai realizar na quarta-feira (26), das 19h às 20h30, o evento: “Exercendo a Medicina em tempos de Mídias Sociais – Propaganda Médica”, que terá transmissão no YouTube da ABM (veja aqui).  A atividade dará certificado de participação. Na ocasião, o diretor acadêmico da ABM, Dr. Hélio Braga será o coordenador, enquanto o palestrante será o Dr. Robertson Correia Bernardo, que é membro da Câmara Técnica de Diagnóstico por Imagem do Conselho Federal de Medicina (CFM), Fundador do IRB®? (Serviços Médicos e Treinamento Profissional), Fellowship na Universidade de Strasbourg, na França, e diretor Cultural do Colégio Brasileiro de Radiologia (2023-24). Já como debatedores, teremos a Dra. Aline Guimarães, que é 1ª Secretária do Conselho Regional de Medicina da Bahia (CREMEB ) e Coordenadora das Delegacias e Comissões de Ética, além do Dr. Júlio Braga, que é 2º Vice-Corregedor do Conselho Regional de Medicina da Bahia e Conselheiro Federal de Medicina (CFM/BA).



Polícia prende suspeito de feminicídio em Itapetinga; mulher foi encontrada seminua

Foto: Divulgação

Um homem foi preso em flagrante na segunda-feira (24), por suspeita de matar uma mulher com golpes de faca em Itapetinga. Ela foi encontrada seminua em um terreno baldio e a Polícia Civil disse, em nota, que há indícios de que o assassinato foi motivado por uma recusa para relações sexuais. A vítima foi identificada como Giselle Sousa Santos, de 23 anos. A jovem chegou a ser socorrida com vida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos e morreu na ambulância, antes de dar entrada em uma unidade de saúde. A polícia não detalhou como foi informada a respeito do crime, nem como o Samu foi acionado, mas disse que os agentes da delegacia territorial de Itapetinga encontraram as roupas da mulher dentro da casa onde ela morava, na Avenida das Indústrias. Além disso, informou que os policiais prenderam o suspeito, de 30 anos, em uma área de mata próxima ao local do ataque. O nome dele não foi divulgado. Conforme a Polícia Civil, em depoimento ele confessou o crime, afirmou que conhecia Giselle há muito tempo e que os dois costumavam usar drogas juntos. Contudo, segundo a nota do órgão, ele não disse por qual motivo esfaqueou a mulher. "Há indícios de que Giselle foi morta por se recusar a manter relações sexuais com o autor”, destacou o delegado Irinei Alves Andrade, titular da delegacia territorial de Itapetinga. O suspeito foi autuado por feminicídio e está preso, à disposição da Justiça, aguardando pela audiência de custódia. As informações são do site G1.