ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Bahia: Homem morre após entrar em cisterna para resgatar celular

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Um homem de 39 anos morreu após entrar em uma cisterna de cerca de 27 metros de profundidade, localizada na propriedade onde ele morava no distrito de Roça do Povo, em Eunápolis, Extremo sul da Bahia. A vítima foi identificada como Gileande Rebouças Almeida. O reservatório estava sem água. De acordo com a Polícia Civil da cidade, uma testemunha informou que Gileande tentava buscar um celular que havia caído no poço. Ele desceu usando uma corda, mas em determinado momento parou de se comunicar. A vítima foi retirada da cisterna já sem vida por uma equipe do Corpo de Bombeiros. O corpo de Gileande foi levado para o Instituto Médico Legal (IML), e a causa da morte ainda é investigada. O fato foi registrado na terça-feira (14).



Mandados de busca e apreensão contra venda e circulação de cédulas falsas são cumpridos na Bahia

Foto: Divulgação

Cinco mandados de busca e apreensão são cumpridos pela Polícia Federal (PF), na manhã desta terça-feira (14), nas cidades de Itabuna, Camamu e Camacan, no sul da Bahia, durante a Operação Notas Fakes. O objetivo da ação é combater a aquisição e introdução na circulação de cédulas falsas. Segundo a PF, os crimes investigados (adquirir, vender, trocar, ceder, emprestar, guardar ou introduzir na circulação moeda falsa) preveem penas que podem chegar a 12 de anos de reclusão e multa. As investigações foram iniciadas a partir de um trabalho de monitoramento pela Coordenação de Segurança Corporativa dos Correios que noticiou suspeitas de encomendas contendo cédulas falsas à Unidade Especial de Repressão à Falsificação de Moeda Falsa da Polícia Federal. De acordo com a PF, com a continuidade das investigações, por causa das análises dos materiais apreendidos e depoimentos dos envolvidos, serão aprofundadas as participações de outras pessoas e outras práticas criminosas, com relatório e remessa à Justiça Federal. 



Polícia Civil investiga funcionários da Record/Itapoan por suposto desvio de Pix

Foto: Reprodução

A Polícia Civil de Salvador investiga funcionários da Record/Itapoan por suposto desvio de Pix. A investigação envolve três empregados da empresa, que não tiveram os nomes divulgados. O crime consistia em arrecadar doações para pessoas em estado de vulnerabilidade social, que tinham histórias exibidas no programa Balanço Geral, sem que os valores fossem repassados para quem pedia ajuda. Os funcionários são suspeitos de ficarem com o dinheiro doado. Estima-se que os suspeitos tenham se apropriado de pelo menos R$ 800 mil. Eles serão intimados para depor nesta terça-feira (14). O caso é investigado pela Delegacia de Repressão ao Estelionato e Outras Fraudes (DreofCyber), com o apoio do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP).  Na segunda-feira (13), o apresentador do Balanço Geral, José Eduardo, leu um editorial da emissora sobre o caso. "Nenhum bandido vai me fazer parar de ajudar o povo pobre, o carente, o povo que precisa. Quem ajuda o povo é o povo do Balanço Geral", disse o apresentador. O apresentador garantiu que as devidas providências já estão sendo tomadas. “Nesse momento, o nosso jurídico está trabalhando para encontrar e apontar os culpados. E que a Justiça venha", disse.



Rodovias federais da Bahia são as que mais arrecadam em multas desde 2018, valor chega à R$ 400 milhões

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Estado da Bahia tem a maior arrecadação em número de autuações realizadas entre 2018 e 2022 nas estradas e rodovias federais, segundo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). As informações foram divulgadas através da Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas. Ao todo, foram 2.374.642 autos de infração na Bahia, com R$ 404.218.204,20 sendo arrecadados no período. A Bahia, seguida por Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul são os estados que concentram a maior quantidade de multas. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, o arquivo não contém todas as infrações registradas em 2022, então ainda não é possível comparar o ano passado com anos anteriores. Antes disso, houve crescimento no volume de autos de infração: eram 6,3 milhões em 2018 e subiram para 7,6 milhões em 2021. As multas de velocidade representam mais de 96% dos autos.



Grupo do MST invadem mais uma fazenda na Região da Chapada Diamantina

Foto: Divulgação

Cerca de 170 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam a Fazenda Recreio, localizada no município de Macajuba, a 280 km de Salvador, na região da Chapada Diamantina, durante a madrugada de domingo (12). Bruno Oliveira de Carvalho, neto do dono da fazenda afirmou a imprensa local que o avô morreu em 2005 e a propriedade, que era usada para atividades pecuárias, está no inventário da família. O inventário estaria parado há alguns anos devido uma divergência no tamanho declarado em cartório e a correção precisa ser feita conforme as normas técnicas exigidas pelos órgãos competentes. Segundo Bruno, a inventariante, filha do dono da propriedade, esteve no local nesta segunda-feira (13) acompanhada de policiais militares, e conversou com representantes do MST. A família está tentando negociar a desocupação da propriedade, que, segundo eles, está improdutiva por conta do processo de divisão de bens entre os herdeiros.



Estado destina R$ 700 milhões para o Bolsa Presença que terá primeiro crédito do ano depositado na próxima quarta-feira (15)

Foto: Divulgação

Os estudantes matriculados na rede estadual de ensino começam a receber o benefício do Bolsa Presença na próxima quarta-feira (15). Para este ano, o Governo da Bahia destinou R$ 700 milhões para o programa, que beneficia famílias dos estudantes da rede estadual de ensino em condições de vulnerabilidade socioeconômica. Cada família recebe um crédito mensal de R$ 150 por mês, acrescido de R$ 50, a partir do segundo estudante matriculado, visando assegurar que os alunos permaneçam na escola. A previsão é de que o Bolsa Presença alcance 372.492 famílias e 422.170 mil estudantes. O superintendente de Gestão da Informação da Secretaria da Educação do Estado, Rainer Guimarães, lembrou que, além da matrícula na rede estadual, as famílias dos estudantes devem estar cadastradas no CadÚnico. “É importante lembrar que o Bolsa Presença é um apoio financeiro para que as famílias mantenham os seus filhos na escola. Portanto, os estudantes precisam frequentar a escola. O programa segue o ano letivo e, como esse ano as aulas começaram no dia 6 de fevereiro, o primeiro crédito será agora no dia 15 de março. O crédito que as famílias receberam no último mês de janeiro foi relativo ao mês de dezembro. Este ano, as famílias receberão o benefício todo dia 15, sendo que o último crédito do ano estará disponível em 15 de janeiro de 2024”, explicou. Para receber o benefício, é necessária a participação obrigatória dos alunos nas avaliações de aprendizagem promovidas pela unidade escolar, visando orientar o acompanhamento pedagógico; e o cadastro da família no CadÚnico e a atualização desses dados na unidade escolar. “O Bolsa Presença é mais uma política de transferência de renda, que demonstra o cuidado do governo do Estado com as famílias e estudantes que mais precisam. É uma iniciativa com um impacto social extraordinário. Se, por um lado, evita o abandono e a evasão escolar, também contribui para movimentar a economia e as cadeias produtivas em todos os municípios baianos”, ressaltou Rainer Guimarães.



Exportações baianas crescem 22,5% em fevereiro

Foto: Reprodução l Agência Brasil

A Bahia registrou em fevereiro exportações no valor de US$ 742,4 milhões, com um crescimento de 22,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento (Seplan). De acordo com o órgão, o crescimento é explicado pela retomada em grande escala dos embarques de derivados de petróleo, que registrou incremento de 244% frente a fevereiro de 2022 e de 146,2% frente a janeiro último. Outro segmento importante para as exportações baianas que mereceu destaque no mês foi o de papel e celulose, que teve em fevereiro um mês bom do ponto de vista de demanda do setor, embora ainda seja cedo para afirmar que haverá uma retomada consistente.



Dois casos de malária são diagnosticados no norte da Bahia

Foto: Reprodução

A cidade de Juazeiro registrou dois casos de malária. Os diagnósticos foram confirmados pela Secretaria de Saúde do município (Sesau), que afirmou, na sexta-feira (10), que os dois casos são considerados "importados de outras localidades", o que significa que a infecção não ocorreu na cidade, e sim, em regiões endêmicas. Ao G1, a Sesau informou que um dos pacientes foi infectado em dezembro de 2022 no continente africano. Ele tinha realizado o tratamento na África, mas, ao retornar, apresentou sinais e sintomas da doença, como dores abdominais, nas articulações e calafrios. O segundo paciente infectado é da região da Amazônia. Ele buscou uma unidade de saúde após apresentar sintomas e obteve o diagnóstico positivo por meio de teste rápido. O rapaz já está em tratamento. Os casos estão sendo acompanhados pela Vigilância Epidemiológica da Sesau.



Jovem de 20 anos é preso suspeito de invadir autoescola e matar homem no Sudoeste baiano

Foto: Reprodução

Um homem de 20 anos foi preso suspeito de invadir uma autoescola e matar um homem de 25 anos a tiros na cidade de Brejões, Sudoeste da baiano. A prisão foi realizada na cidade de Jequié, nesta quarta-feira (8), na mesma região. De acordo com a Polícia Civil, o episódio aconteceu em outubro do ano passado. A vítima foi identificada como David Mike dos Santos Almeida. Ainda segundo a polícia, o suspeito era rival da vítima em atividades criminosas e tentou emboscá-lo. Os disparos também feriram uma outra pessoa, que foi socorrida e levada ao Hospital Prado Valadares, em Jequié. A polícia afirmou que ela já teve alta médica e está bem. De acordo com a polícia, o suspeito estava com um mandado de prisão preventiva em aberto, desde 3 de março deste ano, e era considerado foragido. 



Uma mulher é vítima de feminicídio a cada cinco dias na Bahia

Foto: Reprodução

A cada cinco dias morre uma mulher vítima de feminicídio na Bahia. É o que indicam os dados revelados pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), nesta quinta-feira (9). De acordo com o levantamento realizado pela SSP, foram registrados 13 casos de de feminicídio entre 1º de janeiro e 6 de março de 2023 no estado (o que equivale aos primeiros 65 dias do ano). Em 2022, nove mulheres foram vítimas de feminicídio por mês na Bahia. O dado, também da SSP, corresponde aos registros do ano passado todo e aponta um aumento de quase 23% em comparação a 2021: foram de 88 para 108.



PM confirma morte de terceiro policial após acidente na Bahia

Foto: Reprodução l Redes Sociais

A Polícia Militar confirmou a morte do terceiro PM vítima de um acidente na BA-130, nesta quarta-feira (8). O caso aconteceu entre as cidades de Curaçá e Abaré, no norte da Bahia. Os três policiais estavam a caminho do trabalho quando o acidente aconteceu (veja aqui). O agente Damião Antônio de Souza morreu horas depois da ocorrência, no Hospital Geral de Curaçá, enquanto os outros dois policiais, Jerson de Lima Batista e Milton Carlos Lustosa Barros, morreram na hora. Além dos policias, uma mulher também morreu após a batida. O nome dela não foi divulgado. Nas redes sociais, a Polícia Militar publicou uma nota de pesar. "Nossos sinceros sentimentos e solidariedade aos familiares e amigos que lamentam a perda dos companheiros queridos", escreveu.



Esposa de Rui Costa é eleita como nova conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios

Foto: Reprodução l AL-BA

Aline Peixoto é a nova conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Em votação no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), nesta quarta-feira (8), Peixoto recebeu 40 votos dos deputados estaduais, já seu adversário, o ex-deputado Tom Araújo (União), recebeu 19 votos. Quatro votos acabaram sendo nulos. Aline tomará posse na próxima sexta-feira (10). A nova conselheira é esposa do ministro da Casa Civil, o ex-governador da Bahia Rui Costa (PT). A indicação de Aline gerou diversos debates, inclusive com membros do PT e no arco de apoio entre os partidos.  



Vinte e quatro presidiários que ordenaram ataques a tiros em Salvador e no interior são transferidos

Foto: Divulgação l SSP/BA

Vinte e quatro presidiários que determinaram ataques a tiros na capital baiana e no interior foram transferidos, na manhã desta quarta-feira (8). Os criminosos eram investigados, desde outubro do ano passado, pelos Departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e de Polícia do Interior (Depin) da Polícia Civil. Os criminosos, custodiados em Salvador, Lauro de Freitas, Feira de Santana, Itabuna, Eunápolis e Jequié continuavam comandando o crime fora das unidades prisionais. Depois de meses de cruzamento de dados interagências da SSP e SEAP, foram mapeadas as lideranças criminosas que continuavam intramuros comandando o crime fora das unidades prisionais, na capital e interior do estado. Os internos são envolvidos com roubo a banco, tráfico de drogas, homicídio, porte ilegal de arma de fogo, estupro, corrupção de menores, lavagem de dinheiro, entre outros delitos. A operação conjunta para a transferência dos detentos foi iniciada na madrugada, com a revista geral das unidades e dos internos para apreensão de armas e celulares, com participação de equipes da Seap e da SSP. Unidades da Polícia Civil, do Batalhão de Guardas (BG), das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) e de Polícia Rodoviária, além do Grupamento Aéreo (Graer) atuam nas apreensões e extração das unidades prisionais, além das escoltas. As lideranças, agora isoladas, foram transferidas para duas unidades prisionais de segurança máxima.



Dois PMs e uma mulher morrem em acidente na BA-130

Foto: Reprodução l Rede Social

Dois policiais militares e uma mulher morreram após o veículo em que eles estavam desviar de um animal e bater de frente com um caminhão na rodovia BA-130, em Curaçá, na Bahia. Os soldados Milton Carlos Barros e Gerson de Lima Batista e a motorista não identificada, vieram a óbito no local. Já o Cabo Damião Antônio de Souza foi socorrido e levado ao Hospital Municipal de Curaçá. Mas o estado de saúde dele não foi divulgado. Os policiais pertencem a  45ª CIPM. O acidente foi registrado por volta das 10h desta quarta-feira (8). A pista nos dois sentidos foram interditadas para a remoção do veículo.



Motorista de ônibus cede volante a passageiros sem CNH e é autuado pela PRF na Bahia

Foto: Divulgação

O motorista de um ônibus que saiu de São Paulo com destino à cidade de Iguatu, no Ceará, cedeu o condução do automóvel a dois passageiros sem habilitação de trânsito por causa do cansaço. A situação foi flagrada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta segunda-feira (6), na BR 407, em trecho da cidade de Senhor do Bonfim, no norte da Bahia. Após o flagrante, o motorista assumiu o controle do veículo e foi liberado para seguir viagem, mas responderá a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) perante à Justiça. Neste caso, não é o “motorista” inabilitado quem responde pelo crime de trânsito. Este recai para os proprietários de veículos ou pessoa habilitada que segue viagem conduzida por pessoa sem CNH para a qual permitiu a direção. Este crime está descrito no Art. 310 do CTB e prevê como penas a detenção, de seis meses a um ano, ou multa.



Cipe Caatinga erradica 36 mil pés de maconha em Campo Formoso

Foto: Divulgação

Pouco mais de 36 mil pés de maconha, localizados por um drone, foram erradicados na cidade de Campo Formoso, pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga. O flagrante aconteceu no sábado (4), durante operação para coibir o tráfico de drogas na região. Segundo a Polícia Militar, imagens de satélite identificaram a roça. “Uma homem que estava no local acabou preso. Com ele encontramos uma espingarda. O suspeito e arma de fogo foram conduzidos para Delegacia de Senhor do Bonfim”, a PM em nota. Os entorpecentes foram incinerados.



Presidente Jânio Quadros: Homem com extensa ficha criminal morre em confronto com a PM

Foto: Divulgação

Na noite da última sexta-feira (03), uma guarnição da Cipe Sudoeste, em patrulhamento regular na cidade de Presidente Jânio Quadros, foi recebida a tiros ao avistar um indivíduo próximo ao ginásio de esportes. O indivíduo em questão tentou fugir, mas foi localizado pela equipe, que foi recebida com disparos de arma de fogo ao se aproximar. Em resposta à agressão, a equipe policial revidou, contendo o resistente e apreendendo sua arma. O confronto resultou em ferimentos por arma de fogo no indivíduo, que veio a falecer após ser levado ao hospital municipal local. O indivíduo foi posteriormente identificado como sendo de alta periculosidade, com uma ficha criminal extensa. A guarnição da Cipe Sudoeste apresentou como material apreendido no ocorrido um revólver marca Taurus cal 38 e cinco munições calibre .38 deflagradas.



Com comboio de veículos, proprietários retiram sem-terra de fazenda em Jacobina

Foto: Reprodução

Um grupo de fazendeiros e empregados de fazendas invadiram um acampamento montado pelo Movimento dos Sem Terra (MST) em uma área no município de Jacobina, no interior da Bahia, para exigir a saída do grupo do local. Com um comboio de veículos puxado por um carro de som, o grupo conseguiu que os Sem Terra saissem do local, mas eles acamparam em outra área. Houve ameaça de confronto, evitado com a chegada da Polícia Militar. Parte dos produtores mobilizados na manifestação decidiram permanecer acampados na fazenda. Viaturas da PM também permanecem no local. A Fazenda Limoeiro é uma das quatro propriedades rurais invadidas na última segunda-feira (27), pelo MST. As outras três, no sul do Estado, pertencem à empresa Suzano e duas delas já tiveram liminares de reintegração de posse concedidas pela Justiça. A família Pires, proprietária da Limoeiro, também entrou com ação de reintegração, mas ainda não houve decisão judicial.



PM de Maragogipe é aprovada em medicina em 42 universidades federais

Foto: Divulgação

Natural de Maragogipe, no Recôncavo baiano, e integrante de uma família de pescadores e marisqueiras, a soldada Ilary dos Reis Santana, de 23 anos, foi em 42 universidades federais espalhadas pelo país e vai realizar o sonho de criança de estudar medicina. A polícial soube da novidade após a divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do 1º semestre de 2023, na terça-feira (28). Após alcançar a nota 900 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a atendente de teledespacho do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e lotada no Comando de Operações Policiais Militares (Coppm) não acreditou quando soube do resultado. “Desde os 13 anos de idade sonhava em ser médica e, após passar, com 18 anos, no primeiro concurso público que prestei na vida, usei o dinheiro que ganhei para comprar um celular, colocar internet em casa, garantir um cursinho online e iniciar os meus estudos”, contou. Provedora financeira da casa, Ilary ainda não decidiu em qual universidade vai cursar medicina. “Confesso que ainda não tenho noção se sigo para alguma faculdade particular ou se vou cursar na Universidade Federal da Bahia (UFBA), mas com certeza sei que não sairei do lado da minha família e das pessoas que mais me deram apoio para conquistar esse resultado”, disse.



Bahia: Polícia Civil prende mais de 400 criminosos em 60 dias

Foto: Divulgação

Pessoas envolvidas com crimes contra vida, contra o patrimônio, tráfico de drogas, integrantes de organizações criminosas e suspeitos de violência doméstica e familiar foram retiradas do convívio social durante operações e ações investigativas dos Departamentos operacionais da Polícia Civil, nos 60 dias de 2023. Durante o bimestre, foram realizadas mais de 15 operações e ações pelos Departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), de Polícia do Interior (Depin), de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP) e de Polícia Metropolitana (Depom), com o apoio da Coordenação de Operações Especiais (COE). No interior do estado, 308 pessoas, das quais 215 são envolvidas com os crimes contra a vida e o tráfico de drogas, foram presas por força de mandados judiciais e flagrantes. Autores de homicídios e líderes de grupos criminosos da Bahia e de outros estados estão entre as pessoas presas neste ano, a exemplo de uma liderança de Minas Gerais, localizado em Eunápolis, em janeiro. As operações Depom Forte, Toca da Onça, Neutralização, Pacificatio, Caatinga Segura, Terra Prometida e Garrote foram ações policiais estratégicas e com atuação de centenas de policiais. No DCCP, a Operação Visão recuperou 42 veículos, prendeu sete suspeitos e realizou 1.624 abordagens de ônibus, carros e motocicletas. As prisões e apreensões de armas, drogas e recursos financeiros, efetuados durante as operações da Polícia Civil neste período de 2023, além de desestruturar as organizações criminosas, subsidiam investigações que estão em curso, as quais irão desencadear novas ações.