ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Servidor público de Livramento de Nossa Senhora sofre acidente de moto e é internado em UTI

Foto: Reprodução l Redes Sociais

O servidor público Brunei Marques que ficou ferido em um acidente na madrugada do último domingo (9), em Livramento de Nossa Senhora, continua internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no município de Brumado. Ele trafegava em uma motocicleta na Avenida Presidente Vargas, quando perdeu o controle em um quebra-molas e cair. Com o impacto da queda, a vítima foi ao solo, sendo socorrido pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) e encaminhado até a Upa 24 horas da cidade. Lá ele foi medicado e logo em seguida encaminhado para internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Professor Magalhães Neto em Brumado. O acidente de Brunei, causou muita comoção na população que tem enviado boas vibrações para sua recuperação. 



Maiquinique: Polícia Civil identifica adolescente que postou em redes sociais ameaças de ataque em escola

Foto: Divulgação

A Polícia Civil identificou um perfil no Twitter com publicação de mensagens de ameaças de ataque a uma escola pública do município de Maiquinique. Com a identificação do titular do perfil, um relatório foi encaminhando para a Delegacia de Maiquinique, a qual foi representado pela expedição de mandado de busca e apreensão no endereço do suspeito, sendo a ordem judicial cumprida no final da manhã de terça-feira (11) por equipe de policiais civis da 21ª Coorpin-Itapetinga, onde o autor foi identificado como sendo um adolescente de 15 anos de idade, aluno de uma escola municipal da cidade. Ao ser ouvido sobre o fato, o adolescente admitiu que sofria bullyng por parte de seus colegas e que, por isso, criou o perfil e passou a fazer as postagens, contudo, mesmo diante de alguns incentivos que recebeu para praticar atos violentos, teria desistido da ação por conta de também ter sido dissuadido da ideia por pessoas com quem interagia pela rede social. Foi lavrado procedimento policial adequado à natureza do fato e o menor está sendo encaminhado para audiência na Vara da Infância e Juventude. O perfil do adolescente já foi suspenso e a Polícia Civil alerta que há intenso e ininterrupto trabalho de acompanhamento de redes sociais para identificar e barrar a utilização de perfis dessa natureza, além de atribuir responsabilidades criminais pelos atos delituosos praticados.



Operação das Polícias Civil da Bahia e do DF prende golpistas de carga de frutas em Livramento e Dom Basílio

Foto: Divulgação l 20ª Coorpin

Na manhã desta quarta-feira (12), a Polícia Civil do Distrito Federal, com o apoio da Polícia Civil da Bahia, deflagrou a operação “Último Golpe”, que visa desarticular um grupo criminoso, oriundo do estado da Bahia, responsável pela prática de vários golpes que envolvem a aquisição de carregamento de frutas. Segundo informou a 20ª Coorpin ao site 97NEWS, os criminosos se passavam por compradores e vendedores de frutas, intermediando supostas vendas com o intuito de ludibriar o real comprador do carregamento até que mesmo efetuasse o pagamento exigido pela carga. Conforme a 20ª Coorpin, durante a transação, os criminosos conseguiam intermediar a ida do motorista da empresa da vítima até o local onde seria realizado o efetivo carregamento das frutas e faziam com que o real vendedor atendesse o motorista da vítima. Tanto o vendedor quanto o comprador eram ludibriados pelos golpistas. As quatro vítimas identificadas até o momento tiveram um prejuízo aproximado de R$ 200 mil. Os policiais civis estão dando cumprimento a quatro mandados de prisão preventiva e cinco mandados de busca e apreensão domiciliar. Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Ituiba (BA), Dom Basílio (BA), Ribeira do Pombal (BA) e Livramento de Nossa Senhora (BA). Os investigados responderão pelos crimes de estelionato e associação criminosa. Os alvos de Livramento de Nossa Senhora e Do Basílio foram devidamente presos e conduzidos ao Presídio de Brumado.



Barra da Estiva: PM intercepta armas, carga roubada e 63 kg de drogas

Foto: Divulgação

Quatro armas, dois simulacros e munições, além de uma grande quantidade de materiais roubados, drogas, munições, coletes e outras mercadorias foram apreendidos, na zona rural de Barra da Estiva, por policiais militares da Rondesp Sudoeste, na segunda-feira (10). A unidade foi requisitada na cidade após denúncias apontarem que havia mercadorias roubadas próximas de uma casa em Riacho Fundo. O comandante da unidade, major Ulisses Moreira, contou que na residência foi localizado um homem com os materiais. “Encontramos os armamentos que provavelmente foram usados para praticar os roubos: um rifle calibre 22, outro calibre 44, uma submetralhadora 9mm, uma pistola Taurus calibre 380, dois simulacros de pistolas, munições e coletes”, falou o oficial. 

Foto: Divulgação

Diversos itens de autopeças, indústria, papelaria, cosméticos, veterinários entre outros, além de 63 tabletes de maconha, seis tabletes de cocaína, R$ 694 e duas balanças também foram encaminhados para a Delegacia Territorial (DT) de Barra da Estiva.  O homem que estava com a carga também foi conduzido para a DT, onde será investigada a procedência dos artigos roubados e a possível participação de outros criminosos.



Foragido há 30 anos por crimes em São Paulo é preso em Rio das Contas

Foto: Divulgação

Um foragido da Justiça por homicídio qualificado contra o companheiro da ex-esposa, e tentativa de homicídio da mulher, em São Paulo, foi preso no último domingo (9) em Rio das Contas, em ação conjunta de policiais Civis e Militares da cidade de Livramento de Nossa Senhoram na mesma Região. Segundo o delegado Antônio Cláudio Pereira, o homem cometeu os crimes há 30 anos. “Ele falou que ao longo deste tempo passou por diversas cidades se refugiando”, explicou. Ainda de acordo com o titular, o fugitivo, natural de Rio das Contas, foi encontrado após a polícia iniciar investigação a partir do endereço onde ele nasceu. “Confirmamos a presença dele em uma residência, às margens da BA-148”. O homicida será transferido para São Paulo, onde cumprirá a pena de 23 anos de reclusão.



Família diz que adolescente abusou de menina de 6 anos antes de matá-la

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Um tio de Alice Oliveira de Moura, 6 anos, morta na cidade de Araci, diz que há motivos para concluir que a menina foi abusada sexualmente pelo adolescente. Segundo ele, na certidão de óbito consta como causa: "morte por asfixia, por motivação sexual". Alice desapareceu na quarta-feira (5), quando saiu de casa, no bairro de Bombinhas, para brincar. A família da menina registrou o desaparecimento na Delegacia de Serrinha. Conforme apurado pela Polícia Civil, Alice havia saído de casa, por volta das 15h, para brincar com uma coleguinha e não retornou mais. Ao voltar do trabalho, à noite, a mãe estranhou a ausência da filha. "Ela me disse que só iria ver a amiga, mas, quando a procurei, vi que estava tudo fechado na outra casa, então me preocupei", contou a mãe da menina em depoimento. O adolescente acusado pelo crime é irmão da amiga da vítima. Ele foi apreendido na noite de quinta-feira em uma estrada vicinal, e conduziu a PM até o local onde havia enterrado o corpo. O jovem justificou o crime, segundo a polícia, se dizendo irritado com a presença constante de Alice em sua casa, para brincar com a irmã. De acordo com os policiais, a menina foi encontrada com um saco plástico na cabeça e um cinto no pescoço. O adolescente foi apreendido e vai responder por Auto de Apreensão em Flagrante, por Ato Infracional análogo a homicídio qualificado e ocultação de cadáver.



Polícia descobre suspeito de espalhar boato de ataque a escolas em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação

Um suspeito foi detido nesta segunda-feira (10) em Vitória da Conquista, no Sudoeste, acusado de espalhar boatos de ataque a escolas da cidade. Segundo agentes da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) o suspeito foi localizado em uma escola local após receberem informações de uma possível ação criminosa. O homem, que não teve nem identidade nem idade reveladas, prestou depoimento em uma delegacia. A Polícia Civil informou que as investigações seguem em curso, com monitoração das redes sociais. 



Justiça condena delegado a 29 anos de prisão por participar de organização criminosa na Chapada Diamantina

Foto: Divulgação l PC

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) condenou a 29 anos de prisão, nesta segunda-feira (10), um delegado da Polícia Civil, por associação à organização criminosa e ao tráfico, envolvimento com tráfico de drogas, obstrução de Justiça, peculato e concussão. O nome do delegado foi apontado como um dos envolvidos em um esquema de propina com um empresário, descoberto após uma investigação de plantio de maconha no povoado de Baixio da Aguada, em Seabra, Chapada Diamantina (veja aqui). Por causa disso, o delegado se tornou o principal investigado em 2021 pela "Operação Casmurro", deflagrada pela Corregedoria-Geral da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e pelo Ministério Público da Bahia (MP) (veja aqui). Além dele, outros três criminosos foram condenados a 11 e 14 anos de prisão. Eles eram investigadores da 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Seabra.



Homem é preso suspeito de estupro de vulnerável em Macaúbas

Foto: Reprodução

O Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Macaúbas, foi informada acerca de um possível caso estupro de vulnerável. Na localidade informada, os policiais foram comunicados que o fato teria acontecido na noite de quarta-feira (05). Segundo informou a PM, um lençol ensanguentado foi encontrado e o suposto autor estava escondido no matagal próximo à residência. Ao ser indagado pela equipe policial, o mesmo confirmou ter feito o ato sexual com a menor. Diante do relato, a Guarnição informou ao Conselho Tutelar para fazer o acompanhamento com a menor na UPA. O suposto autor foi conduzido à Delegacia de Macaúbas para adoção das medidas legais cabíveis.



PM distribui mais de 200 ovos de Páscoa para crianças em Vitória da Conquista

Foto: Divulgação

Mais de 200 ovos de Páscoa foram distribuídos para crianças carentes de Vitória da Conquista, após uma ação social da Base Comunitária de Segurança (BCS) Nova Cidade, em celebração à Páscoa. Doces foram entregues na manhã deste domingo (9), em diversos bairros da cidade. Conforme o comandante da unidade, tenente Vinicius Sampaio, os ovos de chocolate foram arrecadados ao longo dos dias que antecederam a Semana Santa, para serem entregues neste Domingo de Páscoa. “Nós conseguimos angariar as lembranças para as crianças, com o apoio de diversos supermercados parceiros", disse. Crianças assistidas pela BCS, moradoras dos bairros Nova Cidade, Alto do Panorama, Panorama, Primavera, Veloso, Nova Esperança e Pedrinhas ganharam chocolates. Na oportunidade, 80 saquinhos com doces sortidos também foram levados para os pequenos. “Agradeço por cada parceiro que nos ajudou a trazer um momento de extrema felicidade para essas crianças. Com certeza foi uma Páscoa que eles jamais irão esquecer”, concluiu o oficial.



Irmãos de 12 e 17 anos morrem afogados em barragem no interior da Bahia

Foto: Reprodução l Sudoeste Bahia

Neste sábado (8), às 16h, uma guarnição do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Urandi, foi acionada por um popular informando que na Barragem do Estênio havia ocorrido um afogamento de dois adolescentes. Segundo a PM, uma Guarnição se deslocou ao local e lá chegando constatou a veracidade do ocorrido, sendo as vítimas do afogamento os irmãos Isaac dos Santos Silva de 12 anos de idade, e Thiago dos Santos Silva de 17 anos, filhos de Edmilson Pereira da Silva e Janaína Cândida da Silva. Segundo informações dos banhistas, as vítimas estavam tomando banho na barragem quando o mais novo afundou na água e o outro na tentativa de socorrê-lo se afogou também. Populares que estavam no local mergulharam e encontraram as vítimas já sem sinais vitais. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado e realizou a perícia no local. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi, para serem necropsiados.



PRF apreende mais de 300 comprimidos de rebite na região da Chapada Diamantina

Foto: Divulgação

Em único dia policiais rodoviários federais de Itaberaba apreenderam 306 comprimidos de anfetaminas em abordagens distintas em frente à unidade operacional da PRF, no km 225 da BR 242. A primeira apreensão ocorreu por volta das 16h50 desta quinta-feira (6), quando os policiais decidiram vistoriar uma carreta que seguia de Salvador para Luís Eduardo Magalhães. No caminhão foram encontrados uma quantidade de 195 comprimidos de nobésio extra forte que estavam acondicionados em um recipiente de goma de mascar (pastilha). Já em outras cinco abordagens, os policiais apreenderam mais 111 unidades da droga. O uso desse tipo de droga está muitas vezes associado à condução em excesso de velocidade, perda do controle do veículo, colisões, direção agressiva e desatenta, além de execução de manobras de alto risco. A PRF alerta que dirigir sob influência de “rebites” é infração gravíssima de trânsito, de acordo com o Art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e pode colocar em risco a vida do motorista e de outras pessoas.



Plantação com 32 mil pés de maconha é erradicada na Chapada Diamantina

Foto: Divulgação

Um plantio com mais de 32 mil pés de maconha foi erradicado, na manhã desta quinta-feira (6), por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga, da Rondesp Chapada e da 24º Companhia Independente de Polícia Militar, na cidade de Morro do Chapéu. Dois criminosos foram presos e apresentados na Delegacia. Segundo o major Ednaldo Siqueira Vieira, comandante da unidade, os policiais fizeram levantamentos e chegaram até a plantação, no Povoado de Mônica. "O material foi arrancado e incinerado no terreno", contou o oficial. Além da plantação, os policiais destruíram também um acampamento improvisado usado pelos traficantes. Dois homens que faziam o cultivo e manutenção da roça foram presos em flagrante e conduzidos à Delegacia Territorial de Morro do Chapéu.



Homem é preso suspeito de estuprar enteada de 5 anos em Luís Eduardo Magalhães

Foto: Reprodução

Um homem de 35 anos foi preso nesta quarta-feira (5), acusado de estuprar uma enteada de 5 anos, no município de Luís Eduardo Magalhães. Segundo o g1, a medida aconteceu após solicitação do Conselho Tutelar do município. De acordo com o delegado Joaquim Rodrigues, que investiga o caso, a mãe da criança procurou a delegacia, no dia 23 de março, para registrar uma ocorrência de atos libidinosos contra a filha dela, no bairro Florais Léa. Joaquim Rodrigues explicou que o suspeito cometeu atos libidinosos e o crime se caracteriza como estupro de vulnerável. Ainda de acordo com Joaquim Rodrigues, o suspeito segue preso na Delegacia Territorial (DT) de Luís Eduardo Magalhães. Ele não teve direito a pagar fiança, porque é reincidente e já respondia pelo crime de estupro de vulnerável.



Vereadores denunciam falta de medicamentos e sucateamento de UBS e no Hospital Municipal de Lagoa Real

Foto: Divulgação

Os vereadores Santo Batista de Almeida (PSD), o Santão, e Laiston Liberato Correia (PSD), denunciaram a falta de medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o sucateamento do Hospital Municipal de Lagoa Real. De acordo com os edis, faltam remédios básicos para diabetes e hipertensão nas unidades de saúde. A imprensa local, o vereador Santos Batista afirmou que foi realizada uma vistoria nas localidades e foi constatado a falta dos insumos para os atendimentos à população. “Há um descaso da administração na saúde de Lagoa Real. A Policlínica de Saúde de Guanambi que sustenta a saúde em Lagoa Real. Essa é a realidade”, apontou. No que se refere ao sucateamento do hospital municipal, Batista disse que se trata de descaso e incompetência da atual administração. “Um total descaso”, concluiu.



Vítimas de violência doméstica terão atendimento prioritário na busca por emprego na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Mulheres vítimas de violência doméstica terão atendimento prioritário na busca por emprego na Bahia, por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine). A medida atende lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estabelece a reserva de 10% das vagas para as vítimas. Nesta quinta-feira (6), o serviço já está disponível nos postos do Sine na capital baiana e nas 120 unidades do sistema em todo o estado. Ao chegarem no local, as mulheres podem solicitar esse tipo de atendimento e serão direcionadas prioritariamente. Os atendentes farão o acolhimento das mulheres que querem buscar um trabalho formal ou autônomo, ou ainda das que querem retornar ao mercado. A emissão de documentação trabalhista, o acesso ao benefício do seguro-desemprego, e outros serviços também são prestados. 



Polícia recupera carga de papel furtada e avaliada em R$ 15 mil em Itapetinga

Foto: Divulgação

Um total de 78 caixas de papel A4 furtados de uma empresa em Itapetinga, foi recuperado nesta segunda-feira (3). Segundo a Polícia Civil, o material, avaliado em R$ 15 mil, estava armazenado em um imóvel no bairro Vila Isabel e era desviado há seis meses para o local. Conforme a Polícia, os lotes de papel eram desviados por um funcionário de uma empresa terceirizada que prestava serviço para uma fábrica da região. “Ele confessou o crime e será indiciado no inquérito policial", disse em nota.  A polícia informou que as investigações continuam com a finalidade de chegar a outros envolvidos no esquema. Todo o material foi restituído à empresa”.  A polícia informou que as investigações continuam com a finalidade de chegar a outros envolvidos no esquema.



Consórcio formado por empresas chinesa e brasileira será responsável pelas obras da primeira etapa da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, na Bahia

Foto: Divulgação

Um consórcio formado por uma empresa chinesa e uma brasileira será responsável pelas obras da primeira etapa da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, a FIOL. A ordem para o início dos serviços deve ser assinada em até duas semanas. A informação partiu do governo da Bahia na terça-feira (4). Segundo o governo, o consórcio nomeado como TCR-10 tem 127 quilômetros e irá passar pelos municípios de Ilhéus, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara. A previsão de conclusão é de até três anos. A Bamin é, desde 2021, a empresa responsável pela finalização do empreendimento. Além disso, ela administra a operação do Trecho 1 da ferrovia, enquanto os trechos 2 e 3 estão sob administração do Governo Federal. O objetivo da ferrovia é ligar os municípios baianos de Caetité e Ilhéus, onde está localizado o Porto Sul, um terminal de águas profundas. Com 537 quilômetros de extensão, a ferrovia passará por 20 municípios do estado. O equipamento começou a ser construído em 2010 e deveria ter sido entregue em 2014, mas o governo federal alegou falta de verba. Atualmente, a previsão do governo da Bahia é que a obra seja concluída e entre em operação a partir de 2027.

 



Acidente com 3 veículos deixa 2 mortos e 3 feridos em Palmas de Monte Alto

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Um acidente causou a morte de duas pessoas e feriu outras cinco em um trecho da BR-030 de Palmas de Monte Alto, Sudoeste baiano. O fato ocorreu na noite deste domingo (2) e envolveu três veículos. Foram a óbito Bruno Teixeira Pinto, de 28 anos, e José Carlos dos Santos, de 32. Os feridos foram encaminhados ao Hospital Municipal Milton Farias Dias Laranjeiras, em Palmas de Monte Alto. Não há mais informações sobre o estado de saúde deles. A suspeita é que uma caminhonete teria causado o acidente. No entanto, as causas do acidente ainda devem ser esclarecidas. Os corpos das vítimas foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi.



Tricolor derrota Jacuipense por 3 a 0 e garante mais um título no Baianão

Foto: Divulgação

Após o empate na última semana, o Bahia conseguiu, neste domingo (2), recuperar o ritmo na Fonte Nova e conquistou o título do Campeonato Baiano ao derrotar o Jacuipense por 3 a 0. Os gols começaram a partir do segundo tempo. O primeiro foi marcado por Everaldo (67'), o segundo por Cauly (69') e o terceiro por Jacaré (95+0'). Com o placar desta partida, o Bahia começa a demonstrar avanço na "Era City", conquista seu 50° título e permanece como o maior vencedor do Bainão até então.