ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Empresário morre após cair de pé de abacate na zona rural de Ibicoara

Foto: Reprodução l Redes Sociais

O empresário Wanderson Silva Moreira, 41 anos, mais conhecido como Pida, morreu no último sábado (24), após cair de um pé de abacate no povoado do Licuri, zona rural do município de Ibicoara, na Chapada Diamantina. O acidente aconteceu no dia 30 de maio e ele estava internado no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), mas não resistiu e foi a óbito. Wanderson estava em tratamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HGVC. O velório de Moreira aconteceu no domingo (25). O corpo foi sepultado no Cemitério Municipal de Ibicioara, às 18h.



Bahia é o estado com maior número de amputados em decorrência da violência armada

Foto: Reprodução

A Bahia é líder nacional em número de amputados decorrente da violência armada nos últimos 15 anos. O estado também lidera o ranking no número de mortes violentas intencionais, o que reverbera no alto número de multilados. O Rio de Janeiro aparece em segundo lugar nesta lista, com 202 vítimas, a região, dominada pelo tráfico e pela milícia, possui 42 amputados a menos que a Bahia. Enquanto que o estado mais populoso do país, São Paulo, está em terceiro lugar. Neste mesmo período, o Brasil teve 2.044 amputados em consequência de armas ou explosivos. O número é maior do que a quantidade de multilados nas Forças Armadas dos Estados Unidos durante as guerras do Iraque e do Afeganistão, quando 1.705 soldados americanos acabaram acidentados. Os dados foram compilados pelo O Globo a partir da análise das internações hospitalares (AIHs) do Ministério da Saúde e ainda apontam que a média de idade dos atingidos é de 33 anos.



Terceira morte por dengue grave neste ano é confirmada em Feira de Santana

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Mais uma morte causada por dengue grave foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Feira de Santana. Trata-se de uma mulher de 20 anos, que teve o caso confirmado após a análise das amostras que a Vigilância Epidemiológica encaminhou ao Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen). O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (23) pela prefeitura. Esta é a terceira morte causada por dengue grave este ano. As outras duas também ocorreram neste mês de junho. Os agentes de endemias intensificaram a eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti na localidade em que essas pessoas residiam. A Vigilância Epidemiológica confirmou 587 casos de dengue neste ano, destes, sete foram classificados como grave e 97 com sinais de alarme. A recomendação é que ao notar os sinais, procure a unidade de saúde mais próxima para receber orientações e fazer o exame. Em casos graves, o paciente deve procurar, de forma imediata, as UPAs e Policlínicas Municipais. O exame para diagnóstico de arboviroses também está disponível no Ambulatório Municipal de Infectologia, localizado na Rua Professor Fernando São Paulo, nº 911, bairro São João. Para ter acesso, o paciente deve apresentar guia de solicitação, documento de identidade e cartão SUS.



Homem é condenado a 26 anos de prisão por estuprar ex-enteada de 13 anos em Tanque Novo

Foto: Divulgação

A Justiça condenou um homem a 26 anos, seis meses e 21 dias de prisão por ter estuprado sua ex-enteada, que era adolescente, no município de Tanque Novo, sudoeste baiano. Ele já tinha sido condenado a 10 anos de prisão e a nova condenação vem após um recurso do Ministério Público Estadual (MP-BA). A vítima sofreu o crime dos seus nove até os 13 anos de idade, entre 2018 e 2022. O MP-BA recorreu à sentença, pedindo elevação máxima da pena. A adolescente era deficiente e tinha 13 anos quando fez a denúncia. Os crimes foram praticados na casa onde a vítima e sua mãe moravam. O réu aproveitava momentos em que a família estava dormindo para entrar no quarto da vítima e praticar o crime. A ação foi movida pela promotora de Justiça Adriana Cortopassi e a decisão assinada pela desembargadora Soraya Moradillo Pinto.



Professores indicam possibilidade de greve após não selar acordo com prefeitura de Aracatu

Foto: Divulgação

Os professores da rede municipal de Aracatu, município do sudoeste da Bahia, estão se organizando para iniciar uma agenda de mobilizações, com indicativo de greve, após não conseguirem um acordo com a Prefeitura Municipal acerca do pagamento do reajuste do piso salarial em 14,95%, conforme previsto em lei federal. A delegada da Delegacia da Gameleira da APLB/Sindicato na cidade, Viviane Rocha, disse que a prefeita da cidade prometeu em abril o reajuste, mas que o acordo não foi cumprido. “Até o momento, não tivemos retorno nenhum dessa reunião que aconteceu no dia 19 de abril”, destacou. Em assembleia, os professores estabeleceram que a prefeitura tem até o dia 28 de junho para dar uma resposta. Se não houver retorno, as mobilizações serão mantidas. “Buscamos apenas a valorização e reconhecimento da categoria e a qualidade da educação no município”, declarou.



Mais de 1,5 milhão de turistas são esperados na Bahia durante os festejos juninos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Bandeirolas coloridas, tecidos de chita e roupas quadriculadas tomam conta do comércio baiano durante o mês de junho por causa dos festejos juninos. Para este ano, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) estima que mais de 1,5 milhão de turistas participem do São João da Bahia, na capital e no interior, e movimentem quase R$ 1,6 bilhão na economia. Além do aquecimento do comércio, há também a ocupação do setor hoteleiro e o aluguel por temporada das casas de moradores locais, que costumam sair de seus imóveis nessa época do ano, para fazer uma renda extra com o aluguel para turistas que pretendem curtir os festejos juninos. Para o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Quinho Tigre, o período junino é um momento diferenciado para o Nordeste e, especialmente, para a Bahia. "Algumas cidades contam com grandes atrações musicais, outras com o forró pé de serra tradicional, com quermesses, novenas, enfim, é um momento muito importante". O presidente da UPB também falou sobre a migração de turistas para as cidades do interior. "A festa junina é basicamente interiorana, não é? As pessoas geralmente vão visitar os familiares no interior e, automaticamente, acabam participando dos festejos", comentou. "Fazer o São João não é gasto, é investimento, porque há um retorno financeiro positivo para o município. Além disso, algumas pessoas [comerciantes e empresários] ganham dinheiro que dá para passar o ano todo, ou seja, recursos que eles faturam durante os festejos juninos", salientou. As informações são do site G1.



Alceu Valença brinca que vai selar a guerra entre Rússia e Ucrânia com forró

Foto: Reprodução l André Carvalho l Bahia Notícias

O cantor Alceu Valença declarou, na noite desta quinta-feira (22), que não tem costume de ouvir músicas, nem as suas próprias obras. “Eu gosto de estar no palco, de cantar. Quando eu tenho um “surto criativo” aí eu faço uma música e começo a compor. O último foi na pandemia, eu comecei a tocar violão, coisa que eu não não faço muito. Peguei o meu violão e comecei a tocar. Sabe quantos discos eu fiz? Quatro. Três sozinho e um com Paulo Rafael e depois parei, meu violão está lá, nem pego nele”, detalhou o cantor, durante coletiva de imprensa antes de se apresentar no Largo do Pelourinho. Valença brincou que vai voltar a pegar o violão apenas para a acabar a guerra entre a Rússia e Ucrânia “Vou para Ucrânia ir para Rússia, boto o Putin junto daquele outro tal [Volodymyr Zelensky] e aí vamos lá, a proposta é essa, dançar forró. E aí eu posso até usar a música de Luiz, que é pagode russo”, disse.



Grupo do ‘golpe da pirâmide’ com site de apostas esportivas é investigado pela PF

Foto: Divulgação

A Operação “Sarcófago” foi deflagrada, na manhã desta quinta-feira (22), pela Polícia Federal. Mais de 40 agentes cumpriram 11 mandados de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal de Campina Grande (PB), nos municípios de Barra de Santa Rosa, Nova Palmeira, Algodão de Jandaíra e Campina Grande. A priori, a proposta da PF é combater um esquema de pirâmide financeira, isto é, um modelo de negócios que recruta investidores através de uma promessa de pagamentos ou serviços para inscrição de outros no esquema, em vez de fornecer investimentos ou venda de produtos. Em resumo, o esquema criminoso envolvia a oferta pública de rendimentos mensais extraordinários para investidores que aplicassem recursos em operações no mercado de apostas esportivas. As informações são do portal Metrópoles. Entre os anos de 2020 e 2022, a atividade somente foi paralisada por desavença entre os sócios, mas não contou com o ressarcimento dos prejuízos gerados às pessoas que aportaram recursos. Por fim, os investigados responderão pelos crimes de emissão de valor mobiliário sem prévio registro junto à Comissão de Valores Mobiliários, assim como por operar sem autorização Instituição Financeira, associação criminosa e estelionato. As penas podem chegar a até 20 anos de reclusão.



Bahia é o estado com maior número de mortes violentas no primeiro trimestre de 2023

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Bahia é o estado que registrou o maior número de mortes violentas no primeiro trimestre de 2023. Entre janeiro e março deste ano, 1.289 pessoas morreram em casos de feminicídios, homicídios dolosos, latrocínios ou lesões corporais seguidas de morte. Os dados fazem parte do Monitor da Violência, índice nacional de homicídios criado pelo site G1, com base em informações oficiais dos 26 estados e o Distrito Federal. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (20). Apesar do número alto, a quantidade de mortes violentas do primeiro trimestre diminuiu quase 3% em relação ao mesmo período de tempo em 2022, quando foram registradas 1.328. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que a redução acontece desde o dia 1º de janeiro até 19 de junho, quando os dados do período mostraram redução de 5,3%. Ainda de acordo com o órgão, o número de feminicídios também diminuiu cerca de 13% nos primeiros seis meses do ano: são 39 casos, contra 45 no mesmo período do ano anterior. Os índices em queda tem relação direta com a nova diretriz de integração das forças policiais. Apesar disso, o órgão não detalhou o número de assassinatos por mês, nem divulgou os detalhes sobre os crimes.



Bahia registrou 13 casos de febre maculosa nos últimos dez anos, aponta Sesab

Foto: Reprodução

Responsável por um surto no interior de São Paulo durante a última semana e por 1.292 ocorrências no Sudeste do país nos últimos dez anos, a febre maculosa não é uma doença exclusiva desta região. Segundo informações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de 2012 a 2022, treze ocorrências foram registradas em território baiano. A pasta informou que nenhum dos registros de pacientes acometidos pela doença, causada por uma bactéria do gênero Rickettsia e que é transmitida pela picada de carrapato infectado, ocasionou óbito. O recorde de infecções aconteceu em 2021, quando quatro pessoas foram identificadas com esta condição, que pode causar, além da febre, dor pelo corpo, dor de cabeça e manchas avermelhadas na pele. No segundo lugar no ranking de anos com o maior quantitativo estão 2022 (3 diagnósticos), 2019 (2 diagnósticos) e 2012, 2015, 2018 e 2020 (com 1 diagnóstico cada). Os anos de 2013, 2014, 2016 e 2017 não contabilizaram nenhuma ocorrência. Ao todo, segundo o Ministério da Saúde (MS), o Brasil registrou 2.059 casos de febre maculosa de janeiro de 2013 a 14 de junho de 2023. Desde o início do ano até a última sexta-feira (16), 53 casos ocorreram em todo o país, dos quais 30 se concentraram no Sudeste. As informações são do site Bahia Notícias.



Professor de ensino médio é preso com material pornográfico infantil em Alagoinhas

Foto: Reprodução

Um professor do ensino médio foi preso nesta terça-feira (20) em Alagoinhas, no Agreste baiano. Ele é acusado de pornografia infantil. Segundo a Polícia Civil, agentes cumpriram mandados de busca e apreensão na casa do docente, que fica no Centro da cidade. No local, foram apreendidos em dispositivos eletrônicos [celulares e computador] “vasto material” pornográfico contendo imagens de crianças e adolescentes. A polícia chegou ao suspeito após denúncia de uma plataforma de pesquisa na internet. “Realizamos a varredura em computadores e celulares e encontramos o material pornográfico, dando voz de prisão em flagrante por adquirir, possuir, armazenar por qualquer meio fotografia ou vídeo com cena de pornografia infantil”, relatou o coordenador da 2ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Alagoinhas), delegado Fábio Silva.  Após a prisão, o professor foi levado para a sede da coordenadoria, onde segue custodiado à disposição da Justiça O material apreendido passará por perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região.



Brumado: Coelba explica 'fatura complementar' de pagamento após rumor de golpe em vídeo viral

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Um vídeo em que uma mulher comenta um suposto golpe com contas de luz da Coelba viralizou no WhatsApp esta semana em Brumado. Na gravação, a mulher mostra uma conta de luz a qual segundo ela, não tem código de barras e o valor estaria abaixo do normal. Segundo a mulher, a conta apesar de ter os seus dados corretos, a identificação numérica do cliente faltava um número. O site 97NEWS enviou o vídeo a assessoria de imprensa da Coelba e a empresa esclareceu que a fatura existe e não se trata de uma fraude. "A Neoenergia Coelba esclarece que a fatura de nergia exibida no vídeo foi emitida pela distribuidora, ou seja, não se trata de uma fraude. A conta é uma fatura complementar, de caráter informativo, prevista na legislação do setor elétrico", diz a Nota. A empresa ainda ressalta que oferece serviços de esclarecimento de dúvidas. Para isso, o cliente deve entrar em contato com a Coelba através do telefone 116 (ligação gratuita), 



Com cachês milionários, sertanejos são os mais bem pagos nas festas juninas da Bahia

Foto: Reprodução

Os artistas com os cachês mais gordos que vão tocar ao redor da Bahia durante as festas juninas, não fazem parte do forró, mas sim de um ritmo que não está ligado às tradições do período: o sertanejo. Segundo o site Metro 1, o levantamento foi feito a partir de dados apresentados pelo Portal da Transparência Junino, construído pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). O sertanejo, conhecido pelos investimentos exorbitantes, embala as apresentações de sete dos dez artistas com maior valor por espetáculo. O cantor que lidera a lista dos mais bem pagos é Wesley Safadão, com cinco contratos nas cidades de Candeias, Euclides da Cunha, Jequié, Itabuna e Belo Campo, cada um no valor de R$700 mil, totalizando em R$ 3,5 milhões. Em seguida, a dupla Zé Neto e Cristiano com contratos em Irecê e Ipiau de R$650 mil. O cantor Leonardo ocupa o terceiro lugar, com cachê de R$500 mil na cidade de Serra Dourada. A discussão sobre o espaço dos forrozeiros têm tomado forma nos últimos dias. No início deste mês, o cantor Flávio José, referência do forró, teve o seu tempo de show reduzido para o sertanejo Gusttavo Lima, que se apresentaria depois, tivesse uma apresentação maior. O caso aconteceu durante uma festa junina batizada como “Maior São João do Mundo”, em Campina Grande. O forrozeiro Adelmário Coelho disse que já presenciou gestores colocarem 80% de atrações que não são do gênero musical tradicional nas festas juninas, sobrando um espaço de 20% para os cantores do forró. 

Veja abaixo os 10 artistas com os cachês mais altos:

Wesley Safadão - R$ 700 mil - 5 contratos, totalizando em R$ 3,5 milhões
Zé Neto e Cristiano - R$ 650 mil - 2 contratos, totalizando em R$ 1,3 milhões
Leonardo - R$ 500 mil
Bruno e Marrone - R$ 500 mil - 2 contratos, totalizando em R$1 milhão
João Gomes - R$ 490 mil e R$ 450 mil - 6 contratos, totalizando em R$ 2,7 milhões
Mari Fernandez - R$ 460 mil - 6 contratos, totalizando R$ 2.6 milhões
Maiara e Maraísa - R$ 450 mil - 5 contratos, totalizando em R$ 2.2 milhões
Simone Mendes - R$ 420 mil e R$ 400 mil - 3 contratos, totalizando em R$ 1,2 milhões
Nattan - R$ 400 mil



Bahia é o segundo estado do país com mais beneficiários do Bolsa Família

Foto: Divulgação

A Bahia é o primeiro estado da Região Nordeste e a segunda Unidade da Federação com mais beneficiários do Bolsa Família em junho. São 2,56 milhões de famílias contempladas com uma média de R$ 688,78, valor recorde para o estado e bem acima dos R$ 658 registrados em maio. O total de recursos transferidos neste mês pelo governo federal supera R$ 1,76 bilhão (R$ 9 milhões a mais em relação a maio) e chega aos 417 municípios do estado. Os pagamentos teve início nesta segunda, 19/6, para beneficiários com final 1 no Número de Identificação Social (NIS), e seguem até o dia 30. A novidade que justifica o aumento nos números é o início dos pagamentos do Benefício Variável Familiar, que assegura um adicional de R$ 50 a dependentes de sete a 18 anos e a gestantes integrantes da composição familiar. Na Bahia, 100,3 mil gestantes (repasse de R$ 4,95 milhões) e mais de 1,53 milhão de crianças e adolescentes de sete a 18 anos estão contemplados (R$ 75,47 milhões). Já o Benefício Primeira Infância, que garante um adicional de R$ 150 a cada criança de 0 a 6 anos na composição familiar e vem sendo pago desde março, chega a 890,3 mil crianças na Bahia em junho, resultado de um investimento federal de R$ 131,8 milhões.



Tierry capota carro antes de se apresentar no interior da Bahia

Foto: Reprodução l Redes Sociais

O cantor Tierry e membros da sua equipe sofreram um acidente enquanto iam para a cidade de Caetanos, onde o cantor se apresentaria neste sábado (17). Segundo informações, o cantor dirigia o veículo quando capotou na rodovia. No momento do acidente, os produtores e seguranças do cantor também estavam no veículo. Tierry tinha um show marcado na festa de Largo de Caetanos. O acidente aconteceu próximo do Distrito do Caldeirão, quando o cantor perdeu o controle do carro, que rodou e capotou. Segundo o portal TV Povo, ninguém ficou ferido. A assessoria de Tierry confirmou a informação. Todos envolvidos no acidente foram resgatados por um carro da Câmara Municipal de Caetanos e levados até a sede do município. O cantor não cancelou sua apresentação na cidade, e se apresentou no horário marcado. 



13 fuzis são apreendidos em ação com 4 mortos na Bahia

Foto: Divulgação l SSP/BA

Trezes fuzis foram apreendidos em uma operação policial que terminou com quatro suspeitos mortos e dois policiais baleados na madrugada de segunda-feira (19), no bairro de Narandiba, em Salvador. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a apreensão foi a maior registrada em um só dia no estado, neste ano. A operação foi deflagrada pelas policias Federal, Militar e Civil. Segundo informações da SSP-BA, os suspeitos atacaram rivais no bairro do Lobato, no subúrbio de Salvador, e, quando retornavam para Tancredo Neves, onde tinham esconderijos na localidade do “Buracão”, foram surpreendidos pelos policiais. Operação termina com quatro suspeitos mortos e dois policiais baleados em Salvador. Na Avenida Paralela, conforme o órgão de segurança pública, houve a primeira tentativa de prisão. O quarteto estava em um carro quando houve o confronto. Já no bairro de Narandiba, os quatro suspeitos foram baleados, socorridos, mas não resistiram. Com o quarteto foram encontrados dois fuzis, uma submetralhadora, duas pistolas e uma granada. Dois policiais foram atingidos, um deles de raspão. Eles não correm risco de morte. A Secretaria de Segurança Pública informou que ao saberem que o grupo envolvido no ataque a rivais no Lobato seriam suspeitos de tráfico de drogas da localidade do “Buracão”, os policiais seguiram para a região. Em uma espécie de vala, perto de um canal de esgoto, localizado em uma região de mata fechada, os policiais encontraram mais armamentos e cerca de 5 mil munições. No total foram encontrados os 13 fuzis calibres 7,62 e 5,56, uma submetralhadora calibre 9mm, duas espingardas calibre 12, duas pistolas calibre 9mm, uma granada, carregadores, munições e tabletes de crack.



Idoso tem pênis decepado por mulher em Feira de Santana

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Um idoso de 60 anos foi agredido e teve o pênis decepado por uma mulher, na noite deste sábado (17), em Feira de Santana. A informação é do site Bahia Notícias. Segundo a ocorrência, que foi atendida pela Polícia Militar, o idoso estava bastante ferido e os vizinhos informaram que ele era agredido diariamente pela autora da agressão, que tem 35 anos. Ainda de acordo com os vizinhos, o homem chegou a ficar desacordado e o pênis foi jogado no lixo. Ele foi socorrido por uma ambulância do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência e encaminhado ao Hospital Geral Clériston Andrade.



Jovem morre durante uma trilha com familiares na zona rural de Jacaraci

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Um jovem identificado como Marcos Suel Pereira Oliveira morreu na noite de sábado (17), durante uma trilha com familiares na zona rural da cidade de Jacaraci. Segundo a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar, a ocorrência foi registrada às 18h, em Morro do Chapéu. A Samu foi acionada para socorrer a vítima. Conforme a ocorrência, durante uma trilha o jovem pisou em uma pedra, escorregou e na queda bateu a cabeça. Marcos foi a óbito no local.



Deputado baiano cobra fim da 'obrigação' por festas juninas em escolas

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O deputado estadual, Samuel Júnior (Republicanos), cobrou o fim da obrigatoriedade da participação de alunos em eventos juninos nas escolas públicas e privadas da Bahia. O pedido do parlamentar veio após a aprovação da Lei 14.104/2019 elaborada por ele, em que se torna opcional a participação de alunos na festa de São João promovida nas instituições. A proposição relaciona e trata o São João que acontece nas escolas como “celebração religiosa”. Apesar de ser apresentada como “cunho religioso”, na Lei proposta pelo deputado, o festejo junino é um patrimônio cultural do Brasil. Através do Projeto de Lei 943/2019, o São João foi considerado uma manifestação da cultura nacional. Segundo o deputado, a Lei apresentada por ele seria uma forma de respeito às demais crenças que não se enquadram às celebrações católicas e são tradições no país. “O nosso estado é plural, com diversos credos e não é aceitável a imposição de uma doutrina religiosa nas outras. Fazer isso é ferir o princípio de liberdade de expressar a sua fé, seja qual ela for”, explica Júnior. A medida criada por Samuel, estabelece também que as instituições de ensino não cobrem e exigiam a concessão de pontos para os estudantes que não participarem dos eventos juninos nas escolas. O Projeto de Lei, apontou ainda que a festa de São João nos colégios podem acontecer assim “como outras de cunho religiosas, mas com a ressalva de ser facultativa”. 



MPF investiga falta de remédio para trombose na rede pública de saúde da Bahia

Foto: Divulgação

O Ministério Público Federal instaurou um inquérito civil para investigar o desabastecimento do medicamento Enoxaparina 40mg, injetável utilizado no tratamento de trombose venosa, infarto e outras doenças relacionadas ao sistema circulatório, no estado da Bahia. A portaria que determina a abertura da investigação foi publicada no Diário do MPF Eletrônico de quarta-feira (14). O processo, assinado pelo procurador da República Leandro Bastos Nunes, foi impetrado após a abertura de um procedimento preparatório pelo órgão federal, após denúncia, protocolada em agosto do ano passado, de que a falta do remédio ocorreu por conta da aquisição insuficiente por parte do Ministério da Saúde (MS). De acordo com a publicação no DMPF-e, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde (SCTIE/MS), braço do governo federal que é responsável pela assistência farmacêutica, foi oficiada sobre a abertura do inquérito para que possa se manifestar sobre o tema em até trinta dias.  A pasta, por meio de nota, informou que desconhece o processo aberto pelo MPF e que, na Bahia, há estoques do medicamento, não havendo atraso algum na entrega pela administração federal. A reportagem também procurou a assessoria de comunicação do Ministério da Saúde, que não deu nenhuma devolutiva até a publicação desta matéria.