ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brumado: Denúncia aponta suposta diferença em pagamentos do transporte escolar e cobra explicações da Prefeitura

Brasil reduz índices de reprovação, abandono e atraso, diz Censo escolar

Homem é preso suspeito de tentar explorar sexualmente adolescente na zona rural de Livramento de Nossa Senhora

Prefeitura de Brumado antecipa salários e injeta R$ 10 milhões na economia local

24º BPM recebe kit de aplicativo tático para reforçar atuação operacional em Brumado

Policia registra queda dos roubos e furtos nos eventos do São João da Bahia 2026

Vídeo de cantor com público reduzido em São João da Bahia viraliza e gera onda de apoio nas redes

Homem é levado à delegacia após ser flagrado com celulares durante festa junina em Presidente Jânio Quadros

Mulher desarma ex-companheiro após ameaças de morte e disparo de arma em Guanambi

Idoso morre após ser atropelado por motocicleta conduzida por adolescente em Livramento de Nossa Senhora

Brumado: Condenado por assalto de quase meio milhão é capturado após ação de inteligência da PM



BUSCA PELA CATEGORIA "Bahia"

Governo da Bahia investe mais de R$ 40 milhões em cisternas para ampliar acesso à água no semiárido

Foto: Divulgação

Cerca de 14 mil pessoas do semiárido baiano terão acesso à água potável em casa. Na sexta-feira (19), o Governo da Bahia lançou o novo edital do Programa Cisternas, que prevê a instalação de mais de 3,7 mil cisternas em 176 municípios da região. Com um investimento total de R$ 40,8 milhões, a iniciativa vai contratar entidades para implementar tecnologias sociais voltadas ao acesso à água para consumo humano. A solenidade realizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, da secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian Rahal, e de outras autoridades. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), integra o Programa Bahia Sem Fome. Jerônimo Rodrigues destacou que o programa vai além da construção de cisternas. “Não é política apenas da fazer a obra, mas de unir as forças da comunidade, para compreender a importância de armazenar, tratar a água antes de usar. Esse programa ainda movimenta a economia da comunidade, porque os pedreiros e os ajudantes são da própria comunidade”, afirmou o governador. Ele ainda destacou que o empenho será contínuo. “As cisternas ajudam a comunidade a guardar a água. Mas, vamos trabalhar para que a água chegue permanente na casa das pessoas”, concluiu.



Sefaz-BA alerta contribuintes para tentativas de fraude no pagamento do IPVA 2024

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA) alerta os proprietários de veículos licenciados na Bahia para que fiquem atentos a tentativas de fraude, na hora de pagar o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024. Os canais oficiais e seguros para informações e quitação do imposto são o site sefaz.ba.gov.br e a plataforma ba.gov.br. Já o pagamento diretamente na rede bancária só deve ser realizado no Banco do Brasil, no Bradesco ou no Bancoob. Segundo o diretor de Arrecadação da Sefaz-BA, Augusto Guenem, alguns estados estão se deparando com tentativas de fraudes ao contribuinte. “A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, por exemplo, detectou a existência de ao menos três sites fraudulentos que tentam induzir o contribuinte ao erro, em uma tentativa de direcionar o pagamento a terceiros. Evitar estas tentativas de fraude é simples, basta acessar apenas os canais oficiais”. Para mais informações, o contribuinte pode entrar em contato com os canais de atendimento da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, pelo 0800 071 0071 (ligações de telefone fixo), pelo 71 3319-2501 (ligações de celular ou de telefone fixo), pelo e-mail [email protected] ou pelo Balcão Virtual (atendimento via videoconferência por meio do site da Sefaz-Ba).



Neoenergia Coelba tem até este ano para solicitar renovação de contrato de fornecimento de energia elétrica na Bahia

Foto: Divulgação

A Neoenergia Coelba inicia o ano de 2024 com a largada dada para a conclusão de um dos principais capítulos de sua história no estado da Bahia. As informações são do Jornal Metropole. Com três anos restantes para o término do contrato de concessão, a empresa tem até este ano para solicitar a renovação por mais 30 anos, sem a necessidade de nova licitação ou concorrência. Tudo isso em meio a críticas de clientes e deputados estaduais mobilizados na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para questionar o serviço oferecido no estado. À empresa, que tem 2027 como o prazo limite do contrato de concessão. "A Coelba tem um compromisso contratual até 2026, que será renovado ou sujeito a um novo processo de licitação”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues. Mesmo com o prazo chegando ao fim, segundo a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), o órgão ainda não recebeu do Executivo o processo de pedido de renovação ou não. O parecer da PGE, no entanto, não tem poder decisório. É apenas uma recomendação. O presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da AL-BA, deputado estadual Manuel Rocha (União), afirmou que o relacionamento com a empresa tem melhorado. Segundo ele, agora há um atendimento às demandas dos parlamentares. Agora, sob a liderança do novo diretor-presidente, Thiago Guth, a empresa deverá retornar à Casa Legislativa em fevereiro, com o fim do recesso parlamentar, para prestar explicações sobre as críticas ao serviço oferecido no estado. Ele havia sido convidado no final de 2023, mas acabou não comparecendo devido a uma viagem. A Neoenergia Coelba, por sua vez, diz entender “a participação em audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia como uma oportunidade de dirimir dúvidas e apresentar a evolução” de seus indicadores e investimentos.



Operação da PF mira quadrilha responsável por extração de mineral em garimpo ilegal na Bahia

Foto: Divulgação

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (17), a Operação Gameleira com o objetivo de desarticular grupo criminoso acusado de praticar os crimes de mineração ilegal, usurpação de bens da União, porte ilegal de explosivos e associação criminosa armada, em conjunto com diversos garimpeiros locais e estrangeiros, na região de Jaguarari, Campo Formoso e Oliveira dos Brejinhos. Mais de 70 agentes cumprem mandados de prisão preventiva, mandado de prisão internacional pela Interpol e mandados de busca e apreensão, em Salvador, Campo Formoso, Jaguarari, Oliveira dos Brejinhos e Petrolina (PE). As investigações revelaram que os proprietários de uma fazenda em Jaguarari, local com diversos pontos de garimpo, organizavam e permitiam a extração de quartzo verde na propriedade rural por garimpeiros da região, sem qualquer autorização da Agência Nacional de Mineração (ANM) ou licença ambiental, mediante o pagamento de valores. Em seguida, o mineral era exportado para a China, através do Porto de Salvador, em contêineres. Os investigados responderão pelos crimes de mineração ilegal, usurpação de bens da União, porte ilegal de explosivos e associação criminosa armada cujas penas, somadas, ultrapassam 15 anos de prisão.



Homem é preso por armazenar pornografia infantil em Jequié

Foto: Divulgação

Um homem foi preso, na terça-feira (16), por armazenar e distribuir conteúdo pornográfico infantil. Segundo a investigação dos agente da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (Deam) de Jequié, o suspeito também comercializava o material. A ação faz parte da “Operação Epstein”, que tem o objetivo de combater crimes sexuais contra crianças e adolescentes, onde foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, além do mandado de prisão. O material foi localizado e interceptado em parceria com o National Center for Missing and Exploited Children (NCMEC), uma organização americana não governamental que recebe denúncias sobre crimes relacionados a abuso sexual infantil e desaparecimento de crianças. A titular da Deam de Jequié, delegada Grazziela Quaresma, detalhou o processo de identificação dos suspeitos: “Quando se trata de suspeitos no Brasil, o NCMEC disponibiliza as notícias de crime à Polícia Federal (PF) que distribui às autoridades estaduais com atribuição para o caso. Após a notificação da PF, demos seguimentos à investigação, que culminou na localização e prisão do suspeito”. Durante a operação também foram descobertos indícios de abusos sexuais cometidos pelo suspeito contra crianças. Esta vertente de investigação deve ser investigada na Deam. O homem foi levado para o Conjunto Penal de Jequié, onde está custodiado à disposição do Poder Judiciário. Todo material eletrônico apreendido foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde será periciado.



Complexo eólico na Bahia vai abastecer 1,37 milhão de domicílios

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de R$ 3,16 bilhões, está sendo implantado na região centro-norte da Bahia um complexo eólico que poderá gerar energia suficiente para abastecer cerca de 1,37 milhão de domicílios. A previsão é que o complexo entre em operação em outubro de 2025. O crédito, concedido à empresa Ventos de Santo Antônio Comercializadora de Energia S.A., corresponde a 80% do total a ser investido no projeto, denominado Babilônia Centro. Localizado nos municípios de Morro do Chapéu e Várzea Nova, o Babilônia Centro é resultado de uma joint-venture (acordo entre empresas) entre a Casa dos Ventos e a ArcelorMittal. O empreendimento responderá pelo abastecimento de cerca de 40% do consumo elétrico da ArcelorMittal no Brasil. Com 123 aerogeradores, capacidade instalada de 553,5 megawatts (MW) e geração de energia estimada em 267 MW médios, o complexo permitirá que a ArcelorMittal Brasil seja autoprodutora de energia por meio do maior contrato corporativo de energia renovável firmado no país. Uma rede de média tensão levará a energia produzida pelos aerogeradores à subestação coletora do complexo Babilônia Centro. A partir daí, a conexão com o Sistema Interligado Nacional (SIN) será feita por uma linha de transmissão de aproximadamente 17 km até a subestação Ourolândia II, que já está em operação.



Quatro baianos estão entre os 60 estudantes com nota 1000 na redação do ENEM 2023

Foto: Reprodução l Agência Brasil

Quatro baianos estão entre os 60 estudantes que tiraram a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2023. O resultado das provas, que são porta de acesso às principais universidades públicas do país, foi divulgado na manhã desta terça-feira (16) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O número de estudantes que conseguiu obter a nota máxima superou o da prova do ano de 2022, em que apenas 18 estudantes conseguiram nota 1000 na redação. Segundo o Inep, responsável pela aplicação da prova, o aumento do número de notas mil entre 2022 e 2023 pode estar ligado ao aumento do debate do tema na sociedade brasileira nos últimos anos. “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil” foi o tema do exame na última edição, e, de acordo com os dados, das 60 notas máximas, 4 foram de estudantes da rede pública. Entre os baianos, todos os candidatos são de escolas particulares. No Nordeste, foram 25 redações com nota máxima, conforme dados do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Sendo: Piauí (6); Rio Grande do Norte (6); Ceará: (4); Bahia: (4); Sergipe: (3); Pernambuco: (2).



Bahia: Médica morre carbonizada após colisão entre veículos na BA-120

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Uma mulher morreu carbonizada após acidente entre dois carros de passeio, nesta terça-feira (16), na rodovia BA-120, trecho que liga Riachão do Jacuípe a Conceição do Coité. Pothira Carneiro Cerqueira Souza, era médica e estava a caminho de Conceição do Coité. O acidente ocorreu a cerca de 18 quilômetros de Coité. Ambos os veículos ficaram completamente destroçados devido ao impacto da colisão. O motorista do segundo carro, Carlos Humberto, alegou que a vítima teria tentado realizar uma ultrapassagem perigosa. Humberto permaneceu no local após o acidente e ao perceber que o carro da médica desceu a ribanceira às margens da pista, ele, na companhia de outras duas testemunhas, tentaram resgatar a médica. No entanto, a vítima estava com as duas pernas presas nas ferragens e o carro foi consumido pelas chamas. A guarnição da 90ª CIPM de Riachão do Jacuípe chegou ao local e foi responsável pelo ordenamento do trânsito. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Serrinha foi acionado para a retirada do corpo de Pothira e a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registrou a ocorrência.



Deputado Vitor participa da Lavagem do Bonfim em Salvador

Foto: Divulgação l ASCOM

Nesta quinta-feira (11), ao lado de amigos, o Deputado Estadual Vitor Bonfim, participou do tradicional cortejo da Lavagem do Bonfim, evento que reúne milhares de fiéis na Bahia há mais de dois séculos. A cerimônia religiosa, que percorre uma caminhada de 6,5 km entre os bairros do Comércio e do Bonfim, em Salvador, é marcada por manifestações de fé, diversidade religiosa e raízes culturais. Durante o cortejo, os participantes acompanharam a imagem do Bom Jesus do Bonfim em direção à Colina Sagrada, onde está localizada a Igreja do Senhor do Bonfim. A lavagem das escadarias, tradição secular realizada pelas baianas, é um dos momentos mais emblemáticos da celebração. Os festejos deste ano homenageiam os 270 anos de construção da Basílica do Senhor do Bonfim, erguida em 1754, uma das igrejas mais tradicionais e turísticas da Capital Baiana. 



Governo deve investir até R$ 80 bi em ferrovias e rodovias até 2026

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O ministro dos Transportes, Renan Filho, disse que a expectativa do governo é investir entre R$ 70 bilhões e R$ 80 bilhões em ferrovias e rodovias até 2026. Para 2024, a previsão é entregar e iniciar cerca de 60 projetos no segmento rodoviário, além da realização de 13 leilões de rodovias, com potencial de injetar R$ 122 bilhões em investimentos privados. “Com as condições promovidas pelo arcabouço fiscal, esperamos investir de R$ 70 bilhões a 80 bilhões em recursos públicos no setor até 2026. Além disso, desenvolvemos uma carteira de projetos atrativos para aproximar ainda mais o setor privado neste ano”, disse Renan Filho. 

O ministro disse ainda que o governo pretende atingir um índice de condição da malha rodoviária de 80% até o final de 2024. Atualmente o índice está em 67%. “Para este ano, o Ministério dos Transportes tem a possibilidade de otimizar 14 contratos rodoviários, que podem gerar um investimento adicional de R$ 110 bilhões em investimentos. Essa é uma solução inovadora que significa fortalecer os investimentos, equilibrar os contratos, dar condições ao setor privado para fazer o que tinha pactuado, somando esforços com o aumento do investimento público”, defendeu Renan Filho. Em relação aos projetos ferroviários, o ministro disse que o governo pretende que, até 2026, os investimentos no segmento somem R$ 94,2 bilhões, de acordo com o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Entre os projetos, estão os estudos para concessões: Malha Oeste; Corredor Arco-Norte (Ferrogrão); Ferrovia Centro-Atlântica; Malha Sul; Corredor Leste-Oeste; Estrada de Ferro Rio-Vitória (EF -118 ) Corredor Nordeste (FTL).



Mais de 15 quilos de drogas enviadas via Correio são apreendidas na Bahia

Foto: Divulgação

Na primeira fase da Operação Correios realizada neste ano, equipes do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), com o apoio do Canil da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), apreenderam na quarta-feira (10), drogas em encomendas, no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas dos Correios (CTCE), no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Foram apreendidos mais de 15 quilos de maconha embalada a vácuo, comprimidos de ecstasy, aproximadamente 800 gramas de haxixe, dez cigarros eletrônicos e cogumelos alucinógenos. Os entorpecentes estavam em pacotes remetidos de Salvador. As drogas seriam enviadas para endereços em dez estados brasileiros, como São Paulo, Pernambuco e Sergipe. Outras duas fases da Operação Correios ocorrerão ainda antes do carnaval. As investigações continuam, com o objetivo de identificar e prender os remetentes e destinatários dos entorpecentes. A ação tem uma parceria contínua com a área de segurança da Empresa de Correios e Telégrafos.



Carro parte ao meio em acidente na Bahia; motorista e passageiros sobreviveram

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Um veículo do modelo Voyage partiu ao meio após colidir com outro veículo na rodovia BR-110, em Jeremoabo, na região nordeste da Bahia. O caso ocorreu na quarta-feira (10). De acordo com informações no local, as duas partes do carro chegaram a ficar a cerca de 15 metros de distância devido ao impacto da colisão. O motorista do veículo sofreu com escoriações na cabeça e os passageiros tiveram ferimentos leves. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para atender as vítimas. O condutor do segundo veículo não apresentou danos. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada para registrar o caso. Ainda não há informações sobre as causas do acidente. 



BA-148: Idoso morre em greve acidente de trânsito entre Dom Basílio e Livramento

Foto: Reprodução l Luiz Brito

Um idoso de 75 anos morreu em um grave acidente na rodovia BA-148, que liga os municípios de Dom Basílio a Livramento de Nossa Senhora, Sudoeste baiano. A vítima foi identificada como Joaquim Oliveira de Jesus. Segundo a Polícia, o acidente foi registrado na manhã desta quarta-feira (10), quando Joaquim conduzia uma motocicleta modelo Honda Biz de cor vermelha pela rodovia, e foi atingido por um caminhão. Com o impacto, a moto saiu da pista e a vítima caiu às margens da rodovia vindo a óbito no local. Joaquim residia em Dom Basílio e se deslocava até a sua propriedade situada no bloco 3 do Perímetro Irrigado do Brumado onde exercia suas atividades de lavrador. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e compareceu no local, mas apenas constatou o óbito. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado. O corpo foi encaminhado por uma funerária local ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. As causas do acidente ainda serão investigadas. As informações são da Rádio Portal Sudoeste.



Suspeito de tentar matar criança é preso no interior da Bahia

Foto: Divulgação

A Polícia Civil prendeu, na segunda-feira (8), um homem acusado de tentativa de homicídio contra uma criança, de dois anos, no bairro de Vila Massu, em Casa Nova, no interior da Bahia. Segundo as autoridades, o acusado atirou contra um homem, motivado por uma desavença. “Durante a ação, a criança que passava pelo local, na companhia da mãe, foi atingida por estilhaços. Ciúme da companheira com o alvo do disparo, foi o principal motivo da ação criminosa”, detalhou o delegado do caso. O garoto foi encaminhado para atendimento médico, em unidade de saúde. Após a prisão, o suspeito passou por exame de lesão corporal e seguirá preso, à disposição do Poder Judiciário. As investigações terão continuidade para a conclusão do caso.



Quatro suspeitos são presos com granadas artesanais, armas e munições na Bahia

Foto: Divulgação

Na manhã de domingo (7), quatro homens foram presos com granadas artesanais, armas e munições na BA-099, no trecho da cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Segundo a Polícia Militar, um deles ficou ferido após ser baleado em uma troca de tiros com os agentes de segurança. A Polícia Militar detalhou que com os suspeitos, os policiais encontraram duas pistolas calibres 9mm e 40, um revólver calibre 38, duas granadas artesanais, três carregadores, sendo um deles alongado e outro tipo caracol, munições, facas e máscaras. De acordo com informação da Polícia Militar, equipes do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) realizavam abordagens em um ponto da BA-099, quando visualizaram um carro de passeio em movimentação suspeita. Os policiais deram ordem de parada, mas o condutor não obedeceu e pessoas que estavam dentro do veículo teriam atirado contra os policiais, que revidaram. Durante a perseguição, o motorista do carro perdeu o controle da direção no km 50 da rodovia, nas proximidades de um restaurante. Os ocupantes que estavam no automóvel desembarcaram e atiraram mais uma vez contra os militares enquanto tentavam fugir. Após o confronto, os PMs encontraram um dos suspeitos ferido, que foi socorrido a uma unidade de saúde da região. Não há detalhes do estado de saúde do homem. O carro, os detidos e todo o material apreendido foi apresentado à 33ª delegacia em Camaçari, onde a ocorrência foi formalizada.



São José do Jacuípe: Batida entre caminhão e ônibus deixa 25 pessoas mortas e cinco feridas

Foto: Reprodução

Uma batida entre um caminhão e um ônibus deixou 25 pessoas mortas e 5 feridas na noite de domingo (7), na BR-324, em trecho da cidade do São José do Jacuípe, no norte da Bahia, a cerca de 290 km de Salvador. Segundo informações do site G1, o acidente aconteceu por volta das 22h30, no km 381, próximo da cidade de Gavião, no sentido de Jacobina. Das 25 vítimas que morreram são: 22 passageiros do ônibus de passeio e três pessoas que estavam no caminhão. Ainda não há informações sobre o que causou a batida. O caminhão transportava mangas. A Brigada Anjos Jacuipenses informou que uma das vítimas foi levada para o hospital da cidade de Capim Grosso e as outras cinco para uma unidade de saúde de Nova Fátima. Não há detalhes sobre o estado de saúde delas. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a pista, por volta das 6h30 desta segunda-feira (8), seguia interditada.



Vítima reage a assalto, toma arma de bandido e atira nele em Salvador

Foto: Reprodução l Redes Sociais

Um suspeito de assaltos no bairro da Liberdade, em Salvador, acabou baleado por uma das vítimas, na última sexta-feira (5). Testemunhas disseram a Polícia, que a vítima reagiu ao assalto, tomou a arma do criminoso e disparou contra ele. Em nota, a Polícia Militar disse que a ocorrência foi atendida pela 37ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). O suspeito foi encontrado caindo no asfalto. O alvejado foi socorrido e encaminhado a um hospital da região, ao receber alta, será apresentado juntamente com a vítima, numa delegacia de Polícia Judiciária, para esclarecimento dos fatos.



Oeste baiano registra 10 mil raios nos primeiros dias do ano

Foto: Divulgação

Somente nos primeiros cinco dias do ano, o oeste da Bahia já registrou quase 10 mil raios, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Bom Jesus da Lapa, a 800km de Salvador, foi a que teve maior registro, com 4.046 raios. Além de Bom Jesus da Lapa, se destacaram as cidades de Barra (2.452), Barreiras (2.439), Luís Eduardo Magalhães (728) e Ibotirama (305). Apesar do número expressivo, não há registros de feridos ou prejuízos causados pelos raios no estado. A previsão para o oeste baiano é de chuva nas próximas semanas e com possibilidade de mais raios e trovoadas. Para Ibotirama, Barreiras, Barra e Bom Jesus da Lapa, a preocupação é ainda maior, pois as cidades estão em alerta de perigo para chuvas intensas. A expectativa é que a chuva fique entre 50 e 100 mm/dia nesses locais. Mesmo com previsão de chuva, o calor deve continuar na região, com temperaturas que podem superar 30ºC. O recorde no estado foi registrado no mês de novembro, quando 1,2 milhão de raios foram contabilizados em sete dias. Foi neste período que um idoso de 64 anos foi atingido enquanto estava na varanda de sua casa, na cidade de Teixeira de Freitas, extremo sul da Bahia. Gildásio Oliveira foi socorrido e teve 70% do corpo queimado.



Carro de pré-candidata à prefeitura é incendiado em Nova Canaã

Foto: Reprodução

A pré-candidata à prefeitura de Nova Canaã, Magda Chaves (PSD), teve seu veículo, uma Hilux, incendiado na cidade, na noite de sexta-feira (5). Magda também é esposa de Rony Moitinho (PSD), prefeito de Iguaí, município localizado a apenas 8 km de Nova Canaã. A polícia foi chamada e realizou uma perícia no automóvel. De acordo com o site Políticos do Sul da Bahia, há suspeitas de que alguém tenha causado o incêndio criminoso no carro. No momento não tinha ninguém dentro do carro.



Deputado federal José Rocha é autuado pelo Inema por suposta irregularidade em fazenda no Oeste da Bahia

Foto: Reprodução

O deputado federal José Rocha (União) foi autuado pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) por uma suposta irregularidade em uma fazenda de sua propriedade em Santa Maria da Vitória, município da região Oeste da Bahia. Conforme a publicação do Diário Oficial do Estado de quinta-feira (4), o órgão ambiental puniu a propriedade com uma interdição temporária, “por efetuar desmatamento a corte raso, de espécies da vegetação nativa, sem qualquer licença e/ou autorização do órgão competente”. O documento determina que fica “interditada atividade de supressão de vegetação nativa, bem como qualquer outra que possa comprometer a regeneração da vegetação nativa, até ulterior deliberação do órgão competente”.