O empresário Alguiberto Bezerra dos Santos, em suas redes sociais, pediu que a Câmara de Dirigentes Lojista (CDL) de Brumado seja transparente nas eleições da diretoria. "O que aconteceu e que vem acontecendo nos últimos anos, assim eu posso dizer como empresário há mais de 15 anos associado a CDL é que, teve uma aclamação, que pra mim não é uma eleição, como não teve outra chapa, então aclamaram a chapa atual para ser a líder de 2023/2025, o triênio falado", disse. No entanto, ao site 97NEWS, Alguiberto, conhecido pela população como "Beto Bike", ressaltou que não houve uma ampla divulgação por parte da entida, afim de tornar pública as eleições da CDL. "A entidade CDL faltou com a transparência, eu esperava que houvesse uma ampla divulgação como está lá no Estatuto, o qual não impede qualquer associado de concorrer ao pleito. Mas o que o CDL fez, não divulgaram isso", afirma Alguiberto. No último dia 15 de dezembro, o diretor institucional, Orlando Gomes foi aclamado novo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas para o próximo triênio. Conforme Alguiberto, a CDL deveria realizar uma nova eleição e abrir espaço para outras chapas. "Vamos fazer uma campanha limpa, vamos divulgar para ver se não aparece outros grupos de empresários. E se assim, durante a votação eles forem eleitos, a gente vai está lá para apoiar", diz.
Em nota à imprensa, a CDL informou que a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (FCDL) confirmou a regularidade das eleições. Segundo a Nota, o presidente estadual da FCDL, Pedro Faila, o vice-presidente Antoine Tawil e o diretor executivo Carlos Machado, através da análise das ações e documentos comprobatórios requeridos no estatuto para realização das eleições para nova diretoria da CDL de Brumado, declararam que o pleito correu em consonância e está totalmente de acordo com o que preconiza o estatuto da instituição. "Em nome do novo presidente eleito, Orlando Gomes, parabenizamos e desejamos a nova diretoria eleita e corpo funcional imenso sucesso para continuarmos o trabalho em prol da classe empresarial, sociedade e sistema cedelista", destacaram. O atual presidente da Câmaras de Dirigente Lojistas de Brumado, Manoel Messias, também atestou, por meio de comunidade, a regularidade das eleições da entidade.
Também em entrevista ao site 97NEWS, o novo presidente da entidade, Orlando Gomes, ressaltou que todo processo eleitoral foi feito de acordo com o Estatuto. "Foi publicado os editais em grupos oficiais da CDL, na mídia local, em blogs e outros, pode consultar. Então, o Estatuto prevê a publicação e aguardar o registro de chapa. Eu registrei minha chapa e aguardamos (...) dia 15 foi o dia da assembléia e infelizmente não houve registro de outras chapas, porque entendemos que por meio da democracia, precisávamos de outras chapas. E ai no dia 15, infelizmente com um quorum muito baixo, fomos aclamado ao novo triênio 2023/2025, ou seja, transcorreu tudo de forma legal de acordo com o Estatuto", esclareceu Gomes. O novo presidente ainda afirmou que estranhou a manifestação do associado, já que o mesmo viu o edital no grupo de mensagens da CDL. "O Beto Bike visualizou o edital no grupo no mesmo dia, e não se pronunciou! Só após contestou!", exclamou Orlando que ainda cobrou mais particpação dos associados durante às assembléias e prestação de contas. "Na verdade a gente precisa de mais participação, e quando você está a frente de uma entidade, você tem um desafio muito grande, porque você tem associados, mas as pessoas tem outras obrigações, principalmente empresários e, infelizmente, alguns, não participam. Inclusive, até o Beto Bike não aparece nas assembléias", diz. Por fim, Orlando Gomes destacou que estará disponível para que o associado no qual questionou o processo eleitoral, para um diálogo aberto e amplo. "Nós precisamos de união, Brumado tem um comércio muito forte, e que bom que tenha um associado como ele [Beto] preocupado com o crescimento da cidade e do comércio", disse. Orlando assume o novo cargo no dia 1º de Janeiro de 2023.