Moradores tem casas invadidas pela água e prejuízos após açude transbordar no centro de Aracatu

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

As chuvas que caíram na Bahia, também causaram muitos prejuízos às famílias que moram em cidades na Região Sudoeste e Sertão Produtivo. No Estado, até o momento, mais de 188 mil habitantes foram afetados pelos temporais, sendo que 20 mil estão desalojados. Em Aracatu, Sudoeste baiano, os moradores do Centro da cidade tiveram suas casas invadidas pela água após um açude conhecido como "Tanque da Manga" transbordar. Segundo os moradores, a Prefeitura até tentou instalar uma bomba d'água para diminuir a vazão, mas não deu certo. Em vídeo enviado ao site 97NEWS, a proprietária de uma das casas atingidas, Tânia Maia, relata que perdeu parte dos móveis e faz um apelo a Prefeita Braulina Lima Silva (Republicanos). "Eu gostaria que você visse a situação que se encontra minha casa. Literalmente a minha casa está inundada, perdir os móveis, camas, colchões, olha a situação aqui. Eu te pedi bem antes de chegar esse ponto, mas você não solucionou. Pedi que tirasse a água, você foi [protelando], mandou engenheiro, expliquei pra ele e nada aconteceu", disse a moradora. 

 

Bomba utilizada para tentar diminuir a vazão - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Ainda segunda Tânia, uma obra mal feita pela administração provocou o alagamento das casas. "Depois que você [prefeita] fez essa obra, sabiamos que a nossa situação iria piorar, e olha onde chegou, em uma situação de risco, é grave. Além do prejuízo moral, tem o material, sem contar com a minha família que viria para o Natal e não teve como", relata a moradora. Conforme os moradores, cerca de 15 residências no entorno do Tanque da Manga foram alagadas. 

A água chegou a quase 2 metros - Foto: Luciano Santos l 97NEWS

As imagens, enviadas pela população, mostram quintais submersos à água. Para os moradores, é risco de perder as casas é grande. "Minha casa tem um porão que foi invadido pela água, como eu já previa o alagamento, eu removi tudo e coloquei no primeiro andar", disse outro morador. Conforme o morador, a bomba utilizada pela prefeitura não está dando conta devido ao fluxo da água. "É uma bomba pequena, a prefeitura tem que abrir uma vala e deixar a água sair. E outra coisa, essa obra que eles fizeram na parte de cima do Tanque aterrou tudo, por isso que a água está chegando onde está", afirma.

Foto: Luciano Santos l 97NEWS