ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Brasil regula abate e processamento de animais para mercado religioso

Bahia: Homem é preso por tentar esfaquear ex e sequestrar filho da vítima

Anvisa decide nesta sexta se mantém proibição a venda de cigarros eletrônicos

STF retoma julgamento para definir se decisão judicial pode bloquear aplicativo de mensagens

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)



BUSCA PELO ARQUIVO "12/2019"

Sergio Moro comemora aprovação do pacote anticrime na Câmara

Foto: Divulgação

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, comemorou na noite de quarta-feira (4), em sua conta pessoal no Twitter, a aprovação do projeto de lei do pacote anticrime na Câmara dos Deputados. O texto segue agora para o Senado. No Twitter, Moro escreveu que houve “avanços importantes” e deu “congratulações aos deputados”, citando que o projeto unifica o texto enviado pelo governo federal com as propostas do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Entretanto, para o ministro, há necessidade de algumas mudanças no texto. “Continuaremos dialogando com CN, para aprimorar o PL”. O ministro destacou, entre os pontos do projeto aprovado na Câmara, a “proibição de progressão de regime ao membro de crime organizado, execução imediata dos veredictos do Júri, agente policial disfarçado, regras mais duras de cumprimento de penas para condenados por crimes hediondos com resultado morte”.



'Gato de energia': Operação prende 35 pessoas e recupera 260 milhões de kilowatts este

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Coelba realizou durante todo o ano de 2019, a "Operação Varredura", em combate ao furto de energia e, cerca de 260 milhões de kilowatts de energia deixaram de ser desviada da rede de energia elétrica baiana. No total foram 190 mil inspeções em estabelecimentos e residências. Dessas, 64 mil ligações foram desativadas por terem origem clandestina. De acordo com a Companhia, os pontos de gato, como são intituladas as ligações clandestinas, eram suficientes para abastecer, durante um ano, duas cidades de grande porte, um número de aproximadamente 2,2 milhões de residências. A operação prendeu 35 pessoas em flagrante, penalizadas pelo crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de reclusão.



Brumado: Moradores cobram da prefeitura recuperação de manancial do bairro Olhos D'água

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Com os crescentes riscos à segurança hídrica das cidades, a preservação e recuperação dos mananciais se torna um tema cada vez mais importante. A discussão envolve outras questões de difícil solução, como: "O que fazer para preservar essas nascentes?" A preservação e a recuperação dos mananciais estão entre os pontos de defensores do meio ambiente como o Modera de Brumado, uma ONG que luta para manter a preservação por exemplo, do Rio do Antônio, que corta o município e de nascentes que existem na Capital do Minério. O fato é, mesmo lutando por um ideal, as ONGs sozinhas não conseguem combater essa "morte" dos mananciais da cidade. E é nessa postura, que os moradores do bairro Olhos D'água pretendem recuperar um manancial, que há décadas "matou a sede" de muitos brumadenses em tempos de escarces de água. Localizado entre as diversas residências que foram sendo construídas ao longo dos anos, o manancial "Nascente Olhos D'água" que leva o nome do referido bairro está abandonado há vários anos e os moradores apelam para a administração municipal, no sentido que haja uma recuperação do local, preservando não só a natureza, mas toda uma história que faz parte da nostalgia da cidade. "Quando eu vim morar no bairro, foi numa época de seca muito grande, e todo mundo pegava água aqui, vinha gente até de outros bairros, até fila se formava para matar a sede da população", disse Deusdete morador do bairro. Em 1995, na gestão do ex-prefeito Geraldo Azevedo, um muro chegou a ser construído no local, mas com o passar dos anos a nascente ficou esquecida e sendo depredada ano a ano. 

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Para o morador, é triste ver a história de Brumado morrer aos pucos e não poder fazer nada. "Esse manancial é registrado nos órgãos de meio ambiente, então não pode ser aterrado ou esquecido, é preciso que o poder público tome providências. E não custa muito, basta limpar o local, consertar o muro e bater uma laje, preservando a área", afirma Deusdete. Ainda segundo os moradores, com a restauração do local, a própria comunidade vai preservar a nascente. "Não precisa de muita coisa, que faça a restauração e ai a gente vai preservar a nascente. Cada morador aqui vai fazer sua parte, porque como o prefeito mesmo diz, [água é vida], nos ajude a manter essa riqueza", cobra o morador. Em entrevista ao 97NEWS, o prefeito Eduardo Vasconcelos relatou que desconhecia a existência do manancial na localidade e acredita que mesmo sendo recuperado, a nascente não oferece capacidade suficiente para manter a comunidade. "Qual a capacidade de isso ai ser transformado em um manancial que possa nos atender? Praticamente nada. Outra coisa, se for preservada. O que fazer se não podemos colocar um guarda lá dia e noite?" questiona o gestor acreditando que não seria uma solução viável para o município. Mas de acordo com o prefeito, diante da cobrança da comunidade, ele vai visitar o local pessoalmente e, se haver consistência no pedido dos moradores ele vai avaliar a situação. "Vou avaliar de perto o que os moradores pedem, e se, de fato houver condições para que o município atenda a solicitação, a administração vai atender", afirmou Vasconcelos.

 



Mais de 70 famílias ficam desalojadas após forte chuva em Itambé

Foto: Reprodução l TV Bahia

Setenta e duas famílias estão desalojados após uma forte chuva, que caiu na última terça-feira (3), na cidade de Itambé, a 190 km de Brumado. A prefeitura decretou estado de calamidade pública. Na terça, choveu 143 milímetros em três horas, o esperado para o mês inteiro. Os moradores desalojados foram encaminhados para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), onde receberam doações, quartos para dormir e assistência psicológica. A prefeitura informou ainda que entre os moradores afetados estão 23 idosos e 158 crianças e adolescentes. As casas que ficam na região do rio Verruga, ficaram alagadas. Segundo a prefeitura, o bueiro não conseguiu drenar a água da chuva, que acabou represada. “Houve um alagamento de grandes proporções e na água não teve como drenar. Então, no momento da questão do dreno, ela retornou das camadas mais baixas e alagou quase todas as casas, chegando a três metros”, disse a administração municipal.

 



Bahia registrou novos casos de Aids em 2018; Sesab realiza ações de conscientização

Foto: Divulgação

Salvador foi a cidade baiana com o maior número de casos de Aids diagnosticados em 2018, de acordo com dados fornecidos pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). O mês de dezembro é referência na conscientização e combate à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids). A condição crônica é causada pelo vírus HIV, que danifica o sistema imunológico e interfere na habilidade do organismo de lutar contra outras infecções. Durante todo o ano de 2018 o estado da Bahia registrou 736 novos casos de Aids. Durante este mês, a Sesab vai realizar ações que buscam sensibilizar a população quanto à importância do acesso à informação adequada sobre HIV, sobre a evolução dos métodos de prevenção e de tratamento.

 



Ultrapassado: Comunidade rural de Brumado recebe orelhão 15 anos após solicitação

Foto: Ilustrativa

O ''orelhão", um telefone público que para muitos é considerado obsoleto na atualidade, há décadas atrás representava economia. É o caso da comunidade São Sebastião, zona rural de Brumado, que há mais de uma década atrás solicitou da empresa de telefonia, à instalação do equipamento na comunidade. Só que segundo os moradores, o tempo foi passando e o tão sonhado "orelhão" não era instalado. Mas para a surpresa de todos, no mês de novembro deste ano, o telefone público foi instalado, ou seja, 15 anos depois, algo que hoje virou peça de museu e chega a comunidade, deixando os moradores com um questionamento: "O que vamos fazer com esse 'orelhão' nos tempos de smartphone?" Na época, o objetivo dos moradores que encontravam dificuldades ao realizar ligações, já que não havia sinal e muito menos aparelho de celular, era de poder ter acesso a serviços de emergência, segurança e falar com parentes e amigos. Para o morador Euflávio Silva, no passado além de comodidade, o telefone público também gerava economia. “Naquela época, era uma riqueza ter um orelhão desse na sua comunidade, o custo era muito baixo. Mas na atualidade de hoje em que todo mundo tem um celular com internet, virou motivo de [chacota] pra nós aqui”, comentou. Ele ainda disse que o equipamento foi solicita em época de campanha política, mas pela demora não acreditava mais na vinda do equipamento. "Virou uma peça de admiração, desde que foi instalado no mês passado, ninguém usou ainda, todo mundo tem internet em casa", disse o morador da comunidade. 



Profissionais da Sesoc participam de Seminário de Acolhimento Familiar do MP

Foto: Divulgação

Profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SESOC), a Coordenadora do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SERAFA), Marta Cristina Porto da Silva e da Proteção Social Especial, Andréia Meira Gonçalves, participaram do I Seminário de Acolhimento Familiar do Ministério Público do Estado da Bahia, realizado no dia 25 de Novembro na sede Ministério Público, em Salvador. As participantes salientaram sobre a importância do evento no tocante ao tema Acolhimento Familiar, serviço de proteção especial de alta complexidade, de caráter excepcional e provisório, para crianças e adolescentes em razão de violação de seus direitos como; violência física, psicológica  ou sexual, dependência química dos genitores, negligência, ou abandono, os quais são afastados de suas famílias de origem, por decisão judicial, em virtude da família se encontrar impossibilitada temporariamente de exercer sua função de cuidado e proteção.



Brumado: Cipe Sudoeste apreende mulher por tráfico de drogas no bairro Irmã Dulce

Foto: Divulgação l Polícia Militar

Na quarta-feira (4), a guarnição da Cipe Sudoeste em rondas pelo bairro Irmã Dulce, em Brumado, apreendeu uma mulher por tráfico de drogas. Segundo informou a PM ao 97NEWS, quando os policiais passavam em uma determinada rua do referido bairro, a mulher que não teve o nome divulgado entrou na sua residência em atitude suspeita. Diante dos fatos, a guarnição adentrou na residência e encontraram a suspeita com um papel contendo anotações, uma quantia de R$ 99,00 e pinos de cocaína. Em buscas no interior da residência foram encontrados mais pinos cheios de cocaína, bem como outros vazios, um tablete de maconha e um estojo de munição calibre 38. A mulher foi detida e conduzida à delegacia para adoção das medidas cabíveis.



Eleições 2020: Fabrício Abrantes recebe apoio do ex-vereador Romar Pereira em Brumado

Foto: Divulgação

O pré-candidato a prefeitura de Brumado, o jovem empresário Fabrício Abrantes (DEM), recebeu na última quarta-feira (04), o apoio do ex-vereador Manoel Romar Pereira (Sem Partido). Pereira já foi vereador do município por dois mandatos e suplente de vereador na legislatura em curso. Romar é liderança ativa na comunidade de Umburanas e no Distrito de Cristalândia. “O desejo é de mudança e precisamos mudar, são 16 anos de um mesmo grupo no poder. Fabrício é um jovem empreendedor, que tem capacidade para mudar para melhor a nossa cidade, em todos os aspectos, como saúde, educação, infraestrutura e outras áreas, principalmente no que diz respeito às comunidades rurais”, disse o ex-vereador. Fabrício ressaltou a importância da oficialização do apoio para a consolidação do grupo. “Na caminhada de pré-candidatura esse apoio é importante para somar forças em prol de Brumado, construindo teias democráticas, positivas e fortes para atender a comunidade, seja ela da sede ou da zona rural”, afirmou.

 



Menor acusado de vários arrombamentos é apreendido pela Polícia em Brumado

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

Policiais Militares da 34ª CIPM de Brumado apreendeu na manhã desta quarta-feira (4), um menor de 14 anos suspeito de realizar vários arrombamentos em residências na cidade. Em entrevista ao 97NEWS, o coordenador da 20ª Coorpin, o delegado Arilano Botelho disse que o menor apreendido hoje também tem várias passagem por furtos, roubos e envolvimento com o tráfico de drogas. "Esse menor já tem uma longa ficha na delegacia de Brumado, cometendo delitos como furtos, arrombamentos e furto qualificado. Recentemente ela estava apreendido em Vitória da Conquista e fazia parte do projeto [Na Varanda] e fugiu de lá há uns 15 dias atrás, e como já era esperado voltou para Brumado", disse o delegado. Ainda segundo a Polícia, o menor é suspeito de ter praticado diversos arrombamentos que aconteceram recentemente no Bairro das Flores. "Esse menor já em bem conhecido no meio policial, inclusive estava apreendido por consequências de crimes da mesma natureza e a partir do dia em que ele evadiu do projeto em Vitória da Conquista, nós tivemos a informação de vários arrombamentos aqui em Brumado praticados por ele", esclareceu. Após a detenção do menor, ele confessou a participação nos últimos arrombamentos. "Já é um menor que dá muito trabalho para a gente, e provavelmente a Justiça vai tomar outra providência com referência a ele agora", comentou Botelho. Questionado se havia outras pessoas envolvidas nos crimes praticados pelo menor, o coordenador disse que as investigações ainda estão em andamento, mas como ele faz parte do tráfico de drogas, ele não falou muito. "É um menor que, além de envolvimento com esses delitos citados, ele também tem amplo envolvimento com o tráfico, então é assim, geralmente essas pessoas não falam muito, então não temos informações sobre possíveis receptadores dos bens furtados", disse Arilano. Com a apreensão, o delegado espera a transferência do menor para uma casa de acolhimento. "Já comunicamos ao juiz da vara da infância e, já estamos com o mandado de busca e apreensão e, agora é só aguardar e sabermos para qual instituição ele será encaminhado", finalizou o coordenador da 20ª Coorpin.



Brumado: Preço alto da carne já afeta o churrasquinho

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

O famoso churrasquinho de ruas e praças agora tem uma nova estrela no espeto: o frango. A carne bovina está sendo a dor de cabeça dos comerciantes em Brumado, já que a inflação do produto, registrou aumentos nos últimos dois meses. A diferença entre o preço do quilo da carne, que antes era vendida a R$ 20, em média e hoje chega à R$ 28, é a maior dos últimos meses. Pressionado pelos reajustes dos preços e pela queda nas vendas, o ambulante Celino Ricardo, reduziu o volume de carne que compra para produzir os espetinhos. Há 8 anos, ele vende churrasquinhos pelas ruas da cidade e há três meses, o comerciante comprava 40 quilos de carne por quinzena. Hoje, são oito quilos no máximo. "Estou investindo no churrasquinho misto, intercalando a carne com a linguiça e oferecendo mais frango para não aumentar o preço para o cliente" revelou. O vendedor oferece o espeto de frango a R$ 3,50, mas se o cliente quiser o de carne bovina terá que desembolsar R$ 4. O churrasquinho com asas de frango também é um dos mais disputados, a R$ 3. Segundo especialistas, a alta do preço da energia para os frigoríficos e o crescimento das vendas no mercado externo explicam a diferença entre os custos da carne e do frango. 

Foto: Manu Nunes l 97NEWS

O ambulante Maicon Souza, que há 5 anos trabalha da Praça Heráclito Cardoso, relatou ao 97NEWS que com o aumento da carne bovina, as vendas diminuíram razoavelmente, mas o reajuste teve que ser feito. "As vendas caíram um pouco porque tivemos que colocar o churrasquinho pra R$ 3, mas os clientes ainda não reclamaram. Mas o movimento caiu um pouco por conta do preço", diz o ambulante. Já o consumidor Thiago Freitas disse a nossa reportagem que mesmo com o aumento, ele não deixa de saborear o churrasquinho da praça com uma boa cerveja gelada. "O preço aumentou na verdade, mas no fim do dia, após o trabalho intenso, não tem como tomar uma gelada e saborear o churrasquinho. Agora é só diminuir, se antes eu comia quatro, agora como dois", disse animado Freitas. No início desta semana, o preço da arroba do boi gordo recuou 5,14%, com duas baixas seguidas após máximas históricas no Brasil, com as cotações sendo pressionadas por consumidores que estão buscando opções de carne mais barata.

 



Conquista: Dupla é presa transportando mais de 50 Kg de maconha em ônibus de turismo

Foto: Divulgação l PRF

Dois homens foram presos transportando 52 quilos de maconha em um ônibus de turismo, quando o veículo passava na BR-116, em Vitória da Conquista na última terça-feira (3). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), agentes realizavam fiscalização no Km-836, quando abordaram o ônibus. A droga foi encontrada prensada, embaladas em 61 pacotes e distribuídas em duas malas. Os donos da droga foram localizados depois que os policias fizeram a checagem do numeral dos tíquetes de bagagens. Eles estavam sentados um ao lado do outro. Ainda segundo a PRF, um dos homens, natural da cidade sergipana de Frei Paulo, disse que recebeu R$ 200 reais para transportar a maconha da região do Brás, em São Paulo, até Cícero Dantas, a 300 km de Salvador. A dupla foi levada para a delegacia da cidade, enquanto a droga foi encaminhada para pericia.



Desembargadores elegem Lourival Trindade como novo presidente do TJ-BA

Foto: Divulgação

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) já possui novo presidente eleito. O desembargador Lourival Almeida Trindade saiu vitorioso do pleito realizado na manhã desta quarta-feira, 4, ao obter 28 votos. A disputa pelo comando do tribunal baiano foi decidida no segundo turno entre Trindade e a desembargadora Cyntia Resende. A eleição foi adiada no fim de dezembro por causa da deflagração da operação Faroeste, que afastou, inclusive, dois desembargadores que eram candidatos: José Olegário Monção Caldas e Maria da Graça Osório Pimentel Leal. A nova Mesa Diretora do TJ será responsável pelo comando do Judiciário baiano no biênio 2020/2022. 



Brumado: Loja Maçônica Manoel Carvalho promoverá primeiro 'Costelão Maçônico'

Foto: Divulgação

A Loja Maçônica Manoel Carvalho realizará no dia 26 de janeiro de 2020, de 11h às 16h, o Primeiro Costelão Maçônico de Brumado. Os ingressos são limitados e custam R$ 50 por pessoa - o primeiro lote é promocional. O evento acontece na Fazenda Lamarão, onde será servido o tradicional costelão assado no fogo de chão. Também haverá som ao vivo e muita animação. Mais informações podem ser obtidas através dos números: (77) 99968-0513 ou (77) 99968-0777.



Brumado: O perigo dos smartphones para os olhos das crianças; oftalmologista faz alerta

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O acesso amplo do consumidor com as novas tecnologias se tornou uma realidade no Mundo. O baixo custo de alguns equipamentos, fez com que as classes, antes menos favorecidas, adquirisse novas tecnologias e, entre elas, as mais desejadas são os smartphones, tabletes e notebooks. Mas o campeão de desejo, é o smartphone, em 10 anos, a venda desse equipamento que deixou de ser apenas um meio de comunicação, para se tornar um mini computador na palma da sua mão. Entretando, essa nova tecnologia está chegando mais cedo na vida das pessoas. Principalmente entre jovens e crianças, que usam todos os dias. Para alguns, algo que não passa da "normalidade" para o século atual, mas para os especialistas, uma bomba relógio que pode trazer grandes consequências aos pequenos, que não fazem mais uso dos "tradicionais" brinquedos. A verdade é só uma: crianças que passa muito tempo utilizando tabletes e smarthphones serão vítimas de problema na visão. Em entrevista ao 97NEWS, o médico oftalmologista Marlúcio Abreu filho alertou os perigos, e entre elas, o tempo de dissolução da lágrima ou "olho seco", tudo em decorrência do uso do tablets ou smartphones por 2 ou 3 horas por dia, em média. "Quando olhamos para telas de smarthphones, tabletes e computadores por muito tempo, por haver menor distância de visão em telas significativamente menores, piscamos menos. Isso faz com que haja maior esforço dos olhos e, assim, adquirimos a chamada vista cansada. Isso pode levar a evaporação mais rápida do canal lacrimal e, consequentemente, evoluir para a síndrome do olho seco, que é quando a produção de lágrimas é menor do que deveria e provoca uma anomalia na produção natural de muco e lubrificação do órgão da visão", relata Abreu. O médico ainda esclarece que o uso abusivo do smartphone pode atrapalhar no desenvolvimento da criança. "Tal situação, muitas vezes incômoda, pode afetar negativamente a visão da criança e, consequentemente, prejudicar seu desempenho escolar". Segundo o oftalmologista, devemos piscar o mesmo número de vezes que respiramos. Ou seja 16 vezes por minuto, em média. "Quem usa o celular, por exemplo, tem uma redução no número de piscadas e, como consequência, a quantidade de lágrimas sobre a superfície da córnea fica reduzida", diz o profissional. De acordo com o médico, além da ardência, a visão pode ficar embaçada e parcialmente reduzida. “A longo prazo, isso pode provocar alterações na curvatura da córnea e até mudanças na graduação do olho”, esclareceu o oftalmologista Marlúcio Abreu Filho.



Brumado: Estudante brumadense recebe nesta quarta (4) prêmio do Concurso Agenda 2020

Foto: Divulgação

Será entregue nesta quarta-feira (4) no auditório da Prefeitura, a premiação do Concurso Agenda 2020, que teve como tema "Educar para transformar!". O Programa Social AABB Comunidade de Brumado foi destaque com dois trabalhos entre os vencedores, que ilustram as páginas da agenda 2020, na categoria fotografia com troféu e desenho com a ilustração do estudante Adryan Ryan Neves Meira, de 09 anos. Ryan receberá como premiação da Federação Nacional das AABB (FENABB) um tablet e uma medalha. O Concurso, que selecionou fotos, desenhos e histórias em quadrinhos terá circulação em todo pais, e contou com a participação de 117 AABBs de todos os estados, que encaminharam 296 fotos, 262 desenhos e 247 histórias em quadrinhos. O Programa Social é desenvolvido em parceria entre AABB Brumado, Banco do Brasil, Federação Nacional das AABBs e a Prefeitura Municipal.

 



Jequié: Polícia Civil descobre abatedouro de clandestino de cavalos; carne era vendida na região como bovina

Foto: Divulgação l ADAB

Uma ação conjunta entre a Polícia Civil e ADAB descobriram um abatedouro clandestino de cavalos, em um sítio do distrito Fazenda Velha, zona rural de Jequié. Segundo a Polícia, as investigações começaram após o furto de animais da raça Manga Larga Machador, de um criador da região. De acordo com a Polícia, informações levaram os investigadores ao sítio onde foram encontrados restos mortais e uma grande quantidade de carne de equinos cortada e acondicionada em um freezer velho. Ainda de acordo com a Polícia, o abate e venda da carne de cavalos acontecia há mais de dois anos. A polícia também relatou que a grande dificuldade para descobrir a origem da carne foi que o material era transformado em 'charque', dificultando a identificação do produto. A carne de cavalo pode transmitir doenças ao ser humano. Todo o material apreendido foi incinerado pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB).



'Operação Assepticus': PF cumpre mandados contra acusados de fraude em bancos

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Oito mandados de prisão preventiva e 26 de busca e apreensão são cumpridos na manhã desta quarta-feira (4) em Salvador, Feira de Santana, Santa Bárbara e Catu. Deflagrada pela Operação Assepticus, a ação tem o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes contra instituições bancárias. De acordo com o Acorda Cidade, as investigações apontam desvios de mais de R$ 10 milhões a partir da participação de servidores públicos e despachantes. Outros mandados são cumpridos em Fortaleza, no Ceará. Os mandados são expedidos pela 1ª Vara Federal de Feira de Santana. Os acusados vão responder pelos crimes de organização criminosa, estelionato, corrupção ativa e passiva, crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro.



Brumado: Após parecer favorável do MPE sobre sua cassação, prefeito afirma que está confiante na Justiça

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O Ministério Público Eleitoral (MPE) emitiu, na última segunda-feira (2), um parecer favorável ao recurso movido pelo prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) sobre à cassação do registro de sua candidatura e do seu vice, Édio Pereira (PC do B). O registro do gestor e do vice estavam indeferidos pela Justiça Eleitoral de Brumado no processo de Nº 547-58.2016.6.05.0090. No entanto, o recurso do PSB foi aceito pelo procurador regional, Cláudio Gusmão que diz "quanto ao pedido de declaração de inegibilidade dos recorridos, entendo ser incabível no presente processo, haja vista a ausência de previsão específica no arranjo sancionatório constante do art. 30-A, §  2°, da Lei das Eleições", diz o texto. Por fim o procurador relata no parecer final. "Isto posto, a Procuradoria Regional Eleitoral manifesta-se pelo Provimento do Recurso". Com o resultado, Isto significa que os fundamentos do prefeito Eduardo e do vice Édio Pereira foram aceitos. Após o resultado, no fim da tarde de terça-feira (3), o prefeito deu uma coletiva de imprensa e disse está confiante na Justiça. “Eu estava completamente tranquilo que esse processo não fosse avante. A nossa confiança na justiça apontou sempre para isso”, afirmou Vasconcelos ao 97NEWS. 

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O gestor declarou ainda que “o processo teve uma análise de inconsistência das denúncias, ou seja, pelo parecer, nós ficamos muito confiantes na tendência da absolvição em segunda instância”, disse a imprensa local. Satirizando, o prefeito completou dizendo, “foi o ministério público eleitoral local que levantou a bola para que a justiça ensejasse a cassação, mas, agora, numa estância maior, foi dado provimento ao nosso recurso, o que faz a sintonia fina com a tendência popular”, ponderou Eduardo. Questionado se pode estar existindo algum tipo de perseguição à sua gestão, o prefeito foi enfático e afirmou, “existem os que querem o poder, simplesmente pelo poder, então, eles vão para o vale tudo, mas, nós de forma diferente, queremos o bem da coisa pública e o progresso de nosso município, que vive momentos muito positivos e isso incomoda e provoca esse tipo de ação que acaba atrapalhando o crescimento de Brumado, pois temos que perder tempo para nos dedicarmos à nossa defesa em denúncias tão inconsistentes como essa, quando poderíamos estar trabalhando ainda mais”, declarou o prefeito.



ONU e UNFPA fazem apelo pelo fim da violência contra a mulher

Foto: Reprodução

Duas entidades ligadas à Organização das Nações Unidas (ONU) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), emitiram uma nota se solidarizando com os amigos, amigas e familiares da estudante da Bahia, Elitânia de Souza da Hora, assassinada no último dia 27, em Cachoeira. Na nota, as entidades também se solidarizam "com todas as organizações, movimentos e pessoas que lutam pelo fim da violência contra as mulheres e em defesa dos direitos humanos" e fazem um apelo para que o caso seja apurado e solucionado. A vítima era ativista dos direitos humanos e atuava enquanto liderança da Comunidade Quilombola do Tabuleiro da Vitória, no mesmo município em que estudava. De acordo com as entidades, "Elitânia foi violentamente assassinada a tiros, a despeito de uma medida protetiva, em um caso suspeito de feminicídio. Sua morte ocorreu apenas dois dias depois da abertura da mobilização anual dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, organizada pelas Nações Unidas, parcerias governamentais e a sociedade civil". A nota diz ainda que "essa perda irreparável demonstra o quanto ainda falta a ser feito para garantir que o investimento feito em nossa juventude não seja perdido", ressalta o texto.