ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol

Vitória da Conquista: Sheila Lemos, pré-candidata a prefeita terá de remover postagens de autopromoção na redes sociais

Brumado: Chuva de gols e boa organização na primeira rodada da copa Brahma de Futsal

Brumado: Caçamba desgovernada derruba árvore e poste, assustando moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas

Mãe e filha morrem atropeladas quando atravessavam rodovia em Guanambi

Estado e municípios trabalham para que vacinas contra dengue sejam todas utilizadas



BUSCA PELO ARQUIVO "11/2013"

Artista de Caculé foi agraciada com insígnia da Ordem do Mérito Cultural

Foto: Divulgação

Na noite de terça-feira (5), a cultura brasileira foi celebrada em toda sua diversidade e com muita arte. Artistas das mais diferentes linguagens, intelectuais e instituições que contribuem com a cultura brasileira foram agraciados com as insígnias da Ordem do Mérito Cultural (OMC).

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, chanceler e presidenta do conselho da OMC, entregou as insígnias a 37 premiados. "Na diversidade dos agraciados, temos um retrato da nossa diversidade cultural", salientou a ministra.

A caculeense Rosa Maria dos Santos Alves, também conhecida como Rosinha, recebeu Ordem do Mérito cultural 2013 das mãos da ministra da Cultura, a chanceler, em reconhecimento pela sua grande contribuição cultural desde a época em que era artista circense até hoje.

Natural de Natal, chegou a Caculé junto com o circo de seus pais no município, quando resolveu casar com o mecânico João Alves e constituir família. Nasceu em uma barraca de circo, tornou-se artista circense desde criança, na adolescência foi considerada a melhor rumbeira da região, e atualmente quando solicitada faz palestras em escolas sobre suas memórias da vida do circo, participa dos Reis das ciganas, da quadrilha junina Busca-pé, faz artesanato e é membro da Cia. Teatral Flor de Mandacaru, tendo suas filhas como coordenadoras; ela com certeza é uma grande referência artística que está sendo reconhecida nacionalmente.



PT de Brumado convoca filiados para comparecer às urnas neste domingo

Neste domingo (10/11/13), ocorre o Processo de Eleições Diretas
(PED) do Partido dos Trabalhadores (PT), em todo o país. Os filiados
irão às urnas para eleger as chapas e os presidentes dos diretórios em
nível municipal, estadual e nacional.
A Executiva do Partido dos Trabalhadores de Brumado-BA, no uso de
suas atribuições, convoca todos os filiados aptos, conforme
regulamento do PED 2013, a comparecer à sede do Partido, situada
à Praça Dr. Pompílio Leite, nº 186, 1º Piso, Sala 04 do Jurema
Center – Centro para as eleições de domingo, iniciando às 09:00
horas e concluindo a votação às 17:00 horas.
Para votar no PED é necessário que o filiado do PT esteja portando
documento de identificação civil com foto e esteja regular com as
obrigações do Partido.
O site do PT Nacional disponibilizou uma página especial para que o
filiado possa pesquisar se está apto a votar e o seu respectivo local de
votação: http://ped.pt.org.br/noticias/pesquise-aqui-se-o-filiado-esta-apto-e-o-local-devotacao-para-ele/



Tacógrafos de vinte ônibus para transporte escolar de prefeituras do interior são furtados no CAB

Foto: Alberto Coutinho/Divulgação/GOV-BA

Cerca de 20 ônibus escolares foram furtados no pátio da Secretaria de Educação do Estado (SEC), localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB). De acordo com a pasta da educação estadual, os veículos assaltados estão entre os 79 que foram entregues nesta quinta-feira (7) a prefeitos do interior. Os ônibus tiveram os tacógrafos, usados para monitorar a distância percorrida, a velocidade e o tempo de uso do veículo, subtraídos na ação, mas foram repostos para seguir para as cidades contempladas. A SEC informou que a ocorrência sobre o furto dos equipamentos foi registrada na Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública e o inquérito está sob responsabilidade da delegada Maria Aparecida Guerra.

Por :Correio

 



Agricultora colhe beterraba de 5,7 kg em Marcionílio de Souza

Foto: Iaçu Notícias

Uma beterraba gigante foi colhida em uma horta de uma fazenda do município de Marcionílio de Souza, no sudoeste baiano, e doada a uma comunidade religiosa da cidade vizinha de Iaçu. A beterraba pesa 5,705 kg e foi doada por Maria da Conceição, proprietária da Fazenda Pauapique. De acordo com informações do site Iaçu Notícias, o vegetal foi levado a uma rádio local por dois agricultores de Iaçu, o que chamou a atenção de curiosos logo após o anúncio da existência da beterraba gigante. Conforme o site RankBrasil, atualmente a beterraba mais pesada do país, com 5,270kg e 60cm de circunferência, foi colhida em um quintal da cidade de Rio Branco do Sul, no Paraná. Alex Guimarães e Fredson Silva, responsáveis pela beterraba baiana, já entraram em contato com o RankBrasil para informar sobre a super beterraba produzida em terras estaduais.



"Trote é crime" campanha da PM no Paraná

Há poucos dias o 97NEWS postou uma reportagem onde foi informado como ainda é grande o número de trotes para os serviços de emergência no nosso município. Diante disto um internauta enviou um vídeo para nossa redação, sobre a irracionalidade dos trotes. O vídeo é uma campanha da Polícia Militar do Paraná. Vale a pena dar uma olhada.



Idoso "Super Homem" mata dois bandidos e salva família em Jacaraci

Um homem de 60 anos, identificado pelo pré-nome Rosalvo, reagiu a um assalto efetuado por dois bandidos em sua residência na Zona Rural de Jacarací nesta quinta-feira (07/11) e acabou matando os dois assaltantes. Segundo a Polícia Técnica de Guanambi os dois meliantes chegaram numa motocicleta cor vermelha, placa de uma cidade mineira, abordaram um lavrador e fez ele e sua família reféns. O homem que tem três filhos deficientes, sendo um paralítico, ficou na mira de dois revólveres e teve que ver sua esposa e filhos sendo torturados pelos bandidos. Todavia, em um ato de coragem e ao mesmo tempo arriscado, ele aproveitou que um dos bandidos estava procurando dinheiro no quarto e iniciou uma luta corporal com o outro. O criminoso estava com um revólver calibre 22 e uma faca tipo peixeira que foi tomada pelo homem. Enquanto tentava atirar no lavrador o bandido foi esfaqueado e a arma dele não disparou um tiro sequer, sendo que todas as tentativas de detonar os tiros acabaram falhando e o respectivo revólver pisando. Ao ver o companheiro morto o outro bandido começou a apertar o gatilho de seu revólver calibre 38 contra o dono da casa, mas miraculosamente nenhum tiro saiu, sendo que esta arma também acabou pisando. Enquanto ele tentava atirar no lavrador o homem pegou uma espingarda de fabricação caseira e atirou no meio da face do bandido.  Foram dois bandidos mortos pelo lavrador. O DPT (Departamento de Polícia Técnica)  foi ao local e encaminhou os corpos, não identificados,  para o IML (Instituto Médico Legal) de Guanambi.

Reporter Radiola



Em Jacobina vereador é detido quando tentava abrir porta da casa da ex com ajuda de chaveiro

Foto: Divulgação/ Notícia regional

O vereador de Jacobina Ramon Santos Celestino (PMDB) foi detido, na noite desta quinta-feira (7), quando tentava entrar com a ajuda de um chaveiro na residência da sua ex-namorada. Segundo informações do site Rota 324, o edil estaria inconformado com o fim do relacionamento e foi até a casa da ex-companheira no momento em que ela arrumava as malas para se mudar por um período do local. Ao encontrar o portão fechado, o vereador acionou um chaveiro, que chegou a tentar abrir o cadeado do portão, mas foi impedido pela chegada da polícia. Ramon foi levado para a sede da 16ª Coordenadoria de Polícia Civil no município (Coorpin), onde passou a noite, e deverá ser ouvido na manhã desta sexta (8) pelo delegado Cléber Azevedo.



Wagner não está apto a votar nas eleições do PT neste domingo

Foto: Divulgação

A maior representação do PT na Bahia, o governador Jaques Wagner, não está apto a votar no Processo de Eleições Diretas (PED) do seu partido, marcado para o próximo domingo (10/11), no qual serão escolhidos os novos dirigentes nacionais, estaduais e municipais. De acordo com informações obtidas pelo Bahia Notícias, os petistas com cargo eletivo, de dirigente e comissionado tinham o prazo prorrogado até o último dia 30 de outubro para regularizar as pendências partidárias por meio do Sistema de Arrecadação de Contribuição Estatutária (Sace). No total, 620 filiados ocupantes desses cargos não regularizaram a situação, entre eles o governador Wagner e, conforme regimento interno da sigla, todos estão impossibilitados de votar no PED. De acordo com decisão da 30ª Reunião da Câmara de Recursos do PT, organizada pela Secretaria Nacional de Organização, a documentação entregue pela direção estadual do PT baiano “deve ser considerada tempestiva, devendo o Sace adotar os encaminhamentos para a regularização destes filiados e filiadas”. “Foi um erro da Executiva Nacional, que não teve tempo operacional para emitir os boletos. Ganhamos um recurso, por unanimidade, e a direção nacional acolheu, mas ainda não teve condições operacionais para emitir os boletos. Nós estamos propondo que façamos daqui, então”, explicou o presidente do PT baiano, Jonas Paulo, que aguarda a decisão. Entretanto, para o jornalista e candidato a presidente estadual da legenda no estado Ernesto Marques, que já tinha feito duras críticas ao que chamou de " política deliberada de desorganização do PT", a direção estadual perdeu o prazo para regularização dos petistas em situação irregular. “Estou vendo agora, com esse fato novo, que a coisa é mais grave do que eu imaginava. Deixar de fora do processo pessoas importantes, até o governador do Estado. O que é isso? É questão de competência”, criticou. No próximo domingo, 39 mil petistas baianos, dos 93 mil filiados à sigla, estão habilitados a votar no processo eleitoral interno do partido.

 



Brumado: Prefeito faz visita a diversas obras em nosso município

Foto: Ascom/PMB

Acompanhado do secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, o prefeito Aguiberto Lima Dias, fez inúmeras visitas às obras que estão em andamento em nossa cidade, muitas delas em fase de conclusão. As vistas aconteceram nas obras do Ginásio Antônio Imbassahy, calçamento da Rua Vereador Elias Alves Ataíde, praça que fica em frente à Escola Élcio José Trigueiro, que dever ser concluída no início de 2014 e do Posto de Saúde, que dever ficar pronto em março de 2014, todas estas obras no Bairro São José.

A outra etapa da visita aconteceu nas obras do setor de hortifrúti do Mercado Municipal, e por fim a dupla visitou a Escola Zilda Neves que será entregue à população nesta sexta-feira (08/11), às 19hs. 



Brumado:Polícia recupera moto roubada, que foi usada no assalto do correspondente bancário da Caixa

Foto: Marcos Paulo/97NEWS

Polícia consegue recuperar uma motocicleta modelo Honda Bros, que foi tomada de assalto de um comerciante de Itapetinga, quando passava por Brumado. Conforme informações da polícia, a moto é a mesma usada em diversos assaltos em nossa cidade, inclusive foi identificada nas imagens do circuito de segurança do correspondente bancário Caixa Aqui. O Serviço de Inteligência da polícia  recebeu uma ligação informando que a moto estava abandonada na Rua Princesa Leopoldina, também conhecida como Rua dos Quiabentos, no Bairro Dr. Juracy. O veículo estava com placa fria e foi encaminhada para Delegacia de polícia de Brumado.



Nesta sexta-feira (08/11), Wagner entrega obras em Malhada de Pedras e Tanhaçu

Foto: Divulgação

O governador Jaques Wagner estará nesta sexta-feira (08/11), nas cidades de malhada de Pedras e Tanhaçu, para inauguração de diversas obras nos dois municípios. Em Tanhaçu Jaques Wagner inaugura duas unidades de Saúde da Família na sede municipal e no distrito de Sussuarana será inauguarada a iluminação pública, quadra coberta e pavimentação em paralelepípedo e passeio.  No povoado de Tucum Wagner fará entrega de uma  quadra poliesportiva. O investimento destas obras foi em torno de R$ 1,38 milhão.

Em Malhada de Pedras o governador irá inaugurar a ampliação do sistema de abastecimento de água, além de duas praças, a Quadrangular e Monsenhor Antônio Fagundes, com um investimento de R$ 2,43 milhões.



Baiano é eleito para ocupar cadeira 23 na Academia Brasileira de Letras

Foto: G1

O escritor baiano Antônio Torres foi eleito nesta quinta-feira (7) para ocupar a cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras (ABL), que está vaga desde o dia 3 de agosto, com a morte do jornalista e musicólogo Luiz Paulo Horta. Romancista, Torres obteve 34 dos 39 votos. A Cadeira 23, fundada pelo primeiro presidente da ABL, Machado de Assis, já teve como ocupantes os escritores Lafayette Rodrigues Pereira, Alfredo Pujol, Otávio Mangabeira, Jorge Amado e Zélia Gattai. Nascido em 1940 em um povoado chamado Junco, hoje a cidade de Sátiro Dias, no sertão da Bahia, Antônio Torres estudou em Salvador, onde começou a trabalhar como repórter no Jornal da Bahia. Também foi publicitário em São Paulo, antes de ir para o Rio de Janeiro. Sua estreia na literatura ocorreu em 1972, com o romance Um Cão Uivando para a Lua. Desde então, publicou outras 15 obras, entre elas os romances Essa Terra (1976) e Um Táxi para Viena D'Áustria (1991), ambos traduzidos para o francês  e que valeram ao escritor a condecoração de Chevalier des Arts et Lettres, concedida em 1998 pelo governo da França. Antônio Torres também recebeu outros prêmios literários, entre eles o Machado de Assis, da própria ABL, concedido em 2000. Em 2011, Antônio Torres tentou ingressar na academia, mas foi derrotado pelo jornalista Merval Pereira Filho. Os outros escritores que concorriam à Cadeira 23 são Blasco Peres Rego, Eloi Angelo Ghio, José Wiliam Vavruk, Felisbelo da Silva e Wilson Roberto de Carvalho de Almeida.

Agência Brasil.



Suspeitos de assalto a BB de Mucugê morrem em troca de tiros com a PM

Dois indivíduos ainda não identificados foram mortos, no final da tarde desta quinta-feira (7), em confronto com policiais da Companhia de Ações Especiais do Semi-Árido (Caesa) na zona rural de Canarana região da Chapada Diamantina. Existe a suspeita de que a dupla tenha envolvimento com o roubo ao Banco do Brasil do município de Mucugê, ocorrido nesta quarta-feira (06/11). Os corpos estão sendo deslocados para o IML de Irecê. 



Valec alega que recomendação de paralisação feita pelo TCU não trará dano às obras da Fiol

Mesmo com a recomendação de paralisação das obras da Ferrovia Oeste Leste (Fiol), em trecho de Caetité até Barreiras, no interior baiano, a estatal responsável pela obra garante que o problema não causará danos. O Tribunal de Contas da União (TCU) afirmou que, por problemas apontados desde 2011, mantém a recomendação de suspender a construção de lotes do empreendimento sob responsabilidade da Valec. A orientação do tribunal foi encaminhada ao Congresso, que decide se a intervenção será paralisada ou não. O TCU sinalizou que o projeto básico da Fiol era insuficiente, sem estimativas de diversos custos e intervenções. “As obras dos referidos lotes foram suspensas pelo Tribunal de Contas em dezembro de 2011. Desde então, a Valec e o Ministério dos Transportes têm tomado todas as providências cabíveis para o atendimento das solicitações e recomendações do Tribunal. Como resultado desse esforço efetivo, o TCU revogou a suspensão cautelar do lote 5 da FIOL em outubro deste ano, entendendo que as ações tomadas pela Valec reduziram incertezas e riscos da obra. Ademais, a Valec apresentou todos os documentos referentes aos lotes 5A, 6 e 7 da FIOL em que demonstra que já adotou as soluções e medidas corretivas”, disse a Valec, em nota.

BN



Salário mínimo teria de ser quatro vezes maior, diz Dieese

Foto: Divulgação

O salário mínimo, atualmente de R$ 678, deveria ser quatro vezes maior para suprir todas as despesas básicas do trabalhador, segundo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). De acordo com o órgão, o salário teria que girar em torno de R$ 2.729. O valor representa uma queda em relação ao mesmo mês do ano passado, quando cálculos do Dieese apontavam que eram necessários R$ 2.617,33 para atender às necessidades de uma família.



Idosa que matou ladrão para evitar assalto morre em incêndio

Uma aposentada de 87 anos morreu em incêndio na sua casa na madrugada desta quinta-feira (7) em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Odete Hoffman Prá tornou-se conhecida em 2012, depois de usar uma arma antiga da família para matar um assaltante que havia entrado em sua casa. O revólver, calibre 32, estava carregado havia 35 anos. No incêndio de hoje, o fogo tomou todo o apartamento, o último andar de um prédio de três pavimentos no centro. A equipe do Corpo de Bombeiros enfrentou dificuldades para entrar no imóvel. “Todas as portas e janelas tinham grades de uma polegada de espessura”, disse o tenente Alexandre Machado. Os bombeiros usaram um desencarcerador, equipamento para salvar pessoas presas em ferragens, para transpor as grades. “Ela estava presa em casa.” Odete foi encontrada na cama de seu quarto. Pela posição em que o corpo carbonizado foi encontrado, a suspeita é que ela tenha acordado e logo depois desmaiado com a fumaça. A equipe de perícia ainda investigará as causas do incêndio. Uma hipótese é que o fogo tenha começado com velas - segundo dos bombeiros, familiares relataram que Odete era religiosa e costumava acendê-las. Outro aspecto que reforça essa suspeita é que a área com mais estragos era a cozinha, que ficava próxima do oratório.

Folha



Brumado: Falsos agentes de saúde aplicam golpe em moradora do Bairro Jardim Brasil

Uma moradora da Rua dos Estudantes, no Bairro jardim Brasil, que preferiu não se identificar, acredita ter sido vítima de uma fraude.

Segundo ela, um casal usando crachá, se identificou como Agente de Saúde da Secretaria de Saúde do nosso município, começaram então a falar de doenças que mais matam no Brasil e com uma conversa envolvente, ofereceram um livro por R$ 1.000,00, a dona de casa disse que estava desempregada e não tinha este valor, então eles abaixaram o valor do livro para R$ 100,00 e dispuseram vender no cartão de crédito, a mulher inocente entregou o cartão e “os dois saíram para passar o cartão na máquina em algum lugar” disse a mulher. Porém a dupla não voltou e a vítima percebeu que tinha sido mais uma vítima de estelionato.

Foi registrado um Boletim de Ocorrência e a polícia investiga o caso na tentativa de chegar aos farsantes.



Brumado: Prefeito Aguiberto Lima Dias recebeu em seu gabinete representantes do Banco do Brasil

O prefeito Aguiberto Lima Dias recebeu na manhã desta quarta-feira (06/11), em seu gabinete a visita do superintendente regional do Banco do Brasil, Saulo Cardoso Xavier, o qual estava acompanhado do seu assessor Leomar Gotardo, do gerente local do BB, Claudio Oliveira e do gerente de relacionamentos Maurício Dantas. A visita serviu também para estreitar os laços entre as duas entidades e também colocar a conversa em dia, especialmente sobre a área econômica. O prefeito Aguiberto ficou muito satisfeito com a visita e fez questão de citar que “foi uma visita muito aprazível, onde pudemos receber em nosso gabinete os representantes desta instituição tão importante que é o Banco do Brasil”. O gestor ainda observou que “hoje vivemos uma dinâmica institucional muito interessante e encontros como esses enriquecem ainda mais a nossa agenda”. 

Ascom/PMB



TCU manda parar trecho da Fiol que liga Caetité a Barreiras

Foto: Divulgação/google

A paralisação dos lotes 5 a 7 da Ferrovia Oeste Leste foi recomendada ontem pelo Tribunal de Contas da União, assim como outras seis obras feitas com recursos federais em que foram identificadas irregularidades. O trecho da Fiol embargado liga Caetité a Barreiras. Em relação a outras oito obras, o TCU recomendou ao Congresso o bloqueio de parte dos recursos, também por conta de irregularidades. As medidas integram o Fiscobras, relatório que consolida as fiscalizações da corte de contas em 2013, aprovado ontem pelo pleno.

Com traçado inicial atravessando cavernas, o trecho da Fiol já havia sido embargado antes. No final do mês passado, a Valec - empresa do Ministério dos Transportes responsável pela obra – informou à Tribuna que já havia enviado as mudanças no projeto para o TCU, estando no aguardo da resposta do órgão de controle.

 

No Fiscobras, contudo, o tribunal afirmou que “fiscalização realizada no trecho Caetité/BA – Barreiras/BA concluiu que as medidas corretivas necessárias para a retomada das obras paralisadas nos Lotes 5 a 7 e 5A ainda não foram integralmente cumpridas pela Valec”.   A  reportagem entrou em contato com as assessorias do ministro dos Transportes, César Borges, e da Valec, mas a assessoria do ministério informou que o órgão e a empresa só se posicionarão depois de ter acesso à divulgação da decisão. A assessoria do gestor acompanhou a votação que aprovou o Fiscobras.

A primeira parte da Fiol, entre Ilhéus e Caetité, não foi afetada com a decisão de ontem. Neste trecho, de 437 quilômetros, já foi cumprido 25% do cronograma, e a previsão de entrega é dezembro do próximo ano.

CONTINUE LENDO


Vacina brasileira contra o HIV começa a ser testada em macacos

Começaram nesta semana os testes em macacos da vacina contra o HIV, que está sendo desenvolvida pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em parceria com o Instituto Butantan. Os quatro animais começaram a ser imunizados com a vacina que contém partes do vírus. Depois, os macacos receberão um vírus modificado que causa o resfriado como parte dos estudos para desenvolver o imunizante. Segundo Edecio Cunha Neto, um dos pesquisadores responsáveis por conduzir o projeto, o diferencial da vacina é usar partes do vírus que não se alteram. “Um dos grandes problemas de se fazer uma vacina contra o HIV é que ele é hipervariável”, ressalta ao explicar que o genoma do vírus pode varia até 20% entre dois pacientes. “Nos componentes que nós escolhemos para colocar na vacina estão somente as regiões mais conservadas do vírus, ou seja, aquelas que não variavam de um HIV para o outro”, destacou. 

Agência Brasil