Artista de Caculé foi agraciada com insígnia da Ordem do Mérito Cultural

Foto: Divulgação

Na noite de terça-feira (5), a cultura brasileira foi celebrada em toda sua diversidade e com muita arte. Artistas das mais diferentes linguagens, intelectuais e instituições que contribuem com a cultura brasileira foram agraciados com as insígnias da Ordem do Mérito Cultural (OMC).

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, chanceler e presidenta do conselho da OMC, entregou as insígnias a 37 premiados. "Na diversidade dos agraciados, temos um retrato da nossa diversidade cultural", salientou a ministra.

A caculeense Rosa Maria dos Santos Alves, também conhecida como Rosinha, recebeu Ordem do Mérito cultural 2013 das mãos da ministra da Cultura, a chanceler, em reconhecimento pela sua grande contribuição cultural desde a época em que era artista circense até hoje.

Natural de Natal, chegou a Caculé junto com o circo de seus pais no município, quando resolveu casar com o mecânico João Alves e constituir família. Nasceu em uma barraca de circo, tornou-se artista circense desde criança, na adolescência foi considerada a melhor rumbeira da região, e atualmente quando solicitada faz palestras em escolas sobre suas memórias da vida do circo, participa dos Reis das ciganas, da quadrilha junina Busca-pé, faz artesanato e é membro da Cia. Teatral Flor de Mandacaru, tendo suas filhas como coordenadoras; ela com certeza é uma grande referência artística que está sendo reconhecida nacionalmente.