ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Resolução autoriza detentas trans e travestir podem escolher entre presidio feminino ou masculino

Livramento de Nossa Senhora: Jovem é alvejado e morto por dois indivíduos

Brumado: PRE apreende picape com documentação adulterada

Polícia prende homem acusado de manter tio idoso em cárcere privado na Bahia

Justiça determina prisão preventiva para mulher que levou idoso morto para fazer empréstimo em banco

Plantação que renderia 1 tonelada de maconha é erradicada no interior da Bahia

Falso advogado abre banco no Oeste da Bahia e é acusado de golpe pelos clientes

Justiça autoriza estudante com questões de saúde mental a cultivar maconha medicinal na Bahia

Apreensões de armas de fogo marcam a 23ª edição da Força Total na Bahia

Baixa procura por mamografias preocupa autoridades de saúde em Brumado

Homem morre após reagir a assalto em bar na Chapada Diamantina

Governo do Estado lança editais do São João de 2024

Salário-maternidade pode ser pedido gratuitamente e sem intermediários

Brasil já perdeu 34 milhões dos 82,6 milhões de hectares da Caatinga

Polícia Civil apreende maquinário avaliado em mais de meio milhão em Vitória da Conquista

Brumado: Jogos da 1ª Copa Brahma de Futsal terão início hoje (18)

Deputado Vitor Bonfim assume a presidência do Conselho de Ética da AL-BA

Subsecretária de Saúde de Vitória da Conquista, Jamile Gusmão morre por complicações da dengue

Brumado: Homem será solto após passar 7 dias preso por suposto homicídio em Camaçari; família diz que lavrador é inocente

Governo vai melhorar proposta a servidores da Educação, diz ministro da Educação



BUSCA PELO ARQUIVO "08/2013"

Brumado: Campeonato Intermunicipal de Futebol edição 2013

O técnico da seleção, Paulo Sérgio, acredita no bom resultado da equipe. Foto: Marcos Paulo

Neste domingo 18-08-2013 a seleção de futebol de campo de Brumado fará sua estreia no Campeonato Intermunicipal, edição 2013. O jogo acontecerá às 15h00min no Estádio Municipal Murito Hermínio de Brito (Muritão) em Ituaçu.

A seleção jogará sob o comando do técnico Paulo Sérgio Lôbo e enfrentará na primeira rodada a equipe de Tremedal.

O presidente da Liga de Futebol, Sr. Emanoel Araújo lamenta não poder realizar os jogos aqui em Brumado por causa da reforma do Estádio dos Prazeres, e destaca a importância de ter a torcida por perto. E para quem não poderá ir ao estádio, a equipe da Rádio Alternativa, 97.9 estará fazendo a transmissão ao vivo em todas as etapas que a seleção brumadense participar. 



Brumado: motorista de ônibus bate em carro estacionado

Um acidente foi registrado nesta manhã de quinta-feira (15) entre um ônibus da Viaçaõ Novo Horizonte e uma Toyota Hilux, na Av.Dr. Antônio Mourão Guimarães, região central de Brumado. De acordo com testemunhas a Hilux estava estacionada quando o ônibus tentando desviar de outro ônibus da mesma empresa acabou colidindo no carro que estava parado. A pickup teve o retrovisor e os para-choques destruídos. A ocorrência foi registrada por agentes do Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos de Brumado.



Casos de Aids aumentam 150% na Bahia; SUS oferece diagnóstico

Foto: divulgação

Casos de Aids na Bahia aumentaram 150% nos últimos três anos, informou a secretaria de Saúde do Estado, com 3.614 novos casos registrados no período. Na segunda maior cidade do estado, Feira de Santana, a secretaria municipal da Saúde informou que no primeiro semestre deste ano já foram registrados 120 casos da doença no município. Em relação ao mesmo período em 2012, houve um aumento de 8,6% dos casos em Feira. De 1984 até junho de 2012, um total de 18302 casos foram registrados no Sistema de Controle de Exames Laboratoriais da Rede Nacional de Contagem de Linfócitos (Siscel). Entre os homens, a incidência de casos entre os homens é maior do que entre as mulheres, mas a proporção tem sido reduzida. A Aids é causada pelo vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) que torna a pessoa infectada desprotegida a infecções e tumores. Na Bahia, o diagnóstico pode ser feito de forma gratuita, através do Sistema Único de Saúde (SUS), e de forma anônima, testes podem ser realizados em Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs).

Por: Bahia Notícias



Brumado: Caos na saúde pública

Foto: Marcos Paulo/97news

Pacientes da Policlínica Manoel Fernandes entraram em contato com a redação do 97news para denunciar um verdadeiro descaso na higiene do local,  segundo informações há mais de oito dias que o ambiente não passa por uma faxina. A equipe do 97news esteve na Policlínica e pode comprovar o caos da saúde pública em nosso município. 

É bom que todos saibam que a primeira etapa na busca pelo direito à saúde foi vencida com o reconhecimento constitucional de que este é um direito fundamental do cidadão e que cabe aos gestor suprir. A segunda etapa é conseguir fazer isto valer no cotidiano das pessoas que precisam de atendimento. Reclamar estes direitos não é fácil, é preciso muita determinação e também é preciso enxergar que ao buscar resolver um problema pessoal, você também pode contribuir para a melhoria do Sistema de Saúde como um todo, fazendo um bem para toda a sociedade.

Conforme a Organização Mundial da Saúde, todos os anos, milhões de pacientes em hospitais e clínicas contraem algum tipo de infecção por falta de higiene, e a maioria dessas doenças poderiam ser evitadas. É difícil acreditar, mas a falta de higiene nestes locais propicia infecções que podem levar a morte. A redaçaõ do 97news esteve em contato com a enfermeira coordenadora da Policlínica, a Sra. Eula Barbosa, que nos relatou a falta de uma funcionária que estaria de licença médica, ficando a clínica somente com uma pessoa para fazer a limpeza, mas que já havia conseguido o remanejamento de uma funcionária do Hospital, e logo o problema será resolvido. 

Foto: Marcos Paulo/97news


Brumado: Mais um roubo de moto no Bairro São Félix

Está cada dia mais difícil possuir algum bem material, pois a bandidagem está causando pânico na população. Nesta quarta-feira (14) por volta das 19h30min, no bairro São Félix, cinco homens armados abordaram um senhor que acabava de chegar do trabalho trazendo consigo o salário do mês trabalhado. Com muita agressividade os indivíduos levaram o dinheiro e uma moto Fan de placa policial VYW 2699. A polícia foi acionada e já tem pistas dos meliantes. O senhor assaltado disse da dificuldade para comprar a moto, e lamenta, “foram tantos anos de trabalho para rapidinho perder um bem adquirido com tanto esforço”. 



Brumado: Animais de grande porte passeiam pelas ruas

Seja em bairro periférico ou central, não é difícil nas ruas de Brumado pessoas e automóveis disputando espaço com animais, tanto de pequeno como de grande porte. Este é um problema  antigo que continua sem solução à vista. Provavelmente, os donos dos animais os soltam nas ruas para que os mesmos procurem alimentos. Por ser um perigo frequente para as pessoas e também para os animais, está passando de hora das autoridades competentes tomarem as devidas providências.



VARA DO JÚRI DA COMARCA DE BRUMADO DIVULGA PAUTA DE JULGAMENTO

 

O Dr. Genivaldo Alves Guimarães, Juiz de Direito da Vara do Júri da Comarca de Brumado – BA, divulgou nesta terça-feira, dia 13 de agosto, a pauta de julgamento perante o Tribunal do Júri, para os meses de agosto, setembro e outubro de 2013. No próximo dia 20 de agosto, serão julgados os acusados Adriano da Silva Amorim, vulgo “Jabu”, Alessandro Borges Oliveira, vulgo “Leo”, Alessandro de Jesus Silva, vulgo “Deco” e Claudinei da Silva, vulgo “Buiú”, cuja acusação é de Homicídio Qualificado Consumado, tendo como vítima Isaias Wilker dos Santos. No dia 17 de setembro, será julgado o Sr. Ubirajara de Jesus Damascena, acusado de Tentativa de Homicídio Qualificado contra a vítima Gervásio Narvaes Paixão Júnior. Já no dia 01 de outubro será a vez do Sr. Fábio Moreira Alves, vulgo “Binho” comparecer ao Tribunal do Júri, acusado de Homicídio Qualificado Consumado, tendo como vítima Edivaldo Alves, e também acusado de Ameaça, tendo como vítima Charlene Moreira Alves. Todos os julgamentos terão início às 08 horas e 10 minutos, no Salão do Júri do Fórum Duarte Moniz, em Brumado – BA.



Carioca é candidata a viagem só de ida para o planeta Marte em 2022

Estudante de 21 anos está entre os cerca de 100 mil voluntários. Ao todo, 24 pessoas de qualquer parte do mundo farão parte do projeto.

Uma viagem só de ida para Marte poderia fazer parte de qualquer filme de ficção científica. Mas, o que seria normal de se ver só nas telonas pode virar realidade daqui a nove anos. A empresa holandesa Mars One está com inscrições abertas até o dia 31 de agosto para voluntários que desejam se candidatar a uma viagem só de ida ao planeta vermelho em 2022. Beatriz Roriz, uma estudante carioca de 21 anos, está entre os cerca de 100 mil voluntários inscritos em todo o mundo na disputa por 24 vagas. A brasileira foi uma das quatro escolhidas para participar do documentário de divulgação, o "One Way Astronaut" (Astrounata sem volta) - que explica o projeto em detalhes para aqueles que se dispuserem a morar em Marte.

“Eu hoje estou mais esperançosa de ser selecionada do que no início. Fiz um vídeo de propaganda deles, respondi uma carta e fiquei entre os quatro selecionados no mundo inteiro para fazer esse documentário”, contou Beatriz.

A iniciativa, sem fins lucrativos, foi lançada em abril deste ano. Qualquer pessoa com mais de 18 anos e com inglês fluente ainda pode se candidatar. Após a inscrição, os aspirantes a astronautas passarão por uma triagem feita pela Mars One.

Por:G1Rio



Barra da Estiva: Funcionários das agências bancárias estão traumatizados

Foto: divulgação

Funcionários do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal de Barra da Estiva, relataram os momentos de terror que passaram nas mãos dos bandidos. A ação, iniciada por volta das 10h55min da segunda-feira (12), teve ares de filme de terror, com muitos disparos e ameaças aos bancários e clientes. Durante a abordagem iniciada na agência da Caixa os bandidos encontraram certa dificuldade na entrada em função da porta giratória. Dentro da agência, um dos cofres também apresentou demora na abertura, deixando os assaltantes ainda mais nervosos. Uma psicóloga chegou à agência da Caixa logo após o assalto e realizou atendimentos individuais. A partir de agora, os empregados da Caixa terão direito a tratamento médico e acompanhamento psicológico para tratar de possíveis sequelas decorrentes do trauma.

Esta é a quarta vez que a agência do Banco do Brasil de Barra da Estiva foi assaltada. Para alguns funcionários, as cenas traumáticas foram revividas. As investigações estão sendo feitas por uma equipe da Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar. O Sindicato dos Bancários esteve na cidade, conversou com os bancários das duas agências e acionou as Superintendências Regionais de cada banco. No próximo dia 29 de agosto, às 9h30, uma audiência pública na Assembléia Legislativa da Bahia vai tratar da onda de ataques a bancos no estado. O Secretário de Segurança Pública do Estado também foi acionado para que receba os representantes dos Sindicatos na mesma data.



Brumado: Departamento de Trânsito está sem Diretor

Foto:Marcos Paulo/97news

O diretor do Departamento de Trânsito e Transporte Urbano (DTTU)  de Brumado, Alcir Xavier da Silva, na sexta-feira (09) pediu exoneração do cargo, depois de um bom trabalho prestado a comunidade. Segundo informações colhidas pelo 97news, o trabalho no Departamento estava ficando cada dia mais difícil, já que ofícios de solicitações eram enviados à administração pública sem nenhum retorno. Para uma cidade do tamanho de Brumado, a necessidade é de no mínimo 29 agentes, mas está atendendo somente com 08 nas ruas e três estão aguardando capacitação, faltam viaturas, as fardas dos agentes estão puídas, as botas estão rasgadas. Sabemos que é quase impossível trabalhar sem estrutura.  O Diretor Alcir Xavier ainda não se manifestou quanto a sua exoneração.  



Festival de Inverno em Vitória da Conquista

Foto: reprodução

Estamos a nove dias do festival de Inverno Bahia, Lulu Santos, Munhoz & Mariano, João Gabriel, O Rappa, Zélia Ducan, Humberto Gessinger,Paula Fernandes, Titãs, Jota Quest, e Saulo estarão presentes no maior evento de música do interior do Nordeste, que acontecerá em Vitória da Conquista, entre os dias 23 e 25 de agosto. Os amantes da música eletrônica contarão com uma tenda eletrônica e aos que curtem forró e arrocha o Festival coloca a disposição o Barracão universitário. O Festival de Inverno Bahia acontece no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista, e é considerado o maior evento musical do interior do Nordeste. A festa chega a sua 9ª edição com mais de 230 shows realizados pelos principais artistas brasileiros e mais de 180 horas de música.



Brumado: Paralisação dos professores da rede municipal

Foto: Marcos Paulo/97news

Está acontecendo neste momento uma manifestação de professores na Pça. Cel. Zeca Leite. Uma das principais lutas dos trabalhadores da educação é fazer cumprir a Lei Nacional do Piso do Magistério, promulgada em 2008 (Lei 11.738/08). O moviemnto é para a valorização dos profissionais da educação por meio de planos de carreira que atraiam e mantenham os trabalhadores nas escolas públicas, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação. Em conversa com a presidente do SINDSEMB, Conceição Machado, a adesão à paralisação  chega a 90%.  O manifesto está acontecendo de forma pacífica, e a categoria pede a compreensão de todos, pois a luta é para uma educação de qualidade.

 

 



Brumado: Mercadinho é assaltado pela 3ª vez em pouco tempo

Foto: Marcos Paulo/97news

Na noite desta terça-feira 13 de agosto, um mercadinho na Rua Aureliano de Carvalho, foi assaltado pela 3ª vez nos últimos três meses. A proprietária diz que está difícil trabalhar desta forma, com esta onda de assaltos que nossa cidade vive. O elemento chegou ao estabelecimento por volta da 18h20min portando uma arma de fogo, pegou o dinheiro que estava no caixa e saiu do local tomando sentido ignorado. O valor levado pelo indivíduo não foi informado.

 



Brumado: Professores marcam dois dias de paralisação

Professores da rede pública municipal decidem suspender as atividades nesta quarta e quinta-feira próximas. De acordo com informações de Conceição Machado, presidente do Sindsemb – Sindicato dos Servidores Municipais de Brumado, a decisão foi tomada em assembleia da categoria depois de várias tentativas de negociação com a administração municipal. A categoria não concorda com a proposta da administração de 8,5 % de aumento, retroativo ao mês de maio, perdendo assim os valores retroativos de janeiro a abril. O sindicato da categoria discorda quando se diz que o reajuste na folha de pagamento dos professores fere a Lei de Responsabilidade Fiscal, a presidente acredita que há um equívocoe e isto acaba atrapalhando a negociação . Segundo a sindicalista ainda não se fala em uma greve. Conceição Machado comunica também que haverá uma concentração na Pça. Cel. Zeca Leite na manhã desta quarta- feira(14), e conta com o apoio dos professores.  



Brumado: Ferroviários preocupados com desativação de trechos da FCA

Fot:Marcos Paulo

Com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) ainda em obras, o estado da Bahia corre o risco de ficar sem malha ferroviária em operação.A resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicada no Diário Oficial da União, início de julho de 2013,  que autorizou a Ferrovia Centro-Atlântica a desativar 1.760Km de trechos que cortam dezenas de municípios baianos, onde o documento autoriza inclusive, a retirada dos trilhos da ferrovia está deixando os ferroviários preocupados. O diretor da ANTT, Carlos Nascimento, reconheceu a deficiência da resolução e chegou a afirmar que a Agência elaborou os termos de forma “apressada” para acelerar a execução dos novos projetos. Segundo ele, o estado da Bahia receberá cerca de R$ 20 bilhões em investimentos em ferrovias a partir do final de 2014. “Não estamos retirando a infraestrutura ferroviária existente, mas substituindo por uma infraestrutura mais moderna”. Conforme Edmilson Santos Costa, diretor Sindicalista, são 1300 empregos em risco nesta região. A FCA garante a relocação dos funcionários, porém com um salário tão pequeno é inviável morar em grandes cidades.

Foto:Marcos Paulo


Brumado: Mamografia, um ato de amor

Quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de cura - Foto: reprodução

No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres. Um novo relatório mundial sobre o câncer de mama estima que, em 2013, pelo menos 60 mil mulheres a mais que em 2012 sejam diagnosticadas com a doença. A previsão de 2012 em todo o planeta foi de 1,6 milhão, contra 640 mil na década de 1980. Ou seja, em três décadas, o número mais que dobrou. Preocupada com as estatísticas a Secretaria de Saúde do município volta a informar a população quanto ao risco do câncer de mama, e também comunica que disponibiliza de vagas para o exame de mamografia - radiografia da mama que permite a detecção precoce do câncer, por ser capaz de mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas (de milímetros).É realizada em um aparelho de raio X apropriado, chamado mamógrafo. Nele, a mama é comprimida de forma a fornecer melhores imagens, e, portanto, melhor capacidade de diagnóstico. O desconforto provocado é discreto e suportável. Procure a Central de marcação para agendar a sua consulta e a disponibilidade de vaga é quase que imediata.



Barra da Estiva:Carros usados por assaltantes foram queimados

Bandidos colocam fogo em carros. Foto:Divulgação

Bandidos que nesta segunda-feira, assaltaram o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal em Barra da Estiva, atearam fogo nos carros que foram usados para o assalto, a polícia acredita que tal ação foi para impedir a passagem da guarnição da Polícia Militar que estava no encalço do bando. De acordo o Sindicato dos Bancários, gerente e vigilantes que foram feitos reféns logo foram liberados. A polícia continua em busca dos assaltantes. A quantia levada das agências ainda não foi revelada.



Defensoria Pública realiza exames de DNA gratuitos na capital e no interior

A Defensoria Pública da Bahia intensifica durante os meses de agosto e setembro a realização gratuita de exames de DNA para reconhecimento de paternidade. A ação faz parte do projeto Ação Cidadã Sou Pai Responsável. O projeto atendeu, desde 2007, 8 mil famílias baianas e tem como objetivo destacar a importância dos pais na vida das crianças.

 

A ação possibilita que pessoas que não podem pagar um advogado tenha uma possibilidade de procurar a Defensoria Pública, com o intuito de resolver conflitos familiares a partir de conciliações e mediações. O projeto prevê ainda a inclusão do nome do pai no registro de nascimento do filho a partir dos resultados de exames de DNA.

 

A Defensoria irá realizar esta ação na capital e no interior do estado. Na capital, os atendimentos acontecerão no Núcleo de Mediação Familiar da Defensoria Pública da Bahia, de 12 a 23 de agosto, das 8h às 17h. O Núcleo funciona na Rua J.J. Seabra, no, 2º andar do Shopping Baixa dos Sapateiros. Já no interior, as ações acontecem nas cidades em que a Defensoria Pública possui sede regional.

 

Teste
Para que o teste seja realizado, é preciso coletar o material salivar da mucosa bucal. O exame é rápido, simples e indolor. Após a coleta, os pais são convidados a comparecerem à sede da Defensoria, para juntos, presenciarem a abertura do resultado do exame. Se a paternidade for confirmada, os responsáveis são orientados a incluir o nome do pai no registro civil da criança. A ação prevê também o desenvolvimento de outras ações, como pensão alimentícia, guarda, entre outras.

Do:G1 BA

CONTINUE LENDO


Barra da Estiva: Assalto às agencias do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal

foto:reprodução

Uma quadrilha fortemente armada chega a Barra da Estiva e invade a agência do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Conforme informações colhidas pelo 97news, os assaltantes chegaram em uma Frontier de cor preta e um Corola cor prata e invadiram as agências. Os bandidos abandonaram o local levando reféns. As policiais civis e militares foram acionadas e já estão no encalço dos assaltantes. Ainda não se sabe o valor que a quadrilha conseguiu levar.

 



Segunda-feira violenta em Brumado

Homem assassinado ao chegar em casa depois de um levantamento cadavérico.

Por volta das 07h00min desta segunda-feira acontece mais um crime em Brumado. A vítima foi o Senhor José de Souza Reis, 49 anos, popularmente conhecido como “Tempero”. O homem foi assassinado com dois disparos de arma de fogo quando chegava a sua residência, acompanhado de sua esposa Vera Lúcia Muniz. De acordo Vera Lúcia o autor dos disparos foi seu sobrinho Derrian Pires Souza, 19 anos, que é neto da catadora que foi executada a tiros nesta madrugada.  Os crimes estão sendo investigados e a polícia acredita em envolvimento com o tráfico de drogas. A polícia está em busca do assasino, que até o fechamento desta edição ainda não tinha sido encontrado.  A crescente onda de violência está deixando a população atemorizada. O número de assassinatos este ano em Brumado já chega a 16, providências terão de ser tomadas, pois a população clama por isso.

Foto: Marcos Paulo/97news