ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Operação afasta servidores acusados de desvios na pandemia em Vitória da Conquista

Esquema de crimes cibernéticos e lavagem de dinheiro é desarticulado em Vitória da Conquista

Professora é investigada por suspeita de desviar cartões de auxílio estudantil na Bahia

Sextou! Faça seu pedido de frutas e verduras fresquinhas em Bete Fruits

Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue em 625 municípios

PF realiza operação contra desvios de verbas na secretaria de saúde de Conquista

Bíblia completa em áudio é lançada pelas Testemunhas de Jeová

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo gratuito em Brumado

Brumado: Ex-secretário e pré-candidato a vereador diz ser alvo de ataques de parlamentares

Passageira fica com o pé preso após piso de van ceder em Simões Filho

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

Super ofertas da Central das Carnes; confiram

Adolescente de 17 anos é apreendida suspeita de matar próprio irmão a facadas em Iuiu

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Polícia prende acusado de homicídio em disputa por tráfico em Itambé

Itapetinga: Professor de teatro é procurado após denúncias de abuso sexual contra adolescentes

Mutirão de Saúde tem novas datas para tratamento de varizes, em Brumado

Brumado: Advogado e professor Jorge Malaquias abre nova turma para Curso de Oratória

Professora da Bahia denuncia ex por golpe sentimental após perder R$ 160 mil

Começa neste final de semana o Campeonato Brumadense de Futebol



BUSCA PELO ARQUIVO "07/2021"

Rui Costa garante instalação de câmeras em viaturas e fardas para PMs da Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O plano de instalar câmeras em viaturas e no fardamento dos policiais começará a ser posto em prática na Bahia. A informação foi dada pelo governador Rui Costa (PT), na manhã de terça-feira (13), em Salvador. "Nós estamos instalando aqui na região metropolitana aquele sistema LTE - mais avançado que o 5G, é aquele que dá as imagens em tempo real", explica Rui. "Terá um celular transmitindo ao vivo as operações da polícia para o comando. Todas as viaturas terão esse equipamento e eu fixei um prazo. Estava planejado pra executar em quatro anos, eu antecipei a aquisição. Queria 100% dessas 80 cidades [contempladas] ano que vem. Metade ainda esse ano e metade ano que vem", acrescentou. O governador pontuou ainda que o recurso será importante para que a sociedade veja imagens de quando "o bandido agride o policial com metralhadora, fuzil, escopeta", bem como "fatos específicos se houver desvio de conduta deste ou daquele policial".

 

 



Vereador Beto Bonelly apresenta diversos requerimentos na última sessão legislativa

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na sessão legislativa desta segunda-feira (12), o vereador Beto Bonelly (PSB) solicitou à empresa Brasil Tower que apresente os documentos de autorização e alvará para construção de uma torre de telefonia no Bairro Novo Brumado, em Brumado. À Prefeitura Municipal, o parlamentar também cobrou esclarecimentos sobre a construção da referida torre, alvo de inúmeras queixas dos moradores. Na oportunidade, Bonelly pediu o restabelecimento imediato do ponto de táxi localizado na garagem da Novo Horizonte, cujo alvará foi suspenso pela prefeitura. O ponto funcionava há mais de 40 anos, bem como solicitou a limpeza na Praça Feliciano Pereira Santos e a pintura das faixas de pedestres em toda cidade. Por fim, cobrou esclarecimentos à Secretaria de Educação pela não distribuição de cestas básicas aos alunos da rede municipal.



Dois PMs são mortos em Vitória da Conquista; um era brumadense

Foto: Divulgação

Dois policiais militares foram assassinados a tiros no distrito de José Gonçalves, zona rural de Vitória da Conquista, no final da manhã desta terça-feira (13). Segundo informou a Polícia Militar da cidade, o Tenente Neves e soldado Robson Brito, ambos lotados na 92ª Companhia de Policiamento Rural. Conforme a PM, os autores do homicídio chegaram atirando e balearam os policiais. Varias guarnições policiais estão realizando buscas a fim de localizar os criminosos. Na fuga, eles abandonaram um carro e roubaram outro em um lava-jato. Robson Brito é brumadense e é bastante conhecido em Brumado. Já foi comerciante e vendedor. A suspeita é que eles tenham sido assassinados por ciganos da Região. 

 



Rui Costa anuncia nesta terça data do retorno às aulas na rede estadual

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

O governador Rui Costa deverá anunciar nesta terça-feira (13) a data de início das aulas híbridas na rede estadual de ensino. A informação será divulgada às 18h30, durante live transmitida nas redes sociais do gestor. Atualmente, os estudantes estão na primeira fase do ano letivo 2020/2021, que tem atividades 100% remotas. Na próxima etapa, os estudantes terão aulas presenciais e remotas em dias alternados da semana. O governador ainda deve anunciar novidades sobre a compra da vacina russa Sputnik V. Mais cedo, em entrevista coletiva, Rui adiantou que o anúncio aconteceria nesta terça-feira. "Hoje ainda vamos anunciar a data de retorno às aulas que será necessariamente agora em julho. Isso será divulgado à tarde, após uma reunião com as secretarias de educação e saúde para fixar o dia", afirmou.



Barra da Estiva: Médicos salvam bebê de gestante vítima de Covid-19

Foto: Reprodução l Rede Social

Há pouco mais de cinco dias, os médicos do hospital de Campanha na Fonte Nova, em Salvador, fizeram um parto de emergência e salvaram um bebê depois da mãe ser contaminada pela Covid-19 e ela foi a óbito. Ela morreu na última sexta-feira (9) por complicações da doença. Em uma mistura de tristeza e alegria, a família aguarda a chegada da criança que ainda permanece internada. Daiane Silva Caires, 35 anos, era moradora da cidade de Barra da Estiva, Chapada Diamantina. Logo após o falecimento de Daiane, os médicos decidiram fazer uma cesárea de emergência. O sepultamento de Caires foi realizado no município de Barra da Estiva, no último sábado (10).

 



Bete Fruits: Aceitamos Vale Alimentação Estudantil (Aluno e Mãe)

Foto: Divulgação

Os estudantes da rede estadual de ensino já estão recebendo a nova parcela do vale-alimentação estudantil. O vale-alimentação é usado exclusivamente para a compra de alimentos, frutas e verduras, sendo de livre escolha do estudante. E a Bete Fruits está preparada para receber o Vale Alimentação, seja ele o cartão do aluno e agora também o da mãe (credenciado ao Bolsa Família). Venha viver com mais saúde com frutas e verduras fresquinhas direto do campo para a sua mesa. Viva bem, viva com saúde. Na Bete Fruits, aceitamos vários tipos de pagamentos. 

Foto: Divulgação

Então se você quer qualidade de vida com produtos fresquinhos que vem direto do campo, então conheça a Bete Fruits. O maior hortifruti da região, estrutura completa, frutas e verduras sempre fresquinhas todos os dias mais perto de você. Faca seu pedido por aqui: 77 99973-4328, a entrega é de graça em toda cidade. Aceitamos todas as plataformas de pagamento. Bete Fruits, sua vida mais saudável começa aqui: 77 99973-4328.



Bahia: Operação da PF cumpre mandados contra fraudes para compra de insumos destinados ao combate à Covid-19

Foto: Divulgação l PF

Uma operação conjunta da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União cumprem seis mandados de busca e apreensão na cidade de Juazeiro, no norte da Bahia, e um em Lauro de Freitas, na manhã desta terça-feira (13), em investigações de fraude em procedimentos de dispensa de licitação para a compra de insumos em combate à Covid-19. Outro mandado é cumprido na cidade pernambucana de Petrolina. Na denominada de “Operação Carga Viral”, os mandados foram expedidos pela Justiça Federal da Subseção Judiciária de Juazeiro depois que as investigações apontaram que antigos servidores das secretarias da Saúde dos municípios fraudaram contratos e elevaram significativamente os preços de máscaras de proteção facial e kits de teste rápido para Covid-19. Segundo a Polícia Federal, as fraudes ocorreram em 2020 e contou com a participação de empresários no esquema, que teria provocado um prejuízo de mais de R$ 1 milhão aos cofres públicos. Caso sejam confirmadas as suspeitas, os investigados podem responder pelos crimes de fraude à licitação e superfaturamento, com pena de reclusão de quatro a oito anos, e multa.



Brumado: Sesau adotará senha eletrônica para vacinação contra a Covid-19

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, vai criar um cadastro para gerar senhas eletrônicas e evitar aglomerações e confusões em filas na campanha de vacinação contra a Covid-19 em Brumado. Nos últimos dias, denúncias de venda de senhas chegaram a Redação do site 97NEWS e, segundo o secretário de saúde, Cláudio Soares Feres, o assunto também chegou ao seu conhecimento. No entanto, ele adiantou que a sua equipe de saúde está concluindo ainda esta semana um programa, no qual dispara via WhatsApp, uma notificação de cadastrado e, em seguida, uma senha eletrônica é gerada. "Vamos criar a fila eletrônica. Toda vez que o município informar que haverá campanha de vacina irá ser disponibilizado um número para o cidadão daquela idade. O cidadão fará um cadastro, receberá a informação de onde será vacinado e a sua senha. Espero que com esse novo formato de senhas eletrônicas a gente consiga sanar todos esses problemas", ressaltou. De acordo com o secretário, o sistema de senhas eletrônicas deve ser implantado já na próxima fim de semana. "Então eu espero já pro próximo final de semana estejamos trabalhando com esse novo formato de senha eletrônica", afirma.

 



Brumado registra mais um óbito de Covid nas últimas 24 horas; já são 186

Foto: Divulgação

Na segunda-feira, 12 de julho, o município de Brumado registrou 9.296 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 11 internações, 186 óbitos, 234 pacientes em tratamento e 8.876 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Colisão envolve quatro veículos na BR-030, próximo a Caetité

Foto: Divulgação l 2ª CIPRv/Brumado

Uma colisão na tarde desta segunda-feira (12) envolveu quatro veículos. O acidente foi registrado por volta das 17h40 e envolveu três carretas e uma caçamba. Segundo informações da 2ª CIPRv de Brumado, ninguém ficou ferido. O local do acidente foi no KM 306, próximo ao município de Caetité. 

Foto: Divulgação

O trânsito chegou a ficar lento no local. Um dos veículos precisou ser guinchado por conta do acidente. O trecho entre Brumado e Caetité é bastante perigoso e requer muita atenção ao trafegar por esta rodovia. Em algumas partes, não há acostamento existem curvas bastantes acentuadas. 



Maior fornecedor de drogas do Sudoeste é preso em ação conjunta das Policias

Foto: Divulgação

Policiais prenderam em Vitória da Conquista um homem apontado como o maior fornecedor de drogas do sudoeste baiano. Segundo a Polícia Civil, o acusado é parente de “Dona Maria”, como é conhecida Jasiane Teixeira, considerada a maior traficante do estado. Ela chegou a ser presa em 2020, mas obteve habeas corpus e foi solta do presídio de Juazeiro, no Sertão do São Francisco. Ainda segundo a polícia, o fornecedor foi interceptado em uma ação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA). Nas investigações, os agentes descobriram que o homem iria a Vitória da Conquista para um encontro com membros do grupo criminoso. Eles planejariam estratégias para distribuição e venda de drogas. O homem estava foragido desde que fugiu do presídio onde estava em 2018. "Ele fugiu do Sistema Prisional de Pernambuco em janeiro de 2018 e, desde então, estaria usando documentos falsos. Neste sábado, tivemos informações que ele estaria trafegando entre Conquista e Poções em um carro Toyota Corolla, placa QYP 0I81", disse o delegado Cléber Rocha Andrade. Em 2008, o acusado foi preso pela 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Vitória da Conquista com 15 quilos de pasta base de cocaína. Em 2009, ele fugiu do Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista. Já em 2010, ele foi capturado em Petrolina (PE), com três quilos de cocaína. A polícia também informou que o homem comandava a distribuição da droga no sudoeste baiano dentro do presídio. Em 2011, o mesmo foi alvo da Operação Cerco Fechado, realizada pela Polícia Federal. 



'Destinos juninos' registram ligeiro aumento de casos 19 dias após festas na Bahia

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Além da saudade, o São João de 2020 trouxe um grande aumento no número de casos de Covid-19 em toda a Bahia. Cidades como Amargosa, Ibicuí e Santo Antônio de Jesus tiveram um aumento de 500% nos infectados e o município de Cachoeira chegou a registrar um aumento de 785%. Em 2021, entretanto, a situação é diferente. Com mais de 50% da população baiana adulta vacinada com pelo menos uma dose ou com a dose única da vacina, o aumento no número de casos foi baixo, comparado ao ano anterior. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Em um cenário completamente diferente de um ano atrás, o governador da Bahia, Rui Costa, alerta que, com a vacinação, estamos no caminho certo, mas devemos seguir firmes para não relaxar com as medidas de prevenção de contágio até "vencermos a guerra". 



Dois corpos são encontrados em Brumado; um estava em estado avançado de decomposição

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Na última sexta-feira (9), a Polícia Militar registrou duas ocorrências de corpos encontrados em Brumado. A primeira ocorrência foi de um homem que foi encontrado sem vida por volta das 08h na Rua Francisco Ramos da Silva, no Bairro São Felix. Segundo informou a 34ª CIPM ao site 97NEWS, uma guarnição foi acionada via CICOM por familiares na qual informaram que o corpo se tratava de um parente, o qual se deitou para dormir na noite anterior e não acordou mais. A segunda ocorrência foi registrada por volta das 16h do mesmo dia, quando uma guarnição da 34ª CIPM foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicação para averiguar a informação de que na Rua Francisco Soares Gomes, no Bairro Esconso, um senhor teria percebido que um dos seus vizinhos não teria sido visto nos últimos dias, e que, ao passar em frente à residência do suposto desaparecido, sentiu um forte odor vindo de dentro do imóvel. Conforme a PM, chegando ao local, os militares adentraram na casa e encontraram o então morador caído ao solo, já em estado de decomposição. Diante do ocorrido, foi acionado o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para que as medidas cabíveis fossem adotadas. As causas das mortes ainda não foram reveladas.



Sem ganhadores, Mega-Sena acumula prêmio de R$ 65 milhões

Foto: Luciano Santos l 97NEWS

Nenhuma pessoa teve a sorte de acertar as seis dezenas do concurso 2.389 da Mega-Sena, realizado na noite do último sábado (10), no Espaço Loterias Caixa, em São Paulo. Sendo assim, o prêmio acumulou e chegou a R$ 65 milhões. Apesar de ninguém ter levado o prêmio principal, algumas pessoas chegaram perto e conseguiram recompensas. A quina teve 57 apostas ganhadoras, valendo R$ 69.283,28 cada. Já a quadra, 3.887 adivinhações, levando R$ 1.451,41 cada. Com mais grana no jogo, o próximo concurso será realizado nesta quarta-feira (14). Dessa vez, os números sorteados foram: 16 - 30 - 37 - 39 - 40 - 51.



Vacinação em Brumado atende público de 41 anos e mais nesta segunda (12)

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Brumado em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde promove nesta segunda-feira (12), a 1ª dose para pessoas com 41 anos e mais (público em geral). Além disso, puérperas e gestantes. A campanha será nas Escolas Zilda Neves e Idalina Azevedo. O serviço será ofertado, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h30. Esse grupo devem levar os documentos necessários (Cartão de vacina, documentos de identidade e comprovante de residência). No caso das puérperas, levar comprovante da condição clínica.



Brumado: Boletim registra 246 pessoas em tratamento da Covid-19

Foto: Divulgação

No domingo, 11 de julho, o município de Brumado registrou 9.288 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 12 internações, 185 óbitos, 246 pacientes em tratamento e 8.857 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.



Mais um tremor de terra é registrado em Jacobina

Foto: Divulgação

Um novo tremor de terra foi registrado na cidade de Jacobina neste sábado (10). O tremor teve magnitude preliminar calculada em aproximadamente em 1.8 mR, de acordo com o Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que monitora a região. O laboratório informou ainda que segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica que ocorra na Bahia e também em outras localidades da região Nordeste do país. O último evento registrado no município baiano ocorreu no dia 25 de junho, de magnitude preliminar calculada em 1.8 mR. No dia 18 de junho, Jacobina também registrou um tremor, dessa vez de magnitude preliminar calculada em 1.9 mR.



Três suspeitos de atuar em ataques a bancos são presos em Salvador

Foto: Divulgação

Dois homens e uma mulher foram presos em Salvador na sexta-feira (9). O trio é acusado de integrar uma quadrilha de ataque a bancos na capital e no interior. Eles foram localizados no bairro da Engomadeira. Com o casal, a polícia encontrou R$ 6,1 mil em cédulas tingidas com tinta vermelha [a cor é lançada para inutilizar a nota], além de 12 espoletas, um cordão para detonação e duas porções de maconha. Com o terceiro suspeito foram encontrados R$ 1,1 mil e diversos comprovantes de depósito. Segundo a Polícia Civil, o caso foi descoberto após trabalho do Núcleo de Inteligência (N.I) do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom). “Recebemos uma informação via Disque-Denúncia que um dos procurados, que possuía mandado de prisão em aberto por roubo a banco, estava na rua São Thomas. Ao chegar, encontramos ele e a esposa, ele apresentou documento falso do estado de Mato Grosso. Ele já havia sido preso no MT também por roubo a instituição financeira”, disse o diretor adjunto do Depom, delegado Augusto Eustáquio. Os três foram encaminhados para o Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco). Eles seguem no local à disposição da Justiça.



Polícia investiga caso de bebê encontrado morto às margens da BR-101

Foto: Divulgação

A Polícia Civil investiga a morte de um bebê encontrado às margens da BR-101, em trecho da cidade de Itagimirim, no sul da Bahia. Conforme o órgão, o caso aconteceu na sexta-feira (9). A principal suspeita é de que o bebê seja filho de uma mulher, que apresenta transtornos mentais, estava grávida e alojada em uma casa de alvenaria próximo a localidade onde o corpo foi encontrado, de acordo com o G1. Neste lugar apontado por populares, de acordo com a polícia, a perícia encontrou vestígios de sangue, provavelmente do momento do parto da criança. Guias de perícia no local e remoção do corpo foram expedidos.



Bahia vacinou 50% da população acima dos 18 anos com ao menos uma dose, indica Sesab

Foto: Luciano Santos l 97News

Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), mais da metade da população do estado acima dos 18 anos de idade já recebeu ao menos a primeira dose de vacina contra a Covid-19. Ainda de acordo com a Sesab, até sábado (10), ao todo, 5.384.620 pessoas receberam a primeira aplicação e outras 202.885 já estão imunizadas com a vacina de dose única. Isso representa 50,1% da população baiana acima dos 18, estimada em 11.148.781. Já com a imunização completa, há 2.168.982 pessoas na Bahia. O número corresponde a 19,45% da população maior de idade no estado. O dado se refere às pessoas que já receberam a aplicação das segundas doses ou tomaram a vacina de aplicação única. Considerando a população total da Bahia, o consórcio de veículos de imprensa indica que, com a primeira dose, foram vacinados 36% dos baianos e a imunização completa foi alcançada por 14,5%.